Produção textual:
os estudos pioneiros de Mattoso Câmara

Terezinha da Fonseca Passos Bittencourt (UFF)

 

A desorientação tem sido a marca constante do ensino de língua materna em nossas escolas, em virtude de muitos fatores, alguns, de ordem política, sobejamente conhecidos e de competência da sociedade como um todo, e outros, de natureza teórico-metodológica, de competência estrita dos estudiosos da linguagem.

A Lingüística, por seu turno, se, por um lado, tem oferecido importante contribuição para o ensino da língua pátria – haja vista a grande quantidade de artigos, ensaios, dissertações e teses publicadas recentemente acerca do tema - , por outro, também tem dado causa a toda sorte de confusão. De fato, em virtude da multiplicidade de correntes com concepções de linguagem peculiares, os professores de língua portuguesa ficam aturdidos, sem compreenderem a utilidade da fundamentação teórica que lhes é transmitida nos cursos Letras.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais também não modificaram o panorama. Suas diretrizes, embora destaquem acertadamente a necessidade de se dar prioridade ao trabalho de produção textual dos alunos, apresentam muitos equívocos, entre os quais, vale destacar o descaso pela dimensão deontológica da linguagem. As inúmeras coleções didáticas – muitas delas patrocinadas com o dinheiro público, por meio do Programa Nacional do Livro Didático - e os diversos manuais de redação que vêm a lume a cada ano, com pouquíssimas exceções, apresentam muitas lacunas, revelando a falta de compreensão do conteúdo dos PCNs.

A obra de Mattoso Câmara relativa aos aspectos descritivos e históricos do português é bastante conhecida entre alunos e professores de Letras. Seus trabalhos no campo do ensino de língua materna, todavia, não mereceram dos estudiosos a mesma divulgação. Suas pesquisas, estabelecendo com precisão o vínculo entre os fundamentos teóricos da Lingüística e sua aplicação, oferecem contribuições preciosas ao estudo da produção de textos orais e escritos, podendo, por isso, servir, com suas orientações e sugestões, de guia seguro para os professores de língua portuguesa em sua atividade de sala de aula.

Neste trabalho, pretendemos apresentar as principais idéias do grande lingüista brasileiro acerca da produção textual, particularmente aquelas contidas em sua obra pioneira, o Manual de expressão oral e escrita.