A
ABORDAGEM DO LÉXICO
NO LIVRO DIDÁTICO SE LIGA NAS LINGUAGENS:
PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE
BAIANÓPOLIS-BA
João
Caetano de Souza
(SEC-BA e UFOB) e Josenilce
Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB)
A GRAMMATIK DER
PORTUGIESISCHEN SPRACHE: AUF GRUNDLAGE DES
LATEINISCHEN UND DER ROMANISCHEN SPRACHVERGLEICHUNG
BEARBEITET, DE CARL VON
REINHARDSTOETTNER,
E O PENSAMENTO LINGUÍSTICO
DE JÚLIO RIBEIRO
Leonardo
Ferreira Kaltner
(UFF)
A
INVISIBILIDADE OU POUCA PRESENÇA DE TEXTOS FEMININOS NAS PROVAS DO
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): NOTÍCIAS DE PESQUISA
Eunícia
Almeida de Souza (UFOB)
e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFMT
e UFOB)
A
PERSPECTIVA DA LUDICIDADE NO ENSINO DE FONOLOGIA:
APLICABILIDADE E RESULTADOS EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Albeli
Rodrigues da Silva
(UERN), Cícero Eudes da Silva (UERN) e Patrícia da Silva
Gadelha
(UERN)
ACENTUAÇÃO
E PONTUAÇÃO MUDAM O
SENTIDO DO QUE DIZEMOS? UM ESTUDO FONOLÓGICO POR MEIO DE ESTAÇÕES
DIDÁTICAS
Leidiane
Costa Martinz Ribeiro
(UERN), Elisângela
Magalhães Brandão (UERN) e Sandra
Pereira da Silva Gomes (UERN)
APRENDENDO
A “ESCUTAR OS MORTOS COM OS OLHOS”:
EXPERIÊNCIAS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM FILOLOGIA
Manoela Nunes de Jesus (USP)
APRENDER
FONOLOGIA É
DIFÍCIL? NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO–APRENDIZAGEM DOS ASPECTOS
FONO-ORTOGRÁFICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nathália
Moreira Peixoto
(UERN), Maria
Isabel da Silva Santos (UERN) e Rafaela Ferreira Barbosa Silva
(UERN)
AQUI COMEÇA O BRASIL: ANÁLISE ENTOACIONAL DA
FALA OIAPOQUENSE, BASEADA NO CORPUS
ALIB
Priscila
Francisca
(UERJ FFP) e Cláudia Cunha (UFRJ)
AS
IMPLICAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO USO DE ATIVIDADES FONOLÓGICAS NA
PERSPECTIVA LÚDICA E REFLEXIVA
Sandra
Pereira da Silva Gomes
(UERN), Elisângela Magalhães Brandão (UERN)
e Leidiane Costa Martins Ribeiro (UERN)
AS TRADUÇÕES BRASILEIRAS DO ARGOT DOS MALFEITORES EM “A
ÚLTIMA ENCARNAÇÃO DE VAUTRIN”, DE
HONOÉ DE BALZAC
Daniel
Padilha Pacheco da Costa (USP)
ASPECTOS DA FORMAÇÃO/INSTITUIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO/DO BRASIL
José Mario Botelho (FFP-UERJ)
DETETIVES DA GRAMÁTICA: UMA ABORDAGEM LÚDICA
NO ENSINO
DE ACENTUAÇÃO E PONTUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria Isabel
da Silva Santos (UERN), Rafaela
Ferreira Barbosa Sila (UERN) e Nathalia Moreira Peixoto
(UERN)
EDIÇÃO
FILOLÓGICA DE CERTIDÕES DE
ÓBITO MATO-GROSSENSES DO SÉCULO XX: NOTÍCIAS DE PESQUISA
Luciane
Aparecida Azevedo
(UFMT) e Josenilce Rodrigues de Oliveira
Barreto (UFOB)
A ENSINO DE METÁFORA NO LIVRO DIDÁTICO DE
LÍNGUA PORTUGUESA: FLUXOS LINGUÍSTICO-LITERÁRIOS
Antonio
Cilírio da Silva Neto
(UEMA) e Guilherme
Augusto Beserra Araújo (UEMA)
ESTAÇÕES
DE APRENDIZAGEM:
AS POTENCIALIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FONOLOGIA
Patrícia
da Silva Gadelha (UERN), Albeli
Rodrigues da Silva (UERN) e Cícero
Eudes da Silva (UERN)
FASES
DA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: A GRAMÁTICA NORMATIVA E A
COMUNICAÇÃO ESCRITA NO ENSINO MÉDIO
Antônio
Cilírio da Silva Neto (UEMA),Maria
de Lourdes Moreira Rodrigues (UEMA) e Eliane
da Silva do Nascimento (UEMA)
FONOLOGIA:
O JOGO VIROU! APRENDER PORTUGUÊS NUNCA
FOI TÃO DIVERTIDO
Cícero
Eudes da Silva
(UERN), Albeli
Rodrigues da Silva (UERN)
e Patrícia
da Silva Gadelha
(UERN)
GÊNERO
NEUTRO EM FOCO NO PORTUGUÊS: ANÁLISE DA
VOGAL MÉDIA NA SÍLABA TÔNICA
Lara
de Almeida Moreira (IFRJ),
Vítor
de Moura Vivas (IFRJ e UFRJ), Wallace
Bezerra de Carvalho (IFRJ) e Margareth
Andrade Morais (IFRJ)
LETRAMENTO
LITERÁRIO PARA ADULTOS E TERCEIRA
IDADE: CONEXÕES ENTRE LITERATURA E VIDA COM BASE EM UMA EXPERIÊNCIA
DIDÁTICA
Camylle
Cristinne Garcia Conceição Rodrigues
(UVA), Sarah de Oliveira Marques (UVA) e Silvana
Moreli Vicente Dias (UVA)
LIMA
BARRETO E A LITERATURA MILITANTE
Ricardo
Hiroyuki Shibata
(Unicentro)
NAPOLEÃO
BONAPARTE, SEGUNDO JOSÉ DA SILVA LISBOA
Ricardo
Hiroyuki Shibata
(Unicentro)
NEOLOGISMO EM
QUESTÃO: POESIAS E NARRATIVAS LITERÁRIAS DE
MANOEL DE BARROS E ROBERTO DE SENA EM ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA A 3ª
SÉRIE DO
ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE COTEGIPE-BA
Liane
Santana Santos do Nascimento
(SEC-BA e UFOB)
e Josenilce
Rodrigues de Oliveira Barreto (UFMT e UFOB)
NO
TABULEIRO DA
FONOLOGIA TEM MÚSICA? TEM SIM, PROFESSOR!
Elisângela
Magalhães
Brandão (UERN), Sandra Pereira da Silva
Gomes (UERN) e Leidiane Costa Martinz Ribeiro
(UERN)
NOS CAMINHOS TEÓRICOS DA FILOLOGIA,
DA NARRATIVA HISTÓRICA E DA MEMÓRIA
Débora
da Silveira Campos (UFMT)
e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
O CONCEITO DE LUGAR DE FALA COMO FORMA DE
CONTROLE E EXCLUSÃO DO
DISCURSO
Matheus
Henrique
Leandro Garcia (UEMS)
O
ENSINO DE FONOLOGIA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DA
ESCRITA
David
Brito Alves
(UERN)
O
ENSINO
DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS NO CONTEXTO BILÍNGUE:
ALGUMAS
REFLEXÕES SOBRE DESAFIOS E ESTRATÉGIAS
Julliana
Azevedo da Cunha
(FFP-UERJ), Priscila
Francisca (FFP-UERJ) e João Paulo da
Silva Nascimento (UERJ)
O FEMININO E AS TENSÕES ENTRE ORIENTE E OCIDENTE
A PARTIR DA LEITURA DA HQ AUTOBIOGRÁFICA
“PERSÉPOLIS”,
DE
MARJANE SATRAPI
Millena Sayuri Oide da Silva (UVA)
e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
O
GÊNERO (TECNO)DISCURSIVO CIBERCOMENTÁRIO:
DEFINIÇÃO, FUNCIONAMENTO E
ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL
Ana
Paula Cordeiro Lacerda Franco
(UFMG) e Bárbara
Amaral da Silva (UFMG)
O
USO DO SAGRADO AFRICANO E SEUS DESDOBRAMENTOS
INQUISITORIAIS NA CAPITANIA DE MATO GROSSO, NOS
SÉCULOS XVIII E XX
George
Gleyk Max de Oliveira
(UFMT), Joelson
Penha Silva (UFMT) e Carolina Akie
Ochiai Seixas Lima (UFMT)
“OLHOS
D’ÁGUA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO, E O PROTAGONISMO
NA SALA DE AULA: UM PROJETO DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA A EDUCAÇÃO DE
JOVENS E
ADULTOS
Marcelly
Yasmin Araujo
(UVA) e Silvana
Moreli Vicente Dias
(UVA)
RESPONDE
OU PASSA: UMA NOVA METODOLOGIA PARA O
ENSINO DE FONOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rafaela
Ferreira Barbosa Silva
(UERN), Nathália
Moreira Peixoto (UERN) e Maria Isabel
da Silva Santos (UERN)
TRABALHANDO
O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO
FUNDAMENTAL II: A PERCEPÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA E ENCAMINHAMENTO DE
PROJETO
DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR
Quézia
Brandão dos
Santos
(UVA) e Silvana Moreli Vicente
Dias (UVA)
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