Metaforização do item até
um estudo funcional-discursivo

Christiana Lourenço Leal
christiana.leal@gmail.com

 

Neste trabalho, pretendo mostrar os resultados finais da pesquisa que realizei no mestrado acerca da abstratização do item até, como conseqüência de um processo de metaforização. Dessa forma, será feita uma análise de alguns exemplos recolhidos dos corpora estudados , a fim de comprovar que o item até, ao sofrer processo de gramaticalização, adquiriu novos significados e passou a ter novas aplicações discursivas no Português em uso.

Como metodologia de análise dos dados, utilizar-se-á a transcrição dos exemplos, seguida de uma análise (morfossintática, semântica e argumentativa) feita caso a caso. As principais bases teóricas que sustentam o estudo em questão são a transposição e a gramaticalização.

Inicialmente, será feira uma breve análise quantitativa dos dados, de modo que fique claro o que, de fato, está ocorrendo com o item até em termos de uso(s). Assim, ainda que o objetivo do trabalho não seja um estudo variacionista, pode-se, por meio dessa análise quantitativa, descrever as ocorrências que mais aparecerem nos corpora utilizados, bem como as formas mais produtivas de uso do item até, em uma perspectiva sincrônica.