Os Parâmetros Curriculares Nacionais
e o trabalho com a leitura em sala de aula

Viviane Netto Silva
vivianetto@gmail.com

 

Muitas têm sido as iniciativas, por parte do governo brasileiro, para aperfeiçoar o modelo de ensino atualmente vigente, na busca de alcançar resultados duradouros em escala nacional. No que se refere ao livro didático, em 1995 foi criado o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com o papel fundamental de assegurar a distribuição gratuita dos livros nas escolas e gerir sua qualidade por meio de mecanismos de avaliação. Em 1998 foram instituídos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s)que tem como objetivo estabelecer uma referência para o currículo das escolas, servir de apoio para o planejamento das aulas e auxiliar na elaboração de projetos educativos. Uma realidade com a qual nos defrontamos atualmente é o fato de a grande maioria dos alunos de ensino fundamental concluírem essa etapa sem o conhecimento de requisitos mínimos em análises de textos. Nosso objetivo nesse trabalho é analisar, de modo geral, quais são as propostas dos PCN´s para o trabalho com a leitura e interpretação de textos no âmbito da segunda etapa do ensino fundamental (5ª a 8ªséries). Investigaremos especificamente quais são as competências atribuídas aos alunos segundo a proposta dos PCN´s, e como estas são trabalhadas em um manual didático de Língua Portuguesa.