Compreensão escrita e produção oral
em um curso de Português Língua Estrangeira
para estudantes do PEC-G

Andrea L. Belfort Duarte
decabelfort@hotmail.com

 

Todos os anos, o Setor de Português Língua Estrangeira, da Faculdade de Letras da UFRJ, recebe estudantes do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), oriundos, sobretudo, dos países não-lusófonos do continente africano. As tarefas principais da equipe docente do referido Setor é oferecer curso de língua portuguesa e de cultura brasileira para esses estudantes, além de prepará-los para que possam, ao final de sete meses, realizar as provas - escrita e oral - que compõem o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O curso oferecido a esse público é dividido em módulos que, em conjunto, buscam o desenvolvimento das quatro habilidades. Em dois desses módulos dá-se especial atenção às questões relacionadas à  compreensão escrita e à produção oral. Nesta comunicação, pretende-se discorrer a respeito do trabalho que vem sendo desenvolvido, dando especial atenção à importância do estudo de diferentes gêneros do discurso - escrito e oral - nos módulos citados. Vale destacar que a opção por um curso baseado em gêneros está em consonância com as exigências a que os estudantes do PEC-G são submetidos por ocasião da realização do CELPE-Bras.