A ANDROGINIA NO MITO DE CÊNIDE
Francisco de Assis Florencio (UERJ)
Carta de Aceite
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ESTUDANTE
DO SÉCULO XXI
Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Edilaine da Silva Freitas (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Roberta Santana Barroso (UENF) e Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF)
Carta de Aceite
A CASA “SIBILINA”: UMA LEITURA IMAGÉTICA DA OBRA DE AUGUSTINA BESSA-LUÍS
Beatriz Gonçalves (UERJ) e Viviane
da Silva Vasconcelos (UERJ)
Carta de Aceite
A CONCEPÇÃO DO ENSINO DE GÊNEROS NO CONTEXTO DE PORTUGUÊS
BRASILEIRO COMO LÍNGUA ADICIONAL: ENTRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O EXAME
CELPE-BRAS
Ana Carolina de Andrade da Silva (UnB) e Rodrigo
Albuquerque (UnB)
Carta de Aceite
A CONSTRUÇÃO INDENTITÁRIA DE MICHELLE BOLSONARO E O CONFRONTO DE ENUNCIADOS À LUZ DO DISCURSO DE MANGUENEAU
Taísa de Azevedo Oliveira (UERJ) e Décio
Orlando Soares da Rocha (UERJ)
Carta de Aceite
A CRISE DO SUJEITO MODERNO NA POÉTICA DE AUGUSTO DOS ANJOS
Igor França Cordeiro (UERJ) e Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo (UERJ)
Carta de Aceite
A (DES)ORDEM DAS CIÊNCIAS HUMANAS NA POLÍTICA:EFEITOS,
SENTIDOS E RESSONÂNCIAS DO DISCURSO PRESIDENCIAL
Éderson Luís Silveira (UFSC) e Welton Silva de Fátima (UNICAMP)
Carta de Aceite
A DISTRIBUIÇÃO DOS MODIFICADORES DE GRAU EM TÉTUM: UMA PROPOSTA EM SEMÂNTICA ESCALAR
Anderson Lucas da Silva Macedo (UFF)
Carta de Aceite
A ESCRITA DO ALUNO DE
DIREITO NA CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISE E DIAGNÓSTICO
Marcelo
Armando Carvalho Fonseca Costa (UVA), Bruno Famini Collares Leite (UVA), Thamires Cardoso Ribas (UVA), Anne Caroline de Morais Santos
(UVA)
Carta de Aceite
A ESCUTA
COMPARTILHADA E A NARRATIVIDADE DA COMUNIDADE PESQUEIRA DE ARRAIAL DO CABO
Manuela Chagas Manhães (CNEC)
Carta de Aceite
A FEIÚRA COMO OPÇÃO ESTÉTICA EM “MEMÓRIAS DE MARTA”
Flávia Marçal Meslin Pires (UERJ) e Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo Souza (UERJ)
Carta de Aceite
A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL DO NEGRO: HISTÓRIA, PRECONCEITO E IDENTIDADE
Rodrigo Vitorino Ramos Costa (UFOP) e Clézio
Roberto Gonçalves (UFOP)
Carta de Aceite A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA E DO DISCURSO NA
CONSTRUÇÃO DA IMAGEM
FEMININA PRODUZIDA NA POESIA ATRIBUÍDA A GREGÓRIO DE MATOS
Patrícia Bastos (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA TEORIA SINTAGMÁTICA PARA UMA CONVENIENTE DESCRIÇÃO GRAMATICAL: UM LEGADO DE INGEDORE KOCH
José Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CONSTRUÇÃO
DO ALUNO CRÍTICO: APRESENTANDO O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO PARA UMA TURMA DO
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Amanda Ferreira de Oliveira (UVA) e Claudia Cristina Mendes Geisel (UVA)
Carta de Aceite
A INFLUÊNCIA DO NÓRDICO ANTIGO NO INGLÊS MODERNO
João Bittencourt de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
A INTROSPECÇÃO E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE EM DOIS MICROCONTOS
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (UFTO) e Eliane Cristina Testa (UFTO)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM DE PERIFERIA: UMA ABORDAGEM POÉTICA COMO PRÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA
Katiuscia Lucas Severino (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
A LINGUÍSTICA SISTÊMICO- FUNCIONAL
COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Michele Cristine Silva de Souza (SEEDUC) e Elisa da Silva de Almeida (SEEDUC)
Carta de Aceite
A LINGUÍSTICA TEXTUAL E O ENSINO DE HEBRAICO BÍBLICO: A
BÍBLIA COMO TEXTO AUTÊNTICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Isabel Arco Verde Santos (UERJ) e Wellington
Couto de Almeida (UERJ)
Carta de Aceite
A MESCLA NO ENSINO–APRENDIZAGEM
DE PORTUGUÊS: COMPARAÇÃO ENTRE APRENDIZES DE LM E LNM
Tania Mara Gastão Saliés (UERJ), Aline
Salucci Nunes (UERJ), Ana Vitória Queiroz
(UERJ) e Claudia Spitz (UERJ)
Carta de Aceite
A NARRATIVA
E MEMÓRIA SOCIAL E COLETIVA EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: ARRAIAL DO CABO E O
CONTO “PÉ DE CABRA”
Manuela Chagas Manhães (CNEC)
Carta de Aceite
A PINTURA É UMA ESCRITA: PAULA REGO E AGUSTINA
BESSA-LUÍS
Daniele Pina (UERJ) e Viviane
da Silva Vasconcelos (UERJ)
Carta de Aceite
A POESIA DE GEORGINA ERISMANN NO JORNAL
FOLHA DO NORTE
Queila Maia Santos (UEFS) e Liliane
Lemos Santana Barreiros (UEFS)
Carta de Aceite
A POESIA VISUAL DE TCHELLO D'BARROS: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO
Renata da Silva de Barcellos (UNICARIOCA)
Carta de Aceite
A QUESTÃO DA MORTE EM “O CAVALO E SEU MENINO”, DE C.S. LEWIS, E
SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA PSIQUE DA CRIANÇA
Carla Cristina de Moraes Gomes (UFRRJ) e Mario Cesar Newman de Queiroz (UFRRJ)
Carta de Aceite
A QUESTÃO DA
NORMA PADRÃO NA PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA: DEBATENDO E COMBATENDO
O PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Laylla
Pereira de Moraes (UFF)
Carta de Aceite
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO-ESCRAVO NA OBRA “CASA
GRANDE & SENZALA”, DE GILBERTO FREYRE, DELIMITADA PELO OLHAR DA ANÁLISE
CRÍTICA DO DISCURSO
Fernanda Pinheiro de Souza e Silva (UNICAP)
Carta de Aceite
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO DISCURSO CONSERVADOR NO BRASIL
Mario Jorge Pereira da Mata (UFBA e IF Baiano)
Carta de Aceite
A TOPONÍMIA BAIANA EM FOCO: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE AS ÁGUAS DA BACIA DO JACUÍPE-BA
Caroline Pereira Bomfim (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abade (UNEB)
Carta de Aceite
A TOPONÍMIA DE ORIGEM INDÍGENA E AFRICANA NA ZONA RURAL DE
ALAGOINHAS-BAHIA
Edileuza Moura Candido da Silva (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abade (UNEB)
Carta de Aceite
A TOPONÍMIA NAS BAÍAS DA BAHIA E SUAS PERSPECTIVAS ILHAS
Celina Márcia de Souza Abade (UNEB)
Carta de Aceite
A TRÍADE AUTOR-OBRA-PÚBLICO NO SÉCULO XVII
Rebeca Venezia (UERJ), Diogo
dos Santos (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
A UTILIZAÇÃO DAS TIRINHAS NO
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: POR UM OLHAR MAIS ATENCIOSO AO TEXTO
Stéphanie Corlette Coutinho (UVA) e Cláudia Cristina Mendes Geisel (UVA)
Carta de Aceite
A VARIAÇÃO PRONOMINAL “NÓS/A GENTE”: IDENTIDADE E PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Alexandre Emanuel Alves da Silva (UFOP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Carta de Aceite
ABRINDO
A CAIXA DE PANDORA: RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL DE SANTO ANTÔNIO
DE JESUS ATRAVÉS DE DOCUMENTOS ESCRITOS - NOTÍCIAS DE UM PESQUISA EM
ANDAMENTO
Maria Ionaia de Jesus Souza (UNEB)
Carta de Aceite
ÁGUA, FÉ, AXÉ: TOPÔNIMOS DE
FONTES SITUADAS EM TERREIROS SOTEROPOLITANOS
José Martins Abbade (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abade (UNEB)
Carta de Aceite
ALIANDO O
USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO–APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Laura de Almeida (UESC)
Carta de Aceite
ANÁLISE DA CONJUNÇÃO “E” EM ARTIGOS DE
OPINIÃO: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA
Karine da Silva Costa André (UERJ) e Isabel Arco Verde Santos (UERJ)
Carta de Aceite
ANÁLISE DA ESCRITA DE
AVISOS EM AVA: PISTAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA A DISTÂNCIA
Débora Cristina Longo
Andrade (UPM)
Carta de Aceite
ANÁLISE DE EXPRESSÕES DE ORIGEM RELIGIOSA EM COMENTÁRIOS DA INTERNET
Karine da Silva Costa André (UERJ), Isabel Arco Verde Santos (UERJ), Karine Sant'Anna de Andrade (UERJ) e Roberta Maria Fernandes da Silva (UERJ)
Carta de Aceite
ANÁLISE DOS DISCURSOS MÉDICOS NA
IMPRENSA SOBRE OS SURTOS DE CHIKUNGUNYA BRASIL
Renato da Silva (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
ARGUMENTAÇÃO E IDENTIDADE: O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS SOBRE O BRASIL ATUAL
Igor Pereira Buzzi (UVA), Cláudia Cristina Mendes Geisel (UVA), Hélio Luiz Ribeiro (UVA) e Flávia Cunha (UVA)
Carta de Aceite
ARTICULAÇÃO ENTRE MORFOLOGIA E
TEXTO: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Margareth Andrade
Morais (IFRJ) e Vitor de Moura Vivas
(IFRJ)
Carta de Aceite
ARTIGO DE OPINIÃO: PROPOSTA DE ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PELA TEORIA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
Marcos Salviano Bispo Queiroz (UESB e PUC-SP), Marcel Fernandes Gugoni (PUC-SP), Camila Nardoni (PUC-SP) e Mariana Castelo Branco (PUC-SP)
Carta de Aceite
AS
CONTRIBUIÇÕES DE FONÉTICA E FONOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM
DE LÍNGUA MATERNA
Lucirene
da Silva Carvalho (UESPI) e Catarina
de Sena S. M. da Costa (UESPI)
Carta de Aceite AS EDIÇÕES
DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA SOB O OLHAR DE JAIME CORTESÃO: UM TRABALHO À
LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Viviane Lourenço Teixeira (UFF)
Carta de Aceite
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O PROCESSO DE LEITURA E
ESCRITA
Tais Turaça Arantes (UERJ), Thays Baniski Teixeira (UFMS), Hugo Augusto Turaça Leandro (UFMS) e Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS)
Carta de Aceite
AS MARCAS LINGUÍSTICAS DA
SEQUÊNCIA DISSERTATIVA NO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO
Fernanda Dias Freitas (PUC-SP) e Marcos Peterson Ferreira da Silva (PUC-SP)
Carta de Aceite
AS METAMORFOSES EM DOIS POEMAS DE JORGE DE SENA
Leonardo Costa (UERJ) e Viviane
da Silva Vasconcelos (UERJ)
Carta de Aceite
ASPECTOS GENÉTICOS E ESTILÍSTICOS EM PEDRO NAVA:
UM ESTUDO BASEADO NA OBRA DE EDINA PANICHI
Thiago Leonardo Ribeiro (UEL)
Carta de Aceite
ASPECTOS CULTURAIS DA TOPONÍMIA SOTEROPOLITANA
Marta Maria Gomes (UFBA)
Carta de Aceite
ATOBAH: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TOPONÍMIA NA BAHIA
Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)
Carta de Aceite
AULA DE PORTUGUÊS: PERSPECTIVAS DIALÓGICAS DAS PRÁTICAS DOCENTES
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ)
Carta de Aceite
AULAS METAPRESENCIAIS NA UFSB: AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO HÍBRIDO DE LÍNGUA INGLESA
Claudia Pungartnik (UFSB) e Givanildo Silva Santos (UFSB)
Carta de Aceite
AZUL, ROSA E O USO DA
METONÍMIA CONCEPTUAL NAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM CHARGES E QUADRINHOS
Ana Paula Ferreira (CP II)
Carta de Aceite
BAHIA: DOIS POEMAS, VÁRIAS CANÇÕES
Lady
Dayana Alves da Costa (UERJ) e Leonardo
Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
BELLE ÉPOQUE EM PROSA E VERSO
Carmem Lucia Negreiros de Figueiredo (UERJ)
Carta de Aceite
“BUDISMO
MODERNO”: A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS POR ESCURINHO
Fabiano
de Almeida Ribeiro (UERJ) e Leonardo
Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
CACHOEIRAS SAGRADAS DO PARQUE SÃO BARTOLOMEU: ESTUDO TOPONÍMICO
Marcos André Queiroz de Lima (UNEB)
Carta de Aceite
CAROL DALL FARRA SOBRE O
SER MARGINAL E O SER MARGINALIZADO NA POESIA
Fabiana Bazilio Farias (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
CÍRCULO E CIRCULARIDADE NA
PRODUÇÃO SERMONÍSTICA VIEIRINA
Ghabriel Ibrahim Ermida Tinoco Alves (UERJ) e Ana
Lucia Machado de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
CLUBE LITERÁRIO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LITERATURA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Rodrigo Gomes Cordeiro (UFRRJ) e Dayhane
Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)
Carta de Aceite
COMPARAÇÃO ENTRE OS DIÁRIOS DE WALMIR AYALA, LÚCIO CARDOSO E HARRY LAUS: CONSIDERAÇÕES FINAIS DE UMA PESQUISA
Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
COMO ABORDAR A MORFOLOGIA
NO ENSINO MÉDIO?
Vitor de Moura Vivas (IFRJ)
Carta de Aceite
COMO COMPREENDER A LINGUAGEM E DE QUE FORMA ISSO
IMPACTA NO ENSINO?
Jefferson
Evaristo do Nascimento Silva-Alves (IFF)
Carta de Aceite
CONCEPTUALIZAÇÃO DE NOMES PARA A VULVA: INTERFACES ENTRE LINGUÍSTICA CONGNITIVA E FEMINISMO
Patrícia Oliveira de Freitas (UERJ) e Sandra Pereira Bernardo (UERJ)
Carta de Aceite
CONSIDERAÇÕES SOBRE A LÍNGUA FALADA NO TEATRO DE JOAQUIM CARDOZO
Fernanda Luis Nunes de Mattos (UERJ) e Éverton Barbosa Correia (UERJ)
Carta de Aceite
CONSONÂNCIA RETÓRICA - A ESCRITA
ANAMÓRFICA DE BORROMINI NA ARQUITETURA DE IMAGENS VIEIRIANA
Clovis Gomes Correa Filho (UERJ)
Carta de Aceite
CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA DE CORPUS PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE IDIOMAS
Thereza Cristina de Souza lima (UNINTER)
Carta de Aceite
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO–APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Claudia Paulino de Lanis Patricio (UFES)
Carta de Aceite
CRENÇAS E ATITDES LINGUÍSTICAS: VENCENDO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM MINAS GERAIS
Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Carta de Aceite
CRIME E
COTIDIANO EM SANT’ANNA DO CATU OITOCENTISTA SOB A PERSPECTIVA DA FILOLOGIA E DA
HISTÓRIA
Fabrício dos Santos Brandão (UFBA)
Carta de Aceite
CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA:
LINGUAGEM E PROCESSO
Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite
DA ESCRITA AO AUDIOVISUAL: “A JANGADA DE PEDRA”, DE JOSÉ SARAMAGO
Gabriela Leonardo (UERJ) e Viviane
da Silva Vasconcelos (UERJ)
Carta de Aceite
DA GENÉTICA TEXTUAL À ESTILÍSTICA: UM OLHAR PARA OS
TEXTOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA
Rogerio Nascimento Bortolin (UEl) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite
DA RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E LINGUÍSTICA NA 37ª EDIÇÃO DA MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA, DE EVANILDO BECHARA
Thaís de Araujo da Costa (UERJ)
Carta de Aceite
DE CLAUSURA E CANONIZAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE AS MULHERES E CONVENTOS EM “A MONJA DE LISBOA”
Tatiana Alves Soares Caldas (CEFET-RJ)
Carta de Aceite
DENÚNCIAS SÓCIO-POLÍTICAS PRESENTES NO DISCURSO DE CRÔNICAS MACHADIANAS
Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Raquel França Freitas (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF) e Vyvian França Souza Gomes (UENF)
Carta de Aceite
DIÁLOGOS ENTRE FILOLOGIA E ARQUIVÍSTICA: ACERVOS DE DRAMATURGOS BAIANOS
Rosa Borges (UFBA)
Carta de Aceite
DESENVOLVIMENTO
MORFOSSINTÁTICO AOS DOIS ANOS DE IDADE: RESULTADOS DE UMA COLETA LONGITUDINAL
Thamiris Santos Halasz de Farias (UERJ) e Marina R. A. Augusto (UERJ)
Carta de Aceite
DO MODERNISMO AO MANGUE: OSWALD DE ANDRADE EM DOIS TEMPOS
Pablo Miranda de Paula (UERJ) e Leonardo
Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
DRAMATICIDADE EM ANTÔNIO VIEIRA: ASPECTOS DO THEATRUM SACRUM
Fernando Barboza de Carvalho (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
ECOS DA PRISÃO: MEMÓRIAS DO CÁRCERE E MEMÓRIAS
DE UM SOBREVIVENTE
Fátima Almeida da Silva (UERJ)
Carta de Aceite
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA RATIO STUDIORUM (1599)
Janaina Fernanda de Oliveira (UFF)
Carta de Aceite
EFEITO DO CONTATO LINGUÍSTICO NA
IMPRENAS IMIGRANTE ITALIANA DE BELO HORIZONTE (1916-1919)
Evandro Landulfo
Teixeira Paradela Cunha (UFMG)
Carta de Aceite
ELEMENTOS DE FILOLOGIA ROMÂNICA, DE BRUNO FREGNI BASSETTO
José Pereira da Silva (UERJ)
Carta de Aceite
ELIZABETH BISHOP: A
TRADUTORA DOS MODERNISTAS BRASILEIROS
Fátima Cristina Rivas Filipe de Oliveira (UNIGRANRIO) e Ana Paula Cavalcante Lira do Nascimento (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
“ELOI, ELOI, LAMÁ SABACTANI?”. INTERTEXTUALIDADE E INTERGENERICIDADE NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DA MÚSICA “DIÁSPORAS” (2017), DOS TRIBALISTAS
Wellington Couto de Almeida (UERJ) e Isabel
Arco Verde Santos (UERJ)
Carta de Aceite
ENCAPSULAMENTOS
ANAFÓRICOS EM ENTREVISTAS DE REVISTAS IMPRESSAS
Dennis Castanheira (UFRJ)
Carta de Aceite
ENSINO
DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÃO ACERCA DO USO DAS FORMAS PRONOMINAIS “EU” E “MIM” NO PORTUGUÊS FALADO EM DOURADOS, SOB O VIÉS DOS ESTUDOS
SOCIOLINGUÍSTICOS
Elza Sabino da Silva Bueno (UEMS), Neide Araújo Castilho Teno (UEMS) e Sandra Espíndola (UEMS)
Carta de Aceite
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES E REGIÃO: UMA PESQUISA EXPLANATÓRIA E REFLEXIVA
Lívia Gomes Nogueira Carneiro (IFF), Andressa Peres Teixeira (IFF), Marina Parente Barros (IFF) e Camila Carneiro dos Santos Silva (IFF))
Carta de Aceite
ESTATUTO DO NASCITURO: IMPLICAÇÕES NOS DIREITOS FEMININOS À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Guianezza meschrichia de Góis Saraiva Meire (UERN) e Antonio Carlos Meira de Brito (UERN)
Carta de Aceite
ENTRE LETRAS E MELODIAS: ANÁLISE GENÉTICA E ESTILÍSTICA EM PEDRO VALENÇA
Mariana Rodrigues Ferreira Fantinelli (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite
ENTRE
TRAMAS CEREBRAIS E OS FENÔMENOS DA RUA: ALBERTO MUSSA E A CONSTRUÇÃO DE
SUA IMAGEM COMO ESCRITOR NA CENA LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA
Joyce Silva Braga (UERJ)
Carta de Aceite
“ESCREVIVENDO O MUNDO” – A IMPORTÂNCIA DO lETRAMENTO LITERÁRIO
Vanessa de Lima Morais Silva (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS USADAS NAS
COLUNAS DE ANCELMO GOIS: O RECURSO AOS VALORES
Bruno Silva Lopes (CEFET-RJ)
Carta de Aceite
ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICAS E
LITERÁRIAS PARA A COMPREENSÃO TEXTUAL
Amanda Maria Nascimento Gomes (UNEB)
Carta de Aceite
ESTUDOS INICIAIS PARA A EDIÇÃO CRÍTICO-GENÉTICA DE “MEMORIAL DE AIRES”
Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF)
Carta de Aceite
FACE, EMOÇÕES E (IM)POLIDEZ
NAS CONVERSAÇÕES EM REDES: OS ELEMENTOS EXPRESSIVOS COMO MARCADORES DE TENSÕES
E CONFLITOS EM INTERAÇÕES VIRTUAIS
Marcele Mendes Goulart (FFP-UERJ) e Victoria Wilson da Costa Coelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
FIGURAÇÕES DO ESCRITOR NA PROSA CONTEMPORÂNEA
Fátima Cristina Dias Rocha (UERJ)
Carta de Aceite
FILOSOFIAS E GRAMÁTICAS: A ALAGMÁTICA E A TRANSDUÇÃO COMO PROCESSOS PARA A INDIVIDUAÇÃO
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
GÊNERO E SEXUALIDADE
NA AULA DE LITERATURA BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Elio Marques de Souto Junior (UFRJ)
Carta de Aceite
GÊNERO ORAIS: ENSINO–APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA
PORTUGUESA
Hilariana Santana da Silva Ferreira (UFBA)
Carta de Aceite
GÊNERO, REFORMA TRABALHISTA, ENSINO–APRENDIZAGEM:
DIFERENTES OBJETOS NUMA ABORDAGEM LINGUÍSTICO-COGNITIVA
Sandra Pereira Bernardo (UERJ)
Carta de Aceite
GRAFITE:
LINGUAGEM DE UMA MEMÓRIA SOCIAL
Isabela
Assunção Reis (UNEB) e Maria
da Conceição Reis Teixeira (UNEB)
Carta de Aceite
GRAMATICALIZAÇÃO
DE CONJUNÇÕES: DA SINTAXE AO DISCURSO
Felipe de Andrade Constancio (UERJ)
Carta de Aceite
GRAMATICALIZAÇÃO NA CRIAÇÃO DE CONECTORES
EM UMA PERSPECTIVA DIACRÔNICA
Roberta Vecchi Prates (IF
SUDESTE-MG) e Ricardo Stávola Cavaliere (UFF)
Carta de Aceite
GRAMÁTICAS PORTUGUESAS DA INFÂNCIA: SÉCULOS XIX E XX
Márcia Antonia Guede Molina (UFMA)
Carta de Aceite
“GRUPO DE LAOCOONTE” OU “CASO
MORO-DALLAGNOL”: O PAPEL DA PERSPECTIVAÇÃO NA COMPREENSÃO LEITORA DE UMA CHARGE POLÍTICA
Brízzida A. S. L. de Magalhães (UERJ) e Lívia Salles de Melo Franco (UERJ) e Tania Mara Gastão Saliés (UERJ)
Carta de Aceite
HIBRIDISMO NA ESCRITA BIOGRÁFICA DE ANA MIRANDA
Patricia Horta (UERJ)
Carta de Aceite
INGEDORE KOCH E A LINGUÍSTICA TEXTUAL: O TEXTO E A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ)
Carta de Aceite
INGEDORE KOCH: GRANDES TEMAS E CONTRIBUIÇÕES PARA OS ESTUDOS DO TEXTO E AS PRÁTICAS
DE ENSINO
Vanda Maria Elias (UNIFESP)
Carta de Aceite
INTERVENÇÃO
DO CIRCUITO CURRICULAR MEDIADO POR GÊNEROS E EM UMA LICENCIATURA EM LETRAS
Bruno Gomes Pereira (UEPA)
Carta de Aceite
INTRODUÇÃO À ABORDAGEM CONSTRUCIONAL
DA GRAMÁTICA
Marcos Luiz Wieddemer (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
IRMÃOS GRIMM, A COLETA DOS CONTOS MARAVILHOSOS E DESDOBRAMENTOS NO CAMPO DISCIPLINAR DA FILOLOGIA
Valéria da Silva Medeiros (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
JOAQUIM CARDOZO COMO POETA
E CRÍTICO DE ARTE NO LIVRO “O INTERIOR DA MATÉRIA”
Yael Fernando Carvalho Torres (UERJ) e Éverton
Barbosa Correia (UERJ)
Carta de Aceite
JORNAL TEMPO VAGO: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO ESCRITA
PARA O ENSINO MÉDIO
Alexsandro dos Santos Filho (UFRRJ) e Dayhane
Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)
Carta de Aceite
“JOSÉ”: DE DRUMMOND, PAULO DINIZ E TIBÉRIO AZUL
Camila
Novaes Maia (UERJ) e Leonardo
Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
LEITURA CRÍTICA DAS EDIÇÕES DO LIVRO “SIGNO ESTRELADO”, DO POETA JOAQUIM CARDOZO
Vinicius Esteves Ramos (UERJ)
Carta de Aceite
LEITURA: INTERAÇÃO ENTRE MEMÓRIA, EMOÇÃO E COMPREENSÃO
Maria de Fátima de Mello (UFU)
Carta de Aceite
LEITURA NA ESCOLA: O TEXTO PODE SER UM
PRESENTE, NÃO UMA OBRIGAÇÃO
Maria de Fátima de Mello (UFU)
Carta de Aceite
LETRAMENTO CRÍTICO
NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO CONTEXTO
DO ENSINO MÉDIO
Bianca Corrêa Lessa Manoel (UNIGRANRIO) e Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
LETRAMENTO CRÍTICO: COMPREENDER E LIDAR CRITICAMENTE COM AS DIVERSAS PRÁTICAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS
Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO) e Elaine Vasquez Ferreira de Araujo (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
LETRAMENTO DIGITAL E INOVAÇÃO
Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
LETRAMENTO DIGITAL: REDES URBANAS - ARTESE PERTENCIMENTO
Marcelo Vitor de Souza Paes (CP II) e Dayhane
Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ)
Carta de Aceite
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA
FLUÊNCIA DE LEITURA
Giltânia Santos (IAB) e Dayhane
Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ)
Carta de Aceite
LETRAMENTO LITERÁRIO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
REFLEXÕES E UMA PROPOSTA PRÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Christiana Ribeiro Milito (UVA) e Silvana
Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
LEVANTAMENTO TERMINOLÓGICO E PROPOSIÇÃO DE
GLOSSÁRIO PARA MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Valeria Angelica
Ribeiro Arauz (UFMA), Luan
Evangelista Ramos Pavão (UFMA) e Marlon
Henrique Serra da Silva (UFMA)
Carta de Aceite
LEXICOLOGIA: A PRODUTIVIDADE LEXICAL DOS VOCÁBULOS CALÕES
Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes (UERJ)
Carta de Aceite
LINGUÍSTICA
SISTÊMICO-FUNCIONAL E TEORIA DE TEXTO NA
CONSTRUÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: VOZES DE
PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL NA ESCRITA REFLEXIVA E CONVENCIONAL
Bruno Gomes Pereira (UEPA)
Carta de Aceite
LINGUÍSTICA
TEXTUAL NO BRASIL: TRAJETÓRIA E PRINCIPAIS TEMAS DA OBRA DE INGEDORE KOCH
Leonor Werneck dos Santos (UFRJ), Maria Aparecida Lino Paulinkonis (UFRJ) e Maria Teresa Tedesco Villardo Abreu (UERJ)
Carta de Aceite
LINGUÍSTICA
TEXTUAL: UM BREVE PERCURSO
HISTÓRICO NO BRASIL
Renata da Silva de Barcellos (UNICARIOCA)
Carta de Aceite
LITERATURA E MODERNIDADE: O CINEMATÓGRAFO DE JOÃO DO
RIO
Camila de Souza Barros da Silva (UERJ)
Carta de Aceite
LUSOFONIA E AFRICANIDADE ALÉM DA CURVA: UMA LEITURA DO CONCEITO “LOSOFONIA” EM MOÇAMBIQUE PELA VISÃO DE MIA COUTO
Marcela Coitinho de Aquino e Castro (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
“MEMÓRIAS
DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS” E A CRIAÇÃO DA DIVISÃO MILITAR DA GUARDA REAL DA
POLÍCIA (DMGRP)
Paulo Henrique dos Santos (UERJ) e Mario Cesar Newman de Queiroz (UERJ)
Carta de Aceite
METÁFORAS COGNITIVAS, COMPRESSÃO HISTÓRICO-COGNITIVA
NA MEMÓRIA SOCIAL DA CULTURA DA VIOLÊNCIA DE GÊNEROA
Patricia Teles Alvaro (IFRJ)
Carta de Aceite
METONÍMIA CONCEPTUAL NOS DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL EM AULAS SINCRONAS ON-LINE
Ana Beatriz Simões da Matta (IFF)
Carta de Aceite
METONÍMIA E METÁFORACOMO RECURSOS PARA O EXERCÍCIO DA CRIATIVIDADE EM CAMPANHAS
CONTRA A IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
Aline Salucci Nunes (UERJ)
Carta de Aceite
#MEUEXABUSIVO: ANÁLISE CRÍTICA
DISCURSIVA DE UM POST NA PÁGINA “QUEBRANDO
O TABU”
Guianezza meschrichia de Góis Saraiva Meire (UERN)
Carta de Aceite
MÍDIA E FORMAÇÃO DE OPINIÃO: O ENQUADRAMENTO DISCURSIVO
DA PEC DAS DOMÉSTICAS
Bruna Morelli Vieira Santos (UERJ) e Décio Orlando Soares da Rocha (UERJ)
Carta de Aceite
MODUAN MATUS E CHACAL EM DIÁLOGO:
POÉTICAS MARGINAIS
Eduardo Maciel de Salles (UNIGRANRIO) e Idemburgo Pereira Frazão Félix (UNIGRANRIO))
Carta de Aceite
“MONUMENTO SANTA CRUZ”: A
NARRATIVA DO SILÊNCIO
Rafael Garcia Madalen Eiras
Carta de Aceite
MULHERES NO PAPEL: APRESENTAÇÃO INICIAL DE UM PROJETO DE PESQUISA
Luzia Gabriela Manso Vieira (UNIGRANRIO) e Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
MULTIMODALIDADE: UMA QUESTÃO DE LETRAMENTO DIGITAL NA ESCOLA PARA O ENPOWERMENT/FORTALECIMENTO DOS SUJEITOS PEDAGÓGICOS
Fernanda Pinheiro de Souza e Silva (UNICAP)
Carta de Aceite
NARRATIVA E MEMÓRIA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS EM DUQUE DE CAXIAS
Jurema Rosa Lopes Soares (UNIGRANRIO) e Lucas Fernandes Januário (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
NARRATIVA, MEMÓRIA SOCIAL E COLETIVA: O RECONHECIMENTO SOCIAL NA REDESCOBERTA DA COMUNIDADE PESQUEIRA TRADICIONAIS
Manuela Chagas Manhães (CNEC)
Carta de Aceite
NELSON RODRIGUES MEMORIALISTA: CRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DE SUA OBRA NARRATIVA E DRAMÁTICA
José Francisco Quaresma soares da Silva (UEL)
Carta de Aceite
NEW PHILOLOGY: TRANSFORMAÇÕES TEÓRICAS E DE BASES MATERIAIS
Mario Cesar Newman de Queiroz (UFRRJ)
Carta de Aceite
NOMES COMO MARCADORES
CULTURAIS DA COMUNIDADE DO ARENOSO: BREVE ESTUDO TOPONÍMICO
Amilca Maria de Lima Fernandes e Vitória
dos Santos Fonseca
Carta de Aceite
O BRASIL QUINHENTISTA E A HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA: INTERFACES
Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
O CÂNTICO E A CANTIGA: PERO
MEOGO E A BÍBLIA
Desirré Santos da Silva (UERJ) e Isabel
Arco Verde Santos (UERJ)
Carta de Aceite
O CEGO E A CRIANÇA NO MEIO DO REDEMOINHO
Tatiana Alves Soares Caldas (CEFET-RJ)
Carta de Aceite
O COMBATE COM A SOMBRA: A ALTERIDADE EM ANTÔNIO VIEIRA
Carla dos Santos e Silva Oliveira (UERJ) e Ana Lucia Machado de oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
O CONTO DE
MISTÉRIO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS
Bruna de Morais (UERJ), Amanda Barbosa de Araújo (UERJ) e Angela Correa Ferreira Baalbaki (UERJ)
Carta de Aceite
O
ENSINO DE LÍNGUA E A CONSTRUÇÃO DE SEMTIDOS NO GÊNERO TEXTUAL
REPORTAGEM: AS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO
MÉDIO DO CODAP/UFS EM CENA Urandi Rosa Novais (FUFSE)
Carta de Aceite
O
ENSINO CIENTÍFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O CASO DOS
PROCESSOS MARGINAIS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Wallace Bezerra de Carvalho (UFRJ)
Carta de Aceite
O ESPÍRITO E O
ESTILO DE VIRGÍLIO (BUCÓLICAS)
Marcio Luiz Moitinha
Ribeiro (UERJ) e Daniel de
Assis Soares (UERJ)
Carta de Aceite
O ESPAÇO PÚBLICO COMO TEXTO – VISÃO
SEMIÓTICA DO MEIO URBANO
Fernanda de Fátima Fernandes Pereira (UNIGRANRIO) e Renato da Silva (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
O FANTASMA
DO VERME: A VOZ DE PEDRO KILKERRY EM CANÇÃO
Gabriel
Costa Resende Pinto Bastos dos Santos (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
O FEMININO E O FEMINISMO NA
IMPRENSA BRASILEIRA
Rayanne Cholbi de Assis (UFRJ)
Carta de Aceite
O GÊNERO CRÔNICA ATRAVÉS DA
OBRA “O INCRÍVEL E O INACREDITÁVEL”, DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO
Tatiane Ribeiro Rocha (UVA) e Taiane Horta Valim (UVA)
Carta de Aceite
O IMPERIAL INSTITUTO DE MENINOS CEGOS
(1854): UMA ANÁLISE PELA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Barbara Poubel dos Santos (UFF), Santos Araujo (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
O LÉXICO DA BALEAÇÃO EM ARPOADOR: CONSTRUÇÃO INDENTITÁRIA DOS ITAPARICANOS
Michelle Regina da Silva Santos (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)
Carta de Aceite
O LÉXICO E O
VOCABULÁRIO: UNIVERSOS EM EXPANSÃO
Maria Lucia Mexias-Simon (USS)
Carta de Aceite
O LITERATO E A PERDA DO HALO
Lohane Cristine de Araujo Guimarães (UERJ)
Carta de Aceite
O PAPEL DAS METÁFORAS CONCEPTUAIS
EM FÁBULAS
Karine Souza da Silva (UERJ)
Carta de Aceite
O PAPEL DO EDUCADOR NO ENSINO
DE LÍNGUA NA ERA DIGITAL
Mônica Saad Madeira (UNIG)
Carta de Aceite
O PERCURSO EPISTOLOGRÁFICO MACHADIANO: DO NASCIMENTO DO POETA À CONSAGRAÇÃO ROMANCISTA
Tatiana de Oliveira Miguez (UERJ)
Carta de Aceite
O PERCURSO GERATIVISTA DE SENTIDO EM UMA CHARGE SOBRE A LIBRAS: UM ESTUDO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA
Tais Turaça Arantes (UERJ), Thays Baniski Teixeira (UFMS), Hugo Augusto Turaça Leandro (UFMS), Ana Carolina Gonzalez Batista (UCAM) e Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS)
Carta de Aceite
O PESQUISADOR FILÓLOGO NA CONTEMPORANEIDADE: ATOS DE
CONSTRUÇÃO E DE INTERPRETAÇÃO
Débora de Souza (UFBA)
Carta de Aceite
O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA
PARA SURDOS EM PERSPECTIVA BILÍNGUE NO CONTEXTO DE INCLUSÃO
Jocelma Rodrigues dos Santos (UNEB) e Valquíria Claudete Machado Borba (UNEB)
Carta de Aceite
“O PRATO FAZ AS PESSOAS”: METONÍMIA
CONCEPTUAL NA COESÃO DE INTERAÇÃO VERBAL
Sandra Pereira Bernardo (UERJ), Naíra de Almeida Velozo (UERJ) e Lucas Serpa (UERJ)
Carta de Aceite
O PROCESSO DE CRIAÇÃO JUDICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A TEORIA DA DECISÃO JUDICIAL A PARTIR DA CRÍTICA GENÉTICA
Roberto Lima Santos (UEL) e Edina
Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite
O PROCESSO DE ILUSTRAÇÃO EM “O GATO E O ESCURO”, DE MIA COUTO
Mateus Costa Lobato (UERJ) e Viviane
da Silva Vasconcelos (UERJ)
Carta de Aceite
O
QUE FAZER QUANDO CHOVEM IDEIAS? O BRAINSTORMING E O PLANEJAMENTO DE TEXTOS
ARGUMENTATIVOS
Caio Mieiro Mendonça (UFRJ), Eliete Figueira Batista da Silveira (UFRJ) e Ana Flávia Lopes Magela Gerhard (UFRJ)
Carta de Aceite
O SAMBA E A CRÔNICA
Felipe Machado Bonfim da Costa (UERJ) e Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo (UERJ)
Carta de Aceite
“O TEMPO NÃO PERMITE MAIS E
FICO COMO QUER”: A MULTIFUNCIONALIDADE DO JUNTOR “E” NO GÊNERO EPISTOLAR
COMERCIAL DO SÉCULO XVIII
Juliana Pereira Guimarães (UFRJ) e Luiz Palladino Neto (UFRJ)
Carta de Aceite
O
TERMO LITERATURA E SUAS MÚLTIPLAS SIGNIFICAÇÕES
Anne Caroline de Morais Santos (UVA)
Carta de Aceite
O
TRIUNFO DA MORTE NA ORATÓRIA
DE ANTÔNIO VIEIRA
Felipe Lima da Silva (UERJ)
Carta de Aceite
O USO DE CURTAS-METRAGENS NA AULA DE PORTUGUÊS
PARA ESTRANGEIROS (PLE)
Jéssica
Caroline Pessoa dos Santos (UERJ) e Mariana
Valim (UERJ)
Carta de Aceite
O USO DE
TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO
POSSÍVEIS ALIADOS NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM
DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO CONTEXTO DA
ESCOLA PÚBLICA
Gleicson Fialho Sales (FFF-UERJ)
Carta de Aceite OS
EFEITOS DE SENTIDOS DA LINGUAGEM DOS CONTOS DE FADAS EM MODALIDADES
DISCURSIVAS REPRESENTATIVAS DE MANIFESTAÇ~ES ÉTNICAS EM UM CONTEXTO
SOCIAL DO SÉCULO XXI
Elisângela Costa Consentino (UEL) e Isabel
Cristina Cordeiro (UEL)
Carta de Aceite
OS LIMITES ENTRE A
DERIVAÇÃO E A COMPOSIÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Felipe da Silva Vital (UFRJ) e Vitor de Moura Vivas (IFRJ)
Carta de Aceite
OS MOVIMENTOS SEMÂNTICO-ENUNCIATIVOS DO TERMO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM TRABALHOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROJETO EARTE
André Campos Mesquita (USP)
Carta de Aceite
OS MUROS QUE DELIMITAM “DIÁRIO DO HOSPÍCIO” COMO GÊNERO DIÁRIO
Thais da Silva Cesar (UERJ) e Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo (UERJ)
Carta de Aceite
OS SABERES DOS ALUNOS E A PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA - INTERAÇÃO, CRIATIVIDADE E TRANSFORMAÇÃO
Moacir dos Santos da Silva (UCP-RJ) e Eliana
Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
OVÍDIO
E A METAMORFOSE DOS NAVIOS DE ENEIAS
Edison Lourenço Molinari (UFRJ)
Carta de Aceite
OVÍDIO: UM COMENTÁRIO CRÍTICO
SOBRE O COMPORTAMENTO DO ADJETIVO DENTRO DO GRUPO NOMINAL NA OBRA “FASTOS”
Eliana da Cunha Lopes (FGS) e Marilene Meira da Costa (SEMED-RO)
Carta de Aceite
PALAVRA E IMAGEM NA POESIA E NA FICÇÃO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Viviane
da Silva Vasconcelos (UERJ)
Carta de Aceite
PATRIMÔNIOS CULTURAIS EM
DUQUE DE CAXIAS: MÍDIA, DISCURSO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO
Ana Paula Cavalcante Lira do Nascimento (UNIGRANRIO) e Renato da Silva (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
PERFIS DE ESCRITORES, EM AUTORRETRATOS OU NA TELA DE SEUS PARES
Fátima Cristina Dias Rocha (UERJ)
Carta de Aceite
PERSPECTIVA SOBRE O PAPEL DA
MULHER NA SOCIEDADE EM DICIONÁRIOS MONOLÍNGUES ESPANHÓIS DE PRESTÍGIO
Isabella Rachel Nogueira de Barros (UERJ) e Angela Marina Chaves Ferreira (UERJ)
Carta de Aceite
POESIA
E VOCOPERFORMANCE
Leonardo Davino de Oliveira
Carta de Aceite
POEMA DO MUNDO: O POETA CONTEMPORÂNEO EM DESLOCAMENTO.
APRESENTANDO RICARDO DOMENECK
Samuel Ramos de Macedo (UERJ) e Ana
Cristina Rezende de Chiara (UERJ)
Carta de Aceite
POEMA: UM CHAMAMENTO AO ENCONTRO
Misleine Andrade Ferreira Peel (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS: VARIAÇÃO, PRECONCEITO, IDENTIDADE E ENSINO
Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Carta de Aceite
PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: ENSINO–APRENDIZAGEM INTERCULTURAL DAS HABILIDADES
DA LÍNGUA NO ÂMBITO DA UFRRJ
Ana Beatriz Faltz Pereira Amaral (UFFRJ), Jéssica Marques da Costa Tostes (UFFRJ) e Ângela Marina Bravin dos Santos (UFFRJ)
Carta de Aceite
PRECURSORES LITERÁRIOS EM MILTON HATOUM:
NOTAS SOBRE UM PROJETO DE AUTORIA
Aídes José Gremião Neto (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
PRODUÇÃO DE SENTIDO EM ENUNCIADOS ESCRITOS EM LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS: UM PROCESSO DE TRADUÇÃO
Isabel Cristina Rodrigues (UERJ) e Angela
Correa Ferreira Baalbaki (UERJ)
Carta de Aceite
PRODUÇÕES TEXTUAIS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVAS NO
ENSINO MÉDIO: CRITÉRIOS DE PROFICIÊNCIA DO ENEM
Norma Cristina Ribeiro Santos (UNEB) e Valquíria Claudete Machado Borba (UNEB)
Carta de Aceite
QUANDO AS PALAVRAS TRADUZEM VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: DISCURSOS E NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Rosane Cristina de
Oliveira (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
QUEM JÁ COMPROU 39 QUILOS DE ALGUMA
COISA? UM ESTUDO DISCURSIVO DA BALBÚRDIA POR DETRÁS DOS BASTIDORES DO AVIÃO DA
FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Giselly Duarte Ferreira da Fonseca (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
QUEM TEM BOCA E NÃO É DO INFERNO, CALA
Giovani Roberto Gomes da Silva (UERJ)
Carta de Aceite
REDAÇÃO NO VESTIBULAR: UMA ABORDAGEM PRÁTICA DA
PRODUÇÃO TEXTUAL
Kelly Escobar Ruas (LICEU) e Dayhane
Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ)
Carta de Aceite
REFERENCIAÇÃO EM RECEITAS ORAIS E ESCRITAS
Samuel
Malaquias da Silva (UFRJ) e Leonor
Werneck dos Santos (UFRJ)
Carta de Aceite
REFORMA TRABALHISTA EM CHARGE: UMA ANÁLISE COGNITIVISTA DA INTERPRETAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Naira de Almeida Velozo (UFRJ), Sandra Pereira Bernardo (UERJ) e Bruno Bastos Gomes da Silva (UFRJ)
Carta de Aceite
(RE)FORÇANDO
IDENTIDADES: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE TEXTOS
JORNALÍSTICOS PARA UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Victor Hugo Mendes da Silva Pereira (UVA), Claudia Cristina Mendes Giesel (UVA) e Fernanda Iglesias Webering (UVA)
Carta de Aceite
ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO LÍRICO HISTORICAMENTE CONTEXTUALIZADO
Daniella Tavares Potrique (UVA), Adriene Fabiano de Oliveira (UVA) e Fernanda Iglesias Webering (UVA)
Carta de Aceite
SEMÂNTICA NOMINAL: CONTRIBUTO DOS DETERMINANTES
PARA A CONSTRUÇÃO DAS FRASES NO PORTUGUÊS DE MOÇAMBIQUE
Rufino Alfredo (UP-Moçambique)
Carta de Aceite
SHREK 2 (2004): O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO A PARTIR DOS RASCUNHOS
Luiz Antonio Xavier
Dias (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite
TEATRO JESUÍTICO BRASILEIRO EM DEBATE COM O TEATRO
BARROCO
João Cícero Teixeira Bezerra (UERJ)
Carta de Aceite
TECENDO MEMÓRIAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LIBRAS
NO SUL DO BRASIL
Alissandra Lourenço Perse (UERJ)
Carta de Aceite
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
Vanessa de Lima Morais Silva (UVA), Cláudia Cristina Mendes Geisel (UVA), Flavia Cunha (UVA) e Sayonarah Almeida (UVA)
Carta de Aceite
TODAS AS
MINHAS AULAS SÃO MONÓTONAS?: REFLETINDO
SOBRE MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Leandro
Novaes da Silva (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
TRANSFERÊNCIA CULTURAL DA
LÍNGUA DE PORTUGAL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO LATIM AO PORTUGUÊS FALADO NO
BRASIL NO CONTEXTO ATUAL
Cleber Nogueira Aleluia de Souza (UNEB)
Carta de Aceite
TRÊS JOGADORES E O DESEJO NO CENTRO DO TABULEIRO: PERFORMANCE E VOCALIZAÇÃP NA POÉTICA CONTEMPORÂNEA
Ana Cristina de Resende Chiara (UERJ)
Carta de Aceite
UM DIA NA
VIDA DE EDUARDO COUTINHO: TV E CINEMA EM TENSÃO
Guilherme
Veiga Rodrigues de Mendonça (UNIGRANRIO) e Anna Paula Soares Lemos (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
UM ENSINO
DE TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS
João
Paulo Bulhões e Mattos (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
UM ESTUDO DAS CONCEPTUALIZAÇÕES METONÍMICAS
DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS TIRINHAS DA TURMA DO XAXADO, DE ANTÔNIO CEDRAZ
Carla Bianca Chagas de Jesus (UNEB), Edna da Paixão Pereira (UNEB) e Elisângela Santana dos Santos (UNEB)
Carta de Aceite
UM NOVO OLHAR PARA OS
VERBOS: DA GRAMÁTICA TRADICIONAL À PERSPECTIVA DISCURSIVA
Yasmin Cibelle Soares da Silva (UERJ)
Carta de Aceite
UM OLHAR SOBRE AS LINGUAGENS NO PROCESSODE ALFABETIZAÇÃO
Elisa Moreira da Silva (UNIGRANRIO), Eline das Flores Victer (UNIGRANRIO) e Jurema Rosa Lopes (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
UM PACTO CONTEMPORÂNEO: AUTOFICÇÃO EM “O FILHO ETERNO”, DE CRISTOVÃO TEZZA
Juliana de Oliveira Lima Vianna (UERJ)
Carta de Aceite
UM TRABALHO DIACRÔNICO DA ORGANIZAÇÃO DO
SABER: DA BIBLIOTECA À ENCICLOPÉDIA
Catarina Lobo Gonçalves (UFRJ)
Carta de Aceite
UMA ABORDAGEM COGNITIVO-FUNCIONAL: UMA PERSPECTIVA SINCRÔNICA DA COMPETIÇÃO PELO USO NAS CONSTRUÇÕES [XMENTE]
Giselly Duarte Ferreira da Fonseca (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DISCURSIVA DAS MANCHETES SOBRE OS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Stephanye dos Santos Sbano Chagas (UERJ)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA
ARGUMENTATIVIDADE EM ARTIGOS DE OPINIÃO PUBLICADOS EM VEJA E CARTA CAPITAL
Graziela Borguignon Mota (UVA) e Vitor Fernandes Gonçalves (UVA)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE MORFOLÓGICA, TEXTUAL E SOCIAL
DOS ADVÉRBIOS EM “-MENTE” NAS MÚSICAS DE FUNK
Ana Beatriz Antonio
de Alcantara (UFRJ), Vitor de Moura Vivas (IFRJ) e Margareth Andrade Morais (IFRJ)
Carta de Aceite
UMA NOVA PROPOSTA PARA A
ABORDAGEM DE CLASSES DE PALAVRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS
Alice Maia Casimiro da Silva (UFRJ), Gabriela Gonçalves da Silva (UFRJ) e Vitor de Moura Vvas (IFRJ)
Carta de Aceite
UMA ROTA DE
CONSTRUCIONALIZAÇÃO DO VERBO “PASSAR” DE PLENO A
AUXILIAR
Geisa
Maria Jayme Jordão (UFF)
Carta de Aceite
USOS DA LINGUAGEM EM SENTENÇAS JUDICIAIS PARA RETIFICAÇÃO DE NOME E SEXO DE PESSOAS TRANGÊNERAS
Marcia Teshima (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite
VERDADE
E FICÇÃO: A RELAÇÃO DO ARTISTA E SUA PERSONA NA CONSTRUÇÃO DE UMA
EXPRESSÃO PESSOAL E SUBJETIVA. APRESENTANDO JOSÉ LEONILSON
Gustavo Henrique Pontes Lopes (UERJ) e Ana Chiara (UERJ)
Carta de Aceite
VIDINHA/VIDONA: A QUE SE DESTINA A PERFORMATIZAÇÃO DO CORPO EM CLÍNICA? UM ENSAIO SOBRE A POÉTICA DE ROBERTO COSSAN
Rodrigo Ségges Ferreira Barros (UERJ)
Carta de Aceite
|