Percurso histórico
do ensino de Inglês no Brasil
a abordagem comunicativa
e o livro didático do Yázigi

Mirela Magnani (YÁZIGI, UFS)
Simone Silveira Amorim (UFS)

 

O ensino de língua Inglesa passou por diversas fases ao longo da história do Brasil, o que resultou na produção de inúmeros métodos para o ensino de língua Inglesa de acordo com as necessidades sociais de cada período. Faremos, através desse trabalho, uma breve contextualização histórica do processo de desenvolvimento desses métodos de ensino, até chegarmos à abordagem comunicativa. Essa metodologia é tida como a de maior prestígio em diversas escolas de idiomas da atualidade, após derrubar outros métodos usados do passado e hoje vistos como ineficazes ou ultrapassados. Analisaremos aqui a maneira como a abordagem comunicativa se manifesta dentro do livro didático adotado pela escola de Inglês Yázigi, que é conhecida por adotar esta abordagem em suas aulas há cerca de cinqüenta anos. Com esse estudo, objetivamos motivar outros professores de língua Inglesa a analisarem os livros didáticos adotados em suas escolas, a fim de melhorar a qualidade não apenas do material didático, como também das aulas de Inglês ministradas nas escolas brasileiras.