O uso da tecnologia como aliada
às aulas de PE em contexto Offshore

Jane Cristina Duarte dos Santos
janesantos77@hotmail.com

 

Uma grande dificuldade encontrada pelos professores de português como língua estrangeira, que trabalham em um projeto offshore, é dar continuidade ao trabalho realizado em sala de aula quando os alunos do curso desembarcam e ficam 30 dias sem estudar, e, por vezes, sem vivenciar a língua que estão aprendendo. Criar material voltado para esses alunos é bastante desafiador. Por outro lado, a tecnologia tem nos proporcionado recursos que auxiliam na união da teoria (como suporte) à prática.

Nosso trabalho tem por objetivo apresentar algumas atividades elaboradas a partir da Ferramenta de Autoria do Professor (FAP) ELO para o ensino do português para estrangeiros, tais como: cloze, múltipla escolha e jogo da memória, a partir da abordagem baseada em tarefa. Buscamos apresentar, por meio dessas atividades, alguns gêneros textuais unindo língua e cultura e, também, dar continuidade aos estudos de português realizados durante o embarque dos alunos.