SITUAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO
EM TEXTOS FALADOS E ESCRITOS

Paulo de Tarso Galembeck (UEM)

 

Na produção de qualquer texto, o falante escritor aciona três módulos: o cognitivo, o situacional e o verbalizador. O primeiro corresponde a uma versão ampla e genérica da ‘’ceia’’( isto é, do assunto) e dos possíveis enfoques a partir do qual o assunto pode ser tratado. No modulo situacional, consiste nos procedimentos pelos quais o falante escritor delimita o assunto e o Insere nas formações ideológicas (sócio culturais ) de uma comunidade. Inclinou-se neste módulo o reconhecimento do interlocutor (real ou virtual), as coordenadas espácio-temporais, o registro lingüístico (formal ou informal). A verbalização é a escolha pelo falante, nos meios lingüísticos utilizados na construção do enunciado: as escolhas lexicais ( que correspondem ao enfoque adotado, e podem ser genéricos ou especificados), e o uso de estruturas sintáticas.

Esses três módulos – acrescente-se operários simultaneamente e repassam o processo de construção de qualquer texto falado ou escrito.

Este trabalho busca analisar  os processos pelos quais se efetua a situação e a contextualização do assunto ou textos escritos e falados, com objetivo de evidenciar as diferenças nas duas formas de realização lingüística. Também se analisa de forma o processo de verbalização nessas duas formas de realização lingüística.