HOMENAGEADO DO XXII CNLF


Parte inferior do formulário

WALMÍRIO ERONIDES MACEDO


    WALMÍRIO MACEDO nasceu na cidade de Maceió-AL, em 11/09/1930.
    Aos dez anos, ingressa no Seminário Nossa Senhora da Assunção onde ficou até os 18 anos, tendo feito o seminário menor (seis anos) e o curso superior de Filosofia (dois anos) num total de oito anos. A base de sua formação em Latim e Grego reside principalmente nessa sua origem religiosa.
     No Rio, fez, tão logo aqui chegou, vestibular para a Faculdade Nacional de Filosofia, da então Universidade do Brasil, hoje UFRJ. Como aluno, teve a ventura de ter professores como Sousa da Silveira, Ernesto Faria – de quem se tornou, além de aluno dileto, amigo pessoal –, Matoso Câmara Jr. – que muito marcou a sua formação –, Cleonice Berardineli, Amelinha Pontes Vieira, além de outros.
   Submeteu-se a vários concursos públicos para conseguir um lugar ao sol na dura vida de professor, tendo sido aprovado em todos, assim como para professor do Estado, para adjunto de catedrático do Colégio Militar nas cadeiras de Português (em primeiro lugar) e de Latim (em segundo lugar). Foi professor da UERJ, onde trabalhou a convite do prof. Dr. Olmar Guterres da Silveira e da Universidade Federal Fluminense, para a qual foi aprovado em concurso público. Aposentou-se pela Universidade Federal Fluminensa como Professor Titular. Doutor em Letras e Livre-Docente em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com a tese “Para uma Gramática Estrutural da Língua Portuguesa”.
     Ao longo de sua vida, publicou muito: cerca de 30 livros, entre os quais se destacam: Gramática da Língua Portuguesa, Presença editora (sua última obra, já esgotada); Elementos para uma estrutura da Língua Portuguesa, mesma editora, quinta edição esgotada; Análise sintática em nova dimensão – mesma editora, em quarta edição; e a sua última publicação: O livro da Semântica: um estudo dos signos linguísticos. Traduziu e adaptou ao Português a principal obra de Bernard Pottier, Linguistique générale: Théorie e description, que o próprio autor, em prefácio da edição brasileira considerou a de maior fidelidade ao seu ideário.
    Sua obra Gramática da Língua Portuguesa recebeu da Academia Brasileira de Letras o Prêmio Filologia João Ribeiro, em 1992. Exerceu funções públicas na administração superior como Presidente da Fundação Centro de Desenvolvimento de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação Instituto de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação Escola de Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro. Foi Membro da Academia Brasileira de Literatura, da Academia Carioca de  Letras e da Academia Brasileira de Filologia.

 

Principais obras de Walmírio Macedo


 








 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos