XIX JORNADA

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PRÉ-EDIÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS DESTA XIX JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA

DA LÍNGUA PORTUGUESA JÁ ESTÃO SENDO AVALIADOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA.

SOMENTE OS ACEITOS DESTA LISTA ABAIXO SERÃO PUBLICADOS NO E-BOOK.


33 TEXTOS COMPLETOS


Atualizado em 28/01/25


A ABORDAGEM DO LÉXICO NO LIVRO DIDÁTICO SE LIGA NAS LINGUAGENS: PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BAIANÓPOLIS-BA

João Caetano de Souza (SEC-BA e UFOB) e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB)


A GRAMMATIK DER PORTUGIESISCHEN SPRACHE: AUF GRUNDLAGE DES LATEINISCHEN UND DER ROMANISCHEN SPRACHVERGLEICHUNG BEARBEITET, DE CARL VON REINHARDSTOETTNER, E O PENSAMENTO LINGUÍSTICO DE JÚLIO RIBEIRO

Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)


A  INVISIBILIDADE OU POUCA PRESENÇA DE TEXTOS FEMININOS NAS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): NOTÍCIAS DE PESQUISA

Eunícia Almeida de Souza (UFOB) e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFMT e UFOB)

A PERSPECTIVA DA LUDICIDADE NO ENSINO DE FONOLOGIA: APLICABILIDADE E RESULTADOS EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Albeli Rodrigues da Silva (UERN), Cícero Eudes da Silva (UERN) e Patrícia da Silva Gadelha (UERN)


ACENTUAÇÃO E PONTUAÇÃO MUDAM O SENTIDO DO QUE DIZEMOS? UM ESTUDO FONOLÓGICO POR MEIO DE ESTAÇÕES DIDÁTICAS

Leidiane Costa Martinz Ribeiro (UERN), Elisângela Magalhães Brandão (UERN) e Sandra Pereira da Silva Gomes (UERN)


APRENDENDO A “ESCUTAR OS MORTOS COM OS OLHOS”: EXPERIÊNCIAS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM FILOLOGIA

Manoela Nunes de Jesus (USP)


APRENDER FONOLOGIA É DIFÍCIL? NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO–APRENDIZAGEM DOS ASPECTOS FONO-ORTOGRÁFICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nathália Moreira Peixoto (UERN), Maria Isabel da Silva Santos (UERN) e Rafaela Ferreira Barbosa Silva (UERN)


AQUI COMEÇA O BRASIL: ANÁLISE ENTOACIONAL DA FALA OIAPOQUENSE, BASEADA NO CORPUS ALIB

Priscila Francisca (UERJ FFP) e Cláudia Cunha (UFRJ)


AS IMPLICAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO USO DE ATIVIDADES FONOLÓGICAS NA PERSPECTIVA LÚDICA E REFLEXIVA

Sandra Pereira da Silva Gomes (UERN), Elisângela Magalhães Brandão (UERN) e Leidiane Costa Martins Ribeiro (UERN)


AS TRADUÇÕES BRASILEIRAS DO ARGOT DOS MALFEITORES EM “A ÚLTIMA ENCARNAÇÃO DE VAUTRIN, DE HONOÉ DE BALZAC

Daniel Padilha Pacheco da Costa (USP)


ASPECTOS DA FORMAÇÃO/INSTITUIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO/DO BRASIL

José Mario Botelho (FFP-UERJ)


DETETIVES DA GRAMÁTICA: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE ACENTUAÇÃO E PONTUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Maria Isabel da Silva Santos (UERN), Rafaela Ferreira Barbosa Sila (UERN) e Nathalia Moreira Peixoto (UERN)


EDIÇÃO FILOLÓGICA DE CERTIDÕES DE ÓBITO MATO-GROSSENSES DO SÉCULO XX: NOTÍCIAS DE PESQUISA
Luciane Aparecida Azevedo (UFMT) e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB)


A ENSINO DE METÁFORA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FLUXOS LINGUÍSTICO-LITERÁRIOS

Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA) e Guilherme Augusto Beserra Araújo (UEMA)


ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM: AS POTENCIALIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FONOLOGIA

Patrícia da Silva Gadelha (UERN), Albeli Rodrigues da Silva (UERN) e Cícero Eudes da Silva (UERN)


FASES DA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: A GRAMÁTICA NORMATIVA E A COMUNICAÇÃO ESCRITA NO ENSINO MÉDIO

Antônio Cilírio da Silva Neto (UEMA),Maria de Lourdes Moreira Rodrigues (UEMA) e Eliane da Silva do Nascimento (UEMA)


FONOLOGIA: O JOGO VIROU! APRENDER PORTUGUÊS NUNCA FOI TÃO DIVERTIDO

Cícero Eudes da Silva (UERN), Albeli Rodrigues da Silva (UERN) e Patrícia da Silva Gadelha (UERN)


GÊNERO NEUTRO EM FOCO NO PORTUGUÊS: ANÁLISE DA VOGAL MÉDIA NA SÍLABA TÔNICA

Lara de Almeida Moreira (IFRJ), Vítor de Moura Vivas (IFRJ e UFRJ), Wallace Bezerra de Carvalho (IFRJ) e Margareth Andrade Morais (IFRJ)


LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ADULTOS E TERCEIRA IDADE: CONEXÕES ENTRE LITERATURA E VIDA COM BASE EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Camylle Cristinne Garcia Conceição Rodrigues (UVA), Sarah de Oliveira Marques (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)


LIMA BARRETO E A LITERATURA MILITANTE

Ricardo Hiroyuki Shibata (Unicentro)


NAPOLEÃO BONAPARTE, SEGUNDO JOSÉ DA SILVA LISBOA

Ricardo Hiroyuki Shibata (Unicentro)


NEOLOGISMO EM QUESTÃO: POESIAS E NARRATIVAS LITERÁRIAS DE MANOEL DE BARROS E ROBERTO DE SENA EM ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA A 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE COTEGIPE-BA

Liane Santana Santos do Nascimento (SEC-BA e UFOB) e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFMT e UFOB)


NO TABULEIRO DA FONOLOGIA TEM MÚSICA? TEM SIM, PROFESSOR!

Elisângela Magalhães Brandão (UERN), Sandra Pereira da Silva Gomes (UERN) e Leidiane Costa Martinz Ribeiro (UERN)


NOS CAMINHOS TEÓRICOS DA FILOLOGIA, DA NARRATIVA HISTÓRICA E DA MEMÓRIA

Débora da Silveira Campos (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)


O CONCEITO DE LUGAR DE FALA COMO FORMA DE CONTROLE E EXCLUSÃO DO DISCURSO

Matheus Henrique Leandro Garcia (UEMS)


O ENSINO DE FONOLOGIA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DA ESCRITA

David Brito Alves (UERN)


O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS NO CONTEXTO BILÍNGUE: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

Julliana Azevedo da Cunha (FFP-UERJ), Priscila Francisca (FFP-UERJ) e João Paulo da Silva Nascimento (UERJ)


O FEMININO E AS TENSÕES ENTRE ORIENTE E OCIDENTE A PARTIR DA LEITURA DA HQ AUTOBIOGRÁFICA “PERSÉPOLIS”, DE MARJANE SATRAPI

Millena Sayuri Oide da Silva (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)


O GÊNERO (TECNO)DISCURSIVO CIBERCOMENTÁRIO: DEFINIÇÃO, FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL

Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco (UFMG) e Bárbara Amaral da Silva (UFMG)


O USO DO SAGRADO AFRICANO E SEUS DESDOBRAMENTOS INQUISITORIAIS NA CAPITANIA DE MATO GROSSO, NOS SÉCULOS XVIII E XX

George Gleyk Max de Oliveira (UFMT), Joelson Penha Silva (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)


“OLHOS D’ÁGUA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO, E O PROTAGONISMO NA SALA DE AULA: UM PROJETO DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Marcelly Yasmin Araujo (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)


RESPONDE OU PASSA: UMA NOVA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FONOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Rafaela Ferreira Barbosa Silva (UERN), Nathália Moreira Peixoto (UERN) e Maria Isabel da Silva Santos (UERN)


TRABALHANDO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: A PERCEPÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA E ENCAMINHAMENTO DE PROJETO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR

Quézia Brandão dos Santos (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)