HOMENAGEADA DO XXV CNLF

XXV CNLF
José Pereira da Silva

   

Filho de José Bernardino Pereira e D. Maria Moreira Pereira, nasceu em Dom Cavate (MG), aos 23 de setembro de 1946, tendo tido uma formação religiosa no Seminário dos Padres Vocacionistas (em Itambé – BA), em cuja Congregação chegou a fazer os votos de pobreza, obediência e castidade e onde começou sua carreira docente, lecionando no Colégio Gilberto Viana (1969-70).

Fez exames supletivos de primeiro e segundo graus e exames de suficiência para o ensino superior, tendo saído do exame de admissão no final de 1964 e admitido oficialmente como docente em 1969, com registro do MEC definitivo de 1970. Graduado em Letras pela FAHUPE em 1976, pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior (UESA) e em Língua e Literatura do Século XVI em Portugal (UERJ) em 1982, fez mestrado (1987) e doutorado (1992) em Filologia Românica na UFRJ.

Participado de mais de uma centena de reuniões científicas, nacionais e internacionais, com produção acadêmica concentrada nas especialidades de Ecdótica, Filologia, Língua Portuguesa, Língua Latina e Tradução.

Foi professor de Língua Portuguesa do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ de 1990 até a sua aposentadoria em 2011.

Como docente, atuou no ensino de primeiro e segundo graus até 1997, principalmente no Rio de Janeiro, na rede pública e na particular. No ensino superior, iniciou na Veiga de Almeida (1988) e depois se fixou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (desde 1990), tendo atuado como Professor Visitante na Universidade Federal do Acre e como membro de bancas de exame de mestrado, doutorado e concursos públicos para seleção de docentes de ensino superior na UFRJ, na USP e na UERJ.

Foi condecorado com o Diploma de Menção Honrosa pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em 1981 e com o Diploma de Mérito Cultural pela Academia Brasileira de Filologia em 2010.

Com uma vasta produção acadêmica, teve mais de mil trabalhos publicados, considerando-se a sua totalidade, ora como editor, ora como autor, seja em forma de resumos de participações em reuniões científicas, textos integrais em anais de congressos ou em revistas especializadas e alguns livros que traduziu ou que produziu originalmente.

Destaquem-se os seguintes, que podem ser de maior interesse: Questoens apologeticas: edição crítica (dissertação de mestrado de que foram editadas três versões resumidas: uma em livro – Língua e inquisição no Brasil de Pombal, pela EDUERJ, e duas em revistas especializadas – Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1987, e nos Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 1993); A Amazônia no século XVIII: um roteiro de viagem. Tese de doutorado publicada resumidamente com o título de Roteiro da viagem da cidade do Pará até às últimas colônias dos domínios portugueses em os rios Amazonas e Negro; Autos da Devassa: prisão dos letrados do Rio de Janeiro (1794), Manual de Linguística Românica, de Benedek Elemér Vidos (tradução); Ensaio sobre o belo, de Diderot (tradução e edição); Poesias de Gregório de Matos (Edição diplomática do códice 50, 3, 16 da Biblioteca Nacional); Ensaios de Fraseologia; O Desenvolvimento da Linguagem; Ainda Há Esperanças: a Família e a Fé; Latim: elemento número 1 da Linguística Românica de Édouard Bourciez (tradução); A Nova Ortografia da Língua Portuguesa; Neologia e Neologismos no Brasil: século XXI; Crítica Textual e Edição de Textos: Teoria e Prática; Crítica Textual e Edição de Textos: Interagindo com Outras Ciências; Crítica Textual e Edição de Textos: Bibliografia. As publicações mais recentes são: Anotações sobre o desenvolvimento da linguagem (2019); Terminologia em Letras (2019); Vocabulário terminológico geral de Linguística e Letra (2019); Luiz Antônio Marcuschi e sua contribuição aos estudos de Linguística e de Letras (2019); A Sociolinguística: Trabalhos de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (2017); A herança de Ferdinand de Saussure (2017);  Gramática histórica da língua portuguesa (2010); A nova ortografia da língua portuguesa (2009).

Foi líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Crítica Textual e Edição de Textos, desde 1995; Diretor-Presidente do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos de 1997 a 2018; Coordenador Geral das edições do Congresso Nacional de Linguística e Filologia, de 1998 a 2018; Procientista da UERJ de 1996, quando foi criado o programa, a 2011; Segundo Secretário da Academia Brasileira de Filologia de 2000 a 2012; Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da Associação de Pesquisadores do Manuscrito Literário (APML), da Association Internationale de Linguistique Appliquée (AILA), da Sociedade Brasileira de Língua e Literatura (SBLL) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Foi o Organizador, coordenador e professor do Curso de Pós-Graduação em Filologia a distância, na PUC-Minas; já organizou e coordenou dezenas de eventos nacionais, entre os quais o Congresso Nacional de Linguística e Filologia, o Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos e a Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.

Durante a sua atuação como professor visitante na Universidade Federal do Acre, criou a revista ANTHESIS, da qual editou os três primeiros números; também coordenou as coleções “Viagem ao Brasil de Alexandre Rodrigues Ferreira” e “Memória Colonial do Ceará”, da Kappa Editorial, e dirigir a “Coleção Crítica Textual”, da Editora Appris.

 Principais obras de  José Pereira da Silva (Clique sobre a imagem. Se não abrir, clique com  Ctrl)


     XXV_CNLF  


XXIV_CNLF XXIV_CNLF XXIV_CNLF

 

     XXIV CNLF
XXV_CNLFXXIV_CNLFXXV_CNLF

 


 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos