Indicadores sócio-educacionais
na investigação do bilingüismo dos surdos

Adriana Cristina Chan-Vianna
rosanacjs@gmail.com
Rosana Cipriano Jacinto da Silva
Heloisa Maria Moreira Lima Salles

 

O estudo investiga a situação lingüística dos surdos, tendo como hipótese de trabalho o bilingüismo cognitivo e social, e como fundamento para a constituição do objeto empírico a utilização de indicadores sócio-educacionais no âmbito da educação formal. Serão considerados instrumentos de avaliação obtidos em programa de capacitação de professores da Educação Básica. Propõe-se que a avaliação das ações dessas capacitações evidencia a necessidade de se construir o conhecimento por meio de ações conjuntas, em que a prática pedagógica incorpora a contribuição da pesquisa científica, criando por seu turno as condições para que sejam testadas as hipóteses e avaliados os resultados. Considerando a perspectiva dos professores engajados no referido programa, que atuam em diferentes estados da federação, identificam-se demandas e perfis que compõem o cenário da educação de surdos em nosso País. Nesse sentido, o uso de indicadores sócio-educacionais na investigação científica da situação lingüística dos surdos permite fazer previsões e extrair subsídios para a intervenção social e educacional qualificada.