Aquisição em português brasileiro
o parâmetro do objeto nulo

Mayra Cristina Guimarães Averbug
fmaverbug@terra.com.br

 

Com base em um corpus constituído de gravações da fala espontânea de três crianças, P., A. e H., entre 01;10,25 e 05;11,12 de idade, de classes sociais e graus de letramento diferentes, objetiva-se: (a) acompanhar longitudinalmente o processo de aquisição do PB; (b) verificar que contextos favorecem o objeto nulo e em quais preferem DPs e nomes nus; (c) descrever os traços semânticos animacidade e especificidade do antecedente do objeto e as estruturas sintáticas produzidas; (d) determinar quais valores paramétricos estariam envolvidos na constituição de sua gramática nuclear; (e) observar a representação do sujeito para confirmar a assimetria entre sujeito e objeto em aquisição; (f) comparar os resultados de cada indivíduo, levantando aspectos que diferenciam sua Língua-I; (g) contrapor resultados aos de outros trabalhos de aquisição e de estudos diacrônicos e sincrônicos sobre PB como L1; (h) revelar diferenças quantitativas e qualitativas entre a gramática infantil e a do adulto.

Dos 1100 enunciados computados, 463 (42%) correspondem a objetos novos, sejam preenchidos, sejam dêiticos (imperativo e situacional). Os nulos dêiticos equivalem a, aproximadamente, um quarto dos objetos novos (129 dados), sendo estes massivamente representados por complementos plenos, como era de se esperar: 334 ocorrências. Em 637 enunciados que apresentam um referente no contexto discursivo precedente, há uma predominância de nulos (56%), incluída a NCA (anáfora de complemento nulo), contra 44% de complementos preenchidos.

O foco da análise recai, principalmente, na produção de objeto nulo anafórico por cada criança, ao longo de seu desenvolvimento lingüístico. Serão investigados também os contextos semânticos (conjugação dos traços animacidade e especificidade do referente), morfológicos (tempo, modo e aspecto verbal) e sintáticos (estrutura argumental dos enunciados) que mais favorecem o apagamento do complemento. Em fase de aquisição, a maior expressão de nulos anafóricos ocorre, por exemplo, quando o antecedente é [- animado, + específico].