O texto publicitário:
ordem, persuasão e sedução na sala de aula

Clézio Roberto Gonçalves
clezzio@uai.com.br

 

Trabalhar língua materna apresenta-se como um vastíssimo leque de possibilidades, em virtude dos infinitos caminhos abertos a partir de textos publicitários, por exemplo. Não se pode mais conceber o ensino de uma língua restrita a seus aspectos gramaticais, por mais amplos e complexos que sejam. Aprender uma língua vai além da competência gramatical. Por que ensinamos Língua Materna? É possível? O presente trabalho consiste em realimentar a discussão acerca do ensino de Língua Materna, bem como seus objetivos e, por sua vez, sobre nossa prática pedagógica. O professor (do Ensino Médio e Fundamental, por excelência) enfrenta, diariamente, inúmeros desafios na preparação de suas aulas, para que sejam dinâmicas e de qualidade. Além de dominar os conteúdos disciplinares das áreas de sua escolha e as respectivas didáticas e metodologias com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino, o professor precisa utilizar as ciências humanas e sociais, bem como os conhecimentos das ciências da natureza e as tecnologias como referências e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas em geral. Do outro lado, o aluno, quase sempre, espera por um professor crítico e criativo que utilize sempre atividades didático-pedagógicas com metodologias atuais, atraentes e, ainda, prazerosas. Diante disso, que atitude deve tomar o professor? Platão e Fiorin (1996) defendem que ninguém pode, nos dias de hoje, ignorar o fato de que qualquer aluno dispõe de uma quantidade mais do que expressiva de informações sobre quase todos os domínios do conhecimento; o que ele não sabe é hierarquizá-las, estabelecer as devidas correlações entre elas, discernir as que se implicam das que se excluem, utilizadas apropriadamente como recursos argumentativos para sustentar seus pontos de vista... É um desafio grande para um Professor de Língua Portuguesa!