Instruções para apresentação de trabalho

 

 O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos (CiFEFiL) é uma associação de graduados interessados na propagação de idéias e questionamentos nas áreas específicas de Filologia e de Lingüística.

 

Em 2008 o CiFEFiL realizará o XII Congresso Nacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos, no Instituto de Letras da UERJ, com a participação especial do Centro Filológico Clóvis Monteiro e do Laboratório de Idiomas do Instituto de Letras.

 

Esse Congresso pretende pôr em prática os seguintes  objetivos do Círculo:

·          Divulgar as pesquisas filológicas e lingüísticas;

·          Ampliar os estudos de Filologia e de Lingüística nas Faculdades e Institutos de Letras;

·          Promover o intercâmbio nacional e internacional dos estudos e pesquisas nesses campos;

·          Demonstrar a utilidade dos estudos e pesquisas filológicas e lingüísticas para o desenvolvimento das ciências e das tecnologias em geral;

·          Colaborar, no campo da Ecdótica, com as demais áreas de estudo das Ciências da Linguagem, através de edições diplomáticas, críticas, genéticas etc.

·          Facilitar as interações entre as diversas subáreas dos estudos das linguagens humanas.

 

Durante a realização do XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, haverá um máximo de 21 mesas-redondas das 8h às 10h, 8 conferências das 10h às 12h, 50 grupos comunicações coordenadas das 14h às 16h, 9 palestras das 16h30min às 18h, 20 minicursos, 60 pôsteres, uma tarde de autógrafos e lançamentos e duas sessões culturais com coquetel e música ao vivo.

 

Os minicursos serão oferecidos na segunda-feira (das 14h às 18h) e os minicursos extras ocorrerão na quarta e na sexta-feira (das 12h30min às 14h) e terão os certificados assinados também pelos respectivos professores.

 

As sessões de pôsteres ocorrerão na terça e na quinta-feira das 12h às 14h, no hall dos elevadores ou na praça de alimentação do 11° andar.

Como o XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia será em homenagem a Othon Moacyr Garcia, todas as linhas de pesquisa que tiverem apoio bibliográfico nas suas obras serão consideradas pertinentes à temática do evento.

 

A biobibliografia resumida do homenageado está na página do XII CNLF para facilitar a organização dos trabalhos de todos os colegas interessados em apresentar sua contribuição.