SEMPRE ABERTO PARA BALANÇO
CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DISQUE-GRAMÁTICA
DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Cristina Valéria Bulhões Simon
cristinasimon@uel.br

 

O Disque-gramática, projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina-PR, desde 1995 em atividade, desempenha papel relevante não só na comunidade interna como também na externa, haja vista a sua perenidade e a receptividade de seus serviços. Afinal, durante esse período, milhares de dúvidas foram solucionadas e perto de quarenta mil páginas, revisadas. Ao todo, seis professores já dele participaram, dos quais dois ainda participam. O projeto já contou com cerca de 25 alunos e atualmente são seis os graduandos participantes, todos do Curso de Letras daquela universidade. Não obstante o tempo de atuação desse projeto na comunidade, a sua forte presença na sociedade e a sua relevância para o Curso de Letras da UEL ─ uma vez que alguns de seus professores atuam como consultores e orientadores dos alunos participantes ─, não houve até o momento uma pesquisa que buscasse descrever o seu funcionamento, organizando os inúmeros dados compilados ao longo de seus doze anos. Além disso, ainda não se pesquisou o seu papel na formação dos alunos de Letras, inegavelmente enriquecidos quanto à aquisição de saberes, ao desenvolvimento da pesquisa aplicada, às discussões sobre a noção de certo e de errado na língua, à percepção, pela prática, da complexidade que envolve as línguas e o ofício de um professor de português. No referido projeto, esses alunos refletem junto com seus professores sobre classificações e definições prontas que os compêndios gramaticais e os dicionários trazem, não raro com divergências e incongruências. Assim, este trabalho propõe-se a apresentar algumas das contribuições e das características do Disque-Gramática.