221 RESUMOS DO XXIV CNLF


Todos os coautores e Orientadores que desejarem receber um Certificado de Apresentação devem fazer a sua inscrição individual como Audiente (Sem apresentação de trabalho) e pagar por cada coautoria (Ver "Taxas").


Atualizado em 26 / 08 / 21


A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): OS DISCURSOS E CONTRAPOSIÇÕES NA IMPLEMENTAÇÃO

Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT), Luciana Pinto Fernandes (IFTO e UNISINOS), Locília de Jesus Silva Costa (IFMA), Raimundo Pinho Gondinho (IFMA) e José James Torres da Silva (IFTO)
Carta de Aceite


A BNCC NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOCIOLINGUÍSTICO

Patrícia de Carvalho Pires (UESB), Luana Aparecida Matos Leal Fernandes (IFNMG), Nádima Silva Queiroz (UNIMONTES) e Maria Fernanda P. Araujo (UNIMONTES)
Carta de Aceite


A COMPETÊNCIA LEXICAL EM NEOLOGISMOS SEMÂNTICO PRESENTES EM TEXTOS DE YOUTUBERS

Ariane Cavalcanti Amora (UFMG)
Carta de Aceite


A CONCEPTUALIZAÇÃO METAFÓRICA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO LINGUÍSTICO COGNITIVO

Caroline Lopes da Cruz (UNEB) e Elisângela Santana dos Santos (UNEB)
Carta de Aceite


A CONDIÇÃO DA MULHER NEGRA A PARTIR DAS PERSONAGENS DE “OLHOS D’ÁGUA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Mariana Marujo Velloso (UENF)
Carta de Aceite



A CONSTRUÇÃO DA MULHER ABANDONADA NA LITERATURA A PARTIR DE “DIAS DE ABANDONO”, DE ELENA FERRANTE

Mariana Marujo Velloso (UENF)
Carta de Aceite


A CRIAÇÃO E A EDIÇÃO DA DECISÃO JUDICIAL

Roberto Lima Santos (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite


A DRAMATURGIA DE DEOLINDO CHECCUCCI NA CENA FILOLÓGICA

Carla Cecí Rocha Fagundes (UFBA)
Carta de Aceite


A DRAMATURGIA DE JOÃO AUGUSTO POR FILÓLOGOS

Rosa Borges (UFBA)
Carta de Aceite


A DRAMATURGIA DE JUREMA PENNA SOB A ÓTICA DOS CENSORES: RECEPÇÃO E LEITURA

Isabela Santos de Almeida (UFBA)
Carta de Aceite


A DRAMATURGIA DE NIVALDA COSTA POR UM VIÉS FILOLÓGICO: PRÁTICA DE CONHECIMENTO, RESISTÊNCIA E INTERVENÇÃO NO TEATRO BAIANO

Débora de Souza (UFBA)
Carta de Aceite


A ESCRITA DE SI E A ESCRITA DO OUTRO: FABULAÇÕES DA INFÂNCIA EM SITUAÇÕES-LIMITE NAS OBRAS DE MARINA COLASANTI E TADEU SARMENTO

Vivian Bezerra da Silva (UERJ)
Carta de Aceite


A FLEXÃO DE GÊNERO EM PORTUGUÊS: TEORIA E PRÁTICA

Wallace Bezerra de Carvalho (UFRJ)
Carta de Aceite

A FORMAÇÃO DOCENTE EM DIREITOS HUMANOS: O TEXTO NORMATIVO, A LINGUAGEM MULTIDIMENSIONAL E AS DIFICULDADES DE EFETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Moyana Mariano Robles-Lessa (UENF), Alinne Arquette Leite Novais (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Carlos José de Castro Costa (UENF) e Hildeliza Boechat Cabral (UENF)
Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS E IDOSOS

Olavo Ferreira Nunes (UENF) e Lidiane Silva Torres (UENF)
Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM VERBAL NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO SOBRE O FENÔMENO DA “INFODEMIA”

Ana Paula Borges de Souza (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA IDENTITÁRIA E CULTURAL DA ANTROPONÍMIA NO FILME “A VIAGEM DE CHIHIRO”

Andreza Fernandes de Moraes (UERJ) e Isabel Arco Verde Santos (UERJ)
Carta de Aceite


A LEITURA DE "A IMITAÇÃO DA ROSA": USO E SIGNIFICADO DA COR MARROM NO CONTO DE CLARICE LISPECTOR

Camille Roberta Ivantes Braz (UERJ) e Flávio de Aguiar Barbosa (UERJ)
Carta de Aceite


A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA: DA TRADUÇÃO À COMPREENSÃO

Maria Avani Nascimento Paim (UNEB)
Carta de Aceite


A LIBRAS ENTROU NA RODA: A VARIAÇÃO SEMÂNTICO-LEXICAL DOS SINAIS CACURIÁ E TAMBOR DE CRIOULA

Ana Júlia de Sousa Gomes (UFMA), Zuleica de Sousa Barros (UFMA), Ana Beatriz Rangel Urbano (UFMA) e Aryama Catheyrin Fonseca Ferreira (UFMA)
Carta de Aceite


A LINGUAGEM DE 0 A 12 MESES EM CRIANÇAS COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA DA INFÂNCIA (ECI) E O PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM ÂMBITO FONOAUDIOLÓGICO

Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF), Elizabeth Matilda Oliveira Williams (UENF), Aline Silva Ribeiro (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite


A LINGUAGEM DO HOMEM CONTEMPORÂNEO: ANGÚSTIAS E MEDOS EM TEMPOS PANDÊMICOS

Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF), Jackeline Barcelos Correa (UENF), Sheila Campos de Souza (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF)
Carta de Aceite


A LINGUAGEM DO PODER SUAVE DAS RELAÇÕES TRANSNACIONAIS: EMBAIXADORES OU ESTUDANTES

Allan Cordeiro da Silveira (UFF) e Joel Austin Windle (UFF)
Carta de Aceite


A LINGUAGEM DOS EMOJIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: EMOÇÃO REPRESENTADA NO CIBERESPAÇO

Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF), Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF) e Liliane Barreto Alves (UENF)
Carta de Aceite


A LINGUAGEM NO PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO, MIDIATIZAÇÃO E PROTAGONISMO JURÍDICO NA SOCIEDADE

João Paulo Lima Cunha (Estácio-SE)
Carta de Aceite

A LÍNGUA(GEM) RELIGIOSA NA ÓPERA LÍDIA DE OXUM
Ediane dos Santos Novaes (UNEB) e Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)
Carta de Aceite


A MITOLOGIA GRECO-LATINA E SUAS REPERCUSSÕES ULTERIORES

Francisco de Assis Florencio (UERJ)
Carta de Aceite


A NARRATIVIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DE LE: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ALUNOS E O DESLOCAR DE CRENÇAS EM CONVERSAS EXPLORATÓRIAS

Meiriane Martins Aguiar (UFRJ)
Carta de Aceite


A NEOLOGIA DE EMPRÉSTIMOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO:ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE HIBRIDISMOS

Aderlande Pereira Ferraz (UFMG)
Carta de Aceite


A ORIGEM DA VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA VERBAL NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: DERIVA OU CONTATO?

Jéssica Marques da Costa Tostes (UFF)
Carta de Aceite


A POLIFONIA DE DOSTOIÉVSKI E OS HETERÔNIMOS DE FERNANDO PESSOA: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL?

Cesar Christian Ferreira dos Santos (CMSM)
Carta de Aceite


A PRODUÇÃO DE DADO EM NEUROLINGUÍSTICA

Simone Maximo Pelis (UESB) e Nirvana Ferraz Santos Sampaio (UESB)
Carta de Aceite


A PROPÓSITO DE “MACHADO”, DE SILVIANO SANTIAGO

Lucia Maria Moutinho Ribeiro (UNIRIO)
Carta de Aceite

A PROVÍNCIA DE SÃO PEDRO DO RIO GRANDE E A VILA DE RIO GRANDE OITOCENTISTAS NA ESCRITA DE FRANCISCO XAVIER FERREIRA E EM TEXTOS PUBLICADOS EM “O NOTICIADOR”

Luciana Pilatti Telles (FURG), Marisa Porto do Amaral (FURG) e Silvana Schwab do Nascimento (FURG)
Carta de Aceite


A RELEVÂNCIA DO CRIAR COMO UM DIREFENCIAL PARA A AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Elizabeth Matilda Oliveira Williams (UENF), Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Leonard Barreto Moreira (UENF)
Carta de Aceite


A REPRESENTAÇÃO DA FAVELA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PLE: ESTEREÓTIPOS IMAGÉTICOS DO CONSTRUTO CULTURAL DO BRASIL

Gercleide Gomes da Silva Ferreira do Nascimento (UFRN), Dayana Bento de Souza (UFRN), Wendell Pereira da Silva (UFRN), Marcelo da Silva Amorim (UFRN) e Ricardo Alexandre Peixoto Barbosa (UFRN)
Carta de Aceite


A  VOZ MÉDIA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E EUROPEU
Jussara Abraçado (UFF) e Matheus Barbosa Namen (UFF)
Carta de Aceite


ABREVIATURAS NA AXIOTOPONÍMIA DE BETIM-MG REGISTRADA EM LOGRADOUROS PÚBLICOS

Jeander Cristian da Silva (UFMG) e Maria Cândida Trindade Costa de Seabra (UFMG)
Carta de Aceite


AÇÕES AFIRMATIVAS DO POVO SURDO: LÍNGUA, CULTURA E IDENTIDADE

Cleide Emília Faye Pedrosa (UFS), Juliana Barbosa Alves (UFS), Alzenira Aquino de Oliveira (UFS) e Fernanda Figueiredo Vieira (UFS)
Carta de Aceite


ANÁLISE DO DISCURSO: A PRODUTIVIDADE DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS RESTRITIVOS E CONCESSIVOS NO DISCURSO JORNALÍSTICO

Letícia Fionda Campos (UFRJ)
Carta de Aceite

ANÁLISE DO DISCURSO DE TERMOS MÉDICOS NO TRATAMENTO DOS IDOSOS: BARREIRAS E LIMITAÇÕES NA COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Rosalee dos Santos Crespo Istoe (UENF), Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Moyana Mariano Robles (UENF) e Alinne Arquette Leite Novaes (UENF)
Carta de Aceite


ANÁLISE DO DISCURSO: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE IMAGEM DA MULHER EM UMA PEÇA PUBLICITÁRIA

Letícia Fionda Campos (UFRJ)
Carta de Aceite


ANÁLISE INICIAL DO FENÔMENO LINGUÍSTICO DO DUPLO VOCABULÁRIO EM ENAWENE NAWE E EM PARESI (ARUÁK)

Amanda Medeiros Costa de Mesquta (UFPA)
Carta de Aceite


APLICATIVO MÓVEL DUOLINGO NO APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA: POTENCILIDADES E LIMITAÇÕES

Cleber Nogueira Aleluia de Souza (UNEB) e Jhoan Evandro da Silva Alves (UNEB)
Carta de Aceite


ARGUMENTAÇÃO, LIVRO DIDÁTICO E BNCC: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE

João Paulo Bulhões e Mattos (UERJ)
Carta de Aceite


ARGUMENTAR PELA INTERTEXTUALIDADE

Paloma Feitosa (UERJ) e Denise Salim Santos (UERJ)
Carta de Aceite


ARQUIVOS DO RIO GRANDE DO SUL: FONTES PARA ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Tatiana Keller (UFSM) e Thalita da Silva dos Santos (UFSM)
Carta de Aceite


ASPECTUALIZAÇÃO ACTANCIAL NO DISCURSO JORNALÍSTICO

Letícia Fionda Campos (UFRJ)
Carta de Aceite


AS BIOGRAFIAS DE GREGÓRIO DE MATOS

Patricia Horta (UERJ)
Carta de Aceite

AS DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO ENTRE BRASILEIROS E VENEZUELANOS QUE TRABALHAM COMO VENDEDORES AMBULANTES, NO CENTRO COMERCIAL CAXAMBU, EM BOA VISTA-RR

Maria Renilda da Rocha Pereira (UERR) e Elândia Gomes Araújo (UERR)
Carta de Aceite


AS IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO NA GARANTIA DE DIREITOS DAS LINGUAGENS NA PRIMEIRA INFANCIA À LUZ DOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS: POSSIVEIS REFLEXÕES

Ana Vitória Moreira Dias (UEMASUL) e Marinalva da Silva Ferreira (UEMASUL)
Carta de Aceite


AS MÚLTIPLAS FORMAS DE LINGUAGEM COMO REFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO MÉDICA NO CONTEXTO DO ENSINO CONTEMPORÂNEO

Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF), Jackeline Barcelos Correa (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF)
Carta de Aceite


BOLETIM DE OCORRÊNCIA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER À LUZ DA TEORIA DOS GÊNEROS DO DISCURSO DE MIKHAIL BAKHTIN

Cyntia dos Santos Jorge (UENF), Nathalia Reis de Medeiros (UENF) e Ellen Nolasco Cortat (UENF)
Carta de Aceite


BOOKTUBERS E SUAS LEITURAS DE “DOM CASMURRO”, DE MACHADO DE ASSIS: MANEIRAS DE LER O CÂNONE

Reginaldo Silva Araujo (UNEB) e Filismina Fernandes Saraiva (UNEB)
Carta de Aceite


CARTAS, MEMÓRIAS, CRÔNICAS DE VIAGENS, BIOGRAFIAS: ESCRITAS QUE CONTAM/INVENTAM HISTÓRIAS DO “EU” E DO OUTRO

Fátima Cristina Dias Rocha (UERJ)
Carta de Aceite


CECÍLIA MEIRELES E CLARICE LISPECTOR: IMPRESSÕES DE VIAGEM DE DUAS “ANTITURISTAS”

Fatima Cristina Dias Rocha (UERJ)
Carta de Aceite


CÍCERO E ARCHIA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO: AS BASES SÓLIDAS DA TRADIÇÃO HUMANÍSTICA DE ENSINO

Stephanie Cunha dos Santos da Silva (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite


COMPREENDENDO A VIDA EM SALA DE AULA COM UMA TURMA DE EJA E SEU PROFESSOR À LUZ DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA

Leandro Novaes da Silva (UFRJ)
Carta de Aceite


COMUNIDADE DE PRÁTICA EXPLORATÓRIA COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS E PROCESSOS FORMATIVOS DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA: UM ENCONTRO MULTICULTURAL

Tamar da Silva Viana (UERJ)
Carta de Aceite


CONCEPTUALIZAÇÃO DOS NOMES PARA ÓRGÃOS SEXUAIS NO BRASIL

Patrícia Oliveira de Freitas (UERJ)
Carta de Aceite


CONSIDERAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O USO DE APLICATIVOS EM SALA DE AULA

Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT), Marcondes Coelho Feitoza (IFAM), Douglas Ferreira Chaves (FAIARA), Haryson Huan Arruda da Silva Santos (IFTO) e Luís Alberto Libânio Lima (IFTO)
Carta de Aceite


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA A REMEMORAÇÃO COM ELO ENTRE OS MEMBROS DA COMUNIDADE PESQUEIRA DE ARRAIAL DO CABO

Manuela Chagas Manhães (UNESA, UENF e PESCARTE) e Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira (UNESA, UENF e PESCARTE)
Carta de Aceite


CONTRAPONTOS DRAMÁTICOS A PARTIR DE HÖFGEN, PERSONAGEM DE KLAUS MANN

Thiago Martins Prado (UNEB) e Aída Thaís de Jesus Alves (UNEB)
Carta de Aceite


CONTRIBUIÇÕES DA OBRA “PARA UMA FILOSOFIA DO ATO RESPONSÁVEL”, DE MIKHAIL BAKHTIN, PARA A ANÁLISE LITERÁRIA

Anne Caroline de Morais Santos (UVA)
Carta de Aceite


CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Geisa Borges da Costa (UFBA)
Carta de Aceite


CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA NEOGRAMÁTICA E DA DIFUSÃO LEXICAL NO ESTUDO DA VARIAÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS EM DOCUMENTOS ANTIGOS

Tatiana Jimenes (UFSM)
Carta de Aceite


CONTRIBUIÇÕES DE PEDRO JULIO BARBUDA PARA O INÍCIO DOS ESTUDOS DE ESTILÍSTICA NO BRASIL

João Paulo Hergesel (PUC-CAMP)
Carta de Aceite


CRENÇAS LINGUÍSTICAS DE ESTUDANTES BAIANOS: A DIVERSIDADE DA LÍNGUA EM FOCO

Geisa Borges da Costa (UFBA)
Carta de Aceite


CYRILLO DILERMANDO DA SILVEIRA: COMPENDIO DE GRAMMATICA PORTUGUEZA DA PRIMEIRA IDADE: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS

Márcia Antonia Guedes Molina (UFMA)
Carta de Aceite


DE EUNUCOS ESTILIZADOS, DEVASSOS E MONSTROS A UM SER HUMANO: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO EM RELAÇÃO AO INDIVÍDUO TRANSGÊNERO

Marcia Teshima (UEL)
Carta de Aceite


DE RASCUNHO A DOCUMENTO DE PROCESSO: O DESVELAR DO TEXTO EM AMBIENTE ESCOLAR SOB AS LENTES DA CRÍTICA GENÉTICA

Rogério Nascimento Bortolin (UEL)
Carta de Aceite


DESIGN VISUAL E SEQUÊNCIAS DE QUADRINHOS: UMA PARCERIA DE LINGUAGENS

Darcilia Marindir Pinto Simões (UERJ) e Rosane Reis de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite


DESCRIÇÃO DA ORTOGRAFIA PORTUGUESA OITOCENTISTA EM GRAMÁTICOS BRASILEIROS: A PRESCRIÇÃO DO PRINCÍPIO ETIMOLÓGICO

Alexandre Xavier Lima (UERJ), Angélica de Oliveira Castilho Pereira (UERJ) e Karine da Silva Costa André (UERJ)
Carta de Aceite


DETECÇÃO DE NEOLOGISMOS EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS DO MEIO VIRTUAL: COMPOSIÇÕES SUBORDINATIVAS E COORDENATIVAS

Nágila Sabrina dos Reis Santos (UFMG) e Aderlande Pereira Ferraz (UFMG)
Carta de Aceite


DIALOGIA DA LINGUAGEM EM POST DE FACEBOOK: PRESSUPOSTOS BAKHTINIANOS EM GÊNERO DISCURSIVO DIGITAL

Sandy Tavares de Almeida (UESB), Márcia Helena de Melo Pereira (UESB) e Marina Martins Pinchemel Amorim (UESB)
Carta de Aceite


DISCURSO, MÍDIA E PODER NA REDE: AS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DISCURSIVAS PARA O DEBATE POLÍTICO CONTEMPORÂNEO

Guianezza M. de Góis Saraiva Meira (UERN)
Carta de Aceite


DISCURSO, MÍDIA E PODER NA REDE: DIÁLOGO À LUZ DO CÍRCULO DE BAKHTIN

Danielle Brito da Cunha (UFRN), Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN) e Alan Eugênio Dantas Freire (UERN)
Carta de Aceite


DISCURSOS POLÍTICOS NAS MÍDIAS TELEVISIVAS E DIGITAIS: REFLEXÕES À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Guianezza M. de Góis Saraiva Meira (UERN), Danielle Brito da Cunha (UFRN) e Alan Eugênio Dantas Freire (UERN)
Carta de Aceite


DISFEMISMOS E PALÁCIO DO PLANALTO: UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA

Gilsileide Cristina Barros Lima (UESB), Jorge Augusto Alves da Silva (UESB) e Vera Pacheco (UESB)
Carta de Aceite


DIVERSIDADE TEXTUAL PELA ÓTICA DE JOVENS EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR

Kessylen Carvalho Cardoso Lopes de Souza (UENF) e João Victor Carvalho Cardoso Alves Serafim (UENF)
Carta de Aceite


DO PARNASIANISMO AO CONCRETISMO: A EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA NO CONSTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL

Carla Barcelos Nogueira Soares (UENF), Juliana da Silva Gomes (UENF) e Nathália Rosalino Tamy (UENF)
Carta de Aceite


ENSINO DE LÍNGUA E EXCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Jorge Luiz Marques de Moraes (CP II)
Carta de Aceite


ENSINO DE LÍNGUA E EXCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Michele Francisco Cassiano (CP II)
Carta de Aceite


“EPª CONSTAR FIS ESTE ACENTO Q’MEASIGNEI”: ESTUDO DAS CONSOANTES SIBILANTES EM ASSENTOS DE CASAMENTOS DA FREGUESIA DE SÃO JOSÉ DA CARINHANHA DO SÉCULO XIX

Lécio Barbosa de Assis (UESB), Jorge Augusto Alves da Silva (UESB) e Vera Pacheco (UESB)
Carta de Aceite


ESCRITAS DE SI EM LIMA BARRETO – UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR SOB A PERSPECTIVA BIOÉTICA

Alinne Arquette Leite Novais (UENF), Moyana Mariano Robles-Lessa (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF) e Hildeliza Boechat Cabral (UENF)
Carta de Aceite


ESTILÍSTICA LEXICAL E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO EM GUIMARÃES ROSA: A ANEDOTA FÓSFORO

Susanah Yoshimi Watanabe Romero (UEL)
Carta de Aceite


ESTUDANDO COLOCAÇÕES LÉXICAS SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA

Maria Aparecida Damasceno Netto de Matos (UFMG) e Aderlande Pereira Ferraz (UFMG)
Carta de Aceite


EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NEOLÓGICAS EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL

Juliana Zenha Leite (UFMG) e Aderlande Pereira Ferraz (UFMG)
Carta de Aceite


FALARES AFRICANOS NO LÉXICO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E LEXICAL

Marco Túlio Santos Ledo (UESB) e Jorge Augusto Alves da Silva  (UESB)
Carta de Aceite


FEMINICÍDIO ÀS AVESSAS? ANÁLISE CRÍTICA DOS DISCURSOS NA MINISSÉRIE “ELIZE MATSUNAGA: ERA UMA VEZ UM CRIME”

Maria Yamara dos Santos Paiva (UERN), Dayse Cristina Moura (UERN) e Guianezza Saraiva Meira (UERN)
Carta de Aceite


FONTES MANUSCRITAS DO JUDICIÁRIO OITOCENTISTA BAIANO: TEXTO, DOCUMENTO E DADOS

Fabrício dos Santos Brandão (UFBA)
Carta de Aceite


FOTOGRAFIAS E A ETNOMETODOLOGIA DIGITAL APLICADA: REDESCOBRINDO AS COMUNIDADES PESQUEIRAS DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS

Manuela Chagas Manhães (UNESA, UENF e PESCARTE) e Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira (UNESA, UENF e PESCARTE)
Carta de Aceite


FUNKS, ANÁLISE MORFOLÓGICA E LEITURA DE TEXTO E DE MUNDO

Ana Beatriz Antonio de Alcantara (IFRJ), Yasmin Vitória Pinho Ramon (IFRJ), Vítor de Moura Vivas (IFRJ), Wallace Bezerra de Carvalho (UFRJ), Carlos Alexandre Gonçalves (UFRJ), Margareth Andrade Morais (IFRJ) e Victor Figueiredo Souza Vasconcellos (IFRJ)
Carta de Aceite


FUTEBOL E SOCIEDADE: ESCOLHAS LINGUÍSTICAS REVELANDO VISÕES DE MUNDO

Yasmin Vitória Pinho Ramon (IFRJ), Ana Beatriz Antonio de Alcantara (IFRJ), Vítor de Moura Vivas (IFRJ), Wallace Bezerra de Carvalho (UFRJ), Margareth Andrade Morais (IFRJ) e Victor Figueiredo Souza Vasconcellos (IFRJ)
Carta de Aceite


GASTURA ENQUANTO SINTOMA: UMA INVESTIGAÇÃO SEMÂNTICA EM TEXTOS LITERÁRIOS ANTIGOS E ARTIGOS DE LINGUÍSTICA MÉDICA

Renato Faria da Gama (UENF), Maria Antônia A. Rangel (UENF), Fábio Ramos Sandes (UENF), João Paulo G. Barreto de Moura (UENF), Lorena Pereira Escocard (UENF), Lucas Correa Diminic (UENF) e Lucas de Souza Gomes (UENF)
Carta de Aceite


GÊNERO LAUDO: ESTUDO COMPARATIVO DO GÊNERO NAS ENGENHARIAS

Márcia Antonia Guedes Molina (UFMA)

Carta de Aceite


GEOMORFOTOPÔNIMOS HISTÓRICOS: OS MORROS NA TOPONÍMIA DE MINAS GERAIS

Marianna de Franco Gomes (UFMG)
Carta de Aceite

GÍRIA DE GRUPO: A PRESENÇA DA FIGURA DE LINGUAGEM NA FALA DAS INTERNAS DE UM PRESÍDIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Eliane Souza Pereira (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)
Carta de Aceite


GRACILIANO RAMOS E A RELAÇÃO COM A ALTERIDADE NAS “MEMÓRIAS DO CÁRCERE”

Fátima Almeida da Silva (UERJE)
Carta de Aceite


GRAMATICALIZAÇÃO DO LÁ NA FALA POPULAR SOTEROPOLITANA

Amanda Almeida de Jesus (UNEB) e Cristina dos Santos Carvalho (UNEB)
Carta de Aceite


HERCULES CANTADO POR ZÉ RAMALHO, O HERÓI FAÇANHUDO DOS GREGOS NA MPB

Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi (UERJ)
Carta de Aceite


HISTÓRIA SOCIOLINGUÍSTICA DO RIO GRANDE DO SUL

Tatiana Keller (UFSM) e Leici Landherr Moreira (UFSM)
Carta de Aceite


HUMOR E MULTIMODALIDADE: CLÁSSICAS ATUAÇÕES DE CHARLIE CHAPLIN

Valeria Fernandes Nunes (UFRJ)
Carta de Aceite


IDENTIDADE FEMININA E MUSICALIDADE: QUEM ERA/É MULHER DE VERDADE, AMÉLIA?

Raquel Oliveira de Araújo (UERN) e Francisca Ramos Lopes (UERN)
Carta de Aceite


IDENTIDADE NACIONAL E NECROPOLÍTICA EM “TENDA DOS MILAGRES” (2008)

Denise Oliveira de Carvalho (UNEB) e Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)
Carta de Aceite


IDEOLOGIAS (LINGUÍSTICAS) NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE TURMAS DE CORREÇÃO DE FLUXO

Mariana Vera Cruz Pereira (CP II)
Carta de Aceite


INTERTEXTUALIDADE E DIALOGISMO NA MILITÂNCIA FEMINISTA MARXISTA: UMA ANÁLISE (HIPER)TEXTUAL DE UM POST DE FACEBOOK

Amanda de Macedo Moura Couto (UESB), Márcia Helena de Melo Pereira (UESB) e Filipe Santos Guerra (UESB)
Carta de Aceite


INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE: UMA ANÁLISE DE ALGUMAS DAS VERSÕES DA CANÇÃO POPULAR ITALIANA BELLA CIAO

Denise Durante (USP)
Carta de Aceite


INVÁLIDO? PESSOA COM DEFICIÊNCIA? O AMBIENTE DE ENUNCIAÇÃO E O PESO DAS PALAVRAS

Bárbara Rangel Paulista (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)
Carta de Aceite


IRONIA VERBAL: FUNCIONAMENTO E RECURSOS

Ricardo Alexandre Peixoto Barbosa (UFRN), Marcelo da Silva Amorim (UFRN), Dayana Bento de Souza (UFRN), Gercleide Gomes da Silva Ferreira do Nascimento (UFRN) e Wendell Pereira da Silva (UFRN)
Carta de Aceite



JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE INGLÊS: UM RECURSO MULTIMODAL EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Laura de Almeida (UESC) e Suellen Thomaz de Aquino Martins (UESC)
Carta de Aceite


JORNAL ESCOLAR: PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES ATIVOS E CRÍTICOS

Aparecida Maria Peres Mainenti (CP II) e Karoline Guimarães Castro Ferreira (CP II)

Carta de Aceite


LEITURA EM VOZ ALTA – EMOÇÃO E COMPREENSÃO

Maria de Fátima de Mello (UFU)
Carta de Aceite

LEITURA LITERÁRIA E ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS: AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NA RECONFIGURAÇÃO DE SABERES

Eliane Miranda Machado (UFT) e Andrea Martins Lameirão Mateus (UFT)
Carta de Aceite


LETRAMENTO DIGITAL E A EMANCIPAÇÃO DO CIDADÃO NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA

Roberta Santana Barroso (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Clodoaldo Sanches Fofano (UENF)
Carta de Aceite

LETRAMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Gelbis Martins Agostinho (UENF), Luciana de Oliveira Silva (UENF), Ralph de Araujo Stellet (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite


LETRAMENTOS E EXCLUSÃO: ENSINO DE LÍNGUAS EM TEMPOS DE BNCC

Jorge Luiz Marques de Moraes (CP II) e Aira Suzana Ribeiro Martins (CP II)
Carta de Aceite


LÍNGUA PORTUGUESA NA BNCC – TRATAMENTO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II

Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)
Carta de Aceite

MARCADORES DISCURSIVOS COM VERBOS DE PERCEPÇÃO VISUAL SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES

Igor Araújo Dantas (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)
Carta de Aceite


“MARIA”: REESCRITURAÇÃO E CENA ENUNCIATIVA EM UM CONTO DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Marise Rodrigues Guedes (UESC)
Carta de Aceite


ME PERDOEM AS BELAS, MAS BELEZA É ESSENCIAL? UMA LEITURA DO CONTO “A CAOLHA”, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA

Brenda da Silva Dias (UEMASUL) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL)
Carta de Aceite


MEDIAÇÃO NA LEITURA: UM CAMINHO EFICAZ

Denise Salim Santos (UERJJ)
Carta de Aceite)


MEMES E INTERTEXTUALIDADE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Zilda da Silva Ribeiro Teixeira (UERJ) e Denise Salim Santos (UERJ)
Carta de Aceite


MORFOLOGIA E USO: O ENSINO DAS IRREGULARIDADES VERBAIS

Vítor de Moura Vivas (IFRJ)
Carta de Aceite


MULHER ITAPARICANA: UM ESTUDO COGNITIVO SOCIO-HISTÓRICO SOBRE A CONCEPTUALIZAÇÃO DA MULHER NAS NOVELAS DE XAVIER MARQUES

Michelle Regina da Silva Santos (UNEB) e Elisângela Santana dos Santos (UNEB)
Carta de Aceite


NEOLOGISMOS DO CAMPO SEMÂNTICO LGBTQIA+ EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS DIGITAIS

Vinicius Saez de Oliveira Coelho (UFMG)
Carta de Aceite


NEOLOGISMOS E NORMAS NEOLÚDICAS EM OBRAS LITERÁRIAS INFANTOJUVENIS: O LÉXICO EM MOVIMENTO NA SALA DE AULA

Solange Maria Moreira de Campos (UNI-BH)
Carta de Aceite


“NEGRO, ALTO, MAGRO, DE ASPECTO REPELENTE”: DISCURSIVIDADES RACISTAS NA SUBJETIVAÇÃO DO CANGACEIRO JARARACA PELA IMPRENSA DE MOSSORÓ-RN
Cid Augusto da Escóssia Rosado (UERN e CATÓLICA DO RN)
Carta de Aceite


NOTAS SOBRE GRAMÁTICA

Sírio Possenti (UNICAMP)
Carta de Aceite


NOTÍCIAS DE UM PROJETO LEXICOGRÁFICO: BAHIA DE TODOS OS PRATOS, DICIONÁRIO DA COZINHA BAIANA

Lise Mary Arruda Dourado (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)
Carta de Aceite


O ABAIXAMENTO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS NA FALA DE CARAVELAS-BAHIA

Daillane dos dos Santos Avelar (CAV-ES)
Carta de Aceite


O AUTISMO NAS ENTRELINHAS DA LINGUAGEM PRAGMÁTICA

Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Moniki Aguiar Denucci (UENF) e Raquel França Freitas (UENF)
Carta de Aceite


O CATOLICISMO POPULAR E OS PARADIGMAS SOCIAIS NO CONTO “O NEGRUINHO ESCRAVO”, DE MESTRE DIDI

Sílvia Nascimento dos Santos (UNEB) e Filismina Fernandes Saraiva (UNEB)
Carta de Aceite


O CAPIROTINHO DE GUILHERME INFANTE EM UM PASSEIO RIZOMÁTICO PELA PÓS MODERNIDADE

Katherine Cristine Costa Camargo (UEMS)
Carta de Aceite


O CONCEITO DE GRAMÁTICA NA OBRA DE JAN VAN SPAUTER (C. 1480-1520)

Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite

O CONTEMPORÂNEO NA PERSPECTIVA DO (DA) MOTIVO + AÇÃO, NO CONTO “PASSEIO NOTURNO PARTE II”, DE RUBEM FONSECA

Ana Patrícia Sampaio Pereira (UEMASUL) e Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (UEMASUL)
Carta de Aceite


O CORPO FEMININO E A METÁFORA DA NUDEZ: UM OLHAR SOBRE A PERSPECTIVA AFRICANA NA OBRA “O ALEGRE CANTO DA PERDIZ”, DE PAULINA CHIZIANE

Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega (UERN), Francisca Ramos-Lopes (UERN) e Cid Augusto da Escóssia Rosado (UERN)
Carta de Aceite


O CORPUS LINGUÍSTICO DE IBICOARA-BA: CAMINHOS E DESCOBERTAS COM BASE NO VERNÁCULO IBICOARENSE

José Roberto Gomes de Jesus (UESB), Igor Santana Caires (UESB), José Ferreira de Lima Júnior (UESB), Ozeias Ferreira Porto (UESB) e Warley José Campos Rocha (UESB)
Carta de Aceite


O DUALISMO HUMANO NA OBRA MACHADIANA ESAÚ E JACÓ

Elizangela Tonelli (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite


O EFEITO DA PRÉ-ATIVAÇÃO (PRIMING) NA COMPREENSÃO DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS AMBÍGUOS EM SENTENÇAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Fernanda de Souza Faria (UERJ)
Carta de Aceite


O ENSINO DA LEITURA: UMA ANÁLISE A RESPEITO DA TEMÁTICA DA LEITURA NAS PRÁTICAS CURRICULARES

Bianca Amaral Freitas (UENF) e Raquel França Freitas (UENF))
Carta de Aceite


O ENSINO DA PRONÚNCIA RESTAURADA DA LÍNGUA LATINA A PARTIR DE TEXTOS DE HANS H. ØRBERG

Adílio Junior de Souza (UFPE)
Carta de Aceite


O ENSINO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria de Fatima de Mello (UFU)
Carta de Aceite


O ENSINO DE LÍNGUAS E O LETRAMENTO DIGITAL: ANÁLISE DAS INTERFACES MULTIMODAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Roberta Santana Barroso (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Sinthia Moreira Silva (UENF) e Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF)

Carta de Aceite


O ESPELHO DE RITA, O ESPELHO DE ANA: IDENTIDADE NEGRA EM AZEVEDO E EM EVARISTO

Girlane Santos da Silva (UNEB) e Thiago Martins Caldas Prado (UNEB)

Carta de Aceite


O EXERCÍCIO EPISTOLAR NA ANTIGUIDADE

Tatiana de Oliveira Miguez (UERJ)
Carta de Aceite


O EXÍLIO DE GULLAR: MEMÓRIAS GUARDADAS QUE SE REVELAM NA ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA

Fabiana da Costa Gonçalo (UERJ)
Carta de Aceite


O FAZER PEDAGÓGICO NA EJA: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE JOGOS

Luciene Guida Cardoso (CP II) e Aira Suzana Ribeiro Martins (CP II)

Carta de Aceite


O FENÔMENO DAS FAKE NEWS E A CURADORIA DAS INFORMAÇÕES NA EDUÇÃO DE TEXTOS

Anízio Antônio Pirozi (UNIFSJ) e Roberta Santana Barroso (UENF)

Carta de Aceite


O INFERNO EM VIRGÍLIO E EM CAROLINA MARIA DE JESUS: INTERTEXTUALIDADE POSSÍVEL ENTRE “ENEIDA” E “QUARTO DE DESPEJO”

Wandercy de Carvalho (UFT)

Carta de Aceite


O INTERTEXTO NAS CAMPANHAS DE DOAÇÃO DE SANGUE

Marta Victor dos Santos (UENF) e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF)

Carta de Aceite


O JOGO DE IMAGENS E A ADJETIVAÇÃO NO PROCESSO CRIATIVO

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Carta de Aceite


O LÉXICO E SUAS RELAÇÕES COM A SÓCIO-HISTÓRIA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE RIO DAS RÃS

Jodalmara Oliveira Rocha Teixeira (UESB) e Marian dos Santos Oliveira (UESB)

Carta de Aceite


O LIVRO PARADIDÁTICO E A FORMAÇÃO LEITORANO ESPAÇO ESCOLAR

Sophia Letícia Ramos Gomes (UERJ) e Denise Salim Santos (UERJ)
Carta de Aceite


O MANUSCRITO “MEMORIAL DE AIRES” SOB A PERSPECTIVA DA CRÍTICA GENÉTICA

Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF)
Carta de Aceite


O MÉTODO DA IANUA LINGUARUM: DE ROBOREDO (1619) A COMENIUS (1657)

Marli Quadros Leite (USP) e Cínthia Cardoso de Siqueira (USP)
Carta de Aceite


O MISTÉRIO NO CONTO “AS JOIAS”, DE GUY DE MAUPASSANT

Darlan Machado Dorneles (UFAC) e Luiz Paulo Batista da Silva (UFAC)
Carta de Aceite


O OLHAR ATUAL DO CRONISTA LIMA BARRETO E AS PRÁTICAS DA SALA DE AULA INVERTIDA

Adriana do Nascimento Querido (SEE-RJ)
Carta de Aceite


O PROTAGONISMO DAS EMOÇÕES NA COMPREENSÃO LEITORA

Maria de Fatima de Mello (UFU)
Carta de Aceite


“O QUE TE TRAZ AO CURSO PREPARATÓRIO”?: TECENDO ENTENDIMENTOS SOBRE A TRAJETÓRIA DE ALUNOS QUE ASPIRAM À CARREIRA MILITAR

Agatha Nascimento dos Santos Dias (FFP-UERJ)
Carta de Aceite


O USO DA CONSTRUÇÃO “X-INHO” NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Fernanda de Souza Faria (UERJ)
Carta de Aceite


O USO DE MANCHETES E CHAMADAS DE JORNAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Amanda Gabriele Domingos de Souza (CP II) e Aira Suzana Ribeiro Martins (CP II)
Carta de Aceite


O USO DO JAMBOARD NO ENSINO REMOTO COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO NAS AULAS DE INGLÊS: UMA COMPARAÇÃO DO USO EM ESCOLAS DE REALIDADES SOCIAIS DIFERENTES

Tailane Neves de Jesus (UESB) e Warley José Campos Rocha (UESB)
Carta de Aceite


O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS  COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM NA EJA

Bianca Amaral Freitas (UENF), Sinthia Moreira Silva (UENF), Cíntia Rocha Barreto (UENF) e Flávia Lopes Barbosa Siqueira (UENF)
Carta de Aceite


OS “BANHOS DE MAR”, DE CLARICE LISPECTOR

Darlan Machado Dorneles (UFAC) e Luiz Paulo Batista da Silva (UFAC)
Carta de Aceite


OS CONCEITOS DA LINGUÍSTICA APLICADOS À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA SOCIABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE CRIANÇAS E IDOSOS

Priscilla Maria Faraco Rosa (UENF) e Lidiane Silva Torres (UENF)
Carta de Aceite


OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS EM SALA DE AULA: MULTIMODALIDADES E MULTILETRAMENTOS

Aira Suzana Ribeiro Martins (CP II)
Carta de Aceite

OS INSULTOS PASTORIS E O REFINAMENTO LINGUÍSTICO NA TERCEIRA BUCÓLICA, DE VIRGÍLIO

Marcio Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ e UERJ) e Tobias Vilhena de Moraes (UERJ)
Carta de Aceite


OS JOGOS COMO UM “AGÓN”

Amós Coêlho da Silva (UERJ)
Carta de Aceite


OS NEOLOGISMOS DE PANDEMIA PRESENTES NO FACEBOOK: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

Beatriz Latini Gomes Neta (SEE-MG)
Carta de Aceite


OS VERBOS DENOMINAIS: A NEOLOGIA FORMAL EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS E SEUS ASPECTOS PEDAGÓGICOS

Kelly Maísa Araújo Carvalhaes (UFMG) e Aderlande Pereira Ferraz (UFMG)
Carta de Aceite


PARA UMA MEMÓRIA LINGUÍSTICA E SOCIAL DO RIO GRANDE DO SUL DO SÉCULO XIX: A CONTRIBUIÇÃO DOS JORNAIS, DOS RELATOS DE VIAGENS E DAS PEÇAS DE TEATRO

Paulo Ricardo Silveira Borges (UFPEL) e Aline Neuschrank (UFPEL)
Carta de Aceite


PODER, RACISMO RELIGIOSO E DECOLONIALIDADES NO INSTAGRAM: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO

Alan Eugênio Dantas Freire (UFRN), Guianezza M. Góis Saraiva Meira (UERN) e Danielle Brito da Cunha (UFRN)
Carta de Aceite


POESIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Amanda Maria Nascimento Gomes (UNEB)
Carta de Aceite


POR UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA DECOLONIAL DO SUL DO SUL: UM OLHAR PARA AS MINORIAS A PARTIR DA ABORDAGEM SOCIOLÓGICO E COMUNICACIONAL DO DISCURSO (ASCD)

Maiane Vasconcelos de Brito (UFS), Ana Cecília dos Santos Azevedo (UFS), José Domingos Ângelo Santos (UFS), José Souza dos Santos (UFS) e Leoni Ramos Souza Nascimento (UFS)
Carta de Aceite


PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA REPÚBLICA TCHECA

Iva Svobodová (MU-Rep. Tcheca)
Carta de Aceite


PRÁTICA EXPLORATÓRIA E OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM E PESQUISA

Agatha Nascimento dos Santos Dias (FFP-UERJ) e Isabel Cristina de Moraes Bezerra (FFP-UERJ)
Carta de Aceite


PRESENÇA DE TOPÔNIMOS LATINOS NAS ILHAS BRITÂNICAS

João Bittencourt de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite


PRINCIPAIS FATORES DA EVOLUÇÃO DO LATIM VULGAR NA PENÍNSULA IBÉRICA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS
José Mario Botelho (FFP-UERJ)

Carta de Aceite

PRODUÇÃO TEXTUAL DE RESUMO, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A FORMANDO LEITORES

Glaucinei Dutra Galvão (UEMS)

Carta de Aceite


QUEM É O FILÓLOGO E QUAL A SUA FUNÇÃO NAS CIÊNCIAS LINGUÍSTICAS

Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)
Carta de Aceite


RACISMO E O SEXISMO: ESTEREÓTIPOS COMPORTAMENTAIS AOS CORPOS NEGROS

Francisca Ramos-Lopes (UERN)

Carta de Aceite


RACISMO E RELAÇÕES AFETIVAS: REALIDADE OU IMAGINAÇÃO?

Francisca Ramos-Lopes (UERN)

Carta de Aceite


RACISMO RECREATIVO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO CASO VIVENCIADO PELO PROFESSOR DE GEOGRAFIA, JOÃO LUIZ PEDROSA, NO BIG BROTHER BRASIL 2021 (BBB 21)

Raquel do Rosario Silva (UENF), Gabriela do Rosario Silva (UENF), Camila do Rosario Silva Barreto (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)

Carta de Aceite


RE)DISCUTINDO O ENSINO DA TRANSITIVIDADE VERBAL SOB O VIÉS FUNCIONALISTA: A ORAÇÃO EM FOCO

Patrícia Mota do Amaral Lima (UESB), Simara Silva Pereira Carreiro (UESB), Soleane Rodrigues Lustosa Lima (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)
Carta de Aceite


REFLEXÃO DAS TERMINOLOGIAS ATRIBUÍDAS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA LITERATURA INFANTOJUVENIL A PARTIR DOS SIGNOS LINGUÍSTICOS. MUNDO IMAGINÁRIO OU ESTIGMAS?

Bárbara Rangel Paulista (UENF), Flávio da Silva Chaves (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF)
Carta de Aceite


REFLEXÕES SOBRE A LINGUÍSTICA NO CAMPO DO DIREITO

Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Viviane Carneiro Lacerda Meelep (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)
Carta de Aceite


RELEITURAS DO CLÁSSICO EM “THE SANDMAN”, DE NEIL GAIMAN

Luiz Fernando Dias Pita (UERJ)
Carta de Aceite


RIO SEVERINO”: SENTIDOS DE BRASIL EM UM LIVRO DIDÁTICO
Lorena Ferreira Mafra (UESB), Lívia Cristina de Souza Sigliani (UESB), Daniela Ribeiro de Jesus (UESB) e Adilson Ventura (UESB)
Carta de Aceite

SINTAXE DO VERBO – DESCRIÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)
Carta de Aceite

SOBRE A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA E LINGUÍSTICA RIOGRANDENSE: A IMPORTÂNCIA DAS FONTES DO ARQUIVO HISTÓRICO DE RIO PARDO-RS

Evellyne Patricia Figueiredo de Sousa Costa (UFSM) e Leici Landherr Moreira (UFSM)
Carta de Aceite

/S/ PÓS-VOCÁLICO: PERCEPÇÃO DIALETAL DE NATIVOS RESIDENTES E NÃO RESIDENTES DE DUAS CIDADES BAIANAS

Warley José Campos Rocha (UESB) e Vera Pacheco (UESB)
Carta de Aceite


SENTIDOS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO TEXTO DA LEI Nº 10.436/02

Marcelle Bittencourt Xavier (UESB), Adilson Ventura (UESB), Danilo Sobral de Souza (UESB) e Byron de Castro Muniz Teixeira (UESB)
Carta de Aceite


TECNOLOGIAS E LETRAMENTO DIGITAL: UMA ABORDAGEM SOBRE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DAS TICS NO ENSINO HÍBRIDO

Sinthia Moreira Silva (UENF), Silvia Goulart Ferreira (UENF), Helena Ribeiro Santana dos Santos (UENF) e Camila do Rosario Silva Barreto (UENF)
Carta de Aceite


TEM GREGO NO SAMBA

Francisco de Assis Florencio (UERJ)
Carta de Aceite


TEXTO E LEITURA: LEITURAS E TEXTOS

Denise Salim Santos (UERJ)
Carta de Aceite

TEXTO E SENTIDOS: A MORFOLOGIA E A LEITURA NA ESCOLA

Vítor de Moura Vivas (IFRJ) e Margareth Andrade Morais (IFRJ)
Carta de Aceite


UM ESTUDO COGNITIVO DO COMPORTAMENTO LINGUÍSTICO ONLINE EM SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL: O QUE NOS CONTAM AS METÁFORAS DA PANDEMIA

Eliane Santos Leite da Silva (IFBAIANO)   e Carolina Silveira Santos (IFBAIANO)
Carta de Aceite


UM ESTUDO DA TRADIÇÃO DE “A DONA PÉ DE CABRA”

Daví Lopes Franco (UFRJ)
Carta de Aceite


UM ESTUDO DE CONCORDÂNCIA VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL: O VERNÁCULO DE IBICOARA-BAHIA EM FOCO

Elenita Alves Barbosa (UESB), Raíssa Alves Oliveira (UESB), Vania Raquel Santos Amorim (UESB), Warley José Campos Rocha (UESB) e Warly Dantas Silva (UESB)
Carta de Aceite


UM OLHAR SOBRE O LÉXICO NO RECÔNCAVO DA BAHIA: EDIÇÃO DE DOCUMENTOS DO SÉCULO XVIII DO ARQUIVO PÚBLICO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA: NOTÍCIAS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO

Maria Ionaia de Jesus Souza (UNEB)
Carta de Aceite


UM PEQUENO PASSEIO EM ALGUMAS MEMÓRIAS DE UM PEQUENO VILAREJO: COMUNIDADES PESQUEIRAS DA ARMAÇÃO DOS BÚZIOS

Manuela Chagas Manhães (UNESA, UENF e PESCARTE) e Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira (UNESA, UENF e PESCARTE)
Carta de Aceite


“UM RETOQUE AQUI, OUTRO ALI”: PADRÕES DE BELEZA NA MÍDIA DIGITAL INSTAGRAM À LUZ DA LSF

Carla Daniele Saraiva Bertuleza (UFERSA) e Guianezza M. de Góis Saraiva Meira (UERN)
Carta de Aceite


UMA ABORDAGEM TEÓRICA A RESPEITO DOS TIPOS DE LINGUAGEM CARACTERÍSTICOS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite


UMA ANÁLISE META-HISTORIOGRÁFICA DA DEDICATÓRIA DA CARTINHA COM OS PRECEITOS E MANDAMENTOS DA SANTA MADRE IGREJA (1539), DE JOÃO DE BARROS

Viviane Lourenço Teixeira (UFF)
Carta de Aceite


UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DA CANÇÃO “RODA-VIVA”: UMA CRÍTICA POLÍTICA À DITADURA MILITAR

Thiago Costa da Silva (UVA) e Graziela Borguignon Mota (UVA)
Carta de Aceite


UMA SABEDORIA COM COR E SEM PREÇO: UMA VIOLÊNCIA COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DAS CAMADAS POPULARES

Moacir dos Santos da Silva (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)
Carta de Aceite


VARIAÇÃO E GRAMATICALIZAÇÃO NO TEMPO VERBAL FUTURO DO PRESENTE: UM OLHAR PARA A FALA E PARA A ESCRITA DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE PIRIPÁ-BA

Ramilda Viana Gomes da Silva (UESB), Cristiane Barros Queiroz (UESB), Leiliane Pereira da Silva (UESB), Liliane Alves de Lima Ferreira (UESB) e Regiane Barbosa Rocha (UESB)
Carta de Aceite


VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRECONCEITO: UMA ANÁLISE SOBRE OS DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Sinthia Moreira Silva (UENF), Danielle Soares da Silva (UENF), Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF) e Roberta Santana Barroso (UENF)
Carta de Aceite


VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PARA O ITEM LEXICAL “DIABO” NAS CAPITAIS DO NORDESTE: UM ESTUDO GEOLINGUÍSTICO

Geisa Borges da Costa (UFBA)
Carta de Aceite


VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM NOVO OLHAR PARA OS ESTUDOS DA LÍNGUA A PARTIR DA REALIDADE DE ESPINOSA-MG

Patrícia de Carvalho Pires (UESB), Viviane Rodrigues (UNIMONTES), Luana Aparecida Matos Leal Fernandes (IFNMG), Jemyma D. Pereira (UNIMONTES), Vanessa Marques da Silva (UNIMONTES) E Sheila da Silva (UNIMONTES)
Carta de Aceite


VERDADES SOBRE “A VIDA ÍNTIMA DE LAURA”, DE CLARICE LISPECTOR

Darlan Machado Dorneles (UFAC) e Luiz Paulo Batista da Silva (UFAC)
Carta de Aceite


ZORA SELJAN E SUA FESTA DO BOMFIM: ASPECTOS BIOGRAFEMÁTICOS

Taísa Maria Souza (UNEB) e Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)
Carta de Aceite