78 RESUMOS DO XXIII CNLF


Todos os coautores e Orientadores que desejarem receber um Certificado de Participação devem fazer a sua inscrição individual como Audiente (Sem apresentação de trabalho) e pagar por ela.


Atualizado em 13 / 06 / 19



A DISTRIBUIÇÃO DOS MODIFICADORES DE GRAU EM TÉTUM: UMA PROPOSTA EM SEMÂNTICA ESCALAR
Anderson Lucas da Silva Macedo (UFF)
Carta de Aceite

A ESCRITA DO ALUNO DE DIREITO NA CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISE E DIAGNÓSTICO
Bruno Famini Collares Leite (UVA), Thamires Cardoso Ribas (UVA), Marcelo Armando Carvalho Fonseca Costa (UVA) e Anne Caroline de Morais Santos (UVA)
Carta de Aceite

A ESCUTA COMPARTILHADA E A NARRATIVIDADE DA COMUNIDADE PESQUEIRA DE ARRAIAL DO CABO
Manuela Chagas Manhães (CNEC)
Carta de Aceite

A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL DO NEGRO: HISTÓRIA, PRECONCEITO E IDENTIDADE
Rodrigo Vitorino Ramos Costa (UFOP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Carta de Aceite

A LINGUAGEM DE PERIFERIA: UMA ABORDAGEM POÉTICA COMO PRÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA
Katiuscia Lucas Severino (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

A NARRATIVA E MEMÓRIA SOCIAL E COLETIVA EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: ARRAIAL DO CABO E O CONTO “PÉ DE CABRA”
Manuela Chagas Manhães (CNEC)
Carta de Aceite

A POESIA VISUAL DE TCHELLO D'BARROS: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO
Renata da Silva de Barcellos (UNICARIOCA)
Carta de Aceite

A QUESTÃO DA NORMA PADRÃO NA PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA: DEBATENDO E COMBATENDO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Laylla Pereira de Moraes (UFF)
Carta de Aceite

A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO DISCURSO CONSERVADOR NO BRASIL
Mario Jorge Pereira da Mata (UFBA e IF Baiano)
Carta de Aceite

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO-ESCRAVO NA OBRA “CASA GRANDE & SENZALA”, DE GILBERTO FREYRE, DELIMITADA PELO OLHAR DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Fernanda Pinheiro de Souza e Silva (UNICAP)
Carta de Aceite

A VARIAÇÃO PRONOMINAL NÓS/A GENTE: IDENTIDADE E PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Alexandre Emanuel Alves da Silva (UFOP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Carta de Aceite

ALIANDO O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO–APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Laura de Almeida (UESC)
Carta de Aceite

AS CONTRIBUIÇÕES DE FONÉTICA E FONOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA
Lucirene da Silva Carvalho (UESPI) e Catarina de Sena S. M. da Costa (UESPI)
Carta de Aceite

AS EDIÇÕES DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA SOB O OLHAR DE JAIME CORTESÃO: UM TRABALHO À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Viviane Lourenço Teixeira (UFF)
Carta de Aceite

ATOBAH: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TOPONÍMIA NA BAHIA
Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)
Carta de Aceite

AULAS METAPRESENCIAIS NA UFSB: AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO HÍBRIDO DE LÍNGUA INGLESA
Claudia Pungatinik (UFSB) e Givanildo Silva Santos (UFSB)
Carta de Aceite

BAHIA: DOIS POEMAS, VÁRIAS CANÇÕES
Lady Dayana Alves da Costa (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

“BUDISMO MODERNO”: A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS POR ESCURINHO
Fabiano de Almeida Ribeiro (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

COMPARAÇÃO ENTRE OS DIÁRIOS DE WALMIR AYALA, LÚCIO CARDOSO E HARRY LAUS: CONSIDERAÇÕES FINAIS DE UMA PESQUISA
Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA DE CORPUS PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE IDIOMAS
Thereza Cristina de Souza lima (UNINTER)
Carta de Aceite

CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO–APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Claudia Paulino de Lanis Patricio (UFES)
Carta de Aceite

CRENÇAS E ATITDES LINGUÍSTICAS: VENCENDO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM MINAS GERAIS
Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Carta de Aceite

CRIME E COTIDIANO EM SANT’ANNA DO CATU OITOCENTISTA SOB A PERSPECTIVA DA FILOLOGIA E DA HISTÓRIA
Fabrício dos Santos Brandão (UFBA)
Carta de Aceite

DE CLAUSURA E CANONIZAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE MULHERES E CONVENTOS EM A MONJA DE LISBOA
Tatiana Alves Soares Caldas (CEFET-RJ)
Carta de Aceite

DO MODERNISMO AO MANGUE: OSWALD DE ANDRADE EM DOIS TEMPOS
Pablo Miranda de Paula (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

ECOS DA PRISÃO: MEMÓRIAS DO CÁRCERE E MEMÓRIAS DE UM SOBREVIVENTE
Fátima Almeida da Silva (UERJ)
Carta de Aceite

EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA RATIO STUDIORUM (1599)
Janaina Fernanda de Oliveira (UFF)
Carta de Aceite

ELIZABETH BISHOP: A TRADUTORA DOS MODERNISTAS BRASILEIROS
Fátima Cristina Rivas Filipe de Oliveira (UNIGRANRIO) e Ana Paula Cavalcante Lira do Nascimento (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

ENCAPSULAMENTOS ANAFÓRICOS EM ENTREVISTAS DE REVISTAS IMPRESSAS
Dennis Castanheira (UFRJ)
Carta de Aceite

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES E REGIÃO: UMA PESQUISA EXPLANATÓRIA E REFLEXIVA
Lívia Gomes Nogueira Carneiro (IFF), Andressa Peres Teixeira (IFF), Marina Parente Barros (IFF) e Camila Carneiro dos Santos Silva (IFF))
Carta de Aceite

ENTRE LETRAS E MELODIAS: ANÁLISE GENÉTICA E ESTILÍSTICA EM PEDRO VALENÇA
Mariana Rodrigues Ferreira Fantinelli (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite

ENTRE TRAMAS CEREBRAIS E OS FENÔMENOS DA RUA: ALBERTO MUSSA E A CONSTRUÇÃO DE SUA IMAGEM COMO ESCRITOR NA CENA LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA
Joyce Silva Braga (UERJ)
Carta de Aceite

FIGURAÇÕES DO ESCRITOR NA PROSA CONTEMPORÂNEA
Fátima Cristina Dias Rocha (UERJ)
Carta de Aceite

FILOSOFIAS E GRAMÁTICAS: A ALAGMÁTICA E A TRANSDUÇÃO COMO PROCESSOS PARA A INDIVIDUAÇÃO
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite

GÊNERO E SEXUALIDADE NA AULA DE LITERATURA BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Elio Marques de Souto Junior (UFRJ)
Carta de Aceite

GÊNERO, REFORMA TRABALHISTA, ENSINO–APRENDIZAGEM: DIFERENTES OBJETOS NUMA ABORDAGEM LINGUÍSTICO-COGNITIVA
Sandra Pereira Bernardo (UERJ), Patrícia Teles Alvaro (UERJ), Ana Paula Ferriera (UERJ), Patrícia Oliveira de Freitas (UERJ), Naíra Velozo (UERJ), Bruno Bastos (UERJ) e Ana Beatriz Simões (UERJ)
Carta de Aceite

GRAFITE: LINGUAGEM DE UMA MEMÓRIA SOCIAL
Isabela Assunção Reis (UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB)
Carta de Aceite

GRAMATICALIZAÇÃO DE CONJUNÇÕES: DA SINTAXE AO DISCURSO
Felipe de Andrade Constancio (UERJ)
Carta de Aceite

GRAMATICALIZAÇÃO NA CRIAÇÃO DE CONECTORES EM UMA PERSPECTIVA DIACRÔNICA
Roberta Vecchi Prates (IF SUDESTE-MG) e Ricardo Stávola Cavaliere (UFF)
Carta de Aceite

GRAMÁTICAS PORTUGUESAS DA INFÂNCIA: SÉCULOS XIX E XX
Márcia Antonia Guede Molina (UFMA)
Carta de Aceite

HIBRIDISMO NA ESCRITA BIOGRÁFICA DE ANA MIRANDA
Patricia Horta (UERJ)
Carta de Aceite

INTERVENÇÃO DO CIRCUITO CURRICULAR MEDIADO POR GÊNEROS E EM UMA LICENCIATURA EM LETRAS
Bruno Gomes Pereira (UEPA)
Carta de Aceite

INTRODUÇÃO À ABORDAGEM CONSTRUCIONAL DA GRAMÁTICA
Marcos Luiz Wieddemer (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

“JOSÉ”: DE DRUMMOND A PAULO DINIZ E TIBÉRIO AZUL
Camila Novaes Maia (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

LEVANTAMENTO TERMINOLÓGICO E PROPOSIÇÃO DE GLOSSÁRIO PARA MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Valeria Angelica Ribeiro Arauz (UFMA), Luan Evangelista Ramos Pavão (UFMA) e Marlon Henrique Serra da Silva (UFMA)
Carta de Aceite

LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL E TEORIA DE TEXTO NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: VOZES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL NA ESCRITA REFLEXIVA E CONVENCIONAL
Bruno Gomes Pereira (UEPA)
Carta de Aceite

LINGUÍSTICA TEXTUAL: UM BREVE PERCURSO HISTÓRICO NO BRASIL
Renata da Silva de Barcellos (UNICARIOCA)
Carta de Aceite

MULHERES NO PAPEL: APRESENTAÇÃO INICIAL DE UM PROJETO DE PESQUISA
Fernanda Pinheiro de Souza e Silva (UNICAP)
Carta de Aceite

MULTIMODALIDADE: UMA QUESTÃO DE LETRAMENTO DIGITAL NA ESCOLA PARA O ENPOWERMENT/FORTALECIMENTO DOS SUJEITOS PEDAGÓGICOS
Fernanda Pinheiro de Souza e Silva (UNICAP)
Carta de Aceite

NARRATIVA, MEMÓRIA SOCIAL E COLETIVA: O RECONHECIMENTO SOCIAL NA REDESCOBERTA DA COMUNIDADE PESQUEIRA TRADICIONAIS
Manuela Chagas Manhães (CNEC)
Carta de Aceite

NEW PHILOLOGY: TRANSFORMAÇÕES TEÓRICAS E DE BASES MATERIAIS
Mario Cesar Newman de Queiroz (UFRRJ)
Carta de Aceite

O BRASIL QUINHENTISTA E A HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA: INTERFACES
Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite

O CEGO E A CRIANÇA NO MEIO DO REDEMOINHO
Tatiana Alves Soares Caldas (CEFET-RJ)
Carta de Aceite


O ENSINO DE LÍNGUA E A CONSTRUÇÃO DE SEMTIDOS NO GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM: AS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO CODAP/UFS EM CENA
Urandi Rosa Novais (FUFSE)
Carta de Aceite

O FANTASMA DO VERME: A VOZ DE PEDRO KILKERRY EM CANÇÃO
Gabriel Costa Resende Pinto Bastos dos Santos (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

O LÉXICO E O VOCABULÁRIO: UNIVERSOS EM EXPANSÃO
Maria Lucia Mexias-Simon (USS)
Carta de Aceite

O PERCURSO EPISTOLOGRÁFICO MACHADIANO: DO NASCIMENTO DO POETA À CONSAGRAÇÃO ROMANCISTA
Tatiana de Oliveira Miguez (UERJ)
Carta de Aceite

O PROCESSO DE CRIAÇÃO JUDICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A TEORIA DA DECISÃO JUDICIAL A PARTIR DA CRÍTICA GENÉTICA
Roberto Lima Santos (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite

O TERMO LITERATURA E SUAS MÚLTIPLAS SIGNIFICAÇÕES
Anne Caroline de Morais Santos (UVA)
Carta de Aceite

O USO DE CURTAS-METRAGENS NA AULA DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS (PLE)
Jéssica Caroline Pessoa dos Santos (UERJ) e Mariana Valim (UERJ)
Carta de Aceite

O USO DE TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO POSSÍVEIS ALIADOS NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA
Gleicson Fialho Sales (FFF-UERJ)
Carta de Aceite

OS SABERES DOS ALUNOS E A PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA - INTERAÇÃO, CRIATIVIDADE E TRANSFORMAÇÃO
Moacir dos Santos da Silva (UCP-RJ) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite

OVÍDIO E A METAMORFOSE DOS NAVIOS DE ENEIAS
Edison Lourenço Molinari (UFRJ)
Carta de Aceite

PERFIS DE ESCRITORES, EM AUTORRETRATOS OU NA TELA DE SEUS PARES
Fátima Cristina Dias Rocha (UERJ)
Carta de Aceite

POESIA E VOCOPERFORMANCE
Leonardo Davino de Oliveira
Carta de Aceite

POEMA: UM CHAMAMENTO AO ENCONTRO
Misleine Andrade Ferreira Peel (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite

POLÍTICAS LINGUÍSTICAS: VARIAÇÃO, PRECONCEITO, IDENTIDADE E ENSINO
Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Carta de Aceite

PRODUÇÃO DE SENTIDO EM ENUNCIADOS ESCRITOS EM LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS: UM PROCESSO DE TRADUÇÃO
Isabel Cristina Rodrigues (UERJ) e Angela Correa Ferreira Baalbaki (UERJ)
Carta de Aceite

REFERENCIAÇÃO EM RECEITAS ORAIS E ESCRITAS
Samuel Malaquias da Silva (UFRJ) e Leonor Werneck dos Santos (UFRJ)
Carta de Aceite

REFORMA TRABALHISTA EM CHARGE: UMA ANÁLISE CONGNITIVISTA DA INTERPRETAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Naira de Almeida Velozo (UFRJ), Sandra Pereira Bernardo (UERJ) e Bruno Bastos Gomes da Silva (UFRJ)
Carta de Aceite

SEMÂNTICA NOMINAL: CONTRIBUTO DOS DETERMINANTES PARA A CONSTRUÇÃO DAS FRASES NO PORTUGUÊS DE MOÇAMBIQUE
Rufino Alfredo (UP-Moçambique)
Carta de Aceite

TODAS AS MINHAS AULAS SÃO MONÓTONAS?: REFLETINDO SOBRE MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Leandro Novaes da Silva (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

UM DIA NA VIDA DE EDUARDO COUTINHO: TV E CINEMA EM TENSÃO
Guilherme Veiga Rodrigues de Mendonça (UNIGRANRIO) e Anna Paula Soares Lemos (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

UM ENSINO DE TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS
João Paulo Bulhões e Mattos (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

UM NOVO OLHAR PARA OS VERBOS: DA GRAMÁTICA TRADICIONAL À PERSPECTIVA DISCURSIVA
Yasmin Cibelle Soares da Silva (UERJ)
Carta de Aceite

UM PACTO CONTEMPORÂNEO: AUTOFICÇÃO EM O FILHO ETERNO, DE CRISTOVÃO TEZZA
Juliana de Oliveira Lima Vianna (UERJ)
Carta de Aceite

UMA ROTA DE CONSTRUCIONALIZAÇÃO DO VERBO “PASSAR” DE PLENO A AUXILIAR
Geisa Maria Jayme Jordão (UFF)
Carta de Aceite