ATENÇÃO:
    O TOMO II dos Anais do XXIV CNLF deverá ser publicado em 30 de novembro.

Estão relacionados abaixo todos os textos completos aceitos para o TOMO II, cuja edição já começamos a fazer. Caso o seu texto não esteja nesta relação abaixo, informe IMEDIATAMENTE, enviando-o pelo eventos@filologia.org.br.
Em caso de alguma falha nessa pré-edição, informe, pontuando-a para que a correção seja feita.
Não será feita a substituição de nenhum texto!


PRÉ-EDIÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS DESTE XXIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA

  136 TEXTOS COMPLETOS
Atualizados em 19/11/21

A BASE NACIONAL CURRICULAR (BNCC): OS DISCURSOS E CONTRAPOSIÇÕES NA IMPLANTAÇÃO
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT), Luciana Pinto Fernandes (IFTO e UNISINOS), Locília de Jesus Silva Costa (IFMA), Raimundo Pinho Gondinho (IFMA) e José James Torres da Silva (IFTO)

A BNCC NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOCIOLINGUÍSTICO

Luana Aparecida Matos Leal Fernandes (IFNMG), Patrícia de Carvalho Pires (UESB), Nádima Silva Queiroz (UNIMONTES) e Maria Fernanda P. Araújo (UNIMONTES)


A CONCEPTUALIZAÇÃO METAFÓRICA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO LINGUÍSTICO COGNITIVO
Caroline Lopes da Cruz (UNEB) e Elisângela Santana dos Santos (UNEB)


A CONDIÇÃO DA MULHER NEGRA A PARTIR DAS PERSONAGENS DE "OLHOS D'ÁGUA", DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Mariana Marujo Velloso (UENF)

A CRIAÇÃO E A EDIÇÃO DA DECISÃO JUDICIAL
Roberto Lima Santos (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

A DRAMATURGIA DE JOÃO AUGUSTO POR FILÓLOGOS

Rosa Borges (UFBA)


A DRAMATURGIA DE NIVALDA COSTA POR UM VIÉS FILOLÓGICO: PRÁTICA DE CONHECIMENTO, RESISTÊNCIA E INTERVENÇÃO NO TEATRO BAIANO

Débora de Souza (UFBA)


A ESCRITA DE SI E A ESCRITA DO OUTRO: FABULAÇÕES DA INFÂNCIA EMSITUAÇÕES-LIMITE NAS OBRAS DE MARINA COLASANTI E TADEU SARMENTO

Vivian Bezerra da Silva (UERJ)


A FORMAÇÃO DOCENTE EM DIREITOS HUMANOS: O TEXTO NORMATIVO A LINGUAGEM MULTIDIMENSIONAL E AS DIFICULDADES DE EFETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Moyana Mariano Robles-Lessa (UENF), Alinne Arquette Leite Novais (UENF), Carlos José de Castro Costa (UNIG), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UNIG) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)


A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS E IDOSOS

Olavo Ferreira Nunes (UENF) e Lidiane Silva Torres (UENF)


A IMPORTÂNCIA IDENTITÁRIA E CULTURAL DA ANTROPONÍMIA NO FILME “A VIAGEM DE CHIHIRO”

Andreza Fernandes de Moraes (UERJ) e Isabel Arco Verde Santos (UERJ)


A LEITURA DE  A IMITAÇÃO DA ROSA”: USO E SIGNIFICADO DA COR MARROM NO CONTO DE CLARICE LISPECTOR

Camille Roberta Ivantes Braz (UERJ) e Flávio de Aguiar Barbosa (UERJ)


A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA: DA TRADUÇÃO À COMPREENSÃO

Maria Avani Nascimento Paim (UNEB)

A LIBRAS ENTROU NA RODA: A VARIAÇÃO SEMÂNTICO-LEXICAL DOS SINAIS CACURIÁ E TAMBOR DE CRIOULA

Ana Júlia de Sousa Gomes (UFMA), Ana Beatriz Rangel Urbano (UFMA), Aryama Catheyrin Fonseca Ferreira (UFMA) e Zuleica de Sousa Barros (UFMA)

A LINGUAGEM DE 0 A 12 MESES EM CRIANÇAS COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA DA INFÂNCIA (ECI) E O PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM ÂMBITO FONOAUDIOLÓGICO

Elizabeth Matilda Oliveira Williams (UNIFLU), Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF), Aline Silva Ribeiro (UNIFLU) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

A LINGUAGEM DO HOMEM CONTEMPORÂNEO: ANGÚSTIAS E MEDOS EM TEMPOS PANDÊMICOS  

Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF), Jackeline Barcelos Corrêa (UENF), Sheila Campos de Souza (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF)

A LINGUAGEM DO PODER SUAVE DAS RELAÇÕES TRANSNACIONAIS – EMBAIXADORES OU ESTUDANTES

Allan Cordeiro da Silveira (UFF)


A LINGUAGEM DOS EMOJIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: EMOÇÕA REPRESENTADA NO CIBERESPAÇO

Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF),Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Liliane Barreto Alves (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

A LÍNGUA(GEM) RELIGIOSA NA ÓPERA LÍDIA DE OXUM
Ediane dos Santos Novaes (UNEB) e Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)

A PROPÓSITO DE “MACHADO”, DE SILVIANO SANTIAGO
Lucia Maria Moutinho Ribeiro (UNIRIO)

A RELEVÂNCIA DO CRIAR COMO UM DIREFENCIAL PARA A AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Elizabeth Matilda Oliveira Williams (UENF), Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Leonard Barreto Moreira (UENF)


AÇÕES AFIRMATIVAS DO POVO SURDO: LÍNGUA, CULTURA E IDENTIDADES

Cleide Emília Faye Pedrosa (UFS), Juliana Barbosa Alves (UFS), Alzenira Aquino de Oliveira (UFS) e Fernanda Figueiredo Vieira (UFS)


ANÁLISE DO DISCURSO DE TERMOS MÉDICOS NO TRATAMENTO DOS IDOSOS: BARREIRAS E LIMITAÇÕES NA COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF),     Rosalee dos Santos Crespo Istoe (UENF) e Moyana Mariano Robles (UENF)


ANÁLISE DO DISCURSO: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A IMAGEM DA MULHER EM UMA PEÇA PUBLICITÁRIA

Letícia Fionda Campos (UFRJ)


APLICATIVO MÓVEL DUOLINGO NO APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA: POTENCILIDADES E LIMITAÇÕES

Cleber Nogueira Aleluia de Souza (UNEB) e Jhoan Evandro da Silva Alves (UNEB)


ARGUMENTAÇÃO, LIVRO DIDÁTICO E BNCC: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE

João Paulo Bulhões e Mattos (UERJ)


AS DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO ENTRE BRASILEIROS E VENEZUELANOS QUE TRABALHAM COMO VENDEDORES AMBULANTES, NO CENTRO COMERCIAL CAXAMBU, EM BOA VISTA – RORAIMA

Maria Renilda da Rocha Pereira (UERR) e Elândia Gomes Araújo (UERR)


AS IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO NA GARANTIA DE DIREITOS DAS LINGUAGENS NA PRIMEIRA INFANCIA À LUZ DOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS: POSSIVEIS REFLEXÕES

Ana Vitória Moreira Dias (UEMASUL) e Marinalva da Silva Ferreira (UEMASUL)


AS MÚLTIPLAS FORMAS DE LINGUAGEM COMO REFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO MÉDICA NO CONTEXTO DO ENSINO CONTEMPORÂNEO

Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF), Jackeline Barcelos Corrêa (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral

(UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF)


BOLETIM DE OCORRÊNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER À LUZ DOS GÊNEROS DO DISCURSO DE MIKHAIL BAKHTIN

Cyntia dos Santos Jorge (UENF), Ellen Nolasco Cortat (UENF) e Nathalia Reis de Medeiros (UENF)


BOOKTUBERS E SUAS LEITURAS DE “DOM CASMURRO”, DE MACHADO DE ASSIS: MANEIRAS DE LER O CÂNONE

Reginaldo Silva Araujo (UNEB) e Filismina Fernandes Saraiva (UNEB)


CECÍLIA MEIRELES E CLARICE LISPECTOR: IMPRESSÕES DE VIAGEM DE DUAS “ANTITURISTAS”

Fátima Cristina Dias Rocha (UERJ)


CÍCERO E ARCHIA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO: AS BASES SÓLIDAS DA TRADIÇÃO HUMANÍSTICA DE ENSINO

Stephanie Cunha dos Santos da Silva (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

CONSIDERAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O USO DE APLICATIVOS EM SALA DE AULA
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT), Marcondes Coelho Feitoza (IFAM), Douglas Ferreira Chaves (FAIARA), Haryson Huan Arruda da Silva Santos (IFTO) e Luís Alberto Libânio Lima (IFTO)

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA A REMEMORAÇÃO COM ELO ENTRE OS MEMBROS DA COMUNIDADE PESQUEIRA DE ARRAIAL DO CABO

Manuela Chagas Manhães (UNESA e UENF) e Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira (UENF)


CONTRAPONTOS DRAMÁTICOS A PARTIR DE HÖFGEN, PERSONAGEM DE KLAUS MANN

Thiago Martins Prado (UNEB) e Aída Thaís de Jesus Alves (UNEB)


CONTRIBUIÇÕES DE PEDRO JULIO BARBUDA PARA O INÍCIO DOS ESTUDOS DE ESTILÍSTICA NO BRASIL
João Paulo Hergesel (PUC-Campinas)


CYRILLO DILERMANDO DA SILVEIRA: COMPENDIO DE GRAMMATICA PORTUGUEZA DA PRIMEIRA IDADE: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS

Márcia A. G. Molina (UFMA


DE EUNUCOS ESTILIZADOS, DEVASSOS E MONSTROS, A UM SER HUMANO: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO EM RELAÇÃO AO INDIVÍDUO TRANSGÊNERO

Marcia Teshima (UEL)


DE RASCUNHO A DOCUMENTO DE PROCESSO: O DESVELAR DO TEXTO EM AMBIENTE ESCOLAR SOB AS LENTES DA CRÍTICA GENÉTICA

Rogério Nascimento Bortolin (UEL)


DESCRIÇÃO DA ORTOGRAFIA PORTUGUESA OITOCENTISTA EM GRAMÁTICOS BRASILEIROS: A PRESCRIÇÃO DO PRINCÍPIO ETIMOLÓGICO
Alexandre Xavier Lima (UERJ), Angélica de Oliveira Castilho Pereira (UERJ) e Karine da Silva Costa André (UERJ)

DIALOGIA DA LINGUAGEM EM POST DE FACEBOOK: PRESSUPOSTOPS BAKHTINIANOS EM GÊNERO DISCURSIVO DIGITAL

Sandy Tavares de Almeida (UESB), Márcia Helena de Melo Pereira (UESB) e Marina Martins Pinchemel Amorim (UESB)


DISCURSO, MÍDIA E PODER NA REDE? DIÁLOGO À LUZ DO CÍRCULO DE BAKHTIN

Alan Eugênio Dantas Freire (UFRN), Danielle Brito da Cunha (SEEC/SME) e Guianezza Saraiva Meira (UERN)

ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA REPÚBLICA TCHECA (A LÍNGUA PORTUGUESA COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO E DE CONHECIMENTO)

Iva Svobodová (Universidade de Masaryk)

ESCRITAS DE SI EM LIMA BARRETO – UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR SOB A PERSPECTIVA BIOÉTICA
Alinne Arquette Leite Novais (UENF), Moyana Mariano Robles-Lessa (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF) E Hildeliza Boechat Cabral (UENF)

ESTILÍSTICA LEXICAL E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO EM GUIMARÃES ROSA: A ANEDOTA FÓSFORO
Edina Regina Pugas Panichi (UEL) e Susanah Yoshimi Watanabe Romero (UEL)

FALARES AFRICANOS NO LÉXICO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E LEXICAL

Marco Túlio Santos Ledo (UESB) e Jorge Augusto Alves da Silva (UESB)


FEMINICÍDIO ÀS AVESSAS? ANÁLISE CRÍTICA DOS DISCURSOS NA MINISSÉRIE “ELIZE MATSUNAGA: ERA UMA VEZ UM CRIME”

Guianezza M. de Góis Saraiva Meira (UERN)


FOTOGRAFIA E A ETNOMETODOLOGIA DIGITAL APLICADA: REESCOBRINDO AS COMUNIDADES PESQUEIRAS DE ARMAÇÃO DE BÚZIOS
Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira (UENF) e Manuela Chagas Manhães (UNESA e UENF)


FUNKS, ANÁLISE MORFOLÓGICA E LEITURA DE TEXTO E MUNDO

Ana Beatriz Antonio de Alcantara (IFRJ)


FUTEBOL E SOCIEDADE: ESCOLHAS LINGUÍSTICAS REVELANDO VISÕES DE MUNDO

Yasmin Vitória Pinho Ramon (IFRJ)


GASTURA ENQUANTO SINTOMA: UMA INVESTIGAÇÃO SEMÂNTICA EM TEXTOS LITERÁRIOS ANTIGOS E ARTIGOS DE LINGUÍSTICA MÉDICA

Renato Faria da Gama (UFRJ, FMC, IPEMED-Afya e UENF), Maria Antônia Andrade Rangel (FMC), Fábio Ramos Sandes (FMC), João Paulo G. B. de Moura (FMC), Lorena Pereira Escocard (FMC), Lucas Correa Diminic (FMC) e Lucas de Souza Gomes (FMC)


GEOMORFOTOPÔNIMOS HISTÓRICOS: OS MORROS NA TOPONÍMIA DE MINAS GERAIS

Marianna de Franco Gomes (UFMG)


GÍRIA DE GRUPO: A PRESENÇA DA FIGURA DE LINGUAGEM NA FALA DAS INTERNAS DE UM PRESÍDIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Eliane Souza Pereira (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)


GRACILIANO RAMOS E A RELAÇÃO COM A ALTERIDADE NAS “MEMÓRIAS DO CÁRCERE”
Fátima Almeida da Silva (UERJ)

GRAMATICALIZAÇÃO DO NA FALA POPULAR SOTEROPOLITANA
Amanda Almeida de Jesus (UNEB) e Cristina dos Santos Carvalho (UNEB)


HUMOR E MULTIMODALIDADE: CLÁSSICAS ATUAÇÕES DE CHARLIE CHAPLIN
Valeria Fernandes Nunes (UFRJ)


IDENTIDADE FEMININA E MUSICALIDADE: QUEM ERA/É MULHER DE VERDADE, AMÉLIA?

Raquel Oliveira de Araújo (UERN) e Francisca Ramos-Lopes (UERN)


IDENTIDADE NACIONAL E NECROPOLITICA EM “TENDA DOS MILAGRES”
Denise Oliveira de Carvalho (UNEB) e Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)


INTERTEXTUALIDADE E DIALOGISMO NA MILITÂNCIA FEMINISTA MARXISTA: UMA ANÁLISE (HIPER)TEXTUAL DE UM POST DE FACEBOOK

Amanda de Macedo Moura Couto (UESB), Márcia Helena de Melo Pereira (UESB) e Filipe Santos Guerra (UESB)


INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE: UMA ANÁLISE DE ALGUMAS DAS VERSÕES DA CANÇÃO POPULAR ITALIANA “BELLA CIAO”

Denise Durante (FFLCH-USP)


INVÁLIDO? PESSOA COM DEFICIÊNCIA? O AMBIENTE DE ENUNCIAÇÃO E O PESO DAS PALAVRAS

Bárbara Rangel Paulista (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)

JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE INGLÊS: UM RECURSO MULTIMODAL EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Laura de Almeida (UESC) e Suellen Thomaz de Aquino Martins (UESC)


LETRAMENTO DIGITAL E A EMANCIPAÇÃO DO CIDADÃO NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA

Roberta Santana Barroso (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)


LETRAMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO A EDUCAÇÃO BÁSICA

Gelbis Martins Agostinho (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Luciana de Oliveira Silva (UENF), Ralph de Araujo Stellet (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)


LÍNGUA PORTUGUESA NA BNCC – TRATAMENTO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II

Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)


“MARCADORES DISCURSIVOS COM VERBOS DE PERCEPÇÃO VISUAL SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES

Igor Araújo Dantas (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)


“MARIA”: REESCRITURAÇÃO E CENA ENUNCIATIVA EM UM CONTO DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Marise Rodrigues Guedes (UESC)


ME PERDOEM AS BELAS, MAS BELEZA É ESSENCIAL? UMA LEITURA DO CONTO "A CAOLHA", DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA
Brenda da Silva Dias (UEMASUL) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL)

MEMES E INTERTEXTUALIDADE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Zilda da Silva Ribeiro Teixeira (UERJ) e Denise Salim Santos (UERJ)

MULHER ITEPARICANA: UM ESTUDO COGNITIVO SÓCIO-HISTÓRICO SOBRE A CONCEPTUALIZAÇÃO DA MULHER NAS NOVELAS DE XAVIER MARQUES
Michelle Regina da Silva Santos (UNEB) e Elisângela Santana dos Santos (UNEB)

NOTÍCIAS DE UM PROJETO LEXICOGRÁFICO: “BAHIA DE TODOS OS PRATOS, DICIONÁRIO DA COZINHA BAIANA”

Lise Mary Arruda Dourado (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)


O AUTISMO NAS ENTRELINHAS DA LINGUAGEM PRAGMÁTICA

Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Moniki Aguiar Denucci (UENF), Raquel França Freitas (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)


O CATOLICISMO POPULAR E OS PARADIGMAS SOCIAIS NO CONTO “O NEGRINHO ESCRAVO” (2004), DE MESTRE DIDI

Sílvia Nascimento dos Santos (UNEB) e Filismina Fernandes Saraiva (UNEB)


O CONTEMPORÂNEO NA PESPECTIVA DO (DA)MOTIVO + AÇÃO, NO CONTO “PASSEIO NOTURNO  PARTE II”, DE RUBEM FONSECA

Ana Patrícia Sampaio Pereira (UEMASUL) e Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (UEMASUL)


O CONCEITO DE GRAMÁTICA NA OBRA DE JAN VAN SPAUTER (C. 1480-1520)

Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)


O CORPO FEMININO E A METÁFORA DA NUDEZ: UM OLHAR SOBRE A PERSPECTIVA AFRICANA NA OBRA “O ALEGRE CANTO DA PERDIZ”, DE PAULINA CHIZIANE

Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega (UERN); Francisca Maria de Souza Ramos-Lopes (UERN) e Cid Augusto da Escossia Rosado (UERN)

O CORPUS LINGUÍSTICO DE IBICOARA-BA: CAMINHOS E DESCOBERTAS COM BASE NO VERNÁCULO IBICOARENSE

José Roberto Gomes de Jesus (UESB), Igor Santana Caires (UESB), José Ferreira de Lima Júnior (UESB), Ozeias Ferreira Porto (UESB) e Warley José Campos Rocha (UESB)


O DUALISMO HUMANO NA OBRA MACHADIANA "ESAÚ E JACÓ"

Elizangela Tonelli (IFES e UENF) e Carlos Herinque Medeiros de Souza (UENF)


O EFEITO DA PRÉ-ATIVAÇÃO (PRIMING) NA COMPREENSÃO DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS AMBÍGUOS EM SENTENÇAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Fernanda de Souza Faria (UERJ)


O ENSINO DA LEITURA: UMA ANÁLISE A RESPEITO DA TEMÁTICA DA LEITURA NAS PRÁTICAS CURRICULARES

Bianca Amaral Freitas (UENF) e Raquel França Freitas

O ENSINO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria de Fatima de Mello (FUNIVERSA)


O ENSINO DE LÍNGUAS E O LETRAMENTO DIGITAL: ANÁLISE DAS INTERFACES MULTIMODAIS NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM

Roberta Santana Barroso (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Sinthia Moreira Silva (UENF) e Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF)


O ESPELHO DE RITA, O ESPELHO DE ANA: IDENTIDADE NEGRA EM AZEVEDO E EM EVARISTO

Girlane Santos da Silva (UNEB) e Thiago Martins Prado (UNEB)

O EXERCÍCIO EPISTOLAR NA ANTIGUIDADE
Tatiana de Oliveira Miguez (UERJ)

O EXÍLIO DE GULLAR: MEMÓRIAS GUARDADAS QUE SE REVELAM NA ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA

Fabiana da Costa Gonçalo (UERJ e Colégio Pedro II)


O FENÔMENO DAS FAKE NEWS E A CURADORIA DAS INFORMAÇÕES NA EDUÇÃO DE TEXTOS

Anízio Antônio Pirozi (UNIFSJ) e Roberta Santana Barroso (UENF)


O INFERNO EM VIRGÍLIO E EM CAROLINA MARIA DE JESUS: INTERTEXTUALIDADE POSSÍVEL ENTRE A “ENEIDA” E “QUARTO DE DESPEJO”

Wandercy de Carvalho (UFNT)

O JOGO DE IMAGENS E A ADJETIVAÇÃO NO PROCESSO CRIATIVO
Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

O JORNAL ESCOLAR: PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Aparecida Maria Peres Mainenti (CP II) e Karoline Guimarães Castro Ferreira (CP II)


O LIVRO PARADIDÁTICO E A FORMAÇÃO LEITORA NO ESPAÇO ESCOLAR

Sophia Letícia Ramos Gomes (UERJ) e Denise Salim Santos (UERJ)


O MANUSCRITOMEMORIAL DE AIRES” SOB A PERSPECTIVA DA CRÍTICA GENÉTICA

Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (LABEC/UFF)


O USO DA CONSTRUÇÃO “X-INHO” NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Fernanda de Souza Faria (UERJ)

O USO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS NA FALA DE CARAVELAS-BA

Daillane dos Santos Avelar (UFES)


O USO DE JOGOS DE PALAVRAS CRUZADAS E BINGO DE SÍLABAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Luciene Guida Cardoso (SME-RJ e CPII) e Aira Suzana Ribeiro Martins (CPII)


O USO DE MANCHETES E CHAMADAS DE JORNAIS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Amanda Gabriele Domingos de Souza (CP II) e Aira Suzana Ribeiro Martins (CP II)


O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM NA EJA

Bianca Amaral Freitas (UENF), Cíntia Rocha Barreto (UENF), Flávia Lopes Barbosa Siqueira (UENF) e Sinthia Moreira Silva (UENF)


OS CONCEITOS DA LINGUÍSTICA APLICADOS À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA SOCIABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE CRIANÇAS E IDOSOS

Priscilla Maria Faraco Rosa (UENF) e Lidiane Silva Torres (UENF)


OS INSULTOS PASTORIS E O REFINAMENTO LINGUÍSTICO, NA TERCEIRA BUCÓLICA, DE VIRGÍLIO

Tobias Vilhena de Moraes (Museu Lasar Segall) e Márcio Luiz Moitinhar Ribeiro (UERJ)


PODER, RACISMO RELIGIOSO E DECOLONIALIDADES NO INSTAGRAM: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO

Alan Eugênio Dantas Freire (UFRN), Danielle Brito da Cunha (UFRN) e Guianezza M. de Góis Saraiva Meira (UERN)


POR UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA DECOLONIAL DO SUL DO SUL: APRESENTAÇÃO DE INTERESSES DE PESQUISA A PARTIR DA ABORDAGEM SOCIOLÓGICO  E COMUNICACIONAL DO DISCURSO (ASCD)

Maiane Vasconcelos de Brito (UFS), Ana Cecilia dos Santos Azevedo (UFS), Leoni Ramos Souza Nascimento (UFS), José Domingos Angelo Santos (UFS) e José Souza dos Santos (UFS)

PRESENÇA DE TOPÔNIMOS LATINOS NAS ILHAS BRITÂNICAS

João Bittencourt de Oliveira (UERJ)


PRINCIPAIS FATORES DA EVOLUÇÃO DO LATIM VULGAR NA PENÍNSULA IBÉRICA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS

José Mario Botelho (FFP-UERJ)


PRODUÇÃO TEXTUAL DE RESUMO, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A FORMANDO LEITORES

Glaucinei Dutra Galvão (UEMS)


RACISMO RECREATIVO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO CASO VIVENCIADO PELO PROFESSOR DE GEOGRAFIA, JOÃO LUIZ PEDROSA, NO BIG BROTHER BRASIL 2021 (BBB 21)

Raquel do Rosario Silva (UENF), Gabriela do Rosario Silva (UENF), Camila do Rosario Silva Barreto (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)


REFLEXÃO DAS TERMINOLOGIAS ATRIBUÍDAS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA LITERATRA INFANTOJUVENIL A PARTIR DOS SIGNOS LINGUÍSTICOS: MUNDO IMAGINÁRO OU ESTIGMAS?

Bárbara Rangel Paulista (UENF), Flavio da Silva Chaves (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF)


REFLEXÕES SOBRE A LINGUÍSTICA NO CAMPO DO DIRETO

Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Viviane Carneiro Lacerda Meleep (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)


(RE)DISCUTINDO O ENSINO DA TRANSITIVIDADE VERBAL SOB O VIÉS FUNCIONALISTA: A ORAÇÃO EM FOCO

Patrícia Mota do Amaral Lima (UESB), Simara Silva Pereira Carreiro (UESB), Soleane Rodrigues Lustosa Lima (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)


SENTIDOS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO TEXTO DA LEI Nº 10.436/02

Marcelle Bittencourt Xavier (UESB), Adilson Ventura (UESB), Danilo Sobral de Souza (UESB) e Byron de Castro Muniz Teixeira (UESB)


UM ESTUDO DE CONCORDÂNCIA VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL: O VERNÁCULO DE IBICOARA-BA EM FOCO

Elenita Alves Barbosa (UESB), Raíssa Alves Oliveira (UESB), Vania Raquel Santos Amorim (UESB), Warley José Campos Rocha (UESB) E Warly Dantas Silva (UESB)


um olhar sobre o léxico no Recôncavo da Bahia: Edição de documentos do século XVIII do Arquivo PÚBLICO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA: NOTÍCIAS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO
Maria Ionaia de Jesus Souza (UNEB)


UM PEQUENO PASSEIO EM ALGUMAS MEMÓRIAS DE UM PEQUENO VILAREJO: COMUNIDADES PESQUEIRAS DA ARMAÇÃO DOS BÚZIOS

Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira (UENF, PESCARTE, PETROBRÁS e IBAMA) e Manuela Chagas Manhães (UNESA, UENF, PETROBRÁS e IBAMA)


“UM RETOQUE AQUI, OUTRO ALI”: PADRÕES DE BELEZA NA MÍDIA DIGITAL INSTAGRAM À LUZ DA LSF

Carla Daniele Saraiva Bertuleza (UFERSA) e Guianezza M. de Góis Saraiva Meira (UERN)

UMA ABORDAGEM TEÓRICA A RESPEITO DOS TIPOS DE LINGUAGEM CARACTERÍSTICOS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF) e Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF)


UMA ANÁLISE META-HISTORIOGRÁFICA DA DEDICATÓRIA DA CARTINHA COM OS PRECEITOS E MANDAMENTOS DA SANTA MADRE IGREJA (1539), DE JOÃO DE BARROS

Viviane Lourenço Teixeira (UFF)


UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DA CANÇÃO “RODA-VIVA”: UMA CRÍTICA POLÍTICA À DITADURA MILITAR

Thiago Costa da Silva (UVA) e Graziela Borguignon Mota (UVA e UFF)


UMA SABEDORIA COM COR E SEM PREÇO: UMA VIOLÊNCIA COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DAS CLASSES POPULARES

Moacir dos Santos da Silva (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)


VARIAÇÃO E GRAMATICALIZAÇÃO NO TEMPO VERBAL FUTURO DO PRESENTE: UM OLHAR PARA A FALA E PARA A ESCRITA DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE PIRIPÁ-BA

Ramilda Viana Gomes da Silva (UESB), Cristiane Barros Queiroz (UESB), Leiliane Pereira da Silva (UESB), Liliane Alves de Lima Ferreira (UESB) e Regiane Barbosa Rocha (UESB)


VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM NOVO OLHAR PARA OS ESTDOS DA LÍNGUA A PARTIR DA REALIDADE DE ESPINOSA-MG

Patrícia de Carvalho Pires (UESB), Luana Aparecida Matos Leal Fernandes (IFNMG), Jemyma Donato Pereira (UNIMONTES), Vanessa Marques da Silva (UNIMONTES) e Sheila da Silva (UNIMONTES)


ZORA SELJAN E SUA “FESTA DO BOMFIM”: UMA CONEXÃO DE AXÉ

Taisa Maria Souza (UNEB) e Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)