Imprima o Cartaz

XXIV CNLF



Rio de Janeiro, de 24 a 26 de agosto de 2021
Em homenagem a Cilene da Cunha Pereira
e aos 500 anos de existência dos Correios de Portugal


Instruções para apresentação de trabalho

O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL) é uma associação de graduados interessados na propagação de ideias e questionamentos nas áreas específicas de Filologia e de Linguística.

Entre 24 e 26 de agosto de 2021 o CiFEFiL realizará o XXIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia em formato virtual.

Este Congresso, que continua com sua característica multidisciplinar, pretende pôr em prática os seguintes objetivos do Círculo:

  • Divulgar as pesquisas filológicas e linguísticas;
  • Ampliar os estudos de filologia e de linguística nas faculdades e institutos de letras;
  • Demonstrar a utilidade dos estudos e pesquisas filológicas e linguísticas para o desenvolvimento das ciências e das tecnologias em geral;
  • Colaborar, no campo da ecdótica, com as demais áreas de estudo com edições diplomáticas, críticas, genéticas etc.
  • Facilitar as interações entre as diversas subáreas dos estudos das linguagens humanas.

Durante a realização do XXIV CNLF, haverá:

  • Mesas-redondas (de três a seis por dia);
  • 2 conferências (de abertura e de encerramento);
  • Comunicações livres (de três a seis sessões por dia);
  • Palestras (até três por dia)
  • Minicursos (até seis num único dia); e

Como a homenageada deste XXIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia será Cilene da Cunha Pereira, todas as linhas de pesquisa que tiverem apoio bibliográfico na sua vida e obra, serão consideradas pertinentes à temática do evento.

A bibliografia resumida da homenageada estará na página do XXIV CNLF para facilitar a organização dos trabalhos de todos os interessados em apresentar sua contribuição com essa temática. Também são bem-vindas as propostas de trabalho de áreas afins, que se relacionem, de uma forma ou outra, com as temáticas filológicas ou linguísticas listadas em “Temas” ou sobre Celso Cunha – o pai da nossa homenageada –, que foi tema de muitas de suas publicações.

Os Anais do Congresso serão publicados em uma única versão dos Cadernos do CNLF virtual (na página http://www.filologia.org.br/cnlf.html). O livro de programação também terá uma versão impressa. Nos Anais deste XXIV CNLF, constarão todos os textos completos com os respectivos resumos, referentes às apresentações orais, dos autores que enviarem até a data prevista e que forem aceitos pela nossa Comissão Avaliadora.