Explorando os conteúdos gramaticais
em livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio

Fernanda Franco Tiraboschi
nandafranco87@yahoo.com.br

 

Neste trabalho apresento o projeto de pesquisa: "Conteúdos Gramaticais em Livros Didáticos do Ensino Fundamental e Médio: um estudo exploratório" que tem como objetivo conceber as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de conteúdos gramaticais nos Livros Didáticos (LDs) adotados no ensino Fundamental e Médio. Devido ao fato de o livro didático funcionar como condutor do processo de ensino de língua materna e, considerando as comprovações em pesquisa de que a gramática normativa apresenta algumas inconsistências teóricas, faz-se necessário um estudo acerca da forma como os LDs tratam os conteúdos gramaticais caracterizando as atividades que estes oferecem. No intuito de analisar estas propostas apresentadas nos LDs na perspectiva de uma discussão entorno do que estes propõem, levando em conta a necessidade de um ensino de conteúdos gramaticais com base no uso efetivo da linguagem em funcionamento, e considerando, também, os gêneros discursivos, as condições de produção, a interlocução, e outros. Como suporte teórico, utilizaremos os estudos de Soares (1986), Possenti (1997), Bakhtin (1929/1953), Moraes (1998) e Aparício (2007).