A inovação do ensino de gramática
no livro didático:
gramática tradicional x lingüística textual

Ana Sílvia Moço Aparício
anaparicio@uol.com.br

 

Neste trabalho, apresentaremos uma análise de como propostas para inovação do ensino de gramática vindas da Lingüística são incorporadas por um livro didático avaliado e recomendado pelo PNLD/2002. Para a análise, focalizamos as seções destinadas explicitamente ao trabalho com os conhecimentos gramaticais observando: como essas seções estão organizadas; como são organizadas as atividades que compõem essas seções; quais são os objetos de ensino privilegiados por essas atividades; quais as unidades e os níveis lingüísticos a serem observados pelos alunos; quais os procedimentos metodológicos propostos para tornar os objetos de ensino acessíveis aos alunos; quais referências teórico-metodológicas de ensino de língua orientam as atividades analisadas. Nesta apresentaçao, selecionamos uma seção cujas atividades consideramos prototípicas do modo como esse trabalho é proposto na coleção. Os resultados da análise evidenciam que a idéia de reflexão sobre a língua e a linguagem, como orientadora das propostas de inovação do ensino de gramática disseminadas pela Lingüística, é operacionalizada pela coleção sob duas perspectivas principais: uma enfatiza o domínio pelo aluno de habilidades de observação e reflexão voltadas para a explicitação de elementos de natureza predominantemente estrutural da língua; outra enfatiza o reconhecimento pelo aluno - através da observação e reflexão sobre o uso situado de elementos gramaticais - da funcionalidade desses elementos em textos ou fragmentos de texto. Mais especificamente, há uma tentativa de solidarização entre noções da gramática tradicional e da Lingüística textual.