A
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA VISÃO POR MEIO DAS LENTES DA SOCIOLINGUÍSTICA
Wanessa
Rodovalho Melo Oliveira (UEMS) e Antonio
Carlos Santana de Souza (UEMS)
A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO EM LEITURA: UM
ESTUDO SEMIOLINGUÍSTICO ATRAVÉS DAS CANÇÕES DE RENATO RUSSO
Alice
Nunes Siqueira (IFRJ) e Carmen
Elena das Chagas (IFRJ)
A construção do sentido em
leitura: um estudo semiolinguístico através dos poemas de Carlos Drummond de
Andrade
Gabriel José Souza Almeida (IFRJ) e Carmen Elena das Chagas (IFRJ)
A DESLEGITIMAÇÃO DE IDEOLOGIAS PATRIARCAIS EM
PEÇAS PUBLICITÁRIAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES DA PREFEITURA DE
SALVADOR-BA
Nadia de Jesus
Santos
(UNEB)
A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS
FALADO EM ANGOLA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E NOTAS SOBRE A SÓCIO-HISTÓRIA
Manoel
Crispiniano Alves da Silva (UEFS) e Silvana Silva de Farias Araujo (UEFS)
A
INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA AUTOIMAGEM DE DOLESCENTES: UMA ANÁLISE DO
DISCURSO NAS REDES SOCIAIS
Paulo Hernandes
Gonçalves da Silva (UFT e IFTO)
A INTENCIONALIDADE NA PRODUÇÃO DO DISCURSO DE ARIEL VERSUS ACE
Andréia Cristina de Souza (IFSULDEMINAS)
A LINGUÍSTICA DE CORPUS
NAS AULAS DE INGLÊS PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA LÍNGUA VIA
PADRÕES-LÉXICO-GRAMATICAIS
Annallena de Souza Guedes (IFBA e UFMG)
A
PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO ESPAÇO URBANO DA CIDADE DE SALVADOR: UM OLHAR NO BAIRRO
DA LIBERDADE
Wesley Bahia Machado (UNEB) e Gilberto Nazareno Telles Sobral (UNEB)
A TEATRALIDADE EM HAMLET E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Thiago Martins Prado (UNEB)
A VARIAÇÃO DO SUJEITO NÓS E A
GENTE NO PORTUGUÊS FALADO EM ALAGOINHAS, BAHIA
Fernanda Figueira Fonseca (UNEB) e Norma da Silva Lopes (UNEB)
A VARIAÇÃO NA REGÊNCIA DO VERBO IR (DE MOVIMENTO) EM SALVADOR
Marli Pereira Batista (UNEB) e Norma da Silva Lopes (UNEB)
AS AÇÕES POLÍTICAS NO SÉCULO XVI E A
REPRESENTATIVIDADE NA CORTE, EM HAMLET
Adelson Oliveira Mendes (UNEB) e Thiago Martins Prado (UNEB)
ANÁLISE DO DISCURSO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS:
PERSPECTIVAS DOS ADOLESCENTES EM REDES SOCIAI
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (UFT e IFTO)
ATAS DA
INSTRUÇÃO PÚBLICA DA BAHIA NO SÉC. XIX: O DOCUMENTO E O ESTUDO DOS
CAMPOS LÉXICOS
Cristina da Silva Cunha (UFBA) e Célia Marques Telles (UFBA)
COM A
PALAVRA, OS LEITORES: A RECEPÇÃO DOS LEITORES/FÃS FICTÍCIOS DE “CLUBE DA LUTA 2”
E DOS LEITORES EMPÍRICOS SOBRE ESSA OBRA
Diane
Nascimento de Oliveira (UNEB e FAPESB)
e Thiago Martins Prado (UNEB)
COMUNIDADE DE PRÁTICA, INDEXICALIDADE E
ESTILO: SUBSÍDIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA UMA PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA DE
TERCEIRA ONDA
Carlos
César Borges Nunes de Souza (UNEB) e Norma
da Silva Lopes (UNEB)
DESCOLONIZANDO GÊNERO: UMA VISÃO CRÍTICA À LUZ DA
LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA E DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA
Denise Maria Oliveira Zoghbi (UFBA)
DISCURSO
E IDEOLOGIA: O CASO DE “UM SÁBADO QUALQUER”
Clériston Jesus
da Cruz
(UNEB) e Gilberto Nazareno Telles
Sobral (UNEB)
EDIÇÃO E ESTUDO FILOLÓGICO
DE TEXTOS A PARTIR DO ACERVO NIVALDA COSTA
Débora de Souza (UFBA)
EDUCAÇÃO SEXUAL E MUDANÇAS SOCIAIS NA PÁGINA QUEBRANDO O TABU E NA SÉRIE SEX EDUCATION
Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN)
ESTRATÉGIAS LITERÁRIAS EM DISCURSOS
ECONÔMICOS
Thiago Martins Prado (UNEB)
ESTUDO
SEMÂNTICO-COGNITIVO DO TRABALHO NAS REDES SOCIAIS
Eliane Santos
Leite da Silva
(IFBAIANO) e Laura Fraiz de Souza Fagundes
(IFBAIANO)
“FRANCISCO
DA COSTA DA MINA CHEYO DE BOBAS”; “CONSTANTINO MESTIÇO [...] CALDEYREYRO [...]
E XARAMELEYRO”:
EXPLORAÇÃO, MAUS TRATOS E NOVAS FORMAS
DE SOCIABILIDADES NA DIÁSPORA AFRICANA
Norma
Suely da Silva Pereira
(UFBA)
GÊNEROS DIGITAIS E O USO DA
LIBRAS NO INSTAGRAM: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE SURDA NA CAMPANHA DE
2018
Ana
Paula Saffe Mendes (UFMS)
GÊNEROS ORAIS: ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA
PORTUGUESA
Hilariana Santana da Silva
Ferreira (UNEB)
HIPERTEXTO COMO UM MODELO DE LEITURA
CRIATIVA NO APRENDIZADO DE LE
Maria Talita Rabelo Pinheiro (UNEB) e Nerivaldo Alves Araújo (UNEB)
HISTORICIDADE
E RESISTÊNCIA: DISCURSOS EM DEFESA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO FACEBOOK
Ana Beatriz S. Brandão de Souza (UFMS), Elaine de Moraes Santos (UFMS) e Amanda da Silva Duarte (UFMS)
IGREJA E ESCRAVIDÃO NO
PERÍODO COLONIAL: A RELAÇÃO ENTRE O CLERO E
SEUS CATIVOS
Rafaela Muniz de Andrade (UFBA) e Norma Suely da Silva Pereira (UFBA)
LA
LLORONA NO MÉXICO E AS DAMAS DE BRANCO NO BRASIL: PROXIMIDADES, DISCURSO E
IDENTIDADE
Maria
Talita Rabelo Pinheiro
(UNEB) e Nerivaldo Alves Araújo (UNEB)
LEITURA MEDIADA COM ALUNO ESPECIAL
Carmem Cesarina Braga de Oliveira (UFAC), Karina
da Silva Souza (UFAC), Tatiane Castro
dos Santos
(UFAC) e Gisela
Maria de Lima Braga Penha (UFAC)
LINGUAGEM, CORPOREIDADES E DOCILIZAÇÃO DE
SUBJETIVIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR: DOS CORPOS DISSIDENTES
Lisandra Amparo Ribeiro Pimentel (UNEB) e Gilberto
Nazareno Telles Sobral (UNEB)
LINGUÍSTICA COGNITIVA E SUAS INTERFACES:
CONCEPÇÕES E ABORDAGENS NO ESTUDO DA BNCC
Carla Bianca Chagas de Jesus (UNEB) e Elisângela Santana dos Santos (UNEB)
LINGUÍSTICA
COMPUTACIONAL E TRANSCRIÇÃO DE MANUSCRITOS: TRATAMENTO DE RASCUNHOS DE CARTAS
PARA INSERÇÃO EM SOFTWARES
Stephanne
da Cruz Santiago (UEFS) e Liliane Lemos
Santana Barreiros (UEFS)
MASH UP
LITERÁRIO: REPAGINANDO “SENHORA”,
DE JOSÉ DE ALENCAR
Carolina
Araújo Santiago Costa (UNEB) e Sayonara Amaral de Oliveira (UNEB)
MASS MEDIA, MÍDIAS
DIGITAIS, ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL: UM PERCURSO DO LIVRO AO SMARTPHONE
Débora Oliveira Mota Leal Pereira (UNEB) e Valquíria
Claudete Machado Borba (UNEB)
MÉTODO
COMPARATIVO: CÍRCULO VICIOSO
Wanessa Rodovalho Melo Oliveira (UEMS) e Antonio Carlos Santana de Souza (UEMS)
O CAMPO LEXICAL DOS ORIXÁS EM “O
SUMIÇO DA SANTA”
Luana Cristine
da Silva
(UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira
(UNEB)
O CAMPO LEXICAL DOS SANTOS EM “O SUMIÇO DA SANTA”
Bianca Cerqueira Pereira (FAPESB e UNEB)
e Maria da Conceição Reis Teixeira
(UNEB)
O DISCURSO SOBRE A MULHER NA TELEVISÃO
BRASILEIRA: O CASO ESQUADRÃO DA MODA
Iasmin Heck da Rocha (UNIGRANRIO), Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO) e Dostoiewski Mariatt de Oliveira
Champangnatte (Faculdade de Inhumas)
O EFEITO DE VERDADE EM FORMAÇÕES DISCURSIVAS NO TWITTER: UMA ANÁLISE DOS SENTIDOS SOBRE A
“BALBÚRDIA” DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
Valesca
Soares Consolaro
(UFMS)
O ENSINO–APRENDIZAGEM DA
LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA EM CONTEXTO INCLUSIVO: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS
SURDOS E OUVINTES
Jocelma Rodrigues dos Santos (UNEB)
e Valquíria Claudete Machado Borba (UNEB)
O
LETRAMENTO CIENTÍFICO E A MULTIRREFERENCIALIDADE NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO
ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Homero Gomes de Andrade (UFBA, UENB,
IFBA, UEFS, Senai-Cimatec e LNCC) e Maria
de Fátima Hanaque Campo (UENB)
O LÉXICO NA
EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DO PNLD/LITERÁRIO PARA O ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DO
ESTUDO DO LÉXICO PARA ENSINO–APRENDIZADO DO PORTUGUÊS
Elizabeth Mota
Nazareth de Almeida
(UEFS), Liliana Lemos Santana Barreiros
(UEFS) e Patrício Nunes Barreiros
(UEFS)
O MUNDO DOS ANIMÊS: ANÁLISE SEMIÓTICA A
PARTIR DOS ESTUDOS PIERCEANOS DO PRIMEIRO EPISÓDIO DE DON DRÁCULA
Cristiane Gonçalves Lemes (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
O PAPEL DO PARATEXTO NO ESTUDO DA DINÂMICA TOPONÍMICA
Iago
Gusmão Santiago (UEFS) e Liliane Lemos Santana Barreiros (UEFS)
O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? MUDANÇAS SOCIAIS
E ESTEREÓTIPOS NA COLEÇÃO “BARBIE QUERO SER”
Danielle Brito
da Cunha
(UFRN) e Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN)
O
TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jaqueline Pereira Bittencourt (UNEB) e Valquíria Claudete Machado Borba (UNEB)
OS
DOCUMENTOS MANUSCRITOS DO JUDICIÁRIO EM SANT’ANNA DO CATU OITOCENTISTA: OLHARES
INTERDISCIPLINARES
Fabrício
dos Santos Brandão
(IFBAIANO)
OS
ZOOTOPÔNIMOS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE BACIA DO JACUÍPE
Caroline Pereira Bomfim (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)
POR
UMA EDIÇÃO CRÍTICA DA GRAMÁTICA DE ANCHIETA (1595)
Leonardo
Ferreira Kaltner (UFF)
ROMÀ E GADJI:
UMA CONVIVÊNCIA FRAGMENTADA
Lorena
Oliveira Tavares (UNEB) e Luciana Sacramento Moreno Gonçalves (UNEB)
SCHOLA AQUITANICA E A GRAMÁTICA DE
DESPAUTÉRIO: INTERTEXTUALIDADES
Melyssa Cardozo Silva dos Santos (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
SISTEMA DE CONFINAMENTO E OS EFEITOS DE
SENTIDO SOBREA LINGUA GUARANI/KAIOWÁ
Alexandra Aparecida
de Araújo Figueiredo(UFGD) e Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi (UNIGRAN)
TRADUÇÃO NA IDADE MÉDIA E OS VALORES DO
CLASSICISMO
Paulo Roberto Souza da Silva (UFJ)
UMA
METODOLOGIA PARA A EDIÇÃO DE TEXTOS DO SÉCULO XX
Rosa Borges (UFBA)
|