Processos identificatórios
na aprendizagem de língua inglesa:
representações sobre o idioma
e o querer aprender

Gisele Fernandes Loures (UFMG / UnilesteMG)

 

Nesta comunicação, apresentarei a pesquisa de Mestrado em andamento, intitulada “Processos Identificatórios na aprendizagem de língua inglesa como L2” (PosLin/FALE/UFMG), cujo objetivo é investigar, no discurso, representações em relação à aprendizagem de língua inglesa enquanto língua estrangeira (L2) construídas por graduandos de um curso de Letras (licenciatura em língua portuguesa e língua inglesa) da região do Vale do Aço/MG, falantes nativos de língua portuguesa brasileira, em sua trajetória discursiva de aprendizagem do idioma. O suporte teórico das análises situa-se na interface entre a Análise de Discurso pecheutiana e a psicanálise lacaniana. A partir dessa interface teórica, busco problematizar a questão da aprendizagem da L2 pela via discursiva. O corpus é composto por seqüências discursivas recortadas de depoimentos, orientados por um questionário semi-estruturdo, gravados pelos graduandos e transcritos. Pela interpretação das representações construídas pelos memos foi possível observar a apreciação da L2 crivada no discurso do sujeito cuja imagem projetada é a de um aluno envolvido na aprendizagem da L2. Quanto aos sujeitos cuja imagem discursiva apontam para a não afinidade com o idioma, a língua é representada de modo opaco; distanciada do sujeito, entrecortada por negações e dizeres contraditórios.