Augusto de Campos
sonoridade em ruína, sintaxe de construção

Cristina Monteiro de Castro Pereira
cristinamonteiro@globo.com

 

A poesia concreta é caracterizada como uma poesia verbivocovisual, ou seja, como uma composição que envolve elementos verbais, ligados à palavra, vocais, referentes ao som e visuais. Augusto de Campos, um dos fundadores do movimento concreto, segue hoje um caminho solo, mas a composição de seus poemas ainda envolve - e desenvolve - um complexo verbivocovisual. Pesquisaremos, nesse trabalho, a introdução dos elementos vocais e de sua funcionalidade na estrutura estética de poemas selecionados de Augusto de Campos. Os sons são dissonantes, a ordem e o acaso são combinados em um jogo musical que se aproxima da configuração da música moderna de Arnold Schoenberg, Anton Webern, John Cage e Pierre Boulez. A quebra da sintaxe tradicional, nos poemas de Augusto de Campos, pode ser relacionada a uma corrente musical que rompe com a harmonia tradicional. A introdução dos ruídos e das rupturas da modernidade em sua poesia é um dos elementos que ajudam a compor uma arte negativa e de recusa. Verificaremos como se apresenta o processo de tradução intersemiótica em alguns de seus poemas, direcionando a questão para o enfoque musical.