Linguística textual
x produção escrita na escola:
uma combinação possível?

Marcilene Oliveira Sampaio
mao_sampaio@hotmail.com

 

Este trabalho visa apresentar as contribuições da Lingüística Textual (fase sóciocognitivo-interacionista) à compreensão do processo de produção escrita na escola. Apesar dos  avanços nos estudos sobre texto, algumas práticas escolares não  evidenciam  este processamento  sob a perspectiva sóciointeracionista, reduzindo-o, muitas vezes, a um produto fechado, cabendo ao professor detectar os erros estruturais e/ou lingüísticos presentes no mesmo, numa análise meramente corretiva. A partir da década de 90, com os postulados da Lingüística Textual e o surgimento dos PCN's, surgem novas perspectivas para o estudo do processamento de texto, compreendendo-o, agora, como lugar de interação entre sujeitos sociais empenhados numa atividade sócio-comunicativa. Por ser uma atividade dinâmica, o texto  denuncia a existência de um sujeito que planeja, organiza e constrói o seu discurso sob a influência de uma cadeia de elementos internos e externos, estruturais e pragmáticos. Portanto, torna-se inaceitável  uma análise meramente corretiva ou superficial deste processo. Este trabalho visa mostrar, a partir de uma pesquisa feita em quatro escolas da rede pública de ensino do município de Brumado, estado da Bahia, que a combinação entre os recentes estudos da Lingüística Textual e o processo de produção de texto no contexto escolar é, concretamente, possível.