241 RESUMOS DO XXIII CNLF


Todos os coautores e Orientadores que desejarem receber um Certificado de Participação devem fazer a sua inscrição individual como Audiente (Sem apresentação de trabalho) para cada coautoria e pagar por ela.


Atualizado em 21 / 08 / 19


A ANDROGINIA NO MITO DE CÊNIDE
Francisco de Assis Florencio (UERJ)
Carta de Aceite

A ATUAÇÃO DO PROFESSOR COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ESTUDANTE DO SÉCULO XXI
Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Edilaine da Silva Freitas (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Roberta Santana Barroso (UENF) e Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF)
Carta de Aceite

A CASA SIBILINA: UMA LEITURA IMAGÉTICA DA OBRA DE AUGUSTINA BESSA-LUÍS
Beatriz Gonçalves (UERJ) e Viviane da Silva Vasconcelos (UERJ)
Carta de Aceite

A CONCEPÇÃO DO ENSINO DE GÊNEROS NO CONTEXTO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA ADICIONAL: ENTRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O EXAME CELPE-BRAS
Ana Carolina de Andrade da Silva (UnB) e Rodrigo Albuquerque (UnB)
Carta de Aceite

A CONSTRUÇÃO INDENTITÁRIA DE MICHELLE BOLSONARO E O CONFRONTO DE ENUNCIADOS À LUZ DO DISCURSO DE MANGUENEAU
Taísa de Azevedo Oliveira (UERJ) e Décio Orlando Soares da Rocha (UERJ)
Carta de Aceite

A CRISE DO SUJEITO MODERNO NA POÉTICA DE AUGUSTO DOS ANJOS
Igor França Cordeiro (UERJ) e Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo (UERJ)
Carta de Aceite

A (DES)ORDEM DAS CIÊNCIAS HUMANAS NA POLÍTICA:EFEITOS, SENTIDOS E RESSONÂNCIAS DO DISCURSO PRESIDENCIAL
Éderson Luís Silveira (UFSC) e Welton Silva de Fátima  (UNICAMP)
Carta de Aceite

A DISTRIBUIÇÃO DOS MODIFICADORES DE GRAU EM TÉTUM: UMA PROPOSTA EM SEMÂNTICA ESCALAR
Anderson Lucas da Silva Macedo (UFF)
Carta de Aceite

A ESCRITA DO ALUNO DE DIREITO NA CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISE E DIAGNÓSTICO
Bruno Famini Collares Leite (UVA), Thamires Cardoso Ribas (UVA), Marcelo Armando Carvalho Fonseca Costa (UVA) e Anne Caroline de Morais Santos (UVA)
Carta de Aceite

A ESCUTA COMPARTILHADA E A NARRATIVIDADE DA COMUNIDADE PESQUEIRA DE ARRAIAL DO CABO
Manuela Chagas Manhães (CNEC)
Carta de Aceite

A FEIÚRA COMO OPÇÃO ESTÉTICA EM MEMÓRIAS DE MARTA
Flávia Marçal Meslin Pires (UERJ) e Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo Souza (UERJ)
Carta de Aceite

A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL DO NEGRO: HISTÓRIA, PRECONCEITO E IDENTIDADE
Rodrigo Vitorino Ramos Costa (UFOP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Carta de Aceite

A INTROSPECÇÃO E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE EM DOIS MICROCONTOS
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (UFTO) e Eliane Cristina Testa (UFTO)
Carta de Aceite

A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA E DO DISCURSO NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM FEMININA PRODUZIDA NA POESIA ATRIBUÍDA A GREGÓRIO DE MATOS
Patrícia Bastos (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

A IMPORTÂNCIA DA TEORIA SINTAGMÁTICA PARA UMA CONVENIENTE DESCRIÇÃO GRAMATICAL: UM LEGADO DE INGEDORE KOCH
José Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CONSTRUÇÃO DO ALUNO CRÍTICO: APRESENTANDO O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO PARA UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Amanda Ferreira de Oliveira (UVA) e Claudia Cristina Mendes Geisel (UVA)
Carta de Aceite

A INFLUÊNCIA DO NÓRDICO ANTIGO NO INGLÊS MODERNO
João Bittencourt de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

A LINGUAGEM DE PERIFERIA: UMA ABORDAGEM POÉTICA COMO PRÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA
Katiuscia Lucas Severino (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

A LINGUÍSTICA SISTÊMICO- FUNCIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Michele Cristine Silva de Souza (SEEDUC) e Elisa da Silva de Almeida (SEEDUC)
Carta de Aceite

A LINGUÍSTICA  TEXTUAL E O ENSINO DE HEBRAICO BÍBLICO: A BÍBLIA COMO TEXTO AUTÊNTICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Isabel Arco Verde Santos (UERJ) e Wellington Couto de Almeida (UERJ)
Carta de Aceite

A NARRATIVA E MEMÓRIA SOCIAL E COLETIVA EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: ARRAIAL DO CABO E O CONTO “PÉ DE CABRA”
Manuela Chagas Manhães (CNEC)
Carta de Aceite

A MESCLA NO ENSINO–APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS: COMPARAÇÃO ENTRE APRENDIZES DE LM E LNM
Tania Mara Gastão Saliés (UERJ), Aline Salucci Nunes (UERJ), Ana Vitória Queiroz (UERJ) e Claudia Spitz (UERJ)
Carta de Aceite

A PINTURA É UMA ESCRITA: PAULA REGO E AGUSTINA BESSA-LUÍS
Daniele Pina (UERJ) e Viviane da Silva Vasconcelos (UERJ)
Carta de Aceite

A POESIA DE GEORGINA ERISMANN NO JORNAL FOLHA DO NORTE
Queila Maia Santos (UEFS) e Liliane Lemos Santana Barreiros (UEFS)
Carta de Aceite

A POESIA VISUAL DE TCHELLO D'BARROS: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO
Renata da Silva de Barcellos (UNICARIOCA)
Carta de Aceite

A QUESTÃO DA MORTE EM “O CAVALO E SEU MENINO”, DE C.S. LEWIS, E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA PSIQUE DA CRIANÇA
Carla Cristina de Moraes Gomes (UFRRJ) e Mario Cesar Newman de Queiroz (UFRRJ)
Carta de Aceite

A QUESTÃO DA NORMA PADRÃO NA PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA: DEBATENDO E COMBATENDO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Laylla Pereira de Moraes (UFF)
Carta de Aceite

A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO DISCURSO CONSERVADOR NO BRASIL
Mario Jorge Pereira da Mata (UFBA e IF Baiano)
Carta de Aceite

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO-ESCRAVO NA OBRA “CASA GRANDE & SENZALA”, DE GILBERTO FREYRE, DELIMITADA PELO OLHAR DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Fernanda Pinheiro de Souza e Silva (UNICAP)
Carta de Aceite

A TOPONÍMIA BAIANA EM FOCO: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE AS ÁGUAS  DA BACIA DO JACUÍPE-BA
Caroline Pereira Bomfim (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abade (UNEB)
Carta de Aceite

A TOPONÍMIA DE ORIGEM INDÍGENA E AFRICANA NA ZONA RURAL DE ALAGOINHAS-BAHIA
Edileuza Moura Candido da Silva (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abade (UNEB)
Carta de Aceite

A TOPONÍMIA NAS BAÍAS DA BAHIA E SUAS PERSPECTIVAS ILHAS
Celina Márcia de Souza Abade (UNEB)
Carta de Aceite

A TRÍADE AUTOR-OBRA-PÚBLICO NO SÉCULO XVII
Rebeca Venezia (UERJ), Diogo dos Santos (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

A UTILIZAÇÃO DAS TIRINHAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: POR UM OLHAR MAIS ATENCIOSO AO TEXTO
Stéphanie Corlette Coutinho (UVA) e Cláudia Cristina Mendes Geisel (UVA)
Carta de Aceite

A VARIAÇÃO PRONOMINAL NÓS/A GENTE: IDENTIDADE E PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Alexandre Emanuel Alves da Silva (UFOP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Carta de Aceite

ABRINDO A CAIXA DE PANDORA: RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS ATRAVÉS DE DOCUMENTOS ESCRITOS - NOTÍCIAS DE UM PESQUISA EM ANDAMENTO
Maria Ionaia de Jesus Souza (UNEB)
Carta de Aceite

ÁGUA, FÉ, AXÉ: TOPÔNIMOS DE FONTES SITUADAS EM TERREIROS SOTEROPOLITANOS
José Martins Abbade (UNEB)  e Celina Márcia de Souza Abade (UNEB)
Carta de Aceite

ALIANDO O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO–APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Laura de Almeida (UESC)
Carta de Aceite

ANÁLISE DA CONJUNÇÃO “E” EM ARTIGOS DE OPINIÃO: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA
Karine da Silva Costa André (UERJ) e Isabel Arco Verde Santos (UERJ)
Carta de Aceite

ANÁLISE DA ESCRITA DE AVISOS EM AVA: PISTAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A DISTÂNCIA
Débora Cristina Longo Andrade (UPM)
Carta de Aceite

ANÁLISE DE EXPRESSÕES DE ORIGEM RELIGIOSA EM COMENTÁRIOS DA INTERNET
Karine da Silva Costa André (UERJ), Isabel Arco Verde Santos (UERJ), Karine Sant'Anna de Andrade (UERJ) e Roberta Maria Fernandes da Silva (UERJ)
Carta de Aceite

ANÁLISE DOS DISCURSOS MÉDICOS NA IMPRENSA SOBRE OS SURTOS DE CHIKUNGUNYA BRASIL
Renato da Silva (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

ARGUMENTAÇÃO E IDENTIDADE: O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS SOBRE O BRASIL ATUAL
Igor Pereira Buzzi (UVA), Cláudia Cristina Mendes Geisel (UVA), Hélio Luiz Ribeiro (UVA) e Flávia Cunha (UVA)
Carta de Aceite

ARTICULAÇÃO ENTRE MORFOLOGIA E TEXTO: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Margareth Andrade Morais (IFRJ) e Vitor de Moura Vivas (IFRJ)
Carta de Aceite

ARTIGO DE OPINIÃO: PROPOSTA DE ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PELA TEORIA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
Marcos Salviano Bispo Queiroz (UESB e PUC-SP), Marcel Fernandes Gugoni (PUC-SP), Camila Nardoni (PUC-SP) e Mariana Castelo Branco (PUC-SP)
Carta de Aceite

AS CONTRIBUIÇÕES DE FONÉTICA E FONOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA
Lucirene da Silva Carvalho (UESPI) e Catarina de Sena S. M. da Costa (UESPI)
Carta de Aceite

AS EDIÇÕES DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA SOB O OLHAR DE JAIME CORTESÃO: UM TRABALHO À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Viviane Lourenço Teixeira (UFF)
Carta de Aceite

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA
Tais Turaça Arantes (UERJ), Thays Baniski Teixeira (UFMS), Hugo Augusto Turaça Leandro (UFMS) e Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS)
Carta de Aceite

AS MARCAS LINGUÍSTICAS DA SEQUÊNCIA DISSERTATIVA NO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO
Fernanda Dias Freitas (PUC-SP) e Marcos Peterson Ferreira da Silva  (PUC-SP)
Carta de Aceite

AS METAMORFOSES EM DOIS POEMAS DE JORGE DE SENA
Leonardo Costa (UERJ) e Viviane da Silva Vasconcelos (UERJ)
Carta de Aceite

ASPECTOS GENÉTICOS E ESTILÍSTICOS EM PEDRO NAVA: UM ESTUDO BASEADO NA OBRA DE EDINA PANICHI
Thiago Leonardo Ribeiro (UEL)
Carta de Aceite

ASPECTOS CULTURAIS DA TOPONÍMIA SOTEROPOLITANA
Marta Maria Gomes (UFBA)
Carta de Aceite

ATOBAH: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TOPONÍMIA NA BAHIA
Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)
Carta de Aceite

AULA DE PORTUGUÊS: PERSPECTIVAS DIALÓGICAS DAS PRÁTICAS DOCENTES
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ)
Carta de Aceite

AULAS METAPRESENCIAIS NA UFSB: AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO HÍBRIDO DE LÍNGUA INGLESA
Claudia Pungartnik (UFSB) e Givanildo Silva Santos (UFSB)
Carta de Aceite

AZUL, ROSA E O USO DA METONÍMIA CONCEPTUAL NAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM CHARGES E QUADRINHOS
Ana Paula Ferreira (CP II)
Carta de Aceite

BAHIA: DOIS POEMAS, VÁRIAS CANÇÕES
Lady Dayana Alves da Costa (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

BELLE ÉPOQUE EM PROSA E VERSO
Carmem Lucia Negreiros de Figueiredo (UERJ)
Carta de Aceite

“BUDISMO MODERNO”: A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS POR ESCURINHO
Fabiano de Almeida Ribeiro (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

CACHOEIRAS SAGRADAS DO PARQUE SÃO BARTOLOMEU: ESTUDO TOPONÍMICO
Marcos André Queiroz de Lima (UNEB)
Carta de Aceite

CÍRCULO E CIRCULARIDADE NA PRODUÇÃO SERMONÍSTICA VIEIRINA
Ghabriel Ibrahim Ermida Tinoco Alves (UERJ) e Ana Lucia Machado de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

CLUBE LITERÁRIO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LITERATURA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Rodrigo Gomes Cordeiro (UFRRJ) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)
Carta de Aceite

COMPARAÇÃO ENTRE OS DIÁRIOS DE WALMIR AYALA, LÚCIO CARDOSO E HARRY LAUS: CONSIDERAÇÕES FINAIS DE UMA PESQUISA
Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

COMO ABORDAR A MORFOLOGIA NO ENSINO MÉDIO?
Vitor de Moura Vivas (IFRJ)
Carta de Aceite

COMO COMPREENDER A LINGUAGEM E DE QUE FORMA ISSO IMPACTA NO ENSINO?
Jefferson Evaristo do Nascimento Silva-Alves (IFF)
Carta de Aceite

CONCEPTUALIZAÇÃO DE NOMES PARA A VULVA: INTERFACES ENTRE LINGUÍSTICA CONGNITIVA E FEMINISMO
Patrícia Oliveira de Freitas (UERJ) e Sandra Pereira Bernardo (UERJ)
Carta de Aceite

CONSIDERAÇÕES SOBRE A LÍNGUA FALADA NO TEATRO DE JOAQUIM CARDOZO
Fernanda Luis Nunes de Mattos (UERJ) e Éverton Barbosa Correia (UERJ)
Carta de Aceite

CONSONÂNCIA RETÓRICA - A ESCRITA ANAMÓRFICA DE BORROMINI NA ARQUITETURA DE IMAGENS VIEIRIANA
Clovis Gomes Correa Filho (UERJ)
Carta de Aceite

CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA DE CORPUS PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE IDIOMAS
Thereza Cristina de Souza lima (UNINTER)
Carta de Aceite

CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO–APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Claudia Paulino de Lanis Patricio (UFES)
Carta de Aceite

CRENÇAS E ATITDES LINGUÍSTICAS: VENCENDO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM MINAS GERAIS
Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Carta de Aceite

CRIME E COTIDIANO EM SANT’ANNA DO CATU OITOCENTISTA SOB A PERSPECTIVA DA FILOLOGIA E DA HISTÓRIA
Fabrício dos Santos Brandão (UFBA)
Carta de Aceite

CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: LINGUAGEM E PROCESSO
Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite

DA ESCRITA AO AUDIOVISUAL: A JANGADA DE PEDRA, DE JOSÉ SARAMAGO
Gabriela Leonardo (UERJ) e Viviane da Silva Vasconcelos (UERJ)
Carta de Aceite

DA GENÉTICA TEXTUAL À ESTILÍSTICA: UM OLHAR PARA OS TEXTOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA
Rogerio Nascimento Bortolin (UEl) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite

DA RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E LINGUÍSTICA NA 37ª EDIÇÃO DA MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA, DE EVANILDO BECHARA
Thaís de Araujo da Costa (UERJ)
Carta de Aceite

DE CLAUSURA E CANONIZAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE AS MULHERES E CONVENTOS EMA MONJA DE LISBOA
Tatiana Alves Soares Caldas (CEFET-RJ)
Carta de Aceite

DENÚNCIAS SÓCIO-POLÍTICAS PRESENTES NO DISCURSO DE CRÔNICAS MACHADIANAS
Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Raquel França Freitas (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF) e Vyvian França Souza Gomes (UENF)
Carta de Aceite

DIÁLOGOS ENTRE FILOLOGIA E ARQUIVÍSTICA: ACERVOS DE DRAMATURGOS BAIANOS
Rosa Borges (UFBA)
Carta de Aceite

DESENVOLVIMENTO MORFOSSINTÁTICO AOS DOIS ANOS DE IDADE: RESULTADOS DE UMA COLETA LONGITUDINAL
Thamiris Santos Halasz de Farias (UERJ) e Marina R. A. Augusto (UERJ)
Carta de Aceite

DO MODERNISMO AO MANGUE: OSWALD DE ANDRADE EM DOIS TEMPOS
Pablo Miranda de Paula (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

DRAMATICIDADE EM ANTÔNIO VIEIRA: ASPECTOS DO THEATRUM SACRUM
Fernando Barboza de Carvalho (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

ECOS DA PRISÃO: MEMÓRIAS DO CÁRCERE E MEMÓRIAS DE UM SOBREVIVENTE
Fátima Almeida da Silva (UERJ)
Carta de Aceite

EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA RATIO STUDIORUM (1599)
Janaina Fernanda de Oliveira (UFF)
Carta de Aceite

EFEITO DO CONTATO LINGUÍSTICO NA IMPRENAS IMIGRANTE ITALIANA DE BELO HORIZONTE (1916-1919)
Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha (UFMG)
Carta de Aceite

ELEMENTOS DE FILOLOGIA ROMÂNICA, DE BRUNO FREGNI BASSETTO
José Pereira da Silva (UERJ)
Carta de Aceite

ELIZABETH BISHOP: A TRADUTORA DOS MODERNISTAS BRASILEIROS
Fátima Cristina Rivas Filipe de Oliveira (UNIGRANRIO) e Ana Paula Cavalcante Lira do Nascimento (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

ELOI, ELOI, LAMÁ SABACTANI?”. INTERTEXTUALIDADE E INTERGENERICIDADE NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DA MÚSICA DIÁSPORAS (2017), DOS TRIBALISTAS
Wellington Couto de Almeida (UERJ) e Isabel Arco Verde Santos (UERJ)
Carta de Aceite

ENCAPSULAMENTOS ANAFÓRICOS EM ENTREVISTAS DE REVISTAS IMPRESSAS
Dennis Castanheira (UFRJ)
Carta de Aceite

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÃO ACERCA DO USO DAS FORMAS PRONOMINAIS EU E MIM NO PORTUGUÊS FALADO EM DOURADOS, SOB O VIÉS DOS ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS
Elza Sabino da Silva Bueno (UEMS), Neide Araújo Castilho Teno (UEMS) e Sandra Espíndola (UEMS)
Carta de Aceite

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES E REGIÃO: UMA PESQUISA EXPLANATÓRIA E REFLEXIVA
Lívia Gomes Nogueira Carneiro (IFF), Andressa Peres Teixeira (IFF), Marina Parente Barros (IFF) e Camila Carneiro dos Santos Silva (IFF))
Carta de Aceite

ESTATUTO DO NASCITURO: IMPLICAÇÕES NOS DIREITOS FEMININOS À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Guianezza meschrichia de Góis Saraiva Meire (UERN) e Antonio Carlos Meira de Brito (UERN)
Carta de Aceite

ENTRE LETRAS E MELODIAS: ANÁLISE GENÉTICA E ESTILÍSTICA EM PEDRO VALENÇA
Mariana Rodrigues Ferreira Fantinelli (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite

ENTRE TRAMAS CEREBRAIS E OS FENÔMENOS DA RUA: ALBERTO MUSSA E A CONSTRUÇÃO DE SUA IMAGEM COMO ESCRITOR NA CENA LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA
Joyce Silva Braga (UERJ)
Carta de Aceite

ESCREVIVENDO O MUNDO A IMPORTÂNCIA DO lETRAMENTO LITERÁRIO
Vanessa de Lima Morais Silva (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite

ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS USADAS NAS COLUNAS DE ANCELMO GOIS: O RECURSO AOS VALORES
Bruno Silva Lopes (CEFET-RJ)
Carta de Aceite

ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICAS E LITERÁRIAS PARA A COMPREENSÃO TEXTUAL
Amanda Maria Nascimento Gomes (UNEB)
Carta de Aceite

ESTUDOS INICIAIS PARA A EDIÇÃO CRÍTICO-GENÉTICA DE MEMORIAL DE AIRES
Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF)
Carta de Aceite

FACE, EMOÇÕES E (IM)POLIDEZ NAS CONVERSAÇÕES EM REDES: OS ELEMENTOS EXPRESSIVOS COMO MARCADORES DE TENSÕES E CONFLITOS EM INTERAÇÕES VIRTUAIS
Marcele Mendes Goulart (FFP-UERJ) e Victoria Wilson da Costa Coelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

FIGURAÇÕES DO ESCRITOR NA PROSA CONTEMPORÂNEA
Fátima Cristina Dias Rocha (UERJ)
Carta de Aceite

FILOSOFIAS E GRAMÁTICAS: A ALAGMÁTICA E A TRANSDUÇÃO COMO PROCESSOS PARA A INDIVIDUAÇÃO
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite

GÊNERO E SEXUALIDADE NA AULA DE LITERATURA BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Elio Marques de Souto Junior (UFRJ)
Carta de Aceite

GÊNERO ORAIS: ENSINO–APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Hilariana Santana da Silva Ferreira (UFBA)
Carta de Aceite

GÊNERO, REFORMA TRABALHISTA, ENSINO–APRENDIZAGEM: DIFERENTES OBJETOS NUMA ABORDAGEM LINGUÍSTICO-COGNITIVA
Sandra Pereira Bernardo (UERJ)
Carta de Aceite

GRAFITE: LINGUAGEM DE UMA MEMÓRIA SOCIAL
Isabela Assunção Reis (UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB)
Carta de Aceite

GRAMATICALIZAÇÃO DE CONJUNÇÕES: DA SINTAXE AO DISCURSO
Felipe de Andrade Constancio (UERJ)
Carta de Aceite

GRAMATICALIZAÇÃO NA CRIAÇÃO DE CONECTORES EM UMA PERSPECTIVA DIACRÔNICA
Roberta Vecchi Prates (IF SUDESTE-MG) e Ricardo Stávola Cavaliere (UFF)
Carta de Aceite

GRAMÁTICAS PORTUGUESAS DA INFÂNCIA: SÉCULOS XIX E XX
Márcia Antonia Guede Molina (UFMA)
Carta de Aceite

“GRUPO DE LAOCOONTE” OU “CASO MORO-DALLAGNOL”: O PAPEL DA PERSPECTIVAÇÃO NA COMPREENSÃO LEITORA DE UMA CHARGE POLÍTICA
Brízzida A. S. L. de Magalhães (UERJ) e Lívia Salles de Melo Franco (UERJ) e Tania Mara Gastão Saliés (UERJ)
Carta de Aceite

HIBRIDISMO NA ESCRITA BIOGRÁFICA DE ANA MIRANDA
Patricia Horta (UERJ)
Carta de Aceite

INGEDORE KOCH E A LINGUÍSTICA TEXTUAL: O TEXTO E A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ)
Carta de Aceite

INGEDORE KOCH: GRANDES TEMAS E CONTRIBUIÇÕES PARA OS ESTUDOS DO TEXTO E AS PRÁTICAS DE ENSINO
Vanda Maria Elias (UNIFESP)
Carta de Aceite

INTERVENÇÃO DO CIRCUITO CURRICULAR MEDIADO POR GÊNEROS E EM UMA LICENCIATURA EM LETRAS
Bruno Gomes Pereira (UEPA)
Carta de Aceite

INTRODUÇÃO À ABORDAGEM CONSTRUCIONAL DA GRAMÁTICA
Marcos Luiz Wieddemer (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

IRMÃOS GRIMM, A COLETA DOS CONTOS MARAVILHOSOS E DESDOBRAMENTOS NO CAMPO DISCIPLINAR DA FILOLOGIA
Valéria da Silva Medeiros (UFT) e  Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite

JOAQUIM CARDOZO COMO POETA E CRÍTICO DE ARTE NO LIVRO “O INTERIOR DA MATÉRIA”
Yael Fernando Carvalho Torres (UERJ) e Éverton Barbosa Correia (UERJ)
Carta de Aceite

JORNAL TEMPO VAGO: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO ESCRITA PARA O ENSINO MÉDIO
Alexsandro dos Santos Filho (UFRRJ) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)
Carta de Aceite

JOSÉ: DE DRUMMOND, PAULO DINIZ E TIBÉRIO AZUL
Camila Novaes Maia (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

LEITURA CRÍTICA DAS EDIÇÕES DO LIVRO SIGNO ESTRELADO, DO POETA JOAQUIM CARDOZO
Vinicius Esteves Ramos (UERJ)
Carta de Aceite

LEITURA: INTERAÇÃO ENTRE MEMÓRIA, EMOÇÃO E COMPREENSÃO
Maria de Fátima de Mello (UFU)
Carta de Aceite

LEITURA NA ESCOLA: O TEXTO PODE SER UM PRESENTE, NÃO UMA OBRIGAÇÃO
Maria de Fátima de Mello (UFU)
Carta de Aceite

LETRAMENTO CRÍTICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO
Bianca Corrêa Lessa Manoel (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

LETRAMENTO CRÍTICO: COMPREENDER E LIDAR CRITICAMENTE COM AS DIVERSAS PRÁTICAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS

Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO) e Elaine Vasquez Ferreira de Araujo (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

LETRAMENTO DIGITAL E INOVAÇÃO

Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

LETRAMENTO DIGITAL: REDES URBANAS - ARTESE PERTENCIMENTO
Marcelo Vitor de Souza Paes (CP II) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ)
Carta de Aceite

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA FLUÊNCIA DE LEITURA
Giltânia Santos (IAB) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ)
Carta de Aceite

LETRAMENTO  LITERÁRIO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES E UMA PROPOSTA PRÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Christiana Ribeiro Milito (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite

LEVANTAMENTO TERMINOLÓGICO E PROPOSIÇÃO DE GLOSSÁRIO PARA MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Valeria Angelica Ribeiro Arauz (UFMA), Luan Evangelista Ramos Pavão (UFMA) e Marlon Henrique Serra da Silva (UFMA)
Carta de Aceite

LEXICOLOGIA: A PRODUTIVIDADE LEXICAL DOS VOCÁBULOS CALÕES
Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes (UERJ)
Carta de Aceite

LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL E TEORIA DE TEXTO NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: VOZES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL NA ESCRITA REFLEXIVA E CONVENCIONAL
Bruno Gomes Pereira (UEPA)
Carta de Aceite

LINGUÍSTICA TEXTUAL NO BRASIL: TRAJETÓRIA E PRINCIPAIS TEMAS DA OBRA DE INGEDORE KOCH
Leonor Werneck dos Santos (UFRJ), Maria Aparecida Lino Paulinkonis  (UFRJ) e Maria Teresa Tedesco Villardo Abreu  (UERJ)
Carta de Aceite

LINGUÍSTICA TEXTUAL: UM BREVE PERCURSO HISTÓRICO NO BRASIL
Renata da Silva de Barcellos (UNICARIOCA)
Carta de Aceite

LITERATURA E MODERNIDADE: O CINEMATÓGRAFO DE JOÃO DO RIO
Camila de Souza Barros da Silva (UERJ) e Rebeca de Souza Barros da Silva (UERJ)
Carta de Aceite

LUSOFONIA E AFRICANIDADE ALÉM DA CURVA: UMA LEITURA DO CONCEITO LOSOFONIA EM MOÇAMBIQUE PELA VISÃO DE MIA COUTO
Marcela Coitinho de Aquino e Castro (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite

MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS” E A CRIAÇÃO DA DIVISÃO MILITAR DA GUARDA REAL DA POLÍCIA (DMGRP)
Paulo Henrique dos Santos (UERJ) e Mario Cesar Newman de Queiroz (UERJ)
Carta de Aceite

METÁFORAS COGNITIVAS, COMPRESSÃO HISTÓRICO-COGNITIVA NA MEMÓRIA SOCIAL DA CULTURA DA VIOLÊNCIA DE GÊNEROA
Patricia Teles Alvaro (IFRJ)
Carta de Aceite

METONÍMIA CONCEPTUAL NOS DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL EM AULAS SINCRONAS ON-LINE
Ana Beatriz Simões da Matta (IFF)
Carta de Aceite

METONÍMIA E METÁFORACOMO RECURSOS PARA O EXERCÍCIO DA CRIATIVIDADE EM CAMPANHAS CONTRA A IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
Aline Salucci Nunes (UERJ)
Carta de Aceite

#MEUEXABUSIVO: ANÁLISE CRÍTICA DISCURSIVA DE UM POST NA PÁGINA “QUEBRANDO O TABU”
Guianezza meschrichia de Góis Saraiva Meire (UERN)
Carta de Aceite

MÍDIA E FORMAÇÃO DE OPINIÃO: O ENQUADRAMENTO DISCURSIVO DA PEC DAS DOMÉSTICAS
Bruna Morelli Vieira Santos (UERJ) e Décio Orlando Soares da Rocha (UERJ)
Carta de Aceite

“MONUMENTO SANTA CRUZ”: A NARRATIVA DO SILÊNCIO
Rafael Garcia Madalen Eiras
Carta de Aceite

MULHERES NO PAPEL: APRESENTAÇÃO INICIAL DE UM PROJETO DE PESQUISA
Luzia Gabriela Manso Vieira (UNIGRANRIO) e Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

MULTIMODALIDADE: UMA QUESTÃO DE LETRAMENTO DIGITAL NA ESCOLA PARA O ENPOWERMENT/FORTALECIMENTO DOS SUJEITOS PEDAGÓGICOS
Fernanda Pinheiro de Souza e Silva (UNICAP)
Carta de Aceite

NARRATIVA E MEMÓRIA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DUQUE DE CAXIAS
Jurema Rosa Lopes Soares (UNIGRANRIO) e Lucas Fernandes Januário (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

NARRATIVA, MEMÓRIA SOCIAL E COLETIVA: O RECONHECIMENTO SOCIAL NA REDESCOBERTA DA COMUNIDADE PESQUEIRA TRADICIONAIS
Manuela Chagas Manhães (CNEC)
Carta de Aceite

NELSON RODRIGUES MEMORIALISTA: CRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DE SUA OBRA NARRATIVA E DRAMÁTICA
José Francisco Quaresma soares da Silva (UEL)
Carta de Aceite

NEW PHILOLOGY: TRANSFORMAÇÕES TEÓRICAS E DE BASES MATERIAIS
Mario Cesar Newman de Queiroz (UFRRJ)
Carta de Aceite

NOMES COMO MARCADORES CULTURAIS DA COMUNIDADE DO ARENOSO: BREVE ESTUDO TOPONÍMICO
Amilca Maria de Lima Fernandes e Vitória dos Santos Fonseca
Carta de Aceite

O BRASIL QUINHENTISTA E A HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA: INTERFACES
Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite

O CÂNTICO E A CANTIGA: PERO MEOGO E A BÍBLIA
Desirré Santos da Silva (UERJ) e Isabel Arco Verde Santos (UERJ)
Carta de Aceite

O CEGO E A CRIANÇA NO MEIO DO REDEMOINHO
Tatiana Alves Soares Caldas (CEFET-RJ)
Carta de Aceite

O COMBATE COM A SOMBRA: A ALTERIDADE EM ANTÔNIO VIEIRA
Carla dos Santos e Silva Oliveira (UERJ) e Ana Lucia Machado de oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

O CONTO DE MISTÉRIO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS
Bruna de Morais (UERJ), Amanda Barbosa de Araújo (UERJ) e Angela Correa Ferreira Baalbaki (UERJ)
Carta de Aceite

O ENSINO DE LÍNGUA E A CONSTRUÇÃO DE SEMTIDOS NO GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM: AS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO CODAP/UFS EM CENA
Urandi Rosa Novais (FUFSE)
Carta de Aceite

O ENSINO CIENTÍFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O CASO DOS PROCESSOS MARGINAIS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Wallace Bezerra de Carvalho (UFRJ)
Carta de Aceite

O ESPÍ­RITO E O ESTILO DE VIRGÍ­LIO (BUCÓLICAS)
Marcio Luiz Moitinha Ribeiro (UERJ) e Daniel de Assis Soares (UERJ)
Carta de Aceite

O ESPAÇO PÚBLICO COMO TEXTO – VISÃO SEMIÓTICA DO MEIO URBANO
Fernanda de Fátima Fernandes Pereira (UNIGRANRIO) e Renato da Silva (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

O FANTASMA DO VERME: A VOZ DE PEDRO KILKERRY EM CANÇÃO
Gabriel Costa Resende Pinto Bastos dos Santos (UERJ) e Leonardo Davino de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite

O FEMININO E O FEMINISMO NA IMPRENSA BRASILEIRA
Rayanne Cholbi de Assis (UFRJ)
Carta de Aceite

O IMPERIAL INSTITUTO DE MENINOS CEGOS (1854): UMA ANÁLISE PELA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Barbara Poubel dos Santos (UFF), Santos Araujo (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite

O LÉXICO DA BALEAÇÃO EM ARPOADOR: CONSTRUÇÃO INDENTITÁRIA DOS ITAPARICANOS
Michelle Regina da Silva Santos (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)
Carta de Aceite

O LÉXICO E O VOCABULÁRIO: UNIVERSOS EM EXPANSÃO
Maria Lucia Mexias-Simon (USS)
Carta de Aceite

O LITERATO E A PERDA DO HALO
Lohane Cristine de Araujo Guimarães (UERJ)
Carta de Aceite

O PAPEL DAS METÁFORAS CONCEPTUAIS EM FÁBULAS
Karine Souza da Silva (UERJ)
Carta de Aceite

O PAPEL DO EDUCADOR NO ENSINO DE LÍNGUA NA ERA DIGITAL
Mônica Saad Madeira (UNIG)
Carta de Aceite

O PERCURSO EPISTOLOGRÁFICO MACHADIANO: DO NASCIMENTO DO POETA À CONSAGRAÇÃO ROMANCISTA
Tatiana de Oliveira Miguez (UERJ)
Carta de Aceite

O PERCURSO GERATIVISTA DE SENTIDO EM UMA CHARGE SOBRE A LIBRAS: UM ESTUDO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA
Tais Turaça Arantes (UERJ), Thays Baniski Teixeira (UFMS), Hugo Augusto Turaça Leandro (UFMS), Ana Carolina Gonzalez Batista (UCAM) e Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS)
Carta de Aceite

O PESQUISADOR  FILÓLOGO NA CONTEMPORANEIDADE: ATOS DE CONSTRUÇÃO E DE INTERPRETAÇÃO
Débora de Souza (UFBA)
Carta de Aceite

O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS EM PERSPECTIVA BILÍNGUE NO CONTEXTO DE INCLUSÃO
Jocelma Rodrigues dos Santos (UNEB) e Valquíria Claudete Machado Borba (UNEB)
Carta de Aceite

O PRATO FAZ AS PESSOAS”: METONÍMIA CONCEPTUAL NA COESÃO DE INTERAÇÃO VERBAL
Sandra Pereira Bernardo (UERJ), Naíra de Almeida Velozo (UERJ) e Lucas Serpa (UERJ)
Carta de Aceite

O PROCESSO DE CRIAÇÃO JUDICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A TEORIA DA DECISÃO JUDICIAL A PARTIR DA CRÍTICA GENÉTICA
Roberto Lima Santos (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite

O PROCESSO DE ILUSTRAÇÃO EM “O GATO E O ESCURO”, DE MIA COUTO
Mateus Costa Lobato (UERJ) e Viviane da Silva Vasconcelos (UERJ)
Carta de Aceite

O QUE FAZER QUANDO CHOVEM IDEIAS? O BRAINSTORMING E O PLANEJAMENTO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS
Caio Mieiro Mendonça (UFRJ), Eliete Figueira Batista da Silveira  (UFRJ) e Ana Flávia Lopes Magela Gerhard (UFRJ)
Carta de Aceite

O SAMBA E A CRÔNICA
Felipe Machado Bonfim da Costa (UERJ) e Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo (UERJ)
Carta de Aceite

“O TEMPO NÃO PERMITE MAIS E FICO COMO QUER”: A MULTIFUNCIONALIDADE DO JUNTOR “E” NO GÊNERO EPISTOLAR COMERCIAL DO SÉCULO XVIII
Juliana Pereira Guimarães (UFRJ) e Luiz Palladino Neto (UFRJ)
Carta de Aceite

O TERMO LITERATURA E SUAS MÚLTIPLAS SIGNIFICAÇÕES
Anne Caroline de Morais Santos (UVA)
Carta de Aceite

O TRIUNFO DA MORTE NA ORATÓRIA DE ANTÔNIO VIEIRA
Felipe Lima da Silva (UERJ)
Carta de Aceite

O USO DE CURTAS-METRAGENS NA AULA DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS (PLE)
Jéssica Caroline Pessoa dos Santos (UERJ) e Mariana Valim (UERJ)
Carta de Aceite

O USO DE TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO POSSÍVEIS ALIADOS NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA
Gleicson Fialho Sales (FFF-UERJ)
Carta de Aceite

OS EFEITOS DE SENTIDOS DA LINGUAGEM DOS CONTOS DE FADAS EM MODALIDADES DISCURSIVAS REPRESENTATIVAS DE MANIFESTAÇ~ES ÉTNICAS EM UM CONTEXTO SOCIAL DO SÉCULO XXI
Elisângela Costa Consentino (UEL) e Isabel Cristina Cordeiro (UEL)
Carta de Aceite

OS LIMITES ENTRE A DERIVAÇÃO E A COMPOSIÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Felipe da Silva Vital (UFRJ) e Vitor de Moura Vivas (IFRJ)
Carta de Aceite

OS MOVIMENTOS SEMÂNTICO-ENUNCIATIVOS DO TERMO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM TRABALHOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROJETO EARTE
André Campos Mesquita (USP)
Carta de Aceite

OS MUROS QUE DELIMITAM DIÁRIO DO HOSPÍCIO COMO GÊNERO DIÁRIO
Thais da Silva Cesar (UERJ) e Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo (UERJ)
Carta de Aceite

OS SABERES DOS ALUNOS E A PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA - INTERAÇÃO, CRIATIVIDADE E TRANSFORMAÇÃO
Moacir dos Santos da Silva (UCP-RJ) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite

OVÍDIO E A METAMORFOSE DOS NAVIOS DE ENEIAS
Edison Lourenço Molinari (UFRJ)
Carta de Aceite

OVÍDIO: UM COMENTÁRIO CRÍTICO SOBRE O COMPORTAMENTO DO ADJETIVO DENTRO DO GRUPO NOMINAL NA OBRA “FASTOS”
Eliana da Cunha Lopes (FGS) e Marilene Meira da Costa (SEMED-RO)
Carta de Aceite

PALAVRA E IMAGEM NA POESIA E NA FICÇÃO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Viviane da Silva Vasconcelos (UERJ)
Carta de Aceite

PATRIMÔNIOS CULTURAIS EM DUQUE DE CAXIAS: MÍDIA, DISCURSO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO
Ana Paula Cavalcante Lira do Nascimento (UNIGRANRIO) e Renato da Silva  (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

PERFIS DE ESCRITORES, EM AUTORRETRATOS OU NA TELA DE SEUS PARES
Fátima Cristina Dias Rocha (UERJ)
Carta de Aceite

PERSPECTIVA SOBRE O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE EM DICIONÁRIOS MONOLÍNGUES ESPANHÓIS DE PRESTÍGIO
Isabella Rachel Nogueira de Barros (UERJ) e Angela Marina Chaves Ferreira (UERJ)
Carta de Aceite

POESIA E VOCOPERFORMANCE
Leonardo Davino de Oliveira
Carta de Aceite

POEMA DO MUNDO: O POETA CONTEMPORÂNEO EM DESLOCAMENTO. APRESENTANDO RICARDO DOMENECK
Samuel Ramos de Macedo (UERJ) e Ana Cristina Rezende de Chiara (UERJ)
Carta de Aceite

POEMA: UM CHAMAMENTO AO ENCONTRO
Misleine Andrade Ferreira Peel (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite

POLÍTICAS LINGUÍSTICAS: VARIAÇÃO, PRECONCEITO, IDENTIDADE E ENSINO
Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Carta de Aceite

PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: ENSINO–APRENDIZAGEM INTERCULTURAL DAS HABILIDADES DA LÍNGUA NO ÂMBITO DA UFRRJ
Ana Beatriz Faltz Pereira Amaral (UFFRJ), Jéssica Marques da Costa Tostes (UFFRJ) e Ângela Marina Bravin dos Santos (UFFRJ)
Carta de Aceite

PRECURSORES LITERÁRIOS EM MILTON HATOUM: NOTAS SOBRE UM PROJETO DE AUTORIA
Aídes José Gremião Neto (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

PRODUÇÃO DE SENTIDO EM ENUNCIADOS ESCRITOS EM LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS: UM PROCESSO DE TRADUÇÃO
Isabel Cristina Rodrigues (UERJ) e Angela Correa Ferreira Baalbaki (UERJ)
Carta de Aceite

PRODUÇÕES TEXTUAIS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVAS NO ENSINO MÉDIO: CRITÉRIOS DE PROFICIÊNCIA DO ENEM
Norma Cristina Ribeiro Santos (UNEB) e Valquíria Claudete Machado Borba (UNEB)
Carta de Aceite

QUANDO AS PALAVRAS TRADUZEM VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: DISCURSOS E NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Rosane Cristina de Oliveira (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

QUEM JÁ COMPROU 39 QUILOS DE ALGUMA COISA? UM ESTUDO DISCURSIVO DA BALBÚRDIA POR DETRÁS DOS BASTIDORES DO AVIÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Giselly Duarte Ferreira da Fonseca (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

QUEM TEM BOCA E NÃO É DO INFERNO, CALA
Giovani Roberto Gomes da Silva (UERJ)
Carta de Aceite

REDAÇÃO NO VESTIBULAR: UMA ABORDAGEM PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Kelly Escobar Ruas (LICEU) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFFRJ)
Carta de Aceite

REFERENCIAÇÃO EM RECEITAS ORAIS E ESCRITAS
Samuel Malaquias da Silva (UFRJ) e Leonor Werneck dos Santos (UFRJ)
Carta de Aceite

REFORMA TRABALHISTA EM CHARGE: UMA ANÁLISE COGNITIVISTA DA INTERPRETAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Naira de Almeida Velozo (UFRJ), Sandra Pereira Bernardo (UERJ) e Bruno Bastos Gomes da Silva (UFRJ)
Carta de Aceite

(RE)FORÇANDO IDENTIDADES: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS PARA UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Victor Hugo Mendes da Silva Pereira (UVA), Claudia Cristina Mendes Giesel (UVA) e Fernanda Iglesias Webering (UVA)
Carta de Aceite

ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO LÍRICO HISTORICAMENTE CONTEXTUALIZADO
Daniella Tavares Potrique (UVA), Adriene Fabiano de Oliveira (UVA) e Fernanda Iglesias Webering (UVA)
Carta de Aceite

SEMÂNTICA NOMINAL: CONTRIBUTO DOS DETERMINANTES PARA A CONSTRUÇÃO DAS FRASES NO PORTUGUÊS DE MOÇAMBIQUE
Rufino Alfredo (UP-Moçambique)
Carta de Aceite

SHREK 2 (2004): O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO A PARTIR DOS RASCUNHOS
Luiz Antonio Xavier Dias (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite

TEATRO JESUÍTICO BRASILEIRO EM DEBATE COM O TEATRO BARROCO
João Cícero Teixeira Bezerra (UERJ)
Carta de Aceite

TECENDO MEMÓRIAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LIBRAS NO SUL DO BRASIL
Alissandra Lourenço Perse (UERJ)
Carta de Aceite

TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
Vanessa de Lima Morais Silva (UVA), Cláudia Cristina Mendes Geisel (UVA), Flavia Cunha (UVA) e Sayonarah Almeida (UVA)
Carta de Aceite

TODAS AS MINHAS AULAS SÃO MONÓTONAS?: REFLETINDO SOBRE MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Leandro Novaes da Silva (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

TRANSFERÊNCIA CULTURAL DA LÍNGUA DE PORTUGAL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO LATIM AO PORTUGUÊS FALADO NO BRASIL NO CONTEXTO ATUAL
Cleber Nogueira Aleluia de Souza (UNEB)
Carta de Aceite

TRÊS JOGADORES E O DESEJO NO CENTRO DO TABULEIRO: PERFORMANCE E VOCALIZAÇÃP NA POÉTICA CONTEMPORÂNEA
Ana Cristina de Resende Chiara (UERJ)
Carta de Aceite

UM DIA NA VIDA DE EDUARDO COUTINHO: TV E CINEMA EM TENSÃO
Guilherme Veiga Rodrigues de Mendonça (UNIGRANRIO) e Anna Paula Soares Lemos (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

UM ENSINO DE TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS
João Paulo Bulhões e Mattos (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

UM ESTUDO DAS CONCEPTUALIZAÇÕES METONÍMICAS DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS TIRINHAS DA TURMA DO XAXADO, DE ANTÔNIO CEDRAZ
Carla Bianca Chagas de Jesus (UNEB), Edna da Paixão Pereira (UNEB) e Elisângela Santana dos Santos (UNEB)
Carta de Aceite

UM NOVO OLHAR PARA OS VERBOS: DA GRAMÁTICA TRADICIONAL À PERSPECTIVA DISCURSIVA
Yasmin Cibelle Soares da Silva (UERJ)
Carta de Aceite

UM OLHAR SOBRE AS LINGUAGENS NO PROCESSODE ALFABETIZAÇÃO
Elisa Moreira da Silva (UNIGRANRIO), Eline das Flores Victer (UNIGRANRIO) e Jurema Rosa Lopes (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite

UM PACTO CONTEMPORÂNEO: AUTOFICÇÃO EM O FILHO ETERNO, DE CRISTOVÃO TEZZA
Juliana de Oliveira Lima Vianna (UERJ)
Carta de Aceite

UM TRABALHO DIACRÔNICO DA ORGANIZAÇÃO DO SABER: DA BIBLIOTECA À ENCICLOPÉDIA
Catarina Lobo Gonçalves (UFRJ)
Carta de Aceite

UMA ABORDAGEM COGNITIVO-FUNCIONAL: UMA PERSPECTIVA SINCRÔNICA DA COMPETIÇÃO PELO USO NAS CONSTRUÇÕES [XMENTE]
Giselly Duarte Ferreira da Fonseca (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DISCURSIVA DAS MANCHETES SOBRE OS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Stephanye dos Santos Sbano Chagas (UERJ)
Carta de Aceite

UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA ARGUMENTATIVIDADE EM ARTIGOS DE OPINIÃO PUBLICADOS EM VEJA E CARTA CAPITAL
Graziela Borguignon Mota (UVA) e Vitor Fernandes Gonçalves (UVA)
Carta de Aceite

UMA ANÁLISE MORFOLÓGICA, TEXTUAL E SOCIAL DOS ADVÉRBIOS EM “-MENTE” NAS MÚSICAS DE FUNK
Ana Beatriz Antonio de Alcantara (UFRJ), Vitor de Moura Vivas (IFRJ) e Margareth Andrade Morais (IFRJ)
Carta de Aceite

UMA NOVA PROPOSTA PARA A ABORDAGEM DE CLASSES DE PALAVRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS
Alice Maia Casimiro da Silva (UFRJ), Gabriela Gonçalves da Silva (UFRJ) e Vitor de Moura Vvas (IFRJ)
Carta de Aceite

UMA ROTA DE CONSTRUCIONALIZAÇÃO DO VERBO “PASSAR” DE PLENO A AUXILIAR
Geisa Maria Jayme Jordão (UFF)
Carta de Aceite

USOS DA LINGUAGEM EM SENTENÇAS JUDICIAIS PARA RETIFICAÇÃO DE NOME E SEXO DE PESSOAS TRANGÊNERAS
Marcia Teshima (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite

VERDADE E FICÇÃO: A RELAÇÃO DO ARTISTA E SUA PERSONA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EXPRESSÃO PESSOAL E SUBJETIVA. APRESENTANDO JOSÉ LEONILSON
Gustavo Henrique Pontes Lopes (UERJ) e Ana Chiara (UERJ)
Carta de Aceite

VIDINHA/VIDONA: A QUE SE DESTINA A PERFORMATIZAÇÃO DO CORPO EM CLÍNICA? UM ENSAIO SOBRE A POÉTICA DE ROBERTO COSSAN
Rodrigo Ségges Ferreira Barros (UERJ)
Carta de Aceite