Uma análise dialógica e ergológica
da atividade do professor de cursos livres

Luciana Maria Almeida de Freitas
lucianafreitas@uol.com.br

 

Esta comunicação visa a apresentar um projeto de tese cujo objetivo é analisar o trabalho do professor de Língua Espanhola que atua em cursos livres. É formulado a partir da abordagem ergológica da atividade (Schwartz, 1997) e da concepção dialógica de linguagem (Bakhtin, 2003). A primeira apresenta-se como o estudo das atividades humanas que coloca os trabalhadores no centro da produção de conhecimento sobre o trabalho, enquanto que a segunda vai ao encontro da complexidade do ser humano e do seu trabalho por considerar a língua como uma atividade concreta de trocas verbais. O foco da investigação está nas práticas de linguagem do professor, mais especificamente nas suas falas sobre o trabalho (Lacoste, 1998), e nos escritos normativos da sua atividade (Souza-e-Silva, 2000). Os resultados parciais indicariam que o trabalho do professor que atua em cursos livres de línguas, em alguns casos, pode tangenciar determinados aspectos da proposta de F.W.Taylor do início do século XX para uma Administração Científica das fábricas.