HOMENAGEADA DO XXIV CNLF

XXIV CNLF


Parte inferior do formulárioCilene da Cunha Pereira

    Nasceu no Rio de Janeiro. Fez seu curso primário no Colégio Sacré Coeur de Marie e o secundário no Colégio Pedro II (1962). Bacharel e licenciada em Letras (Português-Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1966), onde fez o Mestrado, com a dissertação Um método quantitativo para análise lexical: aplicação a três poetas simbolistas (1975), e o Doutorado, com a tese Os pescadores da Lagoa de Araruama: etnografia e linguagem (1988). A dissertação foi publicada pela editora Tempo Brasileiro/INL, em 1979. Pela mesma editora saiu, em 1978, A obra poética de Edgard Mata.

     Foi professora de Português do Colégio Pedro II (1967–1969), do Departamento de Ensino Médio da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro (19681971), do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1969-1976) e da Faculdade de Humanidades Pedro II (19731984) e professora de Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Faculdade de Educação da UERJ (1974 e 1975). Professora adjunta de língua portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976 a 1993), onde ministrou aulas tanto nos Cursos de Graduação quanto nos de Pós-Graduação. Na condição de Professor Convidado, tem ministrado cursos sobre Dialetologia, Lexicologia e Lexicografia, Português do Brasil e Morfologia, em nível de Pós-Graduação, em várias universidades brasileiras. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado. Consultora do Centro de Estudos Dialectológicos da Universidade Federal do Acre, de 1991 a 1995. Foi Membro da Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), Associação Brasileira de Linguística (Abralin), Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), Associação de Estudos da Linguagem do Rio de Janeiro (ASSEL-RIO), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL/GT Lexicografia e Lexicologia).

     Ao longo de sua vida intelectual vem-se dedicando ao estudo da Língua Portuguesa, em especial da modalidade americana, e da Lexicografia, sobretudo na preparação de dicionários e glossários. Integrou a equipe de Lexicografia da Academia Brasileira de Letras encarregada da elaboração, revisão e atualização do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (1998; 1999), Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua portuguesa (1999), Vocabulário Onomástico da Língua Portuguesa (1999) e do Dicionário da Língua Portuguesa, em via de publicação. Organizadora e Coordenadora, juntamente com Paulo Roberto Pereira, da Miscelânea de Estudos Linguísticos, Filológicos e Literários in memoriam Celso Cunha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. Organizadora da Minigramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. Coautora do Caderno de Atividades que acompanha a Minigramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. Membro da equipe organizadora da Gramática Eletrônica. Rio de Janeiro: Lexicon, 1997. Revisora, para a 3ª edição, da Nova gramática do português contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra. Organizou, a convite da Editora Nova Fronteira, dois livros inéditos de Celso Cunha: Sob a pele das palavras e Para uma história da língua portuguesa no Brasil. Atualmente é Professora dos Cursos de Pós-Graduação de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Educacional Rosemar Pimentel (Volta Redonda-RJ), Professora Titular de Língua Portuguesa e Diretora do Curso de Letras da Universidade Santa Úrsula.

 Principais obras de  Cilene da Cunha (Clique sobre a imagem. Se não abrir, clique com  Ctrl)


     XXIV_CNLF  


XXIV_CNLF XXIV_CNLF XXIV_CNLF

 

     XXIV CNLF
XXIV_CNLFXXIV_CNLFXXIV_CNLF

 


 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos