Paisagens em cÂmbio
pluralidades da Plaza de Mayo

Maria Fernanda Garbero de Aragão Ponzio (UERJ)

 

A Praça de Maio, situada no centro dos poderes político e econômico da capital argentina, já foi protagonista de muitos momentos cruciais para a história latino-americana.  Dela ecoam discursos que mudam o rumo de nosso continente desde 1810.

Neste estudo, verificaremos as diferentes configurações que transformaram a principal praça portenha num espaço em que vozes e olhares se encontram também numa posição de combate e resistência política. Buscaremos compreender os distintos matizes que compõem um quadro de imagens cambiantes, possibilitando-nos entender esse espaço como uma paisagem que cotidianamente ganha novos agentes e vozes, ao construírem um local estetizado por elementos simbólicos e performáticos.

Diante da pluralidade dessa paisagem, ou seja, uma praça que se converte em outras praças, - e com isso transforma os significados investidos no uso público desse mesmo espaço - pensaremos nesse cenário como um lugar de memória, celebração, manifestação e outros aspectos que requisitam uma conjugação plural. Da Plaza de Mayo dos turistas, caminharemos para a Plaza de las Madres, onde, desde de 1977, a história é reescrita e a praça redesenhada.