Por uma abordagem
no ensino de leitura e escrita
a partir da ótica do gênero do discurso

Sílvio Ribeiro da Silva (UFGO e UNICAMP)

 

Este minicurso será desenvolvido partindo da concepção teórica de gênero do discurso de Bakhtin (1952-53/1979). A importância de uma atividade baseada na abordagem sobre gênero reside no fato de que a interação humana acontece, segundo Bakhtin, através de gêneros do discurso específicos. Sendo assim, propor o ensino de língua a partir do gênero traz benefícios ao aluno, uma vez que oferecerá a ele os mecanismos necessários para a interação e a construção de seus discursos, tanto em esfera pública quanto em esfera privada, além de o trabalho com ele ser uma extraordinária oportunidade de se lidar com a língua em seus mais diversos usos autênticos no dia-a-dia.

Pleiteio, com esta atividade, desenvolver as seguintes tarefas:

1-      Discutir o conceito de gênero, bem como a origem das discussões a seu respeito na academia e sua inserção no ensino de língua materna.

2-      Refletir sobre o ensino de produção de textos no Ensino Fundamental (3º e 4º ciclos) tomando como objeto de ensino o gênero do discurso.

Para isso, as questões a serem desenvolvidas são:

1-      Gêneros de texto e de discurso – o que são?

2-      Gênero e tipologia – são diferentes?

3-      Por que/para que ensinar gêneros textuais/discursivos em classe?

4-      A proposta de agrupamento de gêneros de Genebra