Persuadir em nome de Deus:
a sermonística de Antônio Vieira

Aline Pereira Gonçalves
alinepg@yahoo.com.br

 

Analisamos a produção sermonística do Padre Antônio Vieira, mantendo em foco as questões concernentes à abordagem anacrônica da crítica literária oitocentista, que até os dias atuais limita o bom aproveitamento de estudos acerca da produção seiscentista de literatura brasileira. Observamos como o conceito "barroco" pode ser mal aplicado, funcionando mesmo como um entrave aos estudos literários do período em questão. Assim, buscamos averiguar as origens desse termo e pesquisamos o lugar que essa produção ocupa na historiografia literária brasileira.

É de suma importância estudar a mentalidade vigente quando esses sermões foram produzidos, tendo em vista aspectos como a relação entre Estado e Igreja, a vinculação entre a produção artística e o didatismo da moral cristã, a questão do mundo material como símbolo da mensagem divina a ser decifrado pelos "leitores autorizados", entre outros. Analisamos proposições trazidas pela filosofia cristã ao pensamento ocidental, e que também são ricamente verificadas na sermonística vieiriana, como as noções de humildade e igualdade, a idéia de uma razão que deve abandonar a soberba de questionar a fé, as questões morais embutidas no livre-arbítrio, a promessa da ressurreição de corpo e espírito, entre outros aspectos decisivos.

Ao estudarmos o modo como se formou a filosofia cristã, observando pontos de continuidade e de ruptura com a herança do pensamento antigo, compreendemos de forma substancial os paradigmas que orientam a forma mentis cristã, bem como as letras então produzidas. Um estudo sobre a mentalidade e a sociedade da época, com o efetivo conhecimento dos pressupostos que fundamentam o pensamento cristão, é indispensável para que se possa perceber a imensa importância da produção vieiriana no panorama sócio-político-cultural do século XVII.