ANÁLISE DOS HIPERTEXTOS DO TEXTO BÍBLICO:
UMA ORIENTAÇÃO À LEITURA
OU UMA RESTRIÇÃO À COMPREENSÃO DO LEITOR?

Maria de Nazaré da Silva (UERJ)
nazare0704@yahoo.es
Cristina Vergnano Junger (UERJ)
crisvj@terra.com.br

 

Segundo Maingueneau (1996:32), "a leitura deve fazer surgir todo um universo imaginário a partir de índices lacunares e pouco determinados". A interação entre os insumos oferecidos no texto e a bagagem de cada leitor faz pressupor uma variedade de sentidos atribuídos ao material lido. Ao pensarmos no texto bíblico como um gênero assumimos, no entanto, devido a uma série de coerções, que há umas interpretações mais autorizadas que outras.

Hoje encontramos versões da Bíblia impressas e digitais on-line. Neste último caso, ficam mais patentes os links que levam a hipertextos. Estes já existiam no texto impresso - notas, sumários, introduções - mas sua presença em suporte informático remete às discussões recentes sobre hipertexto e leitura. A não linearidade na abordagem do texto, os vários caminhos que pode construir o leitor nesse suporte levam-nos à questão: tais hipertextos orientam a leitura, a ampliam, ou são uma coerção adicional às propostas de compreensão?

Nosso estudo propõe discutir os caminhos viabilizados para o leitor pelos hipertextos bíblicos, enfocando as marcas e o ethos de co-enunciador explícitos e implícitos numa publicação digital on-line, em espanhol, da Bíblia católica. Nesta comunicação, apresentamos os pressupostos teóricos que subjazem ao nosso estudo documental e a estrutura metodológica que seguimos para responder nosso problema.