XVIII JORNADA

61 RESUMOS DA XIX JNLFLP


Todos os coautores e Orientadores que desejarem receber um Certificado de Apresentação devem fazer a sua inscrição individual como Audiente (Sem apresentação de trabalho) e pagar por ela.


Atualizado em 31 / 10 / 24

A ABORDAGEM DO LÉXICO NO LIVRO DIDÁTICO “SE LIGA NAS LINGUAGENS: PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BAIANÓPOLIS-BA

João Caetano de Souza (SEC-BA e UFOB) e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB)
Carta de Aceite


A ANTROPONÍMIA BRASILEIRA DE ORIGEM TUPI

Eduardo de Almeida Navarro (USP)
Carta de Aceite

A GRAMMATIK DER PORTUGIESISCHEN SPRACHE: AUF GRUNDLAGE DES LATEINISCHEN UND DER ROMANISCHEN SPRACHVERGLEICHUNG BEARBEITET, DE CARL VON REINHARDSTOETTNER, E O PENSAMENTO LINGUÍSTICO DE JÚLIO RIBEIRO

Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


A INVISIBILIDADE OU POUCA PRESENÇA DE TEXTOS FEMININOS NAS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: NOTÍCIAS DE PESQUISA

Eunícia Almeida de Souza (UFOB) e Josenilce de Oliveira Barreto (UFOB)

Carta de Aceite


A LÍNGUA FRANCESA EM MATO GROSSO: EDIÇÃO FILOLÓGICA E ANÁLISES LEXICOLÓGICA E HISTÓRICA DE UM MANUSCRITO DO SÉCULO XIX

Thaisa Maria Gazziero Tomazi (UFMT) e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB)

Carta de Aceite


A PERSPECTIVA DA LUDICIDADE NO ENSINO DE FONOLOGIA: APLICABILIDADE E RESULTADOS EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Albeli Rodrigues da Silva (UERN), Cícero Eudes da Silva (UERN) e Patrícia da Silva Gadelha (UERN)

Carta de Aceite

A UTILIZAÇÃO DA TERMINOLOGIA EM ESTRATÉGIAS DE BUSCAS: PESQUISA NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Alex Alves Almeida (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)

Carta de Aceite


ACENTUAÇÃO E PONTUAÇÃO MUDAM O SENTIDO DO QUE DIZEMOS? UM ESTUDO FONOLÓGICO POR MEIO DE ESTAÇÕES DIDÁTICAS

Leidiane Costa Martinz Ribeiro (UERN),  ElisângelaMagalhães Brandão (UERN) e Sandra Pereira da Silva Gomes (UERN)

Carta de Aceite


ANÁLISE CONTRASTIVA DA NOMENCLATURA DOS TERMOS DAS PROPOSIÇÕES SIMPLES EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA ITALIANA A PARTIR DA SEMIÓTICA DE PEIRCE

Ilduara Silveira dos Santos (UERJ) e Carmem Praxedes (UERJ)

Carta de Aceite


APRENDENDO A “ESCUTAR OS MORTOS COM OS OLHOS”: EXPERIÊNCIAS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM FILOLOGIA

Manoela Nunes de Jesus (USP)
Carta de Aceite


APRENDER FONOLOGIA É DIFÍCIL? NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ASPECTOS FONO-ORTOGRÁFICOS NOS ANOS FINAIS

Nathália Moreira Peixoto (UERN), Maria Isabel da Silva Santos (UERN) e Rafaela Ferreira Barbosa Silva (UERN)
Carta de Aceite


“AQUI COMEÇA O BRASIL”: ANÁLISE ENTOACIONAL DA FALA OIAPOQUENSE BASEADA NO CORPUS ALIB

Priscila Francisca dos Santos (FFP-UERJ)

Carta de Aceite

AS EPÍSTOLAS DE PAULO APÓSTOLO AOS ROMANOS – UMA ANÁLISE PELO OLHAR DA CRÍTICA TEXTUAL

Raquel de Almeida Odilon (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)

Carta de Aceite

AS IMPLICAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO USO DE ATIVIDADES FONOLÓGICAS NA PERSPECTIVA LÚDICA E REFLEXIVA

Sandra Pereira da Silva Gomes (UERN), Elisângela Magalhães Brandão Mestranda (UERN) e Leidiane Costa Martins Ribeiro (UERN)
Carta de Aceite

AS TRADUÇÕES BRASILEIRAS DO JARGÃO DA CRIMINALIDADE EM MISÉRIAS E ESPLENDORES DAS CORTESÃS DE HONORÉ DE BALZAC

Daniel Padilha Pacheco da Costa (USP)
Carta de Aceite


ASPECTOS DA FORMAÇÃO/INSTITUIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO/DO BRASIL

José Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite


COMO A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS PODE IMPACTAR NO ENSINO DE FONOLOGIA?

Elisângela Magalhães Brandão (UERN), Sandra Pereira da Silva Gomes (UERN) e Leidiane Costa Martinz Ribeiro (UERN)

Carta de Aceite


CONSTRUÇÕES CAUSATIVAS COM FAZER/HACER NAS LÍNGUAS ROMÂNICAS: UM ESTUDO COMPARATIVO

Mylena Vieira Sant'Anna (UFRJ) e Márcia Machado (UFRJ)

Carta de Aceite

CRÍTICA TEXTUAL E ENSINO: ESTUDO DO PROCESSO DE TRANSMISSÃO DE “VIDAS SECAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO – PNLD/2021

Tatiana Cristina Oliveira Andrade (UFOB) e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB)

Carta de Aceite


CRÍTICA TEXTUAL E ENSINO: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA AUXILIAR O PROFESSOR NAS AULAS DE LITERATURA BRASILEIRA

Derek Martins Balbino (UFMT) e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB)
Carta de Aceite


DE SAID ALI A ANTENOR NASCENTES: IMAGINÁRIO DE INTERLOCUÇÃO E (RE)PRODUÇÃO DE SABERES (META)LINGUÍSTICOS EM CORRESPONDÊNCIA

Tayane Pinto dos Santos (UERJ) e Thaís Araújo da Costa (UERJ)
Carta de Aceite


DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS NO CONTEXTO BILÍNGUE

Julliana Azevedo da Cunha (FFP-UERJ) e Priscila Francisca dos Santos (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


DETETIVES DA GRAMÁTICA: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE ACENTUAÇÃO E PONTUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Maria Isabel da Silva Santos (UERN), Rafaela Ferreira Barbosa Sila (UERN) e Nathalia Moreira Peixoto (UERN)

Carta de Aceite


EDIÇÕES FILOLÓGICAS DE CERTIDÕES DE ÓBITO MATO-GROSSENSE DO SÉCULO XX: NOTÍCIAS DE PESQUISA

Luciane Aparecida Azevedo (UFMT)Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFMT)
Carta de Aceite


ELA ESCONDE-SE, AO MESMO TEMPO QUE SE ESPALHA PELA CASA TODA. É A MULHER-VIOLETA: EDIÇÃO CRÍTICA DE “A INTRUSA”, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA

Iara Lopes Maiolini (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite


ENSINO DE METÁFORA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FLUXOS LINGUÍSTICO-LITERÁRIOS

Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA)  e Guilherme Augusto Beserra Araújo (UEMA)
Carta de Aceite

ENSINO DE GRAMÁTICA: A MORFOLOGIA E SUAS INTERFACES

Vítor de Moura Vivas (IFRJ)

Carta de Aceite

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM: AS POTENCIALIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FONOLOGIA

Patrícia da Silva Gadelha (UERN), Albeli Rodrigues da Silva (UERN) e Cícero Eudes da Silva (UERN)

Carta de Aceite

FASES DA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: A GRAMÁTICA NORMATIVA E A COMUNICAÇÃO ESCRITA NO ENSINO MÉDIO

Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA), Maria de Lourdes Moreira Rodrigues (UEMA) e Eliane da Silva do Nascimento (UEMA)

Carta de Aceite

GRAMÁTICA E ENSINO: O VERBO SOB UMA ÓTICA NÃO CONCATENATIVA

Vítor de Moura Vivas (IFRJ)
Carta de Aceite


GRAMÁTICA LÚDICA NO ENSINO MÉDIO: O ENSINO DE FONOLOGIA COM JOGOS

Cícero Eudes da Silva (UERN), Albeli Rodrigues da Silva (UERN) e Patrícia da Silva Gadelha (UERN)

Carta de Aceite


LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ADULTOS E TERCEIRA IDADE: CONEXÕES ENTRE LITERATURA E VIDA COM BASE EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Camylle Cristinne Garcia Conceição Rodrigues (UVA), Sarah de Oliveira Marques (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)

Carta de Aceite


LIMA BARRETO E A LITERATURA MILITANTE

Ricardo Hiroyuki Shibata (UNICENTRO)

Carta de Aceite

MORFOLOGIA, USO E TEXTO: O DIMINUTIVO NO PORTUGUÊS

Vítor de Moura Vivas (IFRJ) e Margareth Andrade Morais (IFRJ)
Carta de Aceite


NEOLOGISMO EM QUESTÃO: POESIAS E NARRATIVAS LITERÁRIAS DE MANOEL DE BARROS E ROBERTO DE SENA EM ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA A 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE COTEGIPE-BA

Liane Santana Santos do Nascimento (UFMT) e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB)
Carta de Aceite


NAPOLEÃO BONAPARTE, SEGUNDO JOSÉ DA SILVA LISBOA

Ricardo Hiroyuki Shibata (USP)
Carta de Aceite

NOS CAMINHOS TEÓRICOS DA FILOLOGIA, DA NARRATIVA HISTÓRICA E DA MEMÓRIA

Débora da Silveira Campos (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)

Carta de Aceite

O CAMINHO DA DESCRIÇÃO À PRESCRIÇÃO GRAMATICAL: DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX AO SÉCULO XX

Fernando Vieira Peixoto Filho (UFRJ e UFRRJ)
Carta de Aceite


O CONCEITO DE LUGAR DE FALA COMO FORMA DE CONTROLE E EXCLUSÃO DO DISCURSO

Matheus Henrique Leandro Garcia (UEMS)

Carta de Aceite

O ENSINO DE FONOLOGIA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DA ESCRITA

David Brito Alves (UERN)
Carta de Aceite

O FEMININO E AS TENSÕES ENTRE ORIENTE E OCIDENTE A PARTIR DA LEITURA DA HQ AUTOBIOGRÁFICA PERSÉPOLIS, DE MARJANE SATRAPI

Millena Sayuri Oide da Silva (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)

Carta de Aceite


O GÊNERO NEUTRO NO PORTUGUÊS: A VOGAL MÉDIA NA SÍLABA TÔNICA

Lara de Almeid Moreira (IFRJ), Vitor de Moura Vivas (IFRJ) e Wallace Bezerra de Carvalho (IFRJ)

Carta de Aceite

O GÊNERO (TECNO)DISCURSIVO CIBERCOMENTÁRIO: DEFINIÇÃO, FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL

Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco (UFMG) e Bárbara Amaral da Silva (UFMG)

Carta de Aceite


“OLHOS D’ÁGUA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO, E O PROTAGONISMO NA SALA DE AULA: UM PROJETO DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Marcelly Yasmin Araujo do Nascimento (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)

Carta de Aceite

O LUGAR DO LÚDICO NA LINGUAGEM: CRUZAMENTOS VOCABULARES E JOGOS-DE-LINGUAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Felipe da Silva Vital (UFRJ)
Carta de Aceite

O MIGRANTE ÁRABE E SUA REPRESENTAÇÃO EM JORNAIS: UM OLHAR ANTES E DEPOIS DO 11 DE SETEMBRO DE 2001 – UMA ANÁLISE LEXICAL

Adriana Auxiladora da Silva (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite


O SISTEMA BRAILLE E O PROCESSO DE CONTINUIDADE NO BRASIL

Barbara Poubel dos Santos (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite

O USO DO SAGRADO AFRICANO E SEUS DESDOBRAMENTOS INQUISITORIAIS NAS CAPITANIAS DE MATO GROSSO, MARANHÃO E GRÃO-PARÁ, NOS SÉCULOS XVIII E XIX
George Gleyk Max de Oliveira (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite

OS CRONOTOPÔNIMOS EM MINAS GERAIS

Jacqueline Helen de Lima (UFMG)

Carta de Aceite

OS TESTEMUNHOS DAS “ESCOLAS DE LER E ESCREVER” – 1549–1553: UMA ANÁLISE SOB O VIÉS DO CONTATO LINGUÍSTICO

Viviane Lourenço Teixeira (SME e SEDUC-Saquarema)

Carta de Aceite


PLATAFORMA DE CORPUS ELETRÔNICO DE TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS DOS SÉCULOS XVIII AO XXI: FONTES DE ESTUDO E PESQUISA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO - FASE 2

Ádley Rocha de Souza (UFOB) e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB)

Carta de Aceite


PSICANÁLISE E ANÁLISE DO DISCURSO: ARTICULAÇÕES OSSÍVEIS ENTRE TRANSFERÊNCIA E ETHOS

Paulo Lobemvein (IFNMG)
Carta de Aceite

RECOMPOSIÇÃO: ENSINO EM TRÊS EIXOS

Tiago Vieira de Souza (IFRJ)
Carta de Aceite


RELIGIÃO E PRECONCEITO NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISE FILOLÓGICA NOS PERIÓDICOS “A CRUZ” E “A PENNA EVANGELICA”: A INTOLERÂNCIAS ÀS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA, EM CUIABÁ-MT (1910–1929)

Joelson Penha Silva (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)

Carta de Aceite

RESPONDE OU PASSA: UMA NOVA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FONOLOGIA NO ENSINO BÁSICO

Rafaela Ferreira Barbosa Silva (UERN), Nathália Moreira Peixoto (UERN) e Maria Isabel da Silva Santos (UERN)

Carta de Aceite


SAID ALI NA HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS NO/DO BRASIL

Thaís Araujo da Costa (UERJ e UFF)

Carta de Aceite


TRABALHANDO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: A PERCEPÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA E ENCAMINHAMENTO DE PROJETO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR

Quézia Brandão dos Santos (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)

Carta de Aceite

TRANSCRIÇÃO E EDIÇÃO DE MANUSCRITOS - FILOLOGIA E CORPUS HISTÓRICO

Maria Clara Nardi Poloni (UFMT), Maria Victoria Menezes Magalhães (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)

Carta de Aceite


VARIAÇÃO FONÉTICA NOS NOMES COMERCIAIS DE ESTREITO-MA: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA

Ester de Sousa Reis (UEMASUL), Lisandra Sousa Santos (UEMASUL), Vitória Santos Paixão (UEMASUL) e Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UEMASUL)

Carta de Aceite

VOCÁBULOS POSTOS À MARGEM EM A LINGUAGEM DOS CANTADORES (1933)

Nicole Cavalcante Duque Gredilha Coelho (UERJ) e Thaís de Araujo da Costa (UERJ)

Carta de Aceite