OS NEOLOGISMOS LEXICAIS
NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Aderlande Pereira Ferraz (UFMG)

 

O neologismo, elemento resultante da criação lexical, a nova palavra, não ocorre apenas no interior da própria língua. Entre os neologismos, cumpre destacar os elementos adotados, isto é, aqueles cujo surgimento se deve ao empréstimo lingüístico. Na língua portuguesa, ambos os recursos têm sido amplamente empregados, o que se pode observar tanto pela perspectiva diacrônica quanto pela sincrônica. Este trabalho procura discutir aspectos dos neologismos colhidos em língua portuguesa, especialmente utilizados na linguagem publicitária, numa aplicação ao desenvolvimento da competência lexical, no âmbito do ensino de língua portuguesa. A linguagem publicitária, fortemente caracterizada pela dinamicidade do léxico, sente-se permanentemente impulsionada a renovar-se, não apenas para nomear mercadorias, mas sobretudo por tecer enunciados cheios de apelos estilísticos e persuasivos, tornando, assim, a criação de neologismos um fator inevitável. O ensino de léxico nos níveis Fundamental e Médio, guardadas as poucas exceções, geralmente não tem ido muito além do estudo de palavras em sentenças isoladas, com a proposição de exercícios mecânicos de substituição de vocabulários, supostamente desconhecidos pelos alunos, por sinônimos ou antônimos isolados do texto, como se as palavras, por si sós, tivessem sentido absoluto independente do contexto em que se encontram inseridas. O que se reconhece nesta comunicação é a necessidade de se trabalhar com o léxico de forma integrada, possibilitando a ampliação da competência lexical do aluno, entendida aqui como a capacidade que este tem de compreender as palavras, sua estrutura e suas relações de sentido com outros itens lexicais constitutivos da língua.