410 RESUMOS DA
XV JNLFLP


Todos os coautores e Orientadores que desejarem receber um Certificado de Apresentação devem fazer a sua inscrição individual como Audiente (Sem apresentação de trabalho) e pagar por ela.


Atualizado em 6/11/20


A AFRO-BRASILIDADE EM SALA DE AULA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Juliano Dumani (UVA) e Maria Cristina Prates (UVA)

Carta de Aceite


A ATUAÇÃO DE PREPOSIÇÕES COMPLEXAS COMO APONTAMENTO DE RETOMADA DE OBJETOS DE DISCURSO
Marcos Luiz Wiedemer (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


A CULTURA FRANCESA AOS OLHOS DE DOIS PORTUGUESES

Francine Nogueira Lamy Garcia Pinho (UENF) e Silvia Alicia Martínez (UENF)

Carta de Aceite


A DIFERENCIAÇÃO DO AGENTE EM DOCUMENTOS DO SÉCULO XIX

Patrick Pereira Campos Brito (UESB) e Cristiane Namiuti (UESB)

Carta de Aceite


A DUPLA CHAMA: O AMOR E O EROTISMO NA CONSTRUÇÃO POÉTICA CONTEMPORÂNEA

Elder Gonçalves Freitas (UERR) e Iris Anita Fabián Ramirez (UERR)

Carta de Aceite


A ERRÂNCIA NO EMPREGO DA VÍRGULA

Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFT)

Carta de Aceite

A FEMINILIZAÇÃO E ETNICIZAÇÃO DA POBREZA: REFLE-XÕES SOBRE AS ESCREVIVÊNCIAS DE CAROLINA MARIA DE JESUS EM QUARTO DE DESPEJO
Pauline Ildefonso (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Gizelya da Silva Morais (IFF)

Carta de Aceite


A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO INCENTIVO À LEITURA INFANTIL

Pablo Mozer de Pinho (SEEDUC) e Giulia Silva de Almeida Pinho (FAFIMA)

Carta de Aceite

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM COMO ATRIBUTO ESSENCIAL PARA A EXISTÊNCIA HUMANA
Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Edilaine da Silva Freitas (UENF), Roberta Santana Barroso (UENF) e Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF)

Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ESCRITA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Davi Pereira Gomes (UFT), Cláudia Lucia Coelho Lopes (UFT) e Márcio Araújo de Melo (UFT)

Carta de Aceite


 A INDIVIDUAÇÃO: UMA REFLEXÃO ONTOLÓGICA ACERCA DA LÍNGUA EM MEIO ÀS NOÇÕES DE FORMA E INFORMAÇÃO

Carlos Eduardo Herculano Jardim (UFT)

Carta de Aceite


A INTERAÇÃO FAMILIAR: UMA COMUNICAÇÃO DEFINIDA PELA COGNIÇÃO E LINGUAGEM

Ieda Tinoco Boechat (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro (UENF)

Carta de Aceite


A AULA PRÁTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM ENFASE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Luciana de Oliveira Silva (UENF), Roberta Aparecida de Sales (UENF) e Enderson Tadeu de Assis (UENF)

Carta de Aceite


A AUTONOMIA FEMININA NOS POEMAS “AVISO DA LUA QUE MESTRUA” E “SAFENA”, DE ELISA LUCINDA

Brenda da Silva Dias (UEMASUL), Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL) e Luana Gonçalves da Silva (UEMASUL)

Carta de Aceite


A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS INTERSECÇÕES LINGUÍSTICO-CULTURAIS DOS ESTUDOS LÉXICO-TOPO -NÍMICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Rodrigo Vieira do Nascimento (UFT), Suiane Francisca da Silva (UFT) e Carla Bastiani (UFT)

Carta de Aceite


A BNCC E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  REFLEXÕES SOBRE ESTRATÉGIAS, METODOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS

Moacir dos Santos da Silva (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)

Carta de Aceite


A CARTINHA COM OS PRECEITOS E MANDAMENTOS DA SANTA MADRE IGREJA, DE JOÃO DE BARROS 91539), SOB A ÓTICA DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Viviane Lourenço Teixeira (UFF)

Carta de Aceite


A CLASSE MÉDIA DE GRAMÁTICA NOS COLÉGIOS DA COMPANHIA DE JESUS: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO LINGUÍSTICO JESUÍTICO

Janaina Fernanda de Oliveira Lopes (UFF)

Carta de Aceite


A CONCEPÇÃO INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA DO TEXTO: A INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS NA ESCOLA

Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)

Carta de Aceite


A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA EM SUJEITOS DIASPÓRICOS NO CONTO “NO SEU PESCOÇO”, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega (UERN), Francisca Ramos-Lopes (UERN) e João Batista da Costa Junior (UERN)

Carta de Aceite


A CULTURA FRANCESA AOS OLHOS DE DOIS PORTUGUESES

Francine Nogueira Lamy Garcia Pinho (UENF) e Silvia Alicia Martínez (UENF)

Carta de Aceite


A DESNATURALIZAÇÃO DO PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: CAMINHOS POSSÍVEIS

Francisca Maria de Souza Ramos Lopes (UERN)

Carta de Aceite


A DIÁSPORA E OS SEUS EFEITOS NA IDENTIDADE DOS PERSONAGENS DO CONTO “OS CASAMENTEIROS”,  DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega (UERN)

Carta de Aceite


A DIFERENCIAÇÃO DO AGENTE EM DOCUMENTOS DO SÉCULO XIX

Patrick Pereira Campos Brito (UESB) e Cristiane Namiuti (UESB)

Carta de Aceite



A DUPLA CHAMA: O AMOR E O EROTISMO NA CONSTRUÇÃO POÉTICA CONTEMPORÂNEA

Elder Gonçalves Freitas (UERR) e Iris Anita Fabián Ramirez (UERR)

Carta de Aceite


A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KRAHÔ NA ALDEIA CAPITÃO DO CAMPO

Raquel Palmeira de Oliveira Karajá (UFT), Francisco Edviges Albuquerque (UFT) e Adriano Dias Gomes Karajá (UFT)

Carta de Aceite


A ESTATÍSTICA TEXTUAL E OS NOVOS MÉTODOS DE COTEJAR ESTILO: UM ESTUDO QUANTIQUALITATIVO COM A OBRA “CRÔNICAS DE ALÉM-TÚMULO”

Ana Paula Nunes de Sousa (UEMA) e Emanoel César Pires de Assis (UEMA)

Carta de Aceite

A FEMINILIZAÇÃO E ETNICIZAÇÃO DA POBREZA: REFLE-XÕES SOBRE AS ESCREVIVÊNCIAS DE CAROLINA MARIA DE JESUS EM QUARTO DE DESPEJO
Pauline Ildefonso (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Gizelya da Silva Morais (IFF)

Carta de Aceite

A FORMAÇÃO DE NOVOS ALUNOS ESCRITORES NO CONTEXTO DIGITAL

Ana Carolina Alves de Lima Oliveira (UFT) e Andrea Martins Lameirão Mateus (UFT)

Carta de Aceite


A GRAMMATICA PORTUGUEZA, DE JULIO RIBEIRO, À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Cleide Bezerra de Melo (UFF) e Ricardo Stavola Cavaliere  (UFF)

Carta de Aceite


A HERANÇA DO LATIM NA LÍNGUA PORTUGUESA

Hadassa Batista Soares (UFPE) e Robson Rodrigues Claudino (UFPE)

Carta de Aceite


A IMAGEM DA MULHER EM ANÚNCIOS DE CERVEJA: UM ESTUDO SEMIÓTICO

Larissa Silva Pereira (UFMS)

Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM COMO ATRIBUTO ESSENCIAL PARA A EXISTÊNCIA HUMANA

Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Edilane da Silva Freita (UENF), Roberta Santana Barroso (UENF) e Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF)

Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ESCRITA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Davi Pereira Gomes (UFT), Cláudia Lucia Coelho Lopes (UFT) e Márcio Araújo de Melo (UFT)

Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL PARA A ADEQUAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA À CONCORDÂNCIA VERBAL DE 3ª PESSOA DO PLURAL

Eliara Rodrigues Duarte (UESB) e Valéria Viana Sousa   (UESB)

Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ORALIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Raquel França Freitas (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti  (UENF)

Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM GÊNEROS PERMEADOS PELO TIPO TEXTUAL NARRATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NA ESCOLA BÁSICA

Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFT) e Juliana Leal Facundes (UFT)

Carta de Aceite


A INDIVIDUAÇÃO: UMA REFLEXÃO ONTOLÓGICA ACERCA DA LÍNGUA EM MEIO ÀS NOÇÕES DE FORMA E INFORMAÇÃO

Carlos Eduardo Herculano Jardim (UFT)

Carta de Aceite


A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA DE REDAÇÕES ARGUMENTATIVAS DE ALUNOS DO 9 ANO

Marcos de Jesus Santa Barbara (FFP-UERJ) e José Mario Botelho (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


A INTERAÇÃO FAMILIAR: UMA COMUNICAÇÃO DEFINIDA PELA COGNIÇÃO E LINGUAGEM

Ieda Tinoco Boechat (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro (UENF)

Carta de Aceite


A LEGITIMAÇÃO DO CONSTRUCTO DO FALANTE NATIVO NO PROCESSO DE COMODITIZAÇÃO DA LÍNGUA INGLESA

Allan Cordeiro da Silveira (UFF)

Carta de Aceite


A LEITURA DE CHARGES NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS DE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO

Caroline Lourenço Monteiro (UVA) e Graziela Borguignon Mota (UVA)

Carta de Aceite


A LEITURA DO TEXTO IMAGÉTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGuESA

Felipe Gonçalves Carneiro (UFT) e Andreia Nascimento Carmo (UFT)

Carta de Aceite


A LEITURA NA/ALÉM DA ESCOLA: PRÁTICAS DE SIGNIFICAÇÃO DA REALIDADE

Francisca Maria de Souza Ramos Lopes (UERN), Cleber Luiz de Sousa Lima (Escolas da SME/SEE-RN) e Hely Cantalice Neto (Escolas da SME/SEE-CE)

Carta de Aceite


A LINGUAGEM COMO ATRIBUTO ESSENCIAL PARA A EXISTÊNCIA HUMANA

Edilaine da Silva Freitas (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Eliana Crispim França Luquetti  (UENF), Roberta Santana Barroso (UENF) e Sinthia Moreira Silva Rib)eiro (UENF)
Carta de Aceite


A LINGUAGEM E O PROCESSO ENSINO–APRENDIZAGEM DE ALUNO SURDO ATRAVÉS DE PORTFÓLIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL

Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF) e Renato Augusto DaMatta (UENF)

Carta de Aceite


A LINGUAGEM EXPRESSIVA E SUA INTER-RELAÇÃO COM O CARNAVAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BARRA-RJ: BLOCO "IDIANOS"

Jhonatan da Silva Martins (UENF) e Lilian Sagio Cezar (UENF)
Carta de Aceite


A LINGUAGEM LÚDICA DO JOGO JUST DANCE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AULAS DE DANÇA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Priscilla Gonçalves De Azevedo (UENF), João Luiz Lima Marins (UENF) e Bianka Pires Andre (UENF)
Carta de Aceite


A LINHA E O CORTE: ANÁLISE DO POEMA “CASO DO VESTIDO”, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Brenda da Silva Dias (UEMASUL) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL)

Carta de Aceite


A LÍRICA E SEU LUGAR NA ANTIGUIDADE GREGA

Odi Alexander Rocha da Silva (UFT) e Roseli Bodnar (UFT)
Carta de Aceite


A LITERATURA INFANTIL E O LÚDICO NO TRABALHO PEDAGÓGICO: A AQUISIÇÃO DA LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES NO CONTEXTO PRÉ-ESCOLA
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF), Andrea Rose Alves (UENF) e Caroline de Almeida Delgado (UENF)
Carta de Aceite


A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Valdivina Telia Rosa de Melian (UFT) e Andreia Nascimento Carmo (UFT)

Carta de Aceite


A MAGIA E OS SABERES ANCESTRAIS MESTRE DIDI

Sílvia Nascimento dos Santos (UESB) e Filismina Fernandes Saraiva (UESB)

Carta de Aceite


A MORTE DO DEUS-AUTOR: O USO DE METALINGUAGEM EM “CLUBE DA LUTA 2”

Diane Nascimento de Oliveira (UNEB) e Thiago Martins Prado (UNEB)

Carta de Aceite


A MÚSICA “CÁLICE” COMO SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA POLÍTICA EM UM BRASIL MARCADO PELA DITADURA: UMA ANÁLISE CRÍTICO-DISCURSIVA

Thiago Costa da Silva (UVA) e Cláudia Cristina Mendes Giesel (UVA)

Carta de Aceite


A MULTIMODALIDADE E A INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES COM FOCO NA ORALIDADE E ESCRITA A PARTIR DAS MÍDIAS DIGITAIS

Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF), Jackeline Barcelos Corrêa (UENF), Aline Vilaça Peixoto Dias (UENF) e Luiz Cláudio da Silva Velasco (UENF)

Carta de Aceite


A NASALIDADE FONÉTICA DAS VOGAIS ORAIS ATRAVÉS DE YOUTUBERS CARIOCAS E PAULISTANOS

Letícia França Martins (UFRRJ) e Marli Hermenegilda Pereira (UFRRJ)

Carta de Aceite


A PANDEMIA E O SABER LITERÁRIO: REFLEXÕES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO

Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF), Fabrizia Miranda de Alvarenga (UENF) e Moisés Pereira da Silva (UENF)

Carta de Aceite


A PERSPECTIVA DA LINGUAGEM NÃO VERBAL NAS REDES SOCIAIS

Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO), Luciano Ribeiro da Silva (IFTO), Luciano de Sousa Moraes (IFTO), Timóteo de Sousa Lemos (IFTO) e Vilma Pinheiro de Sousa (SEMED–Davinópolis–MA)

Carta de Aceite


A PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA: DESAFIOS E POSSIBIIDADES

Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF), Thamires Gomes da Silva Amaral Lessa (UENF) e Bianka Pires André (UENF)

Carta de Aceite


A PERSPECTIVAÇÃO CONCEPTUAL DE ESCRAVO EM ANÚNCIOS DE UM JORNAL DO SÉCULO XIX

Luciel Pereira de Jesus (UNEB) e Elisangela Santana dos Santos (UNEB)

Carta de Aceite


A PICHAÇÃO À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO: UMA PROPOSTA DE LEITURA

Cristina Lúcia de Oliveira (UFRRJ)

Carta de Aceite


A PINTURA COMO TEXTO NA SEMIÓTICA GREIMASIANA: PRINCÍPIOS GERAIS

Évelyn Coelho Paini Webber (UFMS)

Carta de Aceite


A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 2020 COMO ACONTECIMENTO ENUNCIATIVO: EFEITOS DE SENTIDOS DO DISCURSO POLÍTICO DA EDUCAÇÃO IN(EX)CLUSIVA
Alliny Kássia da Silva (UFT) e Janete Silva dos Santos (UFT)
Carta de Aceite


A PRÁTICA DOCENTE E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH

Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite


A REESCRITA DO TEXTO: UMA DIMENSÃO DIALÓGICA DO DISCURSO COMO SUBSÍDIO À REDAÇÃO DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Eduarda dos Santos Damiqui (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF), Gianne Badino Brasiellas (UENF) e Laryssa Gonçalves dos Santos (UENF)

Carta de Aceite


A RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DA "SARS: COV-2"

Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA) e Ítalo Ramon Melo Lima (UEMA)

Carta de Aceite


A REPRESENTAÇÃO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NO DISCURSO DIGITAL

Matheus Henrique Leandro Garcia (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)

Carta de Aceite


A REPRESENTAÇÃO DO FEMINISMO NO DISCURSO DA MULHER-MARAVILHA

Bruna Caroline Fernandes Elias (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Carta de Aceite


A REPRESENTAÇÃO FEMININA NAS OBRAS “A MORENINHA”, DE JOAQUIM MANUEL, E “A MÃO E A LUVA”, DE MACHADO DE ASSIS: ROMANTISMO VERSUS REALISMO

Maria da Conceição Castro de Jesus (UERR) e Iris Anita Fabián Ramírez (UERR)

Carta de Aceite


A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MULHER NA COZINHA DO MASTERCHEF BRASIL

Yasmim da Fonseca Wagner (UENF), Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF) e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF)

Carta de Aceite


A RESSIGNIFICAÇÃO DA ATUAÇÃO DO TILS NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS DA UFMS

Jessica Rabelo Nascimento (UFMS) e Katicilayne Roberta de Alcântara (UFMS)

Carta de Aceite


A RETEXTUALIZAÇÃO NA SALA DE AULA: TRABALHANDO GÊNEROS TEXTUAIS NO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA

Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes (UFRRJ)

Carta de Aceite


A SEMÂNTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A SIGNIFICAÇÃO DOS RELATOS E MAPAS MENTAIS DOS CATADORES DE AÇAÍ

Bruna Sousa dos Santos (UEMASUL), Sirley Cunha de Sousa (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)

Carta de Aceite


A SOCIOLINGUÍSTICA E A COMPREENSÃO DO AUTISMO

Vanessa Franco Neves (UENF), Karinna Steves de Oliveira Ramos (UENF) e Neiva do Amaral Lemos Haddad (UENF)

Carta de Aceite


A TEMÁTICA DO AMOR HOMOSSEXUAL, NA 2A BUCÓLICA, DE VIRGÍLIO

Tobias Vilhena de Moraes (UERJ) e Marcio Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ e UERJ)

Carta de Aceite


A TOPONÍMIA COMO CONSTRUÇÃO HITÓRICO-CULTURAL NOS BAIRROS DA ZONA LESTE DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA

Rainya Carvalho de Oliveira (UERR) e Alessandra dos Santos Sousa (UERR)

Carta de Aceite


A TOPONÍMIA RURAL NO CONTEXTO CAFEICULTOR DA SERRA DO CAPARAÓ

Jacqueline Helen de Lima (UFMG)

Carta de Aceite


A TRAJETÓRIA DE GRAMATICALIZAÇÃO DO ANTES EM TEXTOS ACADÊMICOS

Carla Daniele Saraiva Bertuleza (UERN) e João Bosco Figueiredo Gomes (UERN)

Carta de Aceite


A TRANSITIVIDADE VERBAL PARA ALÉM DA TRADIÇÃO GRAMATICAL: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL(ISTA)

Simara Silva Pereira Carreiro (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)

Carta de Aceite


A UTILIZAÇÃO DOS TERMOS DA INFORMÁTICA NAS REDES SOCIAIS E O PROCESSO DE APORTUGUESAMENTO

Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO), Luís Alberto Libânio Lima (IFTO), Douglas Ferreira Chaves (FAIARA), Marcondes Coelho Feitoza (IFAM) e Pollyana Vieira de Abreu (IFTO)

Carta de Aceite


A VARIAÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO NA NORMA URBANA CULTA DO RIO DE JANEIRO

Michelle Silva dos Santos (UFF)

Carta de Aceite


A VIOLÊNCIA NA LITERATURA CABO-VERDIANA ESCRITA POR MULHERES
Dina Salustio (Cabo Verde)

Carta de Aceite


A VISIBILIDADE DA CULTURA MOÇAMBICANA EM EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS

Nancy A. Arakaki (PUC-SP e UPM)

Carta de Aceite


ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE SEMÂNTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 9° ANO ESCOLAS PÚBLICAS PÚBLICAS EM IMPERATRIZ-MA

Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)

Carta de Aceite


ABORDAGEM TOPONÍMICA NA LITERATURA DOS VIAJANTES

Verônica Ramalho Nunes (IFTO) e Victor Souza Barcelos da Silva (IFTO)

Carta de Aceite


ACONTECIMENTO DISCURSIVO E ENUNCIATIVO: AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO HÍBRIDO NO PÓS-PANDEMIA
Maria Sueneide da Silva Colares (UFT
)

Carta de Aceite


ADMISSIBILIDADE E JULGAMENTO: EFEITOS-SENTIDO DE UNIDADE E DE DESCONSTRUÇÃO

Thaiane Dutra Luz Costa (UESB), Milca Borges Luz (UESB), Naiara Morena Sebadelhe Santos da Conceição (UESB) e Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB)

Carta de Aceite


AGOSTINHO DE TAGASTE À HIPONA: AS DECLINAÇÕES E CONJUGAÇÕES DE UM HOMEM

Renato do Nascimento Alves (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL: UM RETRATO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

Ananda Dias Barcelos (UENF), Raquel França Freitas (UENF), Bianca Amaral Freitas (UENF) e Flávia Lopes Barbosa Siqueira (UENF)

Carta de Aceite


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES PARA UM ENSINO PROFÍCUO

Helena Sant’Ana dos Santos Ribeiro (UENF), Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF), Ana Beatriz Gofredo de Souza (UENF) e Marcella Manhães Volino (UENF)
Carta de Aceite


ANÁLISE ACERCA DO ADJETIVO NA PEÇA “DE UMA NOITE DE FESTA”, DE JOAQUIM CARDOZO

Fernanda Luis Nunes de Mattos (UERJ) e Éverton Barbosa Correia (UERJ)

Carta de Aceite


ANÁLISE ACÚSTICA DAS VOGAIS MÉDIAS PRÉ-TÔNICAS PRODUZIDAS POR FALANTES COM T21

Lucrécia de Aquino Santos (UESB) (PAGO) e Marian Oliveira (UESB)

Carta de Aceite


ANÁLISE DA FALA E DA ESCRITA DE SUJEITOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA

Ailton Soares Lopes (UEMASUL), Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL) e Alexandre da Silva Sousa (UEMASUL)

Carta de Aceite


ANÁLISE DA VARIAÇÃO E MUDANÇA NA LIBRAS EM REGISTROS DOS ANOS DE 1875 E 2017

Rayane Thaynara Santos (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)

Carta de Aceite


ANÁLISE DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM FACHADAS COMERCIAIS COMO PROPOSTA DE LETRAMENTO

Roniela Almeida Moreira (UEMASUL), Beatriz Santana do Carmo (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)

Carta de Aceite


ANÁLISE DE POSTAGENS SOBRE DROGAS NAS REDES SOCIAIS

Aline Correia Silva de Oliveira (IFTO), Israel de Paula Maia (IFTO), Fernando Gonçalves da Silva (Estácio de Sá), José James Torres da Silva (IFTO) e Nahete de Alcântara (IFTO)

Carta de Aceite


ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NOS ANÚNCIOS DA EMPRESA AMERICANA COCA-COLA

Heloisa Guilherme da Silva (UERN), Alan Eugênio Dantas Freire (UERN) e Teresa D’Ávila Fernandes Gurgel de Azevedo (UERN)

Carta de Aceite


ANÁLISE DOS DISCURSOS MÉDICOS NA IMPRENSA SOBRE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS BRASIL

Renato da Silva (UNIGRANRIO)

Carta de Aceite


ANÁLISE ENTOACIONAL EM SANTA TERESA-RS

Priscilla Gevigi de Andrade Majoni (CEFET-ES)

Carta de Aceite


ANÁLISE VARIACIONISTA DO FONEMA /R/ NA COMUNIDADE DE BURARAMA, INTERIOR DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

Priscilla Gevigi de Andrade Majoni (CEFET-ES)

Carta de Aceite


ARTICULAÇÃO DE ORAÇÕES NO PORTUGUÊS EM PERSPECTIVA FUNCIONALISTA

Ana Maria Costa de Araújo Lima (UFPE)

Carta de Aceite


ASPECTOS DISCURSIVOS DA PUBLICIDADE DE INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS BRASILEIRAS NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA

Denise Durante (UNIP)

Carta de Aceite


AS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA AO ENSINO DE LÍNGUAS EM RORAIMA

Luzineth Rodrigues Martins (UFRR)

Carta de Aceite


AS DIMENSÕES DIALÓGICAS DA MEDIAÇÃO DE LEITURA

Giltânia de Fátima Santos Nery (UFRRJ) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)

Carta de Aceite


AS EXPERIMENTAÇÕES CÊNICAS DE BERTOLT BRECHT

Roseli Bodnar (UFT) e Nivaldo Monteiro Camilo da Silva Bodnar (UFT)

Carta de Aceite


AS HORAS DE AUGUSTO MATRAGA: A JORNADA DO HERÓI ROSEANO

Daniella Tavares Potrique (UVA) e Cimélio Senna Vasconcelos (UVA)

Carta de Aceite


AS MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA DE REDAÇÕES ARGUMENTATIVAS DE ALUNOS DO 8º ANO

Felipp Pereira de Santana (FFP-UERJ e SEEDUC-RJ) e José Mario Botelho (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


AS METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS ÀS TDICS PARA POTENCIALIZAÇÃO DA INTERAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E COLABORAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Edilaine da Silva Freitas (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF), Roberta Santana Barroso (UENF) e Vanessa Amaral Tinoco (UENF)

Carta de Aceite


AS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

Lucas Capita Quarto (UENF), Fernanda Castro Manhães (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF) e Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF)

Carta de Aceite


AS MULHERES NO PAPEL: CORPOS E EMOÇÕES NOS DIÁRIOS DE RUTH BUENO E MARIA HELENA CARDOSO

Mariana Lamenha Farinha de Oliveira (UNIGRANRIO) e Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)

Carta de Aceite


AS NÃO COINCIDÊNCIAS DO DIZER: ANÁLISE ENUNCIATIVA DE UMA ENTREVISTA NO PROGRAMA RODA VIVA

Laiza Rodrigues Oliveira (UFT) e João de Deus Leite (UFT)

Carta de Aceite


AS POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS SOBRE O USO DE ÁLCOOL

Luciana Pinto Fernandes (IFTO), Décio Dias dos Reis (IFTO), Eliane Mittelstad Martins de Souza (IFTO), Luciano Ferreira Gomes (IFTO/UFT) e Júlia Alves Rodrigues Carvalhal (IFTO)

Carta de Aceite


AS RELAÇÕES ENTRE AS FORMAS DE ENSINAR ALUNOS BRASILEIROS E VENEZUELANOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR

Regina Moura Damaceno (IFRR)

Carta de Aceite


AS TRAMAS DA ARGUMENTAÇÃO: AS CLÁUSULAS DE FINALIDADE E A MODALIDADE DEÔNTICA

Amanda Heideich Marchon (UFF)

Carta de Aceite


AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS NA REGIÃO NORTE FLUMINENSE: UMA PERSPECTIVA SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE DE ENSINO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Ananda Dias Barcelos (UENF), Raquel França Freitas (UENF), Bianca Amaral Freitas (UENF) e Flávia Lopes Barbosa Siqueira (UENFF)

Carta de Aceite


ATITUDES LINGUÍSTICAS DE ALUNOS VENEZUELANOS EM RELAÇÃO À LÍNGUA PORTUGUESA

Sidneia Alves do Carmo (UERR) e Elecy Rodrigues Martins (UERR)

Carta de Aceite


ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL E SUA INTERFACE LEXICOGRÁFICA

Sânia Fontoura Fernandes (UFMS) e Liliana Paredes Moreno (UFMS)

Carta de Aceite


AUDIODESCRIÇÃO: RECURSO DE ACESSIBILIDADE EM POSTS DE MARCAS DE COSMÉTICOS NO INSTAGRAM­

Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF), Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF) e Yasmim da Fonseca Wagner (UENF)

Carta de Aceite


AULAS DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Graciane Martins da Silva (UFT) e Elem Kássia Gomes (UFT)

Carta de Aceite


BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, TECNOLOGIAS DIGITAIS E LÍNGUA PORTUGUESA: UMA NOVA PROPOSTA PARA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Beatriz Araujo de Rezende Neves (UENF), Cristiana Barcelos da Silva (UENF), Rackel Peralva Menezes Vasconcellos (UENF) e Poliana Campos Côrtes Luna (UENF)

Carta de Aceite


BASTIDORES DE UMA ESCRITA LITERÁRIA: EDIÇÃO DO POEMA “TROVAS...”, DE EULÁLIO MOTTA

Maria Rosane Vale Noronha Desidério (UEFS) e Patrício Nunes Barreiros (UEFS)

Carta de Aceite


BOOKTUBE: UM OLHAR PARA OS GÊNEROS ADVINDOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Dayana Junqueira Ayres (UESB), Marcia Helena de Melo Pereira (UESB) e Ana Claudia Oliveira Azevedo (FAPESB e UESB)

Carta de Aceite


CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: A POESIA E A IMAGEM

Luciane Barros da Silva (UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)

Carta de Aceite


CARTOGRAFANDO OS NEOLOGISMOS NA QUARENTENA: AMPLIANDO O VOCABULÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Haline Janaina Franco Almeida (UFT)

Carta de Aceite


CEGUEIRA DISCURSIVA III, A NÃO RESPOSTA EM DISCUSSÕES POLÍTICAS NO WHATSAPP: ESTUDO DE CASO

Marcello Riella Benites (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)

Carta de Aceite


COMUNICAÇÃO MÉDICO E PACIENTE SURDO SOB A PERSPECTIVA TRANSLÍNGUES: UM ESTUDO ETNOGRAFICO

Franceline Bruschi Leal (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)

Carta de Aceite


CONCEITO DE LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES LINGUÍSTICAS

Leila Cardoso Machado (UEMS) e Kátia Juliane Lopes (UEMS)

Carta de Aceite


CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROSA E O POEMA DE BARREIROS FILHO

Pedro Albeirice da Rocha (UFT)

Carta de Aceite


CONSIDERAÇÕES SOBRE FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS

Kairo Tavares Freire (IFTO), Raimundo Pinho Gondinho (IFMA), Marcos Gonçalves da Silva (IFRR), Patrícia Andrade Figueira (IFTO) e Welmer Danilo Rodrigues Rocha (IFTO)

Carta de Aceite


CONTATO LINGUÍSTICO PORTUGUÊS–ESPANHOL: PERCEPÇÕES SOBRE A ESCRITA DE ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR

Janaina de Souza Pereira (UFRR) e Elecy Rodrigues Martins. (UFRR)

Carta de Aceite


CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSI-NO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIENCIA DOCENTE

Davi Pereira Gomes (UFT), Antonia Aparecida Pereira Borges (UFT) e Eliane Cristina Testa (UFT)

Carta de Aceite


COVID-19 VERSUS EDUCAÇÃO AULAS REMOTAS: A NOVA LINGUAGEM NAS ESCOLAS

Vanderson de Souza (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Carta de Aceite


CRENÇAS DE PROFESSORES ACERCA DA ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA: “O QUE OS PROFESSORES CONHECEM” E “O QUE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS APONTAM” SOBRE O ENSINO–APRENDIZAGEM DA ORALIDADE EM AULAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRA

Maria Beatriz de Oliveira Araújo (UERN), Leodécio Martins Varela (UERN) e Miriam Gurgel da Silva (UERN)

Carta de Aceite


CRENÇAS SOBRE O ENSINO /APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES

Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFT) e Maria Dalva Vieira da Silva (UFT)

Carta de Aceite


CULTURA E CIÊNCIA NO NORTE FLUMINENSE: OS CAMINHOS DO MUSEU HISTÓRICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – MHCG

Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite


DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM FACHADAS COMERCIAIS COMO PROPOSTA DE LETRAMENTO

Roniela Almeida Moreira (UEMASUL), Beatriz Santana do Carmo (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)

Carta de Aceite


DE 2003 A 2006: DA POSIÇÃO-SUJEITO HERÓI À POSIÇÃO-SUJEITO VILÃO

Quelle Taísa da Chaga Oliveira (UESB), Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB) e Joseane Silva Bittencourt (UESB)

Carta de Aceite


DE FANÁTICOS A PROTAGONISTAS: A ESCRITA DE FÃ NA SUBCULTURA REAL PERSON FIC

Beatriz Costa Garrido (UNEB) e Elizabeth Gonzaga de Lima (UNEB)

Carta de Aceite


DE IQUIQUE A CAMPO GRANDE – A ROTA BIOCEÂNICA NUMA ABORDAGEM MULTISSEMIÓTICA EM QUADRINHOS

Katia Juliane Lopes de Oliveira (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Carta de Aceite


DE NARRATIVA VISUAL E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES NA APROPRIAÇÃO DE ELEMENTOS MULTICULTURAIS

Luciana Ribeiro Pinheiro (UFPR) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


DEFESA DO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL: ARGUMENTAÇÃO E SENTIDOS

Florisbete de Jesus Silva (UNICAMP)

Carta de Aceite


DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UM ATO TÃO IMPRESCINDÍVEL QUANTO A ALFABETIZAÇÃO

Lohanna da Silva Azevedo (UNITIS) e Elem Kássia Gomes (UNITIS)

Carta de Aceite

“DE REPENTE, PROFESSOR DIGITAL”: PERCEPÇÕES DE PRO-FESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O ENSINO REMOTO

Kessylen Carvalho Cardoso Lopes de Souza (UENF) e Luciana da Silva Almeida (UENF)

Carta de Aceite


DESVENDANDO SENTIDOS À LUZ DA LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO: ANÁLISE DE DISPERSÕES POSSÍVEIS CONTIDAS NUM MESMO ENUNCIADO

Karine Nafaeli Sousa Lima (FAVALE), Rosélia Sousa Silva (UFT) e Priscila Venâncio Costa (UFT)

Carta de Aceite


DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

Antonio Carlos Silva Ribeiro (UFT)

Carta de Aceite


DIÁLOGO ENTRE FÁBULAS: A AÇÃO UNITIVA DA PROSOPOPEIA ENTRE ESOPO E FABULISTAS JUVENIS DO SÉCULO XXI

Erika Romana Lacerda Barbosa da Silva (UFRRJ)

Carta de Aceite


“DIFERENTES USOS DE UMA MESMA GRAMÁTICA”: O CASO DA ÊNCLISE NO TEATRO DE GIL VICENTE E NOS SERMÕES DO PADRE ANTÓNIO VIEIRA

Raiana Cristina Dias da Cruz (UESB), Cristiane Namiuti (UESB), Camila Bárbara Pereira da Silva (UESB) e Wendell Nascimento Souza (UESB)

Carta de Aceite


DISCURSIVIDADES ACERCA DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: EFEITOS DA DIDATIZAÇÃO

José de Alcântara Ribeiro da Silva (UFT) e João de Deus Leite (UFT)

Carta de Aceite


DISCURSIVIDADES ACERCA DO EIXO LEITURA ENTRE AUTORES E AVALIADORES DO PNLD/2020

Marizane Magalhães de Oliveira (UFT) e Gislaine de Paula Barbosa (UFT)

Carta de Aceite


DISCURSIVIDADES SOBRE A GRAMÁTICA

Janete Silva dos Santos (UFT)

Carta de Aceite


DISCURSIVIZAÇÕES SOBRE O TEXTO NO EIXO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Gislaine de Paula Barbosa (UFT) e Marizane Magalhães de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


DISCURSO BIOGRÁFICO DE (RE)EXISTÊNCIA NEGRA NA POÉTICA SONORA E IMAGÉTICA DE “A MULHER DO FIM DO MUNDO”, DE ELZA SOARES

Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL) e Gabriela da Conceição Silva (UEMASUL)

Carta de Aceite


DISCURSOS CONSERVADORES E IDENTIDADES NA SÉRIE SEX EDUCATION

Vitória Ranner Pinheiro Pereira (UERN), Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN) e Joyce Caroline de Souza (UERN)

Carta de Aceite


DISCURSO, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO POSICIONAMENTO DISCURSIVO DE PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA

João Batista da Costa Junior (UFRN)

Carta de Aceite


DO LUGAR SIMBÓLICO DA “ARTE” EM ARAGUAINA-TO: A CONSTRUÇÃO DO “ESPAÇO CULTURAL AGNALDO BORGES PINTO” E O ESPAÇO URBANO

Maria Cilene Pires (UFT)

Carta de Aceite


DO LATIM VULGAR AOS TEXTOS FUNDACIONAIS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Paulo Osório (UBI-Portugal)

Carta de Aceite

DO LUGAR SIMBÓLICO DA “ARTE” EM ARAGUAINA-TO:A CONSTRUÇÃO DO “ESPAÇO CULTURAL AGNALDO BORGES PINTO” E O ESPAÇO URBANO
Maria Cilene Pires (UFT)

Carta de Aceite


DO POEMA PARA A IMAGEM: AS DESSEMELHANÇAS NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA “O VESTIDO”

Tatiana Santos Oliveira (UEMASUL) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL)

Carta de Aceite

EDIÇÃO FILOLÓGICA E ESTUDO DE MARCAS DE INABILIDADE EM ESCRITA ALFABÉTICA EM CARTAS PESSOAIS BAIANAS DO SÉCULO XX
Patrícia Santos de Jesus Brito (UEFS) e Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda (UEFS)
Carta de Aceite

EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE APRENDIZAGEM: UM CONTEXTO DE SALA DE AULA EM PERÍODO DE PANDEMIA
Christiana Ribeiro Milito (UVA) e Silvara Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite

A EDUCOMUNICAÇÃO CONFERINDO COAUTORIA AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO

Edda Maria Peixoto Barreto (SEE-RJ) e Gerson Tavares do Carmo (UENF)
Carta de Aceite


EFEITOS DE SENTIDO NO PROCESSO DE (RE)NOMEAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MARANHÃO: UMA ABORDAGEM SOB O VIÉS DOS ESTUDOS TOPONÍMICOS

Karylleila dos Santos Andrade (UFT), André da Silva Santos (UFT) e Deijeane Gomes Morais (UFT)
Carta de Aceite


EFEITOS METAFÓRICOS NA MÚSICA GOSPEL CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA

Rosileia de Oliveira Mundoco (UFT) e Karylleila dos Santos Andrade (UFT)
Carta de Aceite


EFEITO-SENTIDO DE HONESTIDADE NO JOGO POLÍTICO-JURÍDICO

Leandro Chagas Barbosa (UESB), Joseane Silva Bittencourt (UESB) e Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB)
Carta de Aceite



EMANCIPAÇÃO FEMININA E MUDANÇAS SOCIOCULTURAIS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DA BATAVO À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Danielle Brito da Cunha (UERN) e Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN)

Carta de Aceite


ENSINO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS E A PRÁTICA LINGUÍSTICO-PEDAGÓGICA INCLUSIVA

Miliane Nogueira Magalhães Benício (FUG)

Carta de Aceite


ENSINO DE VOCABULÁRIO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: É POSSÍVEL?

Maria Auxiliadora Bezerra (UFCG)

Carta de Aceite


ENTRE O ECO DO BECO E A IMENSIDÃO DO HORIZONTE: UMA COMPARAÇÃO ENTRE “POEMA DO BECO”, DE MANUEL BANDEIRA, E “BECO”, DE SONY FERSECK

Mariana Alcantara Vilarinho de Andrade (UERR)

Carta de Aceite


ENTRE VERSOS E PROTESTOS: AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS COMO RETRATO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DURANTE A DITADURA MILITAR

Mércia Eloi da Silva (UEMASUL), Deivanira Vasconcelos Soares (UEMASUL) e Jenaquiela Alvesde Souza (UEMASUL)

Carta de Aceite


ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO BRASIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Mychelli de Oliveira Costa Dantas (UFAC)

Carta de Aceite


ESCRITA ACADÊMICA: A ARTE DE DIALOGAR COM A PALAVRA DO OUTRO

Sulemi Fabiano Campos (UFRN)

Carta de Aceite


ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS

Carla Daniela de Oliveira Regis Costa (UFCG)

Carta de Aceite


ESPAÇO DE LEITURA, CULTURA E CONHECIMENTO: BIBLIOTECA DO COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE RURAL/CTUR

Ana Paula Ferreira (UFRRJ)

Carta de Aceite


ESQUINAS DA RELIGIÃO EM MADUREIRA: UM LEVANTAMENTO LEXICAL E CONTEXTUAL

Marcelo Vitor de Souza Paes (FRRJ) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)

Carta de Aceite


ESTÍMULO À LEITURA ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE GAMIFICADA

Pablo Mozer de Pinho (SEEDUC) e Giulia Silva de Almeida Pinho (FAFIMA)

Carta de Aceite


ESTRATÉGIAS DE FICÇÃO PARA UMA IMPRESSÃO DO “REAL” ESQUIZOFRÊNICO: ANÁLISE FÍLMICA COMO ABORDAGEM DE ENSINOAPRENDIZAGEM

Talita da Silva Ernesto (UENF), Shayane Ferreira dos Santos (UENF) e Milena Ferreira Hygino Nunes (UENF)

Carta de Aceite


ESTUDO DE CASO: A EVASÃO ESCOLAR DO CTUR/UFRRJ

Letícia Campos de Farias (UFRRJ) e Eulina Coutinho Silva do Nascimento (UFRRJ)

Carta de Aceite


ESTUDO TOPONÍMICO DO SIGNIFICADO DO NOME CUIABÁ

Ivanete Maria de Jesus (UFMT), Áurea Cavalcante Santana (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)

Carta de Aceite


EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)

Márcia Antonia Guedes Molina (UFMA) e Raphaela Abreu C. C. Moreina (UFMA)

Carta de Aceite


FAKE NEWS: O DISCURSO DE ÓDIO E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NAS FALAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Davi Pereira Gomes (UFT), Cláudia Lucia Coelho Lopes (UFT) e Márcio Araújo De Melo (UFT)

Carta de Aceite


FICÇÃO INTERATIVA E O SABOR DA LEITURA

Roberto Nunes Bittencourt (CMSJ-Barra)

Carta de Aceite


FIGURAÇÕES DE SILENCIAMENTO E COLONIALISMO EM MACHADO DE ASSIS E LÍLIA MOMPLÉ

Rogério Fernandes dos Santos (UEMASUL)

Carta de Aceite


FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA NA ESCOLA

Leonardo Barros Medeiros (UFRRJ)

Carta de Aceite


FUNCIONAMENTO SEMÂNTICO-ENUNCIATIVO DE CONJUNÇÕES COORDENATIVAS EM TEXTO JURÍDICO VIGENTE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Jaqueline Cunha Ribeiro (UESB), Graciethe da Silva de Souza (UESB), Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)

Carta de Aceite


FUTURO E TRADIÇÃO: O SENTIDO DAS FIGURAS DA TRADIÇÃO DOS POVOS ORIGINÁRIOS EM TEXTOS POÉTICOS DE JOVENS AUTORES NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA

Léo Daniel da Conceição Silva (UNITINS), Luama Socio (UNITINS) e Lohanna Silva Azevedo (UNITINS)

Carta de Aceite


GÊNEROS ESCRITOS E ORAIS NA SALA DE AULA: ASPECTOS TEÓRICOS E SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO PROFÍCUO

Sinthia Moreira Silva (UENF), Monique Teixeira Crisóstomo (UENF) e Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF)

Carta de Aceite


GRAMATICALIZAÇÃO E VARIAÇÃO NA ESCOLA: A REALIZAÇÃO DO TEMPO VERBAL FUTURO DO PRESENTE NAS MODALIDADES ORAL E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Ramilda Viana Gomes da Silva (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)

Carta de Aceite


GRAMATICOGRAFIA LATINA: O CONCEITO DE “GRAMÁTICA” DONATIANO, PRESENTE EM UM CÓDICE MEDIEVAL PORTUGUÊS

Stephanie Cunha dos Santos da Silva (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


GRUPO DE HABILIDADE DE VIDA: O SUICÍDIO SOB UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR EM LINGUAGENS

Vanessa Cristina Alves da Silva (UEMS)

Carta de Aceite


HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIA PARA ENVOLVIMENTO DO ALUNO NO PROCESSO EDUCACIONAL

Sergio Rafael Cortes de Oliveira (UENF) e Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes (UENF)

Carta de Aceite


HUMANISMO, ADAPTABILIDADE E JESUÍTAS: DISCURSOS INACIANOS EM MEIO AO NOVO MUNDO

Leandro Garcia Pinho (UENF)

Carta de Aceite


HUMOR E CRÍTICA NOS MEMES DA PANDEMIA DE COVID-19

Milena dos Reis Insfran (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)

Carta de Aceite


INDEFINIDOS NO PORTUGUES CLÁSSICO: O ALGUM NA INVERSÃO NOMINAL

Fernanda Gusmão Silva (UESB) e Cristiane Namiuti (UESB)

Carta de Aceite


INFORMAÇÃO EM ÉPOCAS DE PANDEMIA: UM OLHAR DO PONTO DE VISTA DA LINGUAGEM VOLTADA À COMUNICAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

Sandro Omar de Oliveira Santos (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)

Carta de Aceite


INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR COM ALUNOS BRASILEIROS E VENEZUELANOS

Irlis Leide Luiz Pereira (UERR) e Cora Elena Gonzalo Zambrano (UERR)

Carta de Aceite


INTERFERÊNCIA LINGUÍSTICA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS E PROCESSO AVALIATIVO DE ALUNOS VENEZUELANOS DO 8° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA–RR

Francinete de Sousa Lima (UERR) e Elecy Rodrigues Martins (UERR)

Carta de Aceite


INTER-RELAÇÃO ENTRE AS NARRATIVAS VERBAL E VISUAL NO LIVRO “O SILÊNCIO DAS ÁGUAS” E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA

Luciana Ribeiro Pinheiro (UFPR) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


IPORÃ DE LUJO”: UM OLHAR PARA A PRESENÇA TRANSLÍNGUE E SEUS REPERTÓRIOS LINGUÍSTICOS EM JARDIM-MS

Florinda Ramona Jara dos Santos (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)

Carta de Aceite


IRONIA E FÓRMULA DISCURSIVA
Monica Alvarez Gomes (UFMS
)

Carta de Aceite


JOÃO DO VALE: A VOZ DO SERTÃO MARANHENSE

Gabriel Alves da Silva (UEMASUL) e Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL)

Carta de Aceite


JONATHAN SWIFT COM DESTINO AO SUBÚRBIO CARIOCA: JORNADAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XXI
Priscila Prado dos Santos Ferraz (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite


JOSÉ PEREIRA DA SILVA E SEU LEGADO PARA AS LETRAS

Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Carta de Aceite


KIM E MOWGLI: BREVE PASSEIO PELO UNIVERSO DE KIPLING

Pedro Albeirice da Rocha (UFT)

Carta de Aceite


LEITURA COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO

Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL), Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)

Carta de Aceite


LEITURA DO GÊNERO CONTO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA LETRAMENTO LITERÁRIO EM UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Susineire Afonso Guimarães (UESB)

Carta de Aceite


LEITURA E ESCRITA: A CAPTURA DE UM OBJETO DE ENSINO

Altair Pivovar (UFPR)

Carta de Aceite


LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS E PRÁTICAS

Maria Isaura Rodrigues Pinto (FFP-UERJ) e Maria Betânia Almeida Pereira (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


LETRAMENTO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE: O PAPEL DAS LINGUAGENS DIGITAIS NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS, NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ)

Lidiane Silva Torres (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)

Carta de Aceite


LETRAMENTO LITERÁRIO E ENSINO: A PERSPECTIVAREGIONAL E IMAGÉTICA EM SALA DE AULA

Andreia dos Santos Marques Amorim (UEMASUL), Mariana Soares dos Santos (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)

Carta de Aceite


LETRAMENTO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS COM A TEMÁTICA INDÍGENA

Lilian Castelo Branco De Lima (UEMASUL) e Tammy Cristina Sousa Franco Oliveira (UEMASUL)

Carta de Aceite


LÉXICO, MEMÓRIA E ENSINO

Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)

Carta de Aceite


LÉXICO TOPONÍMICO DE ORIGEM PORTUGUESA: IMPOSIÇÃO SISTEMÁTICA E REPERTÓRIO DE MEMÓRIA

Maria Célia Dias de Castro (UEMA) e Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)

Carta de Aceite


LÍNGUA ESTRANGEIRA, CURRÍCULO E MOTIVAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ENSINO DE INGLÊS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rackel Peralva Menezes Vasconcellos (UENF), Poliana Campos Cortes Luna (UENF), Beatriz de Araújo Rezende Neves (UENF) e Cristiana Barcelos da Silva (UENF)

Carta de Aceite


LÍNGUA PORTUGUESA E ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA COM A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Rysian Lohse Monteiro (UENF) e Luciana da Silva Almeida (UENF)

Carta de Aceite


LÍNGUA ÚNICA: O MITO QUE APRESENTA PRECONCEITO LINGUÍSTICO NAS CLASSES SOCIAIS

Camila Tavares Barreto (UENF), Eliana Crispim França Luquetti  (UENF), Luiza Pontes Silva Almeida e Silva (UENF) e Ana Paula Jardim Curty de Souza (UENF)

Carta de Aceite


LINGUAGEM E AFASIA. MANIFESTAÇÕES LINGUÍSTICAS E SUAS INTERFERÊNCIAS NA COMUNICAÇÃO

Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF)

Carta de Aceite


LINGUAGENS DIGITAIS NO ENSINO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Ana Paula Borge de Souza (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)

Carta de Aceite


LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA COGNITIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Ademir Hilário de Souza (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)

Carta de Aceite


LINGUAGEM, ENSINO E INCLUSÃO

Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)

Carta de Aceite


LINGUAGENS DIGITAIS NO ENSINO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Ana Paula Borge de Souza (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)

Carta de Aceite


LINGUÍSTICA TEXTUAL E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE: ANÁLISE DA INTENÇÃO PRAGMÁTICA CONTIDA EM ENUNCIADOS TÍPICOS E COTIDIANOS DA/NA LINGUAGEM DE PROFESSORES

Karine Nafaeli Sousa Lima (FAVALE), Rosélia Sousa Silva (UFT) e Priscila Venâncio Costa (UFT)

Carta de Aceite


LINGUAGEM UNÍSSONA: O EMPODERAMENTO DE AUTISTAS NA INTERNET

Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF)

Carta de Aceite


LITERATURA DE CORDEL: UM OLHAR SOBRE A CULTURA E IDENTIDADE RORAIMENSE

Ana Thays Vieira Bonfim (UERR) e Maria Georgina dos Santos Pinho e Silva (UERR)

Carta de Aceite


LITERATURA DO TESTEMUNHO NO NORTE DO BRASIL: AS MARCAS DA VIOLÊNCIA NA LITERATURA DO PARÁ

César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFT) e Jacielle da Silva Santos (UFT)

Carta de Aceite


LITERATURA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O PENSAR DE UMA NOVA GERAÇÃO

Moisés Pereira da Silva (UENF), Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF), Fabrizia Miranda de Alvarenga (UENF) e Peterson Gonçalves Teixeira (UENF)

Carta de Aceite


LITERATURA INDÍGENA: A PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS ALUNAS DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS CONTOS INDÍGENAS TRABALHADOS EM SALA DE AULA PELOS/PELAS DOCENTES

Luciane Barros da Silva (UEMASUL), Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL) e Ilma Maria de Oliveira Silva (UEMASUL)

Carta de Aceite


LITERATURA INDÍGENA: DESCRIÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS CONTOS DE ETNIAS BRASILEIRAS ORGANIZADOS POR DANIEL MUNDURUKU

Tatiana Santos Oliveira (UEMASUL) e Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)

Carta de Aceite


LITERATURAS INDÍGENAS: POÉTICAS EM TERRAS DE SABERES ANCESTRAIS

Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)

Carta de Aceite


LITERATURA INFANTIL: J. SARAMAGO, J. BORGES, O LAGARTO E O DEVIR-CRIANÇA

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS

Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos (UENF) e Analice de Oliveira Martins (UENF)

Carta de Aceite


LIVRO DIDÁTICO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO MATERIAL E LIVRO DIDÁTICO
Alliny Kássia da Silva (UFT) e Janete Silva dos Santos (UFT)
Carta de Aceite


MAKUNAÍMA NA SALA DE AULA: OS DESAFIOS DO ENSINO DE LITERATURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA ESCOLA INDÍGENA ÍNDIO MARAJÓ

Jeane Almeida da Silva (UERR) e Maria do Socorro Melo Araújo (UERR

Carta de Aceite


MANUSCRITOS JURÍDICOS DA BAHIA OITOCENTISTA: APROXIMAÇÕES ENTRE A HISTÓRIA E A FILOLOGIA

Fabrício dos Santos Brandão (UNEBR

Carta de Aceite


MECANISMOS DE CLASSIFICAÇÃO SEMÂNTICA: UM ESTUDO NA TOPONÍMIA DE ACIDENTES HUMANOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE RIO NEGRO-MS

Letícia Reis de Oliveira (UFMS) e Aparecida Negri Isquerdo (UFMS e FAALC)
Carta de Aceite


MEME E RACISMO RELIGIOSO: O DISCURSO SOBRE SI E SOBRE O OUTRO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

Alan Eugênio Dantas Freire (UERN)

Carta de Aceite


METÁFORAS CONCEPTUAIS NO GÊNERO DISCURSIVO MEMES EM REDES SOCIAIS DE EDITORIA POLÍTICA

Vanessa Ferreira Camilo (UERR) e Isabella Coutinho (UERR)

Carta de Aceite


METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA

João Luiz Lima Marins (UENF), Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF) e Bianka Pires André (UENF)

Carta de Aceite


METODOLOGIA DO ENSINO DE LITERATURA NA PERSPECTIVA VIGOTSKYANA

Sara Maria Souza Nogueira (UEG)

Carta de Aceite


METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA

João Luiz Lima Marins (UENF), Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF) (PAGO) e Bianka Pires André (UENF)

Carta de Aceite


MICROTOPONÍMIA IMPERATRIZENSE: OS TOPOS COMO FERRAMENTA DE RESGATE DA HISTÓRIA LOCAL

Raquel de Oliveira Lima (UEMASUL), Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL) e Luana Gonçalves da Silva (UEMASUL)

Carta de Aceite

 

MICROTOPONÍMIA IMPERATRIZENSE: OS TOPOS COMO FERRAMENTA DE RESGATE DA HISTÓRIA LOCAL

Raquel de Oliveira Lima (UEMASUL), Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL) e Luana Gonçalves da Silva (UEMASUL)

Carta de Aceite


MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTO EM DISCURSO: POSSIBILIDADES CONTEMPORÂNEAS

Neiva Maria Machado Soares (UEA)

Carta de Aceite


NARRATIVAS DE INSUBMISSÃO E ESPERANÇA EM CONCEIÇÃO EVARISTO

Eronilde dos Santos Cunha (UEMASUL)

Carta de Aceite


NARRATIVAS DE PROFESSORES DE INGLÊS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NO EXTERIOR

Edna Sousa Cruz (UEMASUL)

Carta de Aceite


NARRATIVAS DIGITAIS POR MEIO DA FERRAMENTA STOP MOTION: UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA DE APRENDIZAGEM

Paula Jucá de Sousa (IFTO), Fernando Morais Rodrigues (IFTO) e Mirian Nichida (IFTO)

Carta de Aceite


NARRATIVAS HISTÓRICAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI EM HQS

Yara Karolina Santana de Mattos Messias (UFMS)

Carta de Aceite


NÚMEROS, TEXTOS E DESENHOS: ENQUADRANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA

Vanuza Camargo Durães (UFMS) e Larissa Beatriz Molgora (UFGD)

Carta de Aceite


O ASPECTO VERBAL NO SISTEMA LATINO-PORTUGUÊS
Ja
cqueline Helen de Lima
(UFMG)
Carta de Aceite


O CONCEITO DE GRAMÁTICA NA OBRA DE JOÃO DE BARROS (1540) À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


O DESENVOLVIMENTO DA LIBRAS PARA O SURDO E AS CONTRIBUIÇÕES DO TIILSP

Jessica Rabelo Nascimento (UFMS)

Carta de Aceite


O DESENVOLVIMENTO E A EVOLUÇÃO DA ESCRITA: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Camila do Rosario Silva Barreto (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Nayara Felicíssimo Amaral (UENF e, Sibele Souza Rodrigues (UENF)

Carta de Aceite


O DIREITO À LITERATURA EM UMA UNIDADE PRISIONAL MASCULINA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES: PRÁTICAS EM PROL DA CIDANIA E TRANSFORMAÇÃO PESSOAL

Caroline de Almeida Delgado (UENF), Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UEF) e Lucas Simão da Silva Manhães (UENF)

Carta de Aceite


O DISCURSO INTERATIVO DE GILBERTO FREYRE EM CENAS DO MODERNISMO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO

Marcela Coitinho de Aquino e Castro (UVA), Silvana Moreli Vicente Dias (UVA) e Vitor de Carvalho Pinto (UVA)

Carta de Aceite


O DISCURSO POLÍTICO E A GARANTIA DAS PARTURIENTES AO DIREITO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE

Téssia Gomes Carneiro (UFT)

Carta de Aceite


O DISTANCIAMENTO DA ORALIDADE ACADÊMICA E MARGINAL

Gabriel Ferreira Rangel (FAFIMA) e Giulia Almeida Pinto (FAFIMA)

Carta de Aceite


O ENEM E A REDAÇÃO

Maria Lucia Mexias-Simon (CiFEFiL)

Carta de Aceite


O ENSINO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA POR MEIO DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Thalitta Mascarenhas Custódio Dias (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Carta de Aceite


O ENSINO DE GRAMÁTICA AINDA TEM ESPAÇO NA ESCOLA!?

Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA) e Josimar Carvalho Porto (UEMA)

Carta de Aceite


O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA NÃO MATERNA PARA MIGRANTES EM RORAIMA SOB UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Rafaela Tainan Silva de Carvalho (UERR) e Alessandra de Souza Santos (UERR)

Carta de Aceite


O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS VENEZUELANOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Luciana Maria de Araújo Avelino (UERR)

Carta de Aceite


O ERRAR NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA

Misleine Andrade Ferreira Peel (UBI-Pt), Patrícia Damas Beites (UBI-Pt) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


O ESCURO DA DANÇA DE SELMA JEZKOVÁ

Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)

Carta de Aceite


O FAZER SOCIOLINGUÍSTICO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS

Daniel Abud Marques Robbin (UFMS) e Rosangela Villa da Silva (UFMS)

Carta de Aceite


O GÊNERO DISCURSIVO PUBLIPOST: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DIGITAL NA REDE SOCIAL INSTAGRAM

Kemylla Diniz Cunha Alves (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)

Carta de Aceite


O GÊNERO MULTIMODAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ÊNFASE NOS INFOGRÁFICOS

Simone Geralda Isidório (FAFIMA) e Giulia Alexandre Silva de Almeida (FAFIMA)

Carta de Aceite


O HIBRIDISMO MEDIANTE O OLHAR DE BHABHA E A QUESTÃO DA LINGUAGEM E IDENTIDADE NO PÓS-COLONIALISMO

Sandra Motta (UEMS)

Carta de Aceite


O JOGO DO LEITOR DETETIVE – UM TRABALHO COM LEITURA LITERÁRIA PARA DESENVOLVER HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA

Patrícia Peres Ferreira Nicolini (UENF)

Carta de Aceite


O LETRAMENTO INCLUSIVO DA LÍNGUA FRANCESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO

Suzana Darlen dos Santos Santaroni Teixeira (UVA)

Carta de Aceite


O LÉXICO INDÍGENA NO PORTUGUÊS DO BRASIL: A LÍNGUA COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA

Carmen Lúcia Reis Rodrigues (UFPA)

Carta de Aceite


O LITERÁRIO E O CINEMATOGRÁFICO. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, O FAZENDEIRO DO AR

Fernanda Suelen Freitas da Silva (UEMASUL) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL)

Carta de Aceite


O MASSACRE DE MONTREAL: MASCULINIDADE HEGEMÔNICA E TEXTOS JORNALÍSTICOS

Ana Carolina da Rocha (UNIGRANRIO), Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO) e Rosane Cristina de Oliveira (UNIGRANRIO)

Carta de Aceite


O NASCIMENTO DO MONOLINGUISMO: UM PARTO NADA NATURAL

Deise Luci Pinto (UFF)

Carta de Aceite


O PAPEL DA ESCOLA NA CONSCIENTIZAÇÃO EM VENCER O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA SOCIEDADE

Rafaela Rangel Hazelman (UENF), João Batista da Silva Santos (UENF), Gabriela Taveira Da Silva Mello (UENF) e Mariana Nogueira Pereira (UENF)

Carta de Aceite


O PERCURSO DO SiGNO: ESTUDO SEMIÓTICO DO CONTO “A TERCEIRA MARGEM DO RIO”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA

Priscila Mattos Monken (IFF) e Fernanda Renne Borges Sant’Ana de Menezes (IFF)

Carta de Aceite


O PLANO DE ESTUDOS DO COLÉGIO DE GUIENA (1583): UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Melyssa Cardozo Silva dos Santos (UFF)

Carta de Aceite


O PODCAST COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA ORAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Fernando Morais Rodrigues (IFTO), Paula Jucá de Sousa (IFTO) e Mirian Nichida (IFTO)

Carta de Aceite


O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS PARA O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Thalita Gomes Tavares Rangel (UENF), João Batista da Silva Santos (UENF), Melyssa Araújo Cabral da Rocha (UENF) e Júlia Rodrigues Manhães (UENF)
Carta de Aceite


O PROCESSO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO DO MEMES ENQUANTO GÊNERO TEXTUAL: ENTRELAÇAMENTOS

Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF), Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF) e Yasmim da Fonseca Wagner (UENF)

Carta de Aceite


O PROCESSO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA WAPICHANA EM RORAIMA

Naira Matias da Silva (UERR) e Maria do Socorro Melo Araújo (UERR)

Carta de Aceite


O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO – PLAc

Elândia Gomes Araújo (UERR) e Cora Elena Gonzalo Zambrano (UERR)

Carta de Aceite


O REFLEXO DO MÉTODO POSITIVISTA NO ENSINO DE LITERATURA: O ROMANCE EXPERIMENTAL DE ÉMILE ZOLA EM FOCO

Carlos Wiennery da Rocha Moraes (UFT)

Carta de Aceite


O TEXTO FICCIONAL E OS MUNDOS IMAGINÁRIOS

Ana Carolina Alves de Lima Oliveira (UFT) e Andrea Martins Lameirão Mateus (UFT)

Carta de Aceite


O TÓPICO-SUJEITO EXISTENCIAL: UMA CONSTRUÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Giovana Pereira Abranches (UFF) e Elaine Alves Santos Melo (UFF)

Carta de Aceite


O TRATAMENTO DA CATEGORIA SUJEITO NA 37ª EDIÇÃO DA MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA, DE EVANILDO BECHARA

Karoline Silva Angelici (UFF)

Carta de Aceite


O USO DAS INTERJEIÇÕES NO BANCO CONVERSACIONAL DE NATAL: UMA ANÁLISE FUNCIONALISTA

Luana Járdila dos Santos Estevão (UERN)

Carta de Aceite


O USO DA MÁSCARA INCLUSIVA NOS TELEJORNAIS PARA GARANTIR INFORMAÇÃO À POPULAÇÃO SURDA EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID-19

Liliane Barreto Alves (UENF)

Carta de Aceite


O USO DE ADVÉRBIOS NOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS

Clarise Cardoso Leal (UFT)

Carta de Aceite


“O VELHO QUE LIA ROMANCE DE AMOR”: O LEITOR QUE SE ESFORÇA PELO PRAZER ESTÉTICO

Carlos Wiennery da Rocha Moraes (UFT)

Carta de Aceite


O VERBO NA GRAMÁTICA BRASILEIRA: DE SOARES BARBOSA (SÉCULO XIX) A EVANILDO BECHARA (SÉCULO XXI)

Márcia Antonia Guedes Molina (UFMA)

Carta de Aceite


O VOCATIVO EM CARTAS RÉGIAS PORTUGUESAS: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA

Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB), Graciethe da Silva de Souza (UESB), Jaqueline Cunha Ribeiro (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)

Carta de Aceite


OLIVER TWIST, DE CHARLES DICKENS, EM ADAPTAÇÕES PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA LITERÁRIA PARA SOCIEDADES MULTILETRADAS

Nathalia Arêa Leão Garcia de Souza (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)

Carta de Aceite


ORAÇÕES INTRODUZIDAS POR ANTES DE: UMA ANÁLISE FUNCIONAL-CONSTRUCIONAL

Ivo da Costa do Rosário (UFF)

Carta de Aceite


ORALIDADE: APRENDER PARA ENSINAR, UMA ANÁLISE DE CASO SOBRE O USO E A PRÁTICA DA ORALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA

Marcella Manhães Volino (UENF) e Jaqueline Maria de Almeida (UENF)

Carta de Aceite


ORALIDADE, LEITURA E PRODUÇAO DE TEXTOS ESCRITOS NA LÍNGUA ESPANHOLA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO CONTOS ATRAVÉS DE AULAS VIRTUAIS
Teresinha Fernandes da Silva UERR) e Iris Anita Fabián Ramírez (UERR)
Carta de Aceite


ORIENTAÇÕES SOBRE A ARTE DE AMAR: A METÁFORA CONCEPTUAL AMOR É ARTE E AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NOS RELACIONAMENTOS

Ana Paula Ferreira (CP II)

Carta de Aceite


OS DESAFIOS DO TRABALHO COM OS CLÁSSICOS UNIVERSAIS NO ESTUDO DOS GÊNEROS LITERÁRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO

Ana Lucia Lima da Costa Schmidt (UENF)

Carta de Aceite


OS DIFERENTES USOS ATRIBUÍDOS AO VERBO TER NA FALA DE SERTANEJOS DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Mizilene Kelly de Souza Bezerra (UERN) e Luana Járdila Dos Santos Estevão (UERN)

Carta de Aceite


OS IMPACTOS DA LINGUAGEM NARRATIVA ILUSTRADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Manoel Garcia de Oliveira (UFMS), Moacir Pereira de Souza Filho (UFMS) e Nayara Fernanda Lisboa Garcia (UFMS)

Carta de Aceite


OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA E AS LEITURAS LITERÁRIAS COMO IMPULSO EXPRESSIVO PARA A VIDA

Viviane da Silva Brandão Cruz (UFT)

Carta de Aceite


OS SETE TROVÕES EM “REINO DO AMANHÔ, DE MARK WAID E ALEX ROSS: O SIGNO SIMBÓLICO NA BATALHA ÉPICA ENTRE SUPERMAN E SHAZAM!

Vanderlis Legramante Barbosa (UEMS) e Eluiza Bortolotto Ghizzi (UEMS)

Carta de Aceite


OS TEXTOS CONOTATIVOS E OS DENOTATIVOS: CONTRIBUIÇÕES PERTINENTES ÀS PRÁTICAS DE LEITURAS E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Wandercy de Carvalho (UFT)

Carta de Aceite


OS USOS DE “VOCÊ” E “CÊ” NA FALA POPULAR DE SALVADOR

Rosane Bispo dos Santos (UNEB) e Cristina dos Santos Carvalho (UNEB)

Carta de Aceite


OUTROS JEITOS DE USAR A BOCA, DE RUPI KAUR: UMA LEITURA OBJETIVA E SUBJETIVA

Vanessa Rita de Jesus Cruz (UFT) e Márcio Araújo de Melo (UFT)
Carta de Aceite


PANTERA NEGRA: FLUXO DISCURSIVO E O DELÍRIO FIGURATIVO UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA

Bruno Aguinaldo Feitosa (UEMS)

Carta de Aceite


“PÁTRIA MINHA”: SENTIDOS DE BRASIL NO LIVRO DIDÁTICO

Lorena Ferreira Mafra (UESB), Maria Alice Santos Ferraz (UESB), Júlia Bomfim Costa (UESB) e Adilson Ventura (UESB)

Carta de Aceite


PELO “FACE” LENDO E DISCUTINDO “BOOK”: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DA REDE SOCIAL NO LETRAMENTO LITERÁRIO E NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL), Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL) e Walquiria Lima da Costa (UEMASUL)

Carta de Aceite


PERCURSO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: DA CHEGADA DOS ROMANOS À PENÍNSULA IBÉRICA À INSTITUIÇÃO NA LÍNGUA PORTUGUESA

José Mario Botelho (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


PERCEPÇÕES DE MUDANÇAS LINGUÍSTICAS À LUZ DA GRAMÁTICA HISTÓRICA

Emerson Ribeiro da Silva do Nascimento (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)

Carta de Aceite


PERCEPÇÃO DE NASALIDADE DAS VOGAIS /AN/, /IN/ E /UN/ DO PORTUGUÊS BRASILEIRO SEGUIDAS DE CONSOANTES OCLUSIVAS: RESULTADO DE TESTES DE IDENTIFICAÇÃO

Maria das Graças Amaral de Souza (UESB), Vera Pacheco (UESB) e Marian dos Santos Oliveira (UESB)

Carta de Aceite


PERFIS FEMININOS NA PROSA DE JOSÉ BEZERRA GOMES: MEMÓRIA, REPRESENTAÇÃO E IDENTIDADE CULTURAL
Vilma Nunes da Silva Fonseca (UFT
)
Carta de Aceite


PERSPECTIVAS DA ESCRITA DOS ADOLESCENTES NAS REDES SOCIAIS

Wandson Mendes Pessoa (IFTO), Regina Bastos Lima (UEMASUL), Andréia dos Santos Paixão (IFTO), Elizeu de Souza Farias (IFMA) e Eva Pereira da Costa (IFTO)

Carta de Aceite


PERSPECTIVAS DO FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO

Vania Cristina Casseb Galvao (UFG)

Carta de Aceite


PERSPECTIVAS DECOLONIAIS EM LINGUAGEM E ENSINO: INTERSECCIONALIDADES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE PEDAGOGIA CRÍTICA E LINGUÍSTICA APLICADA

Edson Santos da Silva Júnior (UFF)

Carta de Aceite


PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DO ENSINO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA

Bruno Gomes Pereira (FACDO) e Nilsandra Martins de Castro (FACDO)

Carta de Aceite


PESQUISA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: POSSIBILIDADES E ENCONTROS

Thami Amarilis Straiotto Moreira (UFRR)

Carta de Aceite


POESIA, CRÍTICA E METACRÍTICA EM “O INTERIOR DA MATÉRIA”, DE JOAQUIM CARDOZO E ROBERTO BURLE MARX

Yael Fernando Carvalho Torres (UERJ) e Éverton Barbosa Correia (UERJ)

Carta de Aceite


POÉTICAS DA ILHA DE SÃO VICENTE NO RIO ARAGUAIA E A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA

Luama Socio (UNITINS)

Carta de Aceite


POETRY SLAM E A FORÇA DA MULHER

Alessandra Marques da Silva Fagundes (UFRRJ)

Carta de Aceite


POLIFUNCIONALIDADE SINTÁTICO-SEMÂNTICA DO VERBO “HAVER” EM PORTUGUÊS – UMA VISÃO FUNCIONAL

Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)

Carta de Aceite


POLISSEMIA E AMBIGUIDADE EM LIVRO DIDÁTICO DO 3 º ANO, DO ENSINO MÉDIO, ADOTADO EM IMPERATRIZ-MA

Larissa de Farias Silveira (UEMASUL), Débora Silva Bastos Carvalho (UEMASUL), Isabel Delice Gomes Macedo (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)

Carta de Aceite


POSSIBILIDADES MULTIMODAIS DO GÊNERO DIGITAL CHAT NO APLICATIVO WHATSAPP EM CONTEXTOS EDUCATIVOS DE LETRAMENTO DIGITAL

Roberta Santana Barroso (UENF) e Vanessa Amaral Tinoco (UENF)

Carta de Aceite


POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA:UMA REVISÃO DA LITERATURA

Luciana de Oliveira Silva (UENF), Roberta Aparecida de Sales (UENF) e Enderson Tadeu de Assis (UENF)

Carta de Aceite


PRÁTICAS DE ENSINO REMOTO EM TEMPOS PANDÊMICOS

Dayse Cristina de Moura Galdino (UERN) e Luma Virgínia de Souza Medeiros (UERN)

Carta de Aceite


PRÁTICAS DISCURSIVAS E CONSTRUÇÃO DO MEDO EM PROGRAMAS ELEITORAIS DO PLEBISCITO DE DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ
Carlos Borges Júnior (UFT
)

Carta de Aceite


PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE CORDÉIS NUMA ESCOLA DA ZONA RURAL

Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha (UFT) e Eliane Cristina Testa (UFT)

Carta de Aceite


PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL BILÍNGUE PARA SURDOS DA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA

Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL), Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)

Carta de Aceite


PRECONCEITO DE MARCA VERSUS PRECONCEITO DE ORIGEM: UMA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE O CASO DE RACISMO ENVOLVENDO O JOGADOR NEYMAR JR.

Raquel do Rosario Silva (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF), Camila do Rosario Silva Barreto (UENF) e Gabriela do Rosario Silva (UENF)

Carta de Aceite


PRECONCEITO, INTOLERÂNCIA E RACISMO LINGUÍSTICO: PARADIGMAS SOCIOLINGUÍSTICOS REVISITADOS

Edson Santos da Silva Júnior (UFT)

Carta de Aceite


PRESENÇA DE TOPÔNIMOS LATINOS NAS ILHAS BRITÂNICAS

João Bittencourt de Oliveira (UERJ)

Carta de Aceite


PRODUÇÃO ORAL
Maria Beatriz de Oliveira Araújo (UERN), Leodécio Martins Varela (UERN) e Miriam Gurgel da Silva (UERN)

Carta de Aceite


PRODUÇÃO TEXTUAL: GÊNESE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Carta de Aceite


PROFESSOR-VILÃO – SENTIDOS DE PROFESSOR NA JUSTIFICATIVA DE UM PROJETO DE LEI DO PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO

Danilo Sobral de Souza (UESB), Lívia Cristina de Souza Sigliani (UESB), Lavínia Costa Sousa (UESB) e Adilson Ventura. (UESB)

Carta de Aceite


PRONOMES ÁTONOS- COMPARAÇÕES DE USO EM GÊNERO TEXTUAL ACADÊMICO

Nelcicleia da Silva Tavares Honda (UERR)

Carta de Aceite


PROPAGANDA INSTITUCIONAL DA NOVA PREVIDÊNCIA NO BRASIL E A PRODUÇÃO DE ACONTECIMENTO DISCURSIVO

Ana Claudia Martins de Oliveira (UFT) e Érica de Cássia Maia Ferreira (UFT)

Carta de Aceite


PROSÓDIA DE FALA E GESTOS EM DIFERENTES GÊNEROS TELEVISIVOS: ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS VOCAIS E GESTUAIS DE SANDRA ANNENBERG E FÁTIMA BERNARDES
Carmina Borges Rodrigues (UESB) e Vera Pacheco (UESB)
Carta de Aceite


PROSÓDIA DO PORTUGUÊS DE TIMOR-LESTE COMPARADA COM AS DEMAIS VARIEDADES: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO

Davi Borges de Albuquerque (UFG) e Marco Barone (UFPE)

Carta de Aceite


PROCESSOS DE ANDAIMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA SALA DE AULA MULTILÍNGUE/MULTICUTURAL EM PACARAIMA-RR
Herica Maria Castro dos Santos Paixão (UERR)

Carta de Aceite


PÚBLICO LGBT – DO AVANÇO DOS DIREITOS EDUCACIONAIS À SALA DE AULA: UM CAMINHO POUCO PERCORRIDO

Deoclesionei Adriano Sanchez da Silva (UNILA)

Carta de Aceite


QUARTO DE DESPEJO: A ESCREVIVÊNCIA DE CAROLINA MARIA DE JESUS SOB A ÓTICA DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Nadja Costa Linhares Fontes (UVA)

Carta de Aceite


REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA: TRANSCRIÇÃO COMENTADA DE UM MANUSCRITO DE 1793

Camila Viais Leite (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)

Carta de Aceite


REDAÇÃO VESTIBULAR: PROPOSTAS E ENTRAVES

Kerlly Karine Pereira Herênio (IFMA)

Carta de Aceite

REFLETINDO ACERCA DA PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODOS DE CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E TRANSFORMAÇÃO
Elda Hipólito Simiema Gouvêa (UFT) e Francisca Verônica Feitosa Andrade (UFT)
Carta de Aceite

REFLEXÕES ACERCA DOS NEOLOGISMOS PRESENTES NA REVISTA VEJA E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Wilian Sousa dos Reis (UEMASUL), Beatriz Cabral Farias (UEMASUL) e Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)
Carta de Aceite

REFLEXÕES SOBRE A OCORRÊNCIA DE REGRAS NÃO PADRÃO NA FALA/NA ORALIDADE DE ALUNOS DE OITAVO E DE NONO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ

Jocicleia Morais Bezerra (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite


REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Luiz Cláudio da Silva Velasco (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Jackeline Barcelos Corrêa (UENF)

Carta de Aceite


REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO SOB A ÓTICA DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM RORAIMA

Távine Cristina Ferreira Santos (UERR) e Cora Elena Gonzalo Zambrano (UERR)

Carta de Aceite


REFLEXÕES SOBRE O LETRAMENTO CIENTÍFICO EM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO O RELATÓRIO DO PISA 2018

Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF) e Renato Augusto DaMatta (UENF)

Carta de Aceite


REFLEXÕES SOBRE O USO DE REGRAS NÃO PADRÕES, DECORRENTES DA DIFERENÇA DIALETAL, NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8ª ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Matheus Carvalho Lima (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)

Carta de Aceite


RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CURSO PERCEPÇÕES, RIZOMAS E AFECTOS: AS FLUÊNCIAS DA EXPERIMENTAÇÃO GRAMATICAL EM LÍNGUA PORTUGUESA

Priscila Venâncio Costa (UFT), Layssa de Jesus Alves Duarte (UFT), Rosélia Sousa Silva (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES INDÍGENAS KRIKATI: SABERES E RECIPROCIDADE

Silvia Cristina Puxcwyj Krikati (UEMASUL) e Ilma Mariade Oliveira Silva (UEMASUL)

Carta de Aceite


RELIGIÃO, FÉ E CULTURA POPULAR EM “OS SERTÕES” E OUTRAS ESCRITAS

Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)

Carta de Aceite


REPRESENTAÇÕES DA MITOLOGIA AFRO-BRASILEIRA EM LÍDIA DE OXUM

Ediane dos Santos Novaes (UNEB) e Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)

Carta de Aceite


REPRESENTAÇÕES DE LAMPIÃO NA LITERATURA DE CORDEL SOB UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA

Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha (UFT) e João de Deus Leite (UFT)

Carta de Aceite


RESISTÊNCIA HÁ QUASE UM SÉCULO: A ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA CAMPISTA E SUA INFLUÊNCIA AO LONGO DO TEMPO NA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ETHOS JORNALÍSTICO LOCAL

Letícia Nunes Pessanha (UENF)

Carta de Aceite


RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA:O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL A PARTIR DOS TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Eliane Miranda Machado (UFT)

Carta de Aceite


ROMENO E PORTUGUÊS: BREVE ABORDAGEM COMPARATIVA

Juan Rodrigues da Cruz (UFF)

Carta de Aceite


ROTA BIOCEÂNICA – BRASIL E PARAGUAI – NUMA PROPOSTA TEXTUAL: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) NAS POSSIBILIDADES DA TRANSLINGUAGEM

Antonia Aparecida da Silva Lemes (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Carta de Aceite


SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE DIRECIONADA A INCLUSÃO

Ana Claudia de Sousa Alves (FEST) e Francisca Melo Agapito (FEST)

Carta de Aceite


SABERES EM LEITURA A PARTIR DO ESTUDO DOS DESCRITORES DO “SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SisAPTO”: PERCURSO DE PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO TOCANTINS NA CONSTRUÇÃO DE UNIDADES DID

Juliane Pereira Sales (UFT)

Carta de Aceite


SENTIDOS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA MÍDIA: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA DE UMA MATÉRIA DA FOLHA DE S. PAULO

Marcelle Bittencourt Xavier (UESB), Adilson Ventura (UESB), Érica Costa Rêgo (UESB) e Daniela Ribeiro de Jesus (UESB)

Carta de Aceite


SENTIDOS DE MULHER NEGRA NOS DOMÍNIOS DA TEMPORALIDADE: UMA ESCRAVIDÃO AINDA POR FINDAR-SE?

Graciethe da Silva de Souza (UESB), Jorge Viana Santos (UESB), Jaqueline Cunha Ribeiro (UESB), Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB)

Carta de Aceite


SER NEGRO NO BRASIL: POSSÍVEIS SENTIDOS DE LEITURA NO POEMA “VOCÊ NUNCA ESTEVE DIANTE DO HORROR”, DE LUBI PRATES

Leomar Alves de Sousa (UFT) (PAGO) e Eliane Cristina Testa (UFT)

Carta de Aceite


SILÊNCIOS E AGRESSÕES: UMA PROPOSTA DE TRABALHO SOBRE A IMAGEM NEGRA REPRODUZIDA NAS OBRAS LITERÁRIAS E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO LEITOR-EDUCANDO

Natália Felix Amaral (UEMS)

Carta de Aceite


SOBRE LIVROS-TEXTO DE MEDICINA, VEJA E PRECONCEITO: UMA ANÁLISE DOS TERMOS RELACIONADOS À SÍNDROME DE DOWN

Marian Oliveira (UESB) PAGO), Gilsara Madeira de Souza (UESB), Alaine G. Leite (UESB), Caio Carvalho Benigno (UESB) e Mirela C. Borges (UESB)

Carta de Aceite


SOBRE PALAVRAS E (CON)TEXTOS: UM OLHAR FILOLÓGICO SOBRE UM SUMÁRIO DE ESTUPRO DE 1936

Daianna Quelle da Silva Santos da Silva (UEFS), Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz (UEFS) e Aurelina Ariadne Domingues Almeida (UEFS)

Carta de Aceite


TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: DA PRÁTICA AO DISCURSO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Polliana Bezerra Ramos Moraes (UFT) e Camila Rodrigues Viana (UFT)

Carta de Aceite


TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NA LITERATURA BRASILEIRA: UMA REFLEXÃO DOS “MICRORROMANCES” PAMPA E BREJO EM “MÍNIMOS, MÚLTIPLOS, COMUNS”

Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA), Lílian do Socorro Bittencourt Amóras Pinto (UEMA) e Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL)

Carta de Aceite


TECNOLOGIA, CIBERESPAÇOS E LINGUAGEM: A COMUNICAÇÃO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Priscilla Maria Faraco Rosa (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite


TEXTUALIDADE E GRAMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: A REINVENÇÃO DO USO DE FERRAMENTAS ON-LINE NA PRODUÇÃO DE SABERES GRAMATICAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Alan Eugênio Dantas Freire (UERN)

Carta de Aceite


TOPONÍMIA DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS: TENDÊNCIAS

Nágila Kelli Prado Sana Utinói (UFMS) e Aparecida Negri Isquerdo (UFMS)

Carta de Aceite


TOPONÍMIA URBANA DE CAMPO GRANDE-MS: UM ESTUDO DOS MORFOTOPÔNIMOS E DOS GEOMORFOTOPÔNIMOS

Matheus Santos de Araujo (UFMS) e Aparecida Negri Isquerdo (UFMS)

Carta de Aceite


TRADUÇÃO LATINA DO LIVRO DE ISAAC (CÓD. PLUT.89 SUP.96 DA B.M.L): ASPECTOS HISTÓRICOS

Vanessa Oliveira Silva Gama (UFMG)

Carta de Aceite


TRAMAS DE SABERES & TRADIÇÃO: A PERCEPÇÃO DE JOVENS LEITORES SOBRE A LITERATURA INDÍGENA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Walquiria Lima da Costa (UEMASUL) e Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)

Carta de Aceite


TRAMAS FOLHETINESCAS DE JORGE AMADO: INSCRIÇÕES DE GÊNERO
Márcia Rios da Silva (UNEB)
Carta de Aceite


TRANSGÊNEROS E O NOME: OS BASTIDORES DA METAMORFOSE

Marcia Teshima (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi  (UEL)

Carta de Aceite


TRANSCRIÇÃO E EDIÇÃO DE UMA CARTA MANUSCRITA DO SÉCULO XVIII

Thaisa Maria Gazziero Tomazi (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UMT)

Carta de Aceite


TRANSDISCIPLINARIDADE: DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Jocirley de Oliveira (UFT) e Francisco Edviges Albuquerque (UFT)

Carta de Aceite


TRAVESSIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINAR E APRENDER LITERATURA NO ÂMBITO DAS MÍDIAS DIGITAIS

Carlos Wiennery da Rocha Moraes (UFT)

Carta de Aceite


UM ESTUDO DE CASO: A EXCLUSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA E SEUS ENTRAVES

Jackeline Barcelos Corrêa (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF), Aline Vilaça Peixoto Dias (UENF) e Luiz Cláudio da Silva Velasco (ISEPAM)

Carta de Aceite


UM ESTUDO DO PATHOS EM CAPAS DO JORNAL MEIA HORA

Leticia Fionda Campos (UFRJ)

Carta de Aceite


UM EU TODO RETORCIDO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO POEMA DE SETE FACES

Fernanda Martines de Araújo (UFMS) e Geraldo Vicente Martins (UFMS)

Carta de Aceite


UM MENINO, SUA AMIGA, UM FICHÁRIO... E O INCENTIVO À LEITURA: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REMOTO

Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF), Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Cínthia Pinheiro Lisbôa (UENF) e Edma Regina Barreto Caiafa Balbi (UENF)

Carta de Aceite


UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Manoel Garcia de Oliveira (UFMS), Fabiana Rodrigues dos Santos (UFMS) e Fernanda Garcia de Oliveira (UFMS)

Carta de Aceite


UM PASSEIO PELO MANUSCRITO "MEMORIAL DE AIRES", DE MACHADO DE ASSIS

Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF)

Carta de Aceite


UM SOLFIERI EM AMORTEAMO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO GOTICISMO FÚNEBRE PRESENTE NA PERSONAGEM DE “NOITE NA TAVERNA” E EM GABRIEL, DA MINISSÉRIE TELEVISIVA

Kayron Kaic da Silva Sousa (UEMASUL), Gilberto Freire de Santana (UEMASUL) e Gabriel Alves da Silva (UEMASUL)

Carta de Aceite


UMA ANÁLISE DE RECORTES DA REDES SOCIAIS E A VIOLÊNCIA PROVOCADA PELO CYBERBULLYING

Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO), Luciane Silva da Costa (IFTO), Rejane Marinho de Sousa (IFTO), Taísa Resende de Moraes Vieira (IFTO) e Locília de Jesus Silva Costa (IFMA)

Carta de Aceite


UMA ANÁLISE DESCRITIVA DA INTERFERÊNCIA LINGUISTÍCA DO ESPANHOL EM TEXTOS ESCRITOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Teresinha Fernandes da Silva (UERR)

Carta de Aceite


UMA ANÁLISE DO CONTO “LA PARURE”, DE GUY DE MAUPASSANT

Isadora Lima Santiago (UERR) e Maria Helena Valentim Duca Oyama (UFRR)

Carta de Aceite


UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DA GRAMÁTICA HISTÓRICA DE M. SAID ALI

Nayara Pinto Friess (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


UMA ANÁLISE SOCIAL E LINGUÍSTICA DOS DISCENTES DA EJA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA VARIACIONISTA: UM ESTUDO DE CASO

Jeffrey Marley da Silva Miranda (UEMASUL) e Gessica Brenda Lima da Silva Coelho (UEMASUL)

Carta de Aceite


UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A LITERATURA DE INDÍGENAS EM SALA DE AULA: O PODER HUMANIZADOR DA LITERATURA

Ivonete Nink Soares (UNIR)

Carta de Aceite


VARIAÇÃO DA PREPOSIÇÃO “A” COMO INTRODUTORA DE ARGUMENTOS VERBAIS E DE CIRCUNSTANCIADORES LOCATIVOS NA ESCRITA JORNALÍSTICA

Jéssica Marques da Costa Tostes (UFF) e Marli Hermenegilda Pereira (UFRRJ)

Carta de Aceite


VARIAÇÃO DIATÓPICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS TRECHOS DAS MÚSICAS DE LUIZ GONZAGA

Raniere Nunes da Silva (UEMASUL), Gilberto Freire de Santana (UEMASUL) e Matheus Carvalho Lima (UEMASUL)

Carta de Aceite


VARIAÇÃO E GRAMATICALIZAÇÃO: O CASO DE ESTÁ/TÁ NA FALA POPULAR SOTEROPOLITANA

Viviane Marcelina da Silva (UNEB) e Cristina dos Santos Carvalho (UNEB)

Carta de Aceite


VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: SUGESTÃO DE RUBRICA AVALIATIVA

Mayara Xavier Vito Pezarino (UNIFSJ), Joane Marieli Pereira Caetano (UNIFSJ), Igor Pereira Muniz (UNIFSJ) e Lorrane Estacio do Prado da Silva (UNIFSJ)

Carta de Aceite


VARIEDADE LINGUÍSTICA, FORRÓ E GÊNEROS TEXTUAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM BASE NO GÊNERO CANÇÃO

Marcela Coitinho de Aquino e Castro (UVA) e Graziela Borguignon Mota (UVA)

Carta de Aceite


VOCALISMO ÁTONO DO PORTUGUÊS DO BRASIL
Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)

Carta de Aceite


VOZES FEMININAS DA ILHA DE SÃO VICENTE: NARRATIVAS DE LUTA E RESISTÊNCIA

Edna Sousa Cruz (UEMASUL), Milene Oliveira Assunção (UEMASUL), Bianca de Sousa Torres (UEMASUL) e Larissa Sá Mota (UEMASUL)

Carta de Aceite


VOZES NEGRAS NA LITERATURA FEMININA

Edna Sousa Cruz (EUMASUL)

Carta de Aceite


VOZES QUE ECOAM, AS NEGRAS (R)EXISTEM : A LITERATURA CONFESSIONAL DE ALICE WALKER E CAROLINA MARIA DE JESUS

Naiana Siqueira Galvao (UFT), Maria de Fátima Falcão (UFT) e Samantha Leite de Macedo (UFT)

Carta de Aceite


WOMANISM X UTOPIA: BREVE DIÁLOGO EM TORNO DA PERSONAGEM CELIE EM A COR PÚRPURA DE ALICE WALKER

Naiana Siqueira Galvao (UFT) e Maria de Fátima Falcão (UFT)

Carta de Aceite