Imprima o Cartaz

XXIII CNLF


UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)
Rio de Janeiro, de 28 a 30 de agosto de 2019
Em homenagem a Ingedore Grünfeld Villaça Koch
e aos 25 anos de existência do Círculo


Instruções para apresentação de trabalho

O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL) é uma associação de graduados interessados na propagação de ideias e questionamentos nas áreas específicas de Filologia e de Linguística.

Entre 28 e 30 de agosto de 2019, o CiFEFiL realizará o XXIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, no INSTITUTO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO (UERJ) – Rua Francisco Xavier, 524 – 11° andar – Maracanã – Rio de Janeiro-RJ, CEP: 20550-900).

Este Congresso, que continua com sua característica multidisciplinar, pretende pôr em prática os seguintes objetivos do Círculo:

  • Divulgar as pesquisas filológicas e linguísticas;
  • Ampliar os estudos de filologia e de linguística nas faculdades e institutos de letras;
  • Demonstrar a utilidade dos estudos e pesquisas filológicas e linguísticas para o desenvolvimento das ciências e das tecnologias em geral;
  • Colaborar, no campo da ecdótica, com as demais áreas de estudo com edições diplomáticas, críticas, genéticas etc.
  • Facilitar as interações entre as diversas subáreas dos estudos das linguagens humanas.

Durante a realização do XXIII CNLF, haverá:

  • mesas-redondas (de três a cinco por dia);
  • 2 conferências (de abertura e de encerramento);
  • comunicações livres (de três a cinco sessões por dia);
  • palestras (até três por dia)
  • minicursos (até cinco num único dia); e
  • pôsteres, lançamento de livros, coquetel e sessão musical.

Como a homenageada deste XXIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia será Ingedore Koch, serão consideradas pertinentes à temática do evento todas as linhas de pesquisa que tiverem apoio bibliográfico na sua vida e obra ou na obra de um dos Fundadores do Círculo, a saber, os Professores: Álvaro Alfredo Bragança Júnior, Emmanuel Macedo Tavares, José Pereira da Silva, Ruy Magalhães de Araújo, cujas imagens se podem ver nas engrenagens do ícone do evento.

A bibliografia resumida da homenageada estará na página do XXIII CNLF para facilitar a organização dos trabalhos de todos os interessados em apresentar sua contribuição com essa temática. Também são bem-vindas as propostas de trabalho de áreas afins, que se relacionem, de uma forma ou outra, com as temáticas filológicas ou linguísticas listadas em “Temas”.

Os Anais do Congresso serão publicados em duas versões dos Cadernos do CNLF: uma digital (em cd-rom) e outra virtual (na página http://www.filologia.org.br/cnlf.html). O livro de programação manterá a versão impressa. Nos Anais do XXIII CNLF, constarão todos os textos completos, referentes às apresentações orais e aos pôsteres, com os respectivos resumos, dos autores que enviarem até a data prevista.