XIII JORNADA


Brasil, 5 de novembro de 2018
INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

XIII JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA
DA LÍNGUA PORTUGUESA

 

Dando cumprimento à Lei Nº 11.310, de 12 de junho de 2006, que instituiu o "Dia Nacional da Língua Portuguesa, o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos criou a Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, na qual esta será estudada e divulgada em todos os aspectos em que dela se trate linguística e/ou filologicamente em suas diversas especialidades.

Os detalhes de sua extensão serão aprimorados a partir de encontros e convênios com as diversas instituições públicas e particulares que desejarem integrar esta celebração de nosso idioma, entre as quais estará a NAVE, esperando contar com as outras faculdades e institutos de Letras que participaram nos anos anteriores e com todas as outras que tenham interesses semelhantes.

Estamos aguardando a confirmação das instituições que já se mostraram interessadas em participar dessa festa em louvor da língua portuguesa, assim como esperamos a manifestação das que ainda não se decidiram, em todas as Unidades da Federação.

O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos fará o contato entre as diversas instituições que a ele se unirem e fornecerá os certificados de participação e frequência para todos os que se inscreverem até o dia 02 de novembro, assim como publicará o livro de resumos e os textos completos em DVD e na Internet.

O endereço eletrônico para contato será eventos@filologia.org.br e o telefone será (21) 2569-0276. A NAVE (Rua Uruguai, 204 - Andarai, Rio de Janeiro - RJ) será a instituição acadêmica de ensino superior de Letras que servirá de núcleo principal do evento, onde deverão ocorrer minicursos, palestras, conferências, comunicações, painéis e sessão de lançamentos e autógrafos.

A estrutura e demais detalhes do evento serão disponibilizados na página virtual da XIII Jornada à proporção que se definirem em cada instituição que a ele aderir.

Os participantes que não se inscreverem pela página da jornada não receberão o Certificado do CiFEFiL, mas poderão solicitá-lo da instituição em que participarem, através do Coordenador Local, no próprio dia do evento.

 

ESTRUTURA BÁSICA DO EVENTO

A programação deverá ser adaptada à realidade de cada instituição envolvida no evento, pois a XIII Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa ocorrerá simultaneamente em diversas unidades acadêmicas em todo o Brasil. Deste modo, será bastante produtiva a maior interação possível entre as instituições que atuam em regiões próximas, de maneira que os palestristas e conferencistas priorizem a apresentação fora de seu local de trabalho docente.