47 TEXTOS COMPLETOS DO XXIII CNLF


PRÉ-EDIÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS DO XXIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA


Esta pré-edição não garante a publicação do trabalho nos Anais.


Atualizado em 20/08/19


A ATUAÇÃO DO PROFESSOR COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ESTUDANTE DO SÉCULO XXI

Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Edilaine da Silva Freitas (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Roberta Santana Barroso (UENF) e Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF)


A ESCUTA COMPARTILHADA E A NARRATIVIDADE DA COMUNIDADE PESQUEIRA DE ARRAIAL DO CABO

Manuela Chagas Manhães (CNEC)

A INFLUÊNCIA DO NÓRDICO ANTIGO NO INGLÊS MODERNO
João Bittencourt de Oliveira (UERJ)

A MESCLA NO ENSINOAPRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS: COMPARAÇÃO ENTRE APRENDIZES DE LM E LNM
Tânia Gastão Saliés (UERJ), Aline Salucci Nunes (UERJ), Ana Vitória Queiroz (UERJ) e Claudia Spitz (UERJ)


A NARRATIVA E MEMÓRIA SOCIAL E COLETIVA EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: ARRAIAL DO CABO E O CONTO “PÉ DE CABRA”

Manuela Chagas Manhães (CNEC)

A POESIA DE GEORGINA ERISMANN NO JORNAL FOLHA DO NORTE

Queila Maia Santos (UEFS) e Liliane Lemos Santana Barreiros (PPGEL/UEFS)

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO-ESCRAVO NA OBRA “CASA GRANDE & SENZALA”, DE GILBERTO FREYRE, DELIMITADA PELO OLHAR DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Fernanda Pinheiro de Souza-e-Silva (UNICAP)

ANÁLISE DA ESCRITA DE AVISOS EM AVA: PISTAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERAÇÃO NO ESNSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A DISTÂNCIA
Débora Cristina Longo Andrade (UPM)

AS CONTRIBUIÇÕES DE FONÉTICA E FONOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA
Lucirene da Silva Carvalho (UESPI) e Catarina de Sena S. M. da Costa (UFPI)


AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NAS CRIANÇAS

Taís Turaça Arantes (UERJ), Hugo Augusto Turaça Leandro (UFMS), Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS) e Thays Baniski Teixeira (UFMS)

COMPARAÇÃO ENTRE OS DIÁRIOS DE WALMIR AYALA, LÚCIO CARDOSO E HARRY LAUS: CONSIDERAÇÕES FINAIS DE UMA PESQUISA
Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO e Funadesp)

CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA DE CORPUS PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE IDIOMAS
Thereza Cristina de Souza Lima (UNINTER)

DENÚNCIAS SÓCIO-POLÍTICAS PRESENTES NO DISCURSO DE CRÔNICAS MACHADIANAS

Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Raquel França Freitas (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF) e Vyvian França Souza Gomes (UENF)

DIÁLOGOS ENTRE FILOLOGIA E ARQUIVÍSTICA: ACERVOS DE DRAMATURGOS BAIANOS

Rosa Borges (UFBA)


ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÃO ACERCA DO USO DAS FORMAS PRONOMINAIS EU E MIM NO PORTUGUÊS FALADO EM DOURADOS, SOB O VIÉS DOS ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS
Elza Sabino da Silva Bueno (UEMS), Neide Araujo Castilho Teno (UEMS) e Sandra Espíndola (UEMS)

ESTUDOS INICIAIS PARA A EDIÇÃO CRÍTICO-GENÉTICA DE “MEMORIAL DE AIRES”

Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF)


FILOSOFIAS E GRAMÁTICAS: A ALAGMÁTICA E A TRANSDUÇÃO COMO PROCESSOS PARA A INDIVIDUAÇÃO

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

GÊNERO E SEXUALIDADE NA AULA DE LITERATURA BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA

Elio Marques de Souto Junior (UFRJ)

GRAFITE: LINGUAGEM DE UMA MEMÓRIA SOCIAL
Isabela Assunção Reis (UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB)

GRAMATICALIZAÇÃO DE CONJUNÇÕES: DA SINTAXE AO DISCURSO
Felipe de Andrade Constancio (UERJ)

GRAMATICALIZAÇÃO NA CRIAÇÃO DE CONECTORES EM UMA PERSPECTIVA DIACRÔNICA
Roberta Vecchi Prates (UFF) e Ricardo Stávola Cavaliere (UFF)

GRAMÁTICAS PORTUGUESAS DA INFÂNCIA: SÉCULOS XIX E XX

Márcia Antonia Guede Molina (UFMA)


“GRUPO DE LAOCOONTE” OU “CASO MORODALLAGNOL”: O PAPEL DA PERSPECTIVAÇÃO NA COMPREENSÃO LEITORA DE UMA CHARGE POLÍTICA

Brízzida A. S. L. de Magalhães Caldeira (UERJ), Lívia Salles de Melo Franco (UERJ) e Tânia Gastão Saliés (UERJ)


LEVANTAMENTO TERMINOLÓGICO E PROPOSIÇÃO DE GLOSSÁRIO PARA MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Valéria Angélica Ribeiro Arauz (UFMA), Luan Evangelista Ramos Pavão (UFMA) e Marlon Henrique Serra da Silva (UFMA)


METONÍMIA E METÁFORA COMO RECURSOS PARA O EXERCÍCIO DA CRIATIVIDADE EM CAMPANHAS CONTRA A IMPORTUNAÇÃO SEXUAL

Aline Salucci Nunes (UERJ)


MULHERES NO PAPEL: APRESENTAÇÃO INICIAL DE UM PROJETO DE PESQUISA

Luzia Gabriela Manso Vieira (UNIGRANRIO) e Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)


NARRATIVA E MEMÓRIA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DUQUE DE CAXIAS

Lucas Fernandes Januário (UNIGRANRIO) e Jurema Rosa Lopes Soares (UNIGRANRIO)


NARRATIVA, MEMÓRIA SOCIAL E COLETIVA: O RECONHECIMENTO SOCIAL NA REDESCOBERTA DA COMUNIDADE PESQUEIRA TRADICIONAL
Manuela Chagas Manhães (CNEC)


O ATO DE LER: INTERAÇÃO ENTRE MEMÓRIA, EMOÇÃO E COMPREENSÃO

Maria de Fátima de Mello (UFU)


O BRASIL QUINHENTISTA E A HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA: INTERFACES

Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

O ESPÍRITO E O ESTILO DE VIRGÍLIO (BUCÓLICAS)
Márcio Luiz Moitinha Ribeiro (ABRAFIL e UERJ)  e Daniel de Assis Soares (UERJ)

O LÉXICO E O VOCABULÁRIO: UNIVERSOS EM EXPANSÃO
Maria Lucia Mexias-Simon (USS)

O PAPEL DO EDUCADOR NO ENSINO DE LÍNGUA NA ERA DIGITAL
Mônica Saad Madeira (UNIG)

O PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO EM UMA CHARGE SOBRE A LIBRAS: UM ESTUDO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA
Taís Turaça Arantes (UERJ), Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS), Thays Baniski Teixeira (UFMS), Ana Carolina Gonzalez Batista (UCAM) e Hugo Augusto Turaça Leandro (UFMS)


O PESQUISADOR FILÓLOGO NA CONTEMPORANEIDADE: ATOS DE CONSTRUÇÃO E DE INTERPRETAÇÃO
Débora de Souza (UFBA)

O Português como segunda língua para surdos em perspectiva bilíngue no contexto de inclusão
Jocelma Rodrigues dos Santos (UNEB) e Valquíria Claudete Medrado Borba (UNEB)


O QUE FAZER QUANDO CHOVEM IDEIAS? O BRAINSTORMING E O PLANEJAMENTO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS
Ana Flávia L. M. Gerhardt (UFRJ), Caio Mieiro Mendonça (UFRJ) e Eliete F. Batista da Silveira (UFRJ)


POEMA: UM CHAMAMENTO AO ENCONTRO
Misleine Andrade Ferreira Peel (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)


PRODUÇÃO DE SENTIDO EM ENUNCIADOS ESCRITOS EM LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS: UM PROCESSO DE TRADUÇÃO

Isabel Cristina Rodrigues (UERJ) e Angela Baalbaki (UERJ)



PRODUÇÕES TEXTUAIS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVAS NO ENSINO MÉDIO: CRITÉRIOS DE PROFICIÊN- CIA DO ENEM
Norma Cristina Ribeiro Santos (UNEB) e Valquíria Claudete Machado Borba (UNEB)


QUANDO AS PALAVRAS TRADUZEM VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: DISCURSOS E NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Rosane Cristina de Oliveira (UNIGRANRIO)


SHREK 2 (2004): O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO A PARTIR DOS RASCUNHOS

Luiz Antonio Xavier Dias (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)


TECENDO MEMÓRIAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LIBRAS NO SUL DO BRASIL
Elissandra Lourenço Perse (UERJ)


TODAS AS MINHAS AULAS SÃO MONÓTONAS?: REFLETINDO SOBRE MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Leandro Novaes da Silva (FFP-UERJ)


TRANSFERÊNCIA CULTURAL DA LÍNGUA DE PORTUGAL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO LATIM AO PORTUGUÊS FALADO NO BRASIL NO CONTEXTO ATUAL

Cleber Nogueira Aleluia de Souza (UNEB)


UM ESTUDO DAS CONCEPTUALIZAÇÕES METONÍMICAS DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS TIRINHAS DA TURMA DO XAXADO, DE ANTÔNIO CEDRAZ

Carla Bianca Chagas Chagas de Jesus (UNEB), Edna da Paixão Pereira (UNEB) e Elisângela Santana dos Santos (UNEB)


UM OLHAR SOBRE AS LINGUAGENS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Elisa Moreira da Silva (UNIGRANRIO), Eline das Flores Victer (UNIGRANRIO) e Jurema Rosa Lopes (UNIGRANRIO)