Os saberes do cotidiano
como estratégia argumentativa
no Ensino Médio

Fernanda Freitas
fernanda.f.freitas@bol.com.br

 

A produção textual sempre foi um desafio no ensino, especialmente nas instituições públicas. Para o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio, as dificuldades são ainda maiores, já que a formação básica de seus alunos é cheia de lacunas e as condições de trabalho, na maioria das vezes, impedem a realização de atividades que auxiliem na formação discente.

Ao trabalhar com alunos de 3ª série do Ensino Médio, notou-se que as dúvidas em relação à produção textual eram muitas e a noção de texto pequena. A fim de oferecer-lhes uma oportunidade de efetivamente fazerem parte do universo escrito, iniciou-se um trabalho de valorização de experiências cotidianas, alinhavando saberes construídos fora do espaço escolar. Dessa forma, foi possível começar a organizar idéias e traçar modelos de argumentação que satisfazem muitas das exigências da "redação escolar".

Assim, o presente trabalho tem por fim apresentar os resultados dessa prática e incentivar os docentes que lidam com esse segmento a levar para a sala de aula ferramentas que supram as carências comunicativas de seus alunos.