Ensino de português língua estrangeira
em contexto acadêmico
– que gêneros privilegiar

Patricia M C de Almeida
patriciamca@momentus.com.br
Andrea Lima Belfort Duarte
decabelfort@hotmail.com
Ivonilton Martins de Castro
ivoniltoncastro@yahoo.com.br

 

O ensino de língua portuguesa a estudantes estrangeiros que vêm ao Brasil para participar de programas de convênio ou intercâmbio com universidades brasileiras deve, em alguma medida, abranger questões relativas ao ensino/aprendizagem dos gêneros discursivos – sobretudo do discurso escrito - comuns à comunidade acadêmica. Tendo isso em vista, esta pesquisa foi proposta com o objetivo de investigar em duas grandes áreas - ciências tecnológicas e ciências da saúde - que gêneros do discurso escrito devem ser elaborados pelos referidos estudantes. Para tanto, foram entrevistados alunos de diferentes cursos das áreas identificadas. Com os dados coletados, foi possível não só levantar os gêneros mais freqüentes no contexto das duas áreas selecionadas, mas também aqueles com que os estudantes têm mais familiaridade. Pretende-se, com isso, oferecer àqueles que têm como tarefa ensinar português língua estrangeira para estudantes universitários mais subsídios para elaboração de materiais didáticos para ensino de produção escrita.