RINDO E APRENDENDO

Claudia Moura da Rocha (UERJ, SEE-RJ)

 

Seria possível rir e aprender ao mesmo tempo? O que o humor e a Língua Portuguesa podem ter em comum? Como o humor pode auxiliar as aulas de língua materna?

Procurando responder a estas questões, demonstraremos como o humor verbal (aquele provocado pelo emprego dos recursos lingüísticos disponíveis em um texto) pode enriquecer o processo de construção e aquisição da Língua Portuguesa pelos alunos. O humor presente em charges, tiras, anúncios publicitários, piadas, frases de pára-choques de caminhão, contos e crônicas permite não apenas que se trabalhe a ambigüidade, como também aspectos ortográficos, fonológicos, semânticos, sintáticos, morfológicos presentes nestes gêneros textuais. Ademais, a compreensão de um texto de humor requer competências de leitura que também são úteis à leitura de outros textos que não sejam de humor.

Além de oferecer farto material lingüístico que pode e deve ser aproveitado em sala de aula, o humor verbal atua como um atrativo a mais para as aulas de Língua Portuguesa. Quem não gosta de ouvir uma anedota ou ler uma história engraçada? Ou seja, paralelamente ao aproveitamento didático que oferece, o humor relaxa as tensões e desperta o interesse dos alunos. Portanto, é possível rirmos e aprendermos!