O TOMO II, COM OS 78 (SETENTA E OITO) TEXTOS COMPLETOS QUE RECEBEMOS ATÉ 30/09, JÁ ESTÁ SENDO EDITADO. POR ISSO, NÃO ESTAMOS MAIS RECEBENDO NENHUM TEXTO.

CASO DESEJE FAZER ALGUMA ALTERAÇÃO, SOLICITE-A IMEDIATAMENTE.



Atualizado em 10/10/19


A CRISE DO SUJEITO MODERNO NA POÉTICA DE AUGUSTO DOS ANJOS

Igor França Cordeiro (UERJ) e Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo (UERJ)

A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA RATIO STUDIORUM (1599)
Janaina Fernanda de Oliveira Lopes (UFF)

A FEIÚRA COMO OPÇÃO ESTÉTICA EM “MEMÓRIAS DE MARTA”

Flávia Marçal Meslin Pires (UERJ) e Carmem Lucia Negreiros de Figueiredo Souza (UERJ)


A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL DO NEGRO: HISTÓRIA, PRECONCEITO E IDENTIDADE

Rodrigo Vitorino Ramos Costa (UFOP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)


A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA E DO DISCURSO NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM FEMININA PRODUZIDA NA POESIA ATRIBUÍDA A GREGÓRIO DE MATOS

Patrícia Bastos (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)


A IMPORTÂNCIA DA TEORIA SINTAGMÁTICA PARA UMA CONVENIENTE DESCRIÇÃO GRAMATICAL: UM LEGADO DE INGEDORE KOCH
José Mario Botelho (FFP-UERJ) 

A INTROSPECÇÃO E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE EM DOIS MICROCONTOS
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (UFT e IFTO) e Eliane Cristina Testa (UFT)

A LINGUÍSTICA TEXTUAL E O ENSINO DE HEBRAICO BÍBLICO: A BÍBLIA COMO TEXTO AUTÊNTICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Isabel Arco Verde Santos (UERJ) e Wellington Couto de Almeida (UERJ)


A LINGUÍSTICA SISTÊMICO- FUNCIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Michele Cristine Silva de Sousa (SEEDUC) e Elisa  da Silva de Almeida (SEEDUC)


A QUESTÃO DA MORTE EM O CAVALO E SEU MENINO, DE C. S. LEWIS, E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA PSIQUE DA CRIANÇA

Carla Cristina de Moraes Gomes (UFRRJ) e Mario Cesar Newman de Queiroz (UFRRJ)

A QUESTÃO DA NORMA PADRÃO NA PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA: DEBATENDO E COMBATENDO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Laylla Pereira de Moraes (UFF)


A TRÍADE AUTOR–OBRA–PÚBLICO NO SÉCULO XVII
Rebeca Venezia (UERJ), Diogo dos Santos (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)

A UTILIZAÇÃO DAS TIRINHAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: POR UM OLHAR MAIS ATENCIOSO AO TEXTO
Stéphanie Corlette Coutinho (UVA)

A VARIAÇÃO PRONOMINAL “NÓS/A GENTE”: IDENTIDADE E PRECONCEITO LINGUÍSTICA
Alexandre Emanuel Alves da Silva (UFOP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)

ABORDAGEM DO GÊNERO CRÔNICA ATRAVÉS DA OBRA “O INCRÍVEL E O INACREDITÁVEL”, DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO
Tatiane Ribeiro Rocha (UVA) e Taiane Horta Valim (UVA)


ABRINDO A CAIXA DE PANDORA: RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS ATRAVÉS DE DOCUMENTOS ESCRITOS – NOTÍCIAS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO

Maria Ionaia de Jesus Souza (UNEB)


ALIANDO O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO–APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Laura de Almeida (UESC)

ANÁLISE DA CONJUNÇÃO E EM ARTIGOS DE OPINIÃO: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA
Karine da Silva Costa André (UERJ) e Isabel Arco Verde Santos (UERJ)


ANÁLISE DE EXPRESSÕES DE ORIGEM RELIGIOSA EM COMENTÁRIOS DA INTERNET

Karine da Silva Costa André (UERJ), Isabel Arco Verde Santos (UERJ), Karine Sant’Anna de Andrade (UERJ) e Roberta Maria Fernandes da Silva (UERJ)

AULAS METAPRESENCIAIS NA UFSB: AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO HÍBRIDO DE LÍNGUA INGLESA

Claudia Pungartnik (UFSB) e Givanildo Silva Santos (UFSB)


AZUL, ROSA E O USO DA METONÍMIA CONCEPTUAL NAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM CHARGES E QUADRINHOS
Ana Paula Ferreira (CPII)

CAROL DALL FARRA SOBRE O SER MARGINAL EO SER MARGINALIZADO NA POESIA

Fabiana Bazilio Farias (UNIGRANRIO)


CÍRCULO E CIRCULARIDADE NOS SERMÕES DE PADRE ANTÔNIO VIEIRA

Ghabriel Ibrahim Ermida Tinoco Alves (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)

CRIME E COTIDIANO EM SANT’ANNA DO CATU OITOCENTISTA SOB A PERSPECTIVA DA FILOLOGIA E DA HISTÓRIA

Fabrício dos Santos Brandão (IFBaiano)

DA GENÉTICA TEXTUAL À ESTILÍSTICA: UM OLHAR PARA OS TEXTOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA
Rogério Nascimento Bortolin (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)


DE CLAUSURAS E CANONIZAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE MULHERES E CONVENTOS EM “A MONJA DE LISBOA”
Tatiana Alves Soares (CEFET-RJ)


DESENVOLVIMENTO MORFOSSINTÁTICO AOS DOIS ANOS DE IDADE: RESULTADOS DE UMA COLETA LONGITUDINAL

Thamiris Santos Halasz de Farias (UERJ) e Marina R. A. Augusto (UERJ)


DRAMATICIDADE EM ANTÔNIO VIEIRA: ASPECTOS DO THEATRUM SACRUM

Fernando Barboza de Carvalho (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)


ECOS DA PRISÃO: MEMÓRIAS DO CÁRCERE E MEMÓRIAS DE UM SOBREVIVENTE

Fátima Almeida da Silva (UERJ)


“ELOI,  ELOI, LAMÁ SABACTANI”?INTERTEXTUALIDADE E INTERGENERICIDADE NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DA MÚSICA “DIÁSPORA” (2017), DOS TRIBALISTAS
Wellington Couto de Almeida (UERJ) e Isabel Arco Verde Santos (UERJ)

ENTRE LETRAS E MELODIAS: ANÁLISE GENÉTICA E ESTILÍSTICA EM PEDRO VALENÇA
Mariana Rodrigues Ferreira Fantinelli (UEL) e Edina Regina PugasPanichi (UEL)

ENTRE TRAMAS CEREBRAIS E OS FENÔMENOS DA RUA: ALBERTO MUSSA E A CONSTRUÇÃO DE SUA IMAGEM COMO ESCRITOR NA CENA LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA
Joyce Silva Braga (UERJ)

“ESCREVIVENDO O MUNDO” – A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Vanessa de Lima Morais Silva (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)


ESTATUTO DO NASCITURO: IMPLICAÇÕES NOS DIREITOS FEMININOS À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN) e Antonio Carlos Meira de Brito (UERN)


ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS USADAS NAS COLUNAS DE ANCELMO GOIS: O RECURSO AOS VALORES

Bruno Silva Lopes (CEFET-RJ)

FACE, EMOÇÕES E (IM)POLIDEZ NAS CONVERSAÇÕES EM REDES: OS ELEMENTOS EXPRESSIVOS COMO MARCADORES DE TENSÕES E CONFLITOS EM INTERAÇÕES VIRTUAIS

Marcele Mendes Goulart (FFP-UERJ) e Victoria Wilson da Costa Coelho (FFP-UERJ)


FIGURAÇÕES DO ESCRITOR NA PROSA CONTEMPORÂNEA
Fátima Cristina Dias Rocha (UERJ)


HIBRIDISMO NA ESCRITA BIOGRÁFICA DE ANA MIRANDA

Patricia Horta (UERJ)


JOAQUIM CARDOZO COMO POETA E CRÍTICO DE ARTE NO LIVRO O INTERIOR DA MATÉRIA
Yael Fernando Carvalho Torres (UERJ)

“JOSÉ”: DE DRUMMOND A PAULO DINIZ E TIBÉRIO AZUL

Camila Novaes Maia (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)


LEITURA: LIBERDADE E GENEROSIDADE QUE O TEXTO OFERECE
Maria de Fátima de Mello (UFU)

LETRAMENTO LITERARÁRIO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES E UMA PROPOSTA PRÁTCA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Christiana Ribeiro Milito (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)


LITERATURA E MODERNIDADE: O CINEMATÓGRAFO DE JOÃO DO RIO

Camila de Souza Barros da Silva (UERJ)


LUSOFONIA E AFRICANIDADE ALÉM DA CURVA: UMA LEITURA DO CONCEITO LUSOFONIA EM MOÇAMBIQUE PELA VISÃO DE MIA COUTO

Marcela Coitinho de Aquino e Castro (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)


MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS E A CRIAÇÃO DA dIVISÃO MILITAR DA GUARDA REAL DA POLÍCIA (DMGRP)

Paulo Henrique dos Santos (UFRRJ) e Mario Cesar Newman de Queiroz (UFRRJ)

METONÍMIA CONCEPTUAL NOS DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL EM AULAS SÍNCRONAS ON-LINE

Ana Beatriz Simões (IFFluminense)

#MEUEXABUSIVO: ANÁLISE CRÍTICA DISCURSIVA DE UM POST NA PÁGINA “QUEBRANDO O TABU”

Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN)


MODUAN MATUS E CHACAL EM DIÁLOGO: POÉTICAS MARGINAIS

Eduardo Maciel de Salles (UNIGRANRIO) e Idemburgo Pereira Frazão Félix (UNIGRANRIO)


“MONUMENTO SANTA CRUZ”: UMA NARRATIVA DO SILÊNCIO

Rafael Garcia Madalen Eiras (UNIGRANRIO)



NEW PHILOLOGY: TRANSFORMAÇÕES TEÓRICAS E DE BASES MATERIAIS

Mario Cesar Newman de Queiroz (UFRRJ)


O ARTISTA E A PERDA DO HALO

Lohane Cristine de Araujo Guimarães (UERJ)


O CEGO E A CRIANÇA NO MEIO DO REDEMOINHO

Tatiana Alves Soares (CEFET-RJ)


O COMBATE COM A SOMBRA – A ALTERIDADE INDÍGENA EM ANTÔNIO VIEIRA
Carla Oliveira (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)


O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM: AS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO CODAP/UFS EM CENA

Urandi Rosa Novais (CODAP/UFS)


O ESPAÇO PÚBLICO COMO TEXTO – VISÃO SEMIÓTICA DO MEIO URBANO

Fernanda de Fátima Fernandes Pereira (UNIGRANRIO) e Renato da Silva (UNIGRANRIO)

O FANTASMA DO VERME: A VOZ DE PEDRO KILKERRY EM CANÇÃO
Gabriel Costa Resende Pinto Bastos dos Santos (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)


O IMPERIAL INSTITUTO DOS MENINOS CEGOS E A HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Barbara Poubel dos Santos (UFF)

O PAPEL DAS METÁFORAS CONCEPTUAIS EM FÁBULAS

Karine Souza da Silva (UERJ)


O PERCURSO EPISTOLOGRÁFICO MACHADIANO: DO NASCIMENTO DO POETA À CONSAGRAÇÃO DO ROMANCISTA

Tatiana de Oliveira Miguez (UERJ)

O PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO EM UMA CHARGE SOBRE A LIBRAS: UM ESTUDO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA
Taís Turaça Arantes (UERJ), Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS), Thays Baniski Teixeira (UFMS), Ana Carolina Gonzalez Batista (UCAM) e Hugo Augusto Turaça Leandro (UFMS)


O POETA EM DESLOCAMENTO. APRESENTANDO RICARDO DOMENECK

Samuel Ramos de Macedo (UERJ) e Ana Cristina Rezende de Chiara (UERJ)


O PROCESSO DE CRIAÇÃO JUDICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A TEORIA DA DECISÃO JUDICIAL A PARTIR DA CRÍTICA GENÉTICA

Roberto Lima Santos (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)


“O TEMPO NÃO PERMITE MAIS E FICO COMO QUER”: A MULTIFUNCIONALIDADE DO JUNTOR “E” NO GÊNERO EPISTOLAR COMERCIAL DO SÉCULO XVIII
Juliana Pereira Guimarães (UFRJ) e Luiz Palladino Netto (UFRJ)

O TRIUNFO DA MORTE NA ORATÓRIA DE ANTÔNIO VIEIRA
Felipe Lima da Silva (UERJ)


OS MUROS QUE DELIMITAM “DIÁRIO DO HOSPÍCIO”COMO GÊNERO DIÁRIO

Thais da Silva César (UERJ) e Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo (UERJ)


OS SABERES DOS ALUNOS E A PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA – INTERAÇÃO, CRIATIVIDADE E TRANSFORMAÇÃO

Moacir dos Santos da Silva (UCP) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)


PATRIMÔNIOS CULTURAIS EM DUQUE DE CAXIAS: MÍDIA, DISCURSO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO

Ana Paula Cavalcante Lira do Nascimento (CBNB e UNIGRANRIO) e Renato da Silva (UNIGRANRIO)



Português língua estrangeira: ensino–aprendizagem intercultural no âmbito da UFRRJ

Ana Beatriz Faltz Pereira Amaral (UFRRJ), Angela Marina Bravin dos Santos (UFRRJ) e Jéssica Marques da Costa Tostes (UFRRJ)


PRECURSORES LITERÁRIOS EM MILTON HATOUM: NOTAS SOBRE UM PROJETO DE AUTORIA

Aídes José Gremião Neto (FFP-UERJ)

(RE)FORÇANDO IDENTIDADES: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS PARA UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Victor Hugo Mendes da Silva Pereira (UVA), Claudia Cristina Mendes Giesel (UVA) e Larissa Portella Santos (UVA)

“ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA” E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO LÍRICO HISTORICAMENTE CONTEXTUALIZADO

Adriane Fabiano de Oliveira (UVA), Daniella Tavares Potrique (UVA) e Fernanda Iglesias Webering (UVA)

TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO: MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
Vanessa de Lima Morais Silva (UVA), Cláudia Cristina Mendes Giesel (UVA), Flavia Cunha (UVA) e Sayonarah Almeida (UVA)

UM NOVO OLHAR PARA OS VERBOS: DA GRAMÁTICA TRADICIONAL À PERSPECTIVA DISCURSIVA

Yasmin Cibelle Soares da Silva Alves (UERJ)

UM TRABALHO DIACRÔNICO DA ORGANIZAÇÃO O SABER: DA ENCICLOPÉDIA À WIKIPÉDIA

Catarina Lobo Gonçalves (UFRJ)

UMA ABORDAGEM CONGNITIVO-FUNCIONAL: UMA PERSPECTIVA SINCRÔNICA DA COMPETIÇÃO PELO USO NAS CONSTRUÇÕES [XMENTE]

Giselly Duarte Ferreira da Fonseca (FFP-UERJ)


UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA ARGUMENTATIVIDADE EM ARTIGOS DE OPINIÃO PUBLICADOS EM VEJA E CARTA CAPITAL

Graziela Borguignon Mota (UVA) e Vitor Fernandes Gonçalves (UVA)


UMA ROTA DE CONSTRUCIONALIZAÇÃO DO VERBO‘PASSAR’ DE PLENO A AUXILIAR

Geisa Maria Jayme Jordão (UFF)

VIDINHA/VIDONA: A QUE SE DESTINA A PERFORMATIZAÇÃO DE UM CORPO EM CLÍNICA? UM ENSAIO SOBRE A POÉTICA DE ROBERTO COSSAN

Rodrigo Ségges Ferreira Barros (UERJ)