Imprima o Cartaz

XXIV CNLF


UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)
Rio de Janeiro, de 25 a 27 de agosto de 2020
(a confirmar)
Em homenagem a Cilene da Cunha Pereira
e aos 500 anos de existência dos Correios de Portugal


Instruções para apresentação de trabalho

O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL) é uma associação de graduados interessados na propagação de ideias e questionamentos nas áreas específicas de Filologia e de Linguística.

Entre 25 e 26 de agosto de 2020 (a confirmar), o CiFEFiL realizará o XXIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, no INSTITUTO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO (UERJ) – Rua Francisco Xavier, 524 – 11° andar – Maracanã – Rio de Janeiro-RJ, CEP: 20550-900).

Este Congresso, que continua com sua característica multidisciplinar, pretende pôr em prática os seguintes objetivos do Círculo:

  • Divulgar as pesquisas filológicas e linguísticas;
  • Ampliar os estudos de filologia e de linguística nas faculdades e institutos de letras;
  • Demonstrar a utilidade dos estudos e pesquisas filológicas e linguísticas para o desenvolvimento das ciências e das tecnologias em geral;
  • Colaborar, no campo da ecdótica, com as demais áreas de estudo com edições diplomáticas, críticas, genéticas etc.
  • Facilitar as interações entre as diversas subáreas dos estudos das linguagens humanas.

Durante a realização do XXIV CNLF, haverá:

  • Mesas-redondas (de três a seis por dia);
  • 2 conferências (de abertura e de encerramento);
  • Comunicações livres (de três a seis sessões por dia);
  • Palestras (até três por dia)
  • Minicursos (até seis num único dia); e
  • Pôsteres, lançamento de livros, coquetel e sessão musical.

Como a homenageada deste XXIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia será Cilene da Cunha, todas as linhas de pesquisa que tiverem apoio bibliográfico na sua vida e obra, serão consideradas pertinentes à temática do evento.

A bibliografia resumida da homenageada estará na página do XXIV CNLF para facilitar a organização dos trabalhos de todos os interessados em apresentar sua contribuição com essa temática. Também são bem-vindas as propostas de trabalho de áreas afins, que se relacionem, de uma forma ou outra, com as temáticas filológicas ou linguísticas listadas em “Temas” ou sobre Celso Cunha – o pai da nossa homenageada –, que foi tema de muitas de suas publicações.

Os Anais do Congresso serão publicados em duas versões dos Cadernos do CNLF: uma digital (em cd-rom) e outra virtual (na página http://www.filologia.org.br/cnlf.html). O livro de programação manterá a versão impressa. Nos Anais do XXIII CNLF, constarão todos os textos completos, referentes às apresentações orais e aos pôsteres, com os respectivos resumos, dos autores que enviarem até a data prevista.