REFLEXÕES SOBRE O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS
NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Greice da Silva Castela (UNIOESTE, UFRJ)
Renata Ianesko (G-UNIPAN)

 

Considerando a atual preocupação do governo em fornecer computadores para as instituições de ensino regular e as discussões sobre inclusão digital, processo de letramento digital e utilização do computador e seus recursos com fins pedagógicos, neste artigo discutimos as possibilidades que a Internet oferece aos professores e alunos de línguas estrangeiras. Ressaltamos que a rede mundial de computadores pode vir a ser, se o docente souber empregá-la pedagogicamente, uma importante ferramenta para desenvolver o letramento, não somente digital, mas integral do aprendiz, de modo a contribuir para a inserção do aluno como sujeito engajado nas práticas sociais de leitura e de escrita que circulam na sociedade. Como afirma BARRETO (2001), o leitor-docente não somente necessita capacitar-se para que consiga utilizar as tecnologias da leitura, mas também formar novos leitores que sejam capazes de se apropriar das novas tecnologias.