TEXTOS COMPLETOS

 

A ARQUITETURA TEXTUAL DE “SANTINHOS POLÍTICOS”
Priscila Lopes Viana (UFMG)  / Janice Helena Chaves Marinho (UFMG)

A CONJUNTURA EDITORIAL E O ESTUDO DO CÓDIGO BIBLIOGRÁFICO DOS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS

Fabiana da Costa Ferraz Patueli (UFF)

A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS SOCIOGEOLINGÜÍSTICOS PARA A ESCOLHA LEXICAL NA RECEPÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS
Adriana Cristina Cristianini (USP, UNIBAN) / Márcia Regina Teixeira da Encarnação (USP)
A CORREÇÃO COMO ESTRATÉGIA REFERENCIAL NO TEXTO ORAL
Carmen Elena das Chagas (UFF e UNESA)
A ESCRITA DE SI EM O AMANUENSE BELMIRO DE CYRO DOS ANJOS
Flávia Santos de França

A FILOLOGIA TEXTUAL: O REVELAR DE ASPECTOS DA HISTÓRIA

Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB/SALT)

A Importância da Página Direita na Escritura de Pedro Nava
Edina Regina P. Panichi
(UEL)
A INFLUÊNCIA DOS ESTRANGEIRISMOS NA LÍNGUA PORTUGUESA: UM PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO, IDEOLOGIA E COMUNICAÇÃO
Miguel Ventura Santos Góis
A LINGUAGEM URBANA: O DISCURSO PÚBLICO E PRIVADO
Cleide Emília Faye Pedrosa (UFS)
A metáfora em três níveis: a estruturação de Ricoeur
Luciana Moraes Barcelos Marques
(UFES)
A REPRESENTAÇÃO DO PROFESSOR NO MEMORIAL DE FORMAÇÃO: CATEGORIAS EMERGENTES NO DISCURSO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO CURSO DE LETRAS
Dalva Regina Molz Pereira (AEDB) / Thiago Pereira da Silva (AEDB) / Arlete Inês Ribeiro Rubini (AEDB e UNESA)
A TRANSCRIÇÃO FONÉTICA DA VARIANTE CULTA DO LATIM
Nestor Dockhorn
A TRANSITIVIDADE DE VERBOS DE MOVIMENTO
Juliana dos Santos
(UFES)

ALGUNS ASPECTOS FONOLÓGICOS DO IRLANDÊS

João Bittencourt de Oliveira (UERJ e UNESA)

ANÁLISE DE GAFES
Renata da Silva de Barcellos (CEJLL)
ANÁLISE DOS ATOS DE FALA NAS TIRAS DE MAFALDA
Mônica Lopes Smiderle de Oliveira (UFES)
ARCADISMO: A CIFRA LIBERTÁRIA
Camillo Cavalcanti
AS ARMADILHAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Carlos Alberto Gonçalves Lopes (UNEB e ABRAFIL)
A VALORIZAÇÃO DAS VARIANTES POPULARES DA LÍNGUA PORTUGUESA
Nestor Dockhorn
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E LÍNGUA PORTUGUESA
Claudia Moura da Rocha
(UERJ)
BARROCO BAIANO: SÁTIRA CRÍTICO-SOCIAL
Camillo Cavalcanti
Desvios ortográficos em redações do ensino médio e resultados fonéticos e fonológicos
Nícia de Andrade Verdini Clare
DISCURSO DA NARRATIVA E ENSINO
Ânderson Rodrigues Marins (UFF)
Discursos pedagógicos e diversidade cultural
Maria Margarida de Andrade(UPM)
DOCUMENTOS JURÍDICOS COMO FONTE DE INVESTIGAÇÃO FILOLÓGICA
Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz (UEFS)
Edição e estudo de um documento manuscrito do arquivo histórico da cidade do salvador
Gilberto Nazareno Telles Sobral
(UNEB / FIB)
EM BUSCA DE UMA CARACTERIZAÇÃO GERAL DO TOPÔNIMO
Ricardo Tupiniquim Ramos (UCSal, UFBA, UNEB)
ENTRE RELEITURA E REESCRITURA: OS ASPECTOS DO ATO DE LER EM DUAS VIAS
Alessandra Fontes Carvalho da Rocha (UFF)
Estrangeirismo na comunicação da revista vogue brasil
Miguel Ventura Santos Gois
Estratégias discursivas da construção do humor em cartuns educativos
Maria da Penha Pereira Lins (UFES) / Lorena Santana Gonçalves (UFES)

ESTRATÉGIAS LINGÜÍSTICO-PARTIDÁRIAS EM FOCO: PT X PSDB NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS EM 2006

Leilane Ramos da Silva (UFS)

ESTRATÉGIAS PRAGMÁTICAS DE PRODUÇÃO DE HUMOR EM CARTUNS
Maria da Penha Pereira Lins
(UFES)
ESTRATÉGIAS TEXTUAL-DISCURSIVAS EM REDAÇÕES ESCOLARES
Marcilene Oliveira Sampaio
(UFES/UNEB)
GRAMÁTICA E REFLEXÃO: POR UM ENSINO CRÍTICO EM PROL DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA
Kellen Cozine Martins (UNIABEU) / Marli Hermenegilda Pereira (UFCG)

Implicações signicas no projeto PUCSPiano da Gramática Científica do Português envolvendo a perspectiva peirciana e saussuriana, como novas trinitariedades

Edson Sendin Magalhães (FEUDUC)

JORNALISMO E LITERATURA OS PROTAGONISTAS DO DISCURSO PELOS VERBOS DICENDI
Tania Maria Bezerra Rodrigues
LATIM VULGAR COMO DISCIPLINA: RESGATANDO OS ESTUDOS FILOLÓGICOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Leila Teresinha Maraschin
(UFSM)
LEITURA E COMPETÊNCIA LEITORA O DISCURSO DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDÍSTICO NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
Urbano Cavalcante da Silva Filho (UESC)
LINGÜÍSTICA TEXTUAL X PRODUÇÃO DE TEXTO NA ESCOLA: UMA COMBINAÇÃO POSSÍVEL?
Marcilene Oliveira Sampaio
(UFES/UNEB)
MEMÓRIAS DA INFÂNCIA NAS LITERATURAS LUSÓFONAS
José Nicolau Gregorin Filho (USP)
Metodologias de pesquisa aplicadas ao contexto de ensino-aprendizagem de línguas
 
Milene Bazarim (UNICAMP)
Metodologia do ensino de História da Língua Portuguesa
Nícia de Andrade Verdini Clare (UERJ)

“Mongólia” de Bernardo Carvalho: romance de espaço e imagologia
Carlinda Fragale Pate Nuñez

Notas sobre o verbo ‘tomar’ como verbo-suporte no português arcaico
Maria Regina Pante
(UEM)

O combate ao outro nas páginas do jornal: discurso midiático e a construção do “inimigo vermelho” no contexto brasileiro pré-1964.
Pâmella Deusdará
(UERJ)
O Discurso Jurídico uma análise das vozes num processo-crime
Diná Tereza de Brito
O DISCURSO LAUDATÓRIO EM MATTHIEU DE VENDÔME
Maria Lúcia Méxias-Simon
O gênero tira de humor e os recursos enunciativos que geram o efeito risível
José Ricardo Carvalho da Silva
O MITO DA AMÉLIA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Fabiana Castro Carvalho
(UFES)
O MITO DO AMOR -PAIXÃO E A SEDUÇÃO FEMININA
Geysa Silva
O PODER DE PERSUASÃO DO DISCURSO DO PRESIDENTE LULA
Mariangélica de Lima Rodrigues/ Luiz Antônio Ferreira
O PROCESSO DISCURSIVO DA RESTRIÇÃO
Vanessa Barros de Lima (UFRJ)
O TEXTO COMO DOCUMENTO SOCIAL E HISTÓRICO: POR UMA ANÁLISE FILOLÓGICA
Rosa Borges dos Santos (UNEB e UFBA)
O TRABALHO DE RECENSÃO ASSISTIDO POR COMPUTADOR
Raquel Cardoso de Castro
Os sujeitos da enunciação do gênero discursivo “contrato de empresa de saúde” Quem são?
Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira (UERJ)

OS VERBOS DICENDI NA CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS DA LITERATURA BRASILEIRA

Ilana da Silva Rebello Viegas (UFF)

Pesquisa cartográfica do atlas toponímico de origem indígena do tocantins - projeto ATITO
Karylleila dos Santos Andrade (UFTO)

PONTES DO POEMA I DE CATULO COM O EPIGRAMA I DE HENRIQUE CAIADO
Márcio Luiz Moitinha Ribeiro

Pontuação
Renata da Silva de Barcellos (CELL)
PREDICAÇÕES COMPLEXAS: O USO DE PERÍFRASES VERBAIS E DE CONSTRUÇÕES COM VERBOS-SUPORTE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Giselle Aparecida Toledo Esteves(UFRJ) / Vinicius Maciel de Oliveira(UFRJ)
Práticas de letramento digital nas salas de bate-papo: momento de pôr a dicotomização oralidade-escrita em xeque
Petrilson Alan Pinheiro
PROCESSOS DE MONITORAMENTO DO FALANTE COMO RECURSOS DE ENVOLVIMENTO INTERPESSOAL
Paulo de Tarso Galembeck (UEL)
QUE LÍNGUA ENSINAR NA ESCOLA?
Luiz Carlos de Assis Rocha (UFMG)

REGISTROS SOCIOGEOLINGÜÍSTICOS EM SÃO SEBASTIÃO: A PRESENÇA DO ELEMENTO INDÍGENA E A  INFLUÊNCIA DO PORTUGUÊS COLONIZADOR

Márcia Regina Teixeira da Encarnação (USP)

Relação do Maranhão ou certidão de nascimento do Ceará: necessidade de uma edição crítica
Expedito Eloísio Ximenes

SEMIOLOGIA DO AMOR: NOTAS PARA UMA LEITURA DE “FRAGMENTOS DO DISCURSO AMOROSO”, DE ROLAND BARTHES

Rodrigo da Costa Araújo

Símbolos lingüísticos- verbais e não verbais
Maria Lúcia Mexias-Simon

TEORIA APLICADA SOBRE GÊNEROS DO DISCURSO/TEXTUAIS
Silvio Ribeiro da Silva (UFG)
TEXTO, CONTEXTO E CONTEXTUALIZAÇÃO
Paulo de Tarso Galembeck (UEL)

TEXTOS LATINOS DA WIKIPÉDIA

Nestor Dockhorn

Transformações da ecdótica com o advento da edição eletrônica
Raquel de Castro (UFRJ, UFJF)

Uma análise dialógica e ergológica da atividade do professor de cursos livres
Luciana Maria Almeida de Freitas
(UFF)

UMA DESCOBERTA FUNCIONALISTA EM APOCALIPSE

Alex Swander

Variação e discurso e sua produtividade na prática didática de português

Darcilia Simões

Victor Cunha testemunha de uma Três Corações imaginada
Simone Pereira de Souza Ferreira / Geysa Silva

VIEIRA E O SERMÃO DO QUINTO DOMINGO DA QUARESMA: AS VÁRIAS VOZES QUE COMPÕEM O SEU TEXTO
Rogério Brambila De Carvalho