Sentidos para o trabalho docente
nos discursos sobre educação a distância

Patrícia Simone de Almeida Garcia (UERJ)
Décio Rocha (UERJ)

 

Este estudo tem o objetivo de analisar as práticas de linguagem sobre o trabalho docente no ensino a distância. Considerando que os textos produzidos por uma comunidade discursiva são formas de legitimação dessa comunidade e simultaneamente a inscrição de subjetividade do sujeito que se manifesta no discurso, pretendemos desenvolver um estudo das práticas de linguagem inscritas no e sobre o trabalho do profissional que atua em cursos de ensino a distância, designado como tutor a fim de traçar o perfil desse profissional e dos saberes que se produzem acerca do seu trabalho e investigar de que forma os discursos sobre ensino a distância atualizam o sujeito   a partir da semiotização dos significados engendrados por formas de “ser tutor” e “ser professor” frente aos novos desafios que a tecnologia da comunicação apresenta para o fazer pedagógico; de que forma as práticas discursivas se relacionam com a concepção de ensino adotada nos cursos em educação a distância. Intuindo que há, de fato, a inscrição de significações enunciativas diferentes que inscrevem o trabalhador em posições sociais diferenciadas pela linguagem e que articulam o ensino a distância como uma nova forma de ser professor/ tutor, investigamos de que forma o dito se relaciona com a situação de trabalho do “tutor”. O quadro teórico a que recorremos assenta-se sob uma perspectiva de Análise do Discurso de base enunciativa.