A ABORDAGEM
DO LÉXICO NO LIVRO DIDÁTICO “SE LIGA NAS LINGUAGENS: PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO
DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BAIANÓPOLIS-BA”
João
Caetano de Souza (SEC-BA e UFOB) e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB)
Carta de Aceite
A
ANTROPONÍMIA BRASILEIRA DE ORIGEM TUPI
Eduardo de Almeida
Navarro (USP)
Carta de Aceite
A GRAMMATIK DER PORTUGIESISCHEN
SPRACHE: AUF GRUNDLAGE DES LATEINISCHEN UND DER ROMANISCHEN SPRACHVERGLEICHUNG
BEARBEITET, DE CARL VON REINHARDSTOETTNER, E O PENSAMENTO LINGUÍSTICO DE JÚLIO RIBEIRO
Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
A INVISIBILIDADE
OU POUCA PRESENÇA DE TEXTOS FEMININOS NAS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO
MÉDIO: NOTÍCIAS DE PESQUISA
Eunícia
Almeida de Souza (UFOB) e Josenilce de
Oliveira Barreto (UFOB)
Carta de Aceite
A LÍNGUA
FRANCESA EM MATO GROSSO: EDIÇÃO FILOLÓGICA E
ANÁLISES LEXICOLÓGICA E HISTÓRICA DE UM
MANUSCRITO DO SÉCULO XIX
Thaisa Maria Gazziero Tomazi (UFMT) e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB)
Carta de Aceite
A PERSPECTIVA DA
LUDICIDADE NO ENSINO DE FONOLOGIA: APLICABILIDADE E RESULTADOS EM UMA TURMA DE
1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Albeli Rodrigues da Silva (UERN), Cícero Eudes da Silva (UERN) e Patrícia da Silva Gadelha (UERN)
Carta de Aceite
A UTILIZAÇÃO DA TERMINOLOGIA EM ESTRATÉGIAS DE BUSCAS: PESQUISA NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA
CAPES
Alex Alves
Almeida
(UFMT) e Carolina Akie Ochiai
Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite
ACENTUAÇÃO E
PONTUAÇÃO MUDAM O SENTIDO DO QUE DIZEMOS? UM ESTUDO FONOLÓGICO POR MEIO DE
ESTAÇÕES DIDÁTICAS
Leidiane Costa Martinz
Ribeiro (UERN), ElisângelaMagalhães
Brandão (UERN) e Sandra Pereira da Silva Gomes (UERN)
Carta de Aceite
ANÁLISE CONTRASTIVA DA
NOMENCLATURA DOS TERMOS DAS PROPOSIÇÕES SIMPLES EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA
ITALIANA A PARTIR DA SEMIÓTICA DE PEIRCE
Ilduara
Silveira dos Santos (UERJ) e Carmem
Praxedes (UERJ)
Carta de Aceite
APRENDENDO A “ESCUTAR OS
MORTOS COM OS OLHOS”: EXPERIÊNCIAS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM FILOLOGIA
Manoela Nunes de Jesus (USP)
Carta de Aceite
APRENDER
FONOLOGIA É DIFÍCIL? NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ASPECTOS
FONO-ORTOGRÁFICOS NOS ANOS FINAIS
Nathália Moreira Peixoto (UERN), Maria Isabel da Silva
Santos (UERN) e Rafaela Ferreira
Barbosa Silva (UERN)
Carta de Aceite
“AQUI COMEÇA O
BRASIL”: ANÁLISE ENTOACIONAL DA FALA OIAPOQUENSE BASEADA NO CORPUS ALIB
Priscila
Francisca dos Santos
(FFP-UERJ)
Carta de Aceite
AS EPÍSTOLAS DE PAULO APÓSTOLO AOS ROMANOS – UMA ANÁLISE PELO
OLHAR DA CRÍTICA TEXTUAL
Raquel de Almeida Odilon
(UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite
AS
IMPLICAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO USO DE ATIVIDADES FONOLÓGICAS NA
PERSPECTIVA LÚDICA E REFLEXIVA
Sandra Pereira da Silva Gomes (UERN), Elisângela Magalhães Brandão
Mestranda (UERN) e
Leidiane Costa Martins Ribeiro (UERN)
Carta de Aceite
AS TRADUÇÕES BRASILEIRAS
DO JARGÃO DA
CRIMINALIDADE EM MISÉRIAS E ESPLENDORES DAS
CORTESÃS DE HONORÉ DE BALZAC
Daniel
Padilha Pacheco da Costa (USP)
Carta de Aceite
ASPECTOS DA
FORMAÇÃO/INSTITUIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO/DO BRASIL
José Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
COMO A
PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS PODE IMPACTAR NO ENSINO DE FONOLOGIA?
Elisângela Magalhães
Brandão (UERN), Sandra Pereira da Silva
Gomes (UERN) e Leidiane Costa Martinz
Ribeiro (UERN)
Carta de Aceite
CONSTRUÇÕES CAUSATIVAS COM “FAZER/HACER” NAS LÍNGUAS ROMÂNICAS: UM
ESTUDO COMPARATIVO
Mylena Vieira Sant'Anna (UFRJ) e Márcia Machado (UFRJ)
Carta de Aceite
CRÍTICA TEXTUAL E ENSINO: ESTUDO DO
PROCESSO DE TRANSMISSÃO DE “VIDAS
SECAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO –
PNLD/2021
Tatiana Cristina
Oliveira Andrade (UFOB) e Josenilce Rodrigues de
Oliveira Barreto (UFOB)
Carta de Aceite
CRÍTICA TEXTUAL E ENSINO:
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA AUXILIAR O PROFESSOR NAS AULAS DE
LITERATURA BRASILEIRA
Derek Martins Balbino (UFMT) e Josenilce Rodrigues de
Oliveira Barreto (UFOB)
Carta de Aceite
DE SAID ALI A ANTENOR
NASCENTES: IMAGINÁRIO DE INTERLOCUÇÃO E (RE)PRODUÇÃO DE SABERES
(META)LINGUÍSTICOS EM CORRESPONDÊNCIA
Tayane Pinto dos Santos (UERJ) e Thaís Araújo da Costa (UERJ)
Carta de Aceite
DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE
PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS NO CONTEXTO BILÍNGUE
Julliana Azevedo da Cunha (FFP-UERJ) e Priscila Francisca dos Santos (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
DETETIVES DA
GRAMÁTICA: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE ACENTUAÇÃO E PONTUAÇÃO NA EDUCAÇÃO
BÁSICA
Maria Isabel
da Silva Santos (UERN), Rafaela
Ferreira Barbosa Sila (UERN) e
Nathalia
Moreira Peixoto (UERN)
Carta de Aceite
EDIÇÕES FILOLÓGICAS DE CERTIDÕES DE ÓBITO MATO-GROSSENSE DO SÉCULO XX:
NOTÍCIAS DE PESQUISA
Luciane Aparecida Azevedo (UFMT) e Josenilce Rodrigues de
Oliveira Barreto (UFMT)
Carta de Aceite
ELA ESCONDE-SE, AO MESMO
TEMPO QUE SE ESPALHA PELA CASA TODA. É A
MULHER-VIOLETA: EDIÇÃO CRÍTICA DE “A INTRUSA”, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA
Iara Lopes Maiolini (UFMT) e Carolina Akie Ochiai
Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite
ENSINO DE METÁFORA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FLUXOS
LINGUÍSTICO-LITERÁRIOS
Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA) e Guilherme Augusto Beserra Araújo (UEMA)
Carta de Aceite
ENSINO DE GRAMÁTICA: A MORFOLOGIA E SUAS
INTERFACES
Vítor de Moura Vivas (IFRJ)
Carta de Aceite
ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM: AS POTENCIALIDADES DAS METODOLOGIAS
ATIVAS NO ENSINO DE FONOLOGIA
Patrícia da Silva Gadelha (UERN), Albeli Rodrigues da Silva (UERN) e Cícero Eudes da Silva (UERN)
Carta de Aceite
FASES DA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: A GRAMÁTICA NORMATIVA E A COMUNICAÇÃO
ESCRITA NO ENSINO MÉDIO
Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA), Maria de Lourdes Moreira Rodrigues (UEMA) e Eliane da Silva do Nascimento (UEMA)
Carta de Aceite
GRAMÁTICA E ENSINO: O VERBO SOB UMA ÓTICA NÃO CONCATENATIVA
Vítor de Moura Vivas (IFRJ)
Carta de Aceite
GRAMÁTICA LÚDICA NO ENSINO MÉDIO: O ENSINO DE FONOLOGIA COM JOGOS
Cícero Eudes da Silva (UERN), Albeli Rodrigues da Silva (UERN) e Patrícia da Silva Gadelha (UERN)
Carta de Aceite
LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ADULTOS E TERCEIRA IDADE:
CONEXÕES ENTRE LITERATURA E VIDA COM BASE EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
Camylle
Cristinne Garcia Conceição Rodrigues (UVA), Sarah
de Oliveira Marques (UVA) e
Silvana Moreli
Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
LIMA BARRETO E
A LITERATURA MILITANTE
Ricardo Hiroyuki Shibata (UNICENTRO)
Carta de Aceite
MORFOLOGIA,
USO E TEXTO: O DIMINUTIVO NO PORTUGUÊS
Vítor de Moura Vivas (IFRJ) e Margareth Andrade Morais (IFRJ)
Carta de Aceite
NEOLOGISMO EM
QUESTÃO: POESIAS E NARRATIVAS LITERÁRIAS DE MANOEL DE BARROS E ROBERTO DE SENA
EM ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA A 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA
DE COTEGIPE-BA
Liane Santana Santos do
Nascimento (UFMT) e Josenilce Rodrigues de
Oliveira Barreto (UFOB)
Carta de Aceite
NAPOLEÃO BONAPARTE, SEGUNDO JOSÉ DA SILVA
LISBOA
Ricardo
Hiroyuki Shibata (USP)
Carta de Aceite
NOS CAMINHOS TEÓRICOS DA FILOLOGIA, DA NARRATIVA HISTÓRICA E DA
MEMÓRIA
Débora da Silveira Campos (UFMT) e Carolina
Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite
O
CAMINHO DA DESCRIÇÃO À PRESCRIÇÃO GRAMATICAL: DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
AO SÉCULO XX
Fernando Vieira
Peixoto Filho (UFRJ e UFRRJ)
Carta de Aceite
O CONCEITO DE LUGAR DE
FALA COMO FORMA DE
CONTROLE E EXCLUSÃO DO DISCURSO
Matheus
Henrique Leandro Garcia (UEMS)
Carta de Aceite
O ENSINO DE FONOLOGIA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DA ESCRITA
David Brito Alves (UERN)
Carta de Aceite
O FEMININO E AS TENSÕES
ENTRE ORIENTE E OCIDENTE A PARTIR DA LEITURA DA HQ AUTOBIOGRÁFICA PERSÉPOLIS,
DE MARJANE SATRAPI
Millena Sayuri Oide da
Silva (UVA) e
Silvana Moreli
Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
O GÊNERO NEUTRO NO PORTUGUÊS: A VOGAL MÉDIA NA SÍLABA TÔNICA
Lara de Almeid Moreira
(IFRJ), Vitor de Moura Vivas (IFRJ) e Wallace Bezerra de Carvalho
(IFRJ)
Carta de Aceite
O GÊNERO
(TECNO)DISCURSIVO CIBERCOMENTÁRIO: DEFINIÇÃO,
FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL
Ana Paula Cordeiro Lacerda
Franco (UFMG) e Bárbara Amaral da Silva (UFMG)
Carta de Aceite
“OLHOS D’ÁGUA”, DE
CONCEIÇÃO EVARISTO, E O PROTAGONISMO NA SALA DE AULA: UM PROJETO DE LETRAMENTO
LITERÁRIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Marcelly Yasmin Araujo do
Nascimento (UVA) e
Silvana Moreli
Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
O LUGAR DO
LÚDICO NA LINGUAGEM: CRUZAMENTOS VOCABULARES E JOGOS-DE-LINGUAGEM NO CONTEXTO DA
EDUCAÇÃO BÁSICA
Felipe da Silva Vital (UFRJ)
Carta de Aceite
O MIGRANTE
ÁRABE E SUA REPRESENTAÇÃO EM JORNAIS: UM OLHAR ANTES E DEPOIS DO 11 DE SETEMBRO
DE 2001 – UMA ANÁLISE LEXICAL
Adriana
Auxiladora da Silva (UFMT) e Carolina
Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite
O SISTEMA
BRAILLE E O PROCESSO DE CONTINUIDADE NO BRASIL
Barbara Poubel
dos Santos (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
O
USO DO SAGRADO AFRICANO E SEUS DESDOBRAMENTOS INQUISITORIAIS NAS CAPITANIAS DE
MATO GROSSO, MARANHÃO E GRÃO-PARÁ, NOS SÉCULOS XVIII E XIX
George
Gleyk Max de Oliveira (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite
OS CRONOTOPÔNIMOS EM MINAS GERAIS
Jacqueline Helen de Lima (UFMG)
Carta de Aceite
OS TESTEMUNHOS
DAS “ESCOLAS DE LER E ESCREVER” – 1549–1553: UMA ANÁLISE SOB O VIÉS DO CONTATO
LINGUÍSTICO
Viviane Lourenço
Teixeira (SME e SEDUC-Saquarema)
Carta de Aceite
PLATAFORMA DE CORPUS ELETRÔNICO DE TEXTOS LITERÁRIOS E
NÃO LITERÁRIOS DOS SÉCULOS XVIII AO XXI: FONTES DE ESTUDO E PESQUISA DO
PORTUGUÊS BRASILEIRO - FASE 2
Ádley Rocha de Souza (UFOB) e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB)
Carta de Aceite
PSICANÁLISE E ANÁLISE DO DISCURSO:
ARTICULAÇÕES OSSÍVEIS ENTRE TRANSFERÊNCIA E ETHOS
Paulo Lobemvein (IFNMG)
Carta de Aceite
RECOMPOSIÇÃO: ENSINO EM TRÊS EIXOS
Tiago Vieira
de Souza (IFRJ)
Carta de Aceite
RELIGIÃO
E PRECONCEITO NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISE
FILOLÓGICA NOS PERIÓDICOS “A CRUZ” E “A PENNA EVANGELICA”: A
INTOLERÂNCIAS ÀS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA, EM
CUIABÁ-MT (1910–1929)
Joelson Penha Silva (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite
RESPONDE OU PASSA: UMA NOVA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FONOLOGIA
NO ENSINO BÁSICO
Rafaela Ferreira Barbosa Silva (UERN), Nathália Moreira Peixoto (UERN) e Maria Isabel da Silva Santos (UERN)
Carta de Aceite
SAID ALI NA
HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS NO/DO BRASIL
Thaís Araujo da Costa (UERJ e UFF)
Carta de Aceite
TRABALHANDO O PRECONCEITO
LINGUÍSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: A PERCEPÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA E
ENCAMINHAMENTO DE PROJETO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR
Quézia Brandão dos Santos (UVA) e Silvana Moreli Vicente
Dias (UVA)
Carta de Aceite
TRANSCRIÇÃO E EDIÇÃO DE MANUSCRITOS - FILOLOGIA E CORPUS HISTÓRICO
Maria Clara Nardi Poloni (UFMT), Maria Victoria Menezes Magalhães (UFMT) e
Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite
VARIAÇÃO
FONÉTICA NOS NOMES COMERCIAIS DE ESTREITO-MA: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA
Ester de Sousa Reis (UEMASUL), Lisandra Sousa Santos (UEMASUL), Vitória Santos Paixão (UEMASUL) e Daniela Jaqueline
Tôrres Barreto (UEMASUL)
Carta de Aceite
VOCÁBULOS
POSTOS À MARGEM EM A LINGUAGEM DOS CANTADORES (1933)
Nicole Cavalcante Duque
Gredilha Coelho (UERJ) e Thaís de Araujo da Costa
(UERJ)
Carta de Aceite
|