PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL
NAS SALAS DE BATE-PAPO:
MOMENTO DE PÔR A DICOTOMIZAÇÃO
ORALIDADE-ESCRITA EM XEQUE

Petrilson Alan Pinheiro
petrilsonpinheiro@yahoo.com.br

 

Tomando como contexto sócio-histórico o mundo atual, cada vez mais marcado pela inserção das tecnologias da informação e da comunicação na vida cotidiana dos cidadãos comuns, este minicurso tem como proposta discutir e problematizar os modos como a Internet tem propiciado novos meios para a produção / construção da escrita em ambiente virtual, mostrando como os interactantes, ao produzirem textos escritos numa sala de bate-papo virtual, por exemplo, fazem uso de recursos típicos da oralidade e de elementos hipertextuais específicos desse tipo de interação, o que, contribui para desestabilizar a famigerada, porém inconsistente, dicotomia oralidade-escrita. Para tanto, apoiamo-nos numa perspectiva sócio-histórica de linguagem, tomando como base os construtos teóricos bakhtinianos de gêneros do discurso e enunciado, e os estudos de letramento mais recentes, em especial o letramento digital. Como material de análise, para exemplificar as teorias propostas, selecionei algumas conversas realizadas na sala de bate-papo do MSN entre aprendizes adolescentes de um colégio público de ensino médio do Estado do Rio de janeiro. Por meio da análise dos dados, pondero, ao final do curso, que é imprescindível promover um novo olhar acerca das práticas de escrita nos espaços virtuais como um modo de construir sentidos no mundo social.