XIV SINEFIL
  4 e 5 de abril de 2023

apresentação

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

XV SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS
CURSO DE VERÃO DO CIFEFIL
Homenagem a Edite Pimentel Pinto
Local: Universidade Federal Fluminense (no formato híbrido)

Campus Gragoatá

Rua da Visconde do Rio Branco, s/n, Instituto de Letras – Niterói-RJ – 24210-201
Cel.: (21) 97685 8818 e (21) 98430-3484

 
        O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos tem os objetivos de facilitar e de difundir os estudos filológicos e linguísticos, desenvolvendo trabalhos diretamente ligadas a essas especialidades e promovendo eventos onde os pesquisadores possam apresentar os resultados de suas pesquisas, assim como organizando publicações especializadas dos resultados das pesquisas submetidos a seus eventos ou a seus periódicos para os que não podem participar desses eventos e promovendo cursos e apoiando outros eventos e cursos que estejam diretamente ligados à Linguística e à Filologia.

Este Simpósio foi criado com o nome de Semana Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos e teve dez edições com esse nome, sendo alterado para o atual a partir de sua décima primeira edição em 2008.

O objetivo específico desse evento é divulgar os estudos filológicos e linguísticos, preparando os graduandos e reciclando os graduados para o bom desempenho de suas atividades profissionais na área de Letras.

Seu público-alvo, portanto, são os estudantes e profissionais de Letras e de áreas afins, com a pretensão de levar-lhes o conhecimento das últimas novidades da Linguística e da Filologia para a sua aplicação prática em seus estudos e em seus trabalhos.

O evento, que será híbrido (apresentações virtuais e presenciais), ocorrerá em formato de Curso de verão, com Aulas-conferência, Palestras, Minicursos, Mesas-redondas, Comunicações e Pôsteres:

1º dia: (4/04/22): Sessão de abertura, uma dupla de Palestras, duas Aulas-conferência, uma sessão de Mesas-redondas (ou de Minicursos), duas sessões de Comunicações e Pôsteres;

2º dia (5/04/22): Uma sessão de Mesas-redondas (ou de Minicursos), uma Aula-conferência, uma sessão de Comunicações, uma dupla de Palestras e a entrega da Medalha José Pereira da Silva, Patrono do Círculo, de Destaque em Linguística e em Filologia do ano 2022, com as palavras dos condecorados.

Os nomes dos condecorados serão divulgados tão logo finalize o processo de escolha, que se desenvolverá a partir de 5/02/22 em: http://www.filologia.org.br/xv_sinefil/inscricao/eleicao.php. Todos os interessados podem participar dessa eleição.

Em caso de dúvida, favor se comunicar conosco pelo e-mail eventos@filologia.org.br ou pelo telefone (21) 97685 8818  (Prof. Leonardo) ou (21) 98430 3484 (Profª Melyssa).