|
A ABORDAGEM DO PRETÉRITO IMPERFEITO DO
INDICATIVO EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA Brenda Louise Ferreira (UFRN) e Ricardo Alexandre Peixoto Barbosa (UFRN) A AGRICULTURA FAMILIAR NO ASSENTAMENTO RURAL
BOA SORTE EM ARAGUATINS-TO: UM OLHAR PARA AS CONEXÕES DE NETWEAVING João Guilherme Vieira Santos (IFTO), Paulo Hernandes Gonçalves da Silva
(IFTO e UFT) e Alcides dos Reis Cordeiro Filho (IFTO) Viviane Lourenço
Teixeira (UFF) e Leonardo
Ferreira Kaltner (UFF)
A ANÁLISE DO DISCURSO NA TELEFONOAUDIOLOGIA Ana Julia Leite Xavier (UFS) e Livia Miranda de Oliveira (UFS) João
Soares Rampi (UEMS)
João
Soares Rampi (UEMS)
A (DES)CONSTRUÇÃO DE ETHOS E
COLOQUIALIDADES: UM RETRATO DE UMA CAMPANHA PRESIDENCIAL Gesseldo de Brito Freire (UENF
A DINÂMICA DA TOMADA DE TURNOS NO TELEATENDIMENTO
A UM HOMEM AFÁSICO Francisca Gilmaria Bezerra de Souza (UFS) e Lívia Miranda de Oliveira (UFS) A DURA REALIDADE DA MULHER MORADORA DE COMUNIDADES,
POR MEIO DO OLHAR DE CONCEIÇÃO EVARISTO Dorcas Pinto Paiva (UEMS) e Andre Benatti (UEMS)
Gilson Borges de Souza (UENF), Ana Paula Borges de Souza (UENF), Sabrina
de Oliveira Borges (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
A ELIPSE NA PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DE
CONSTRUÇÕES Elenita Alves Barbosa (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)
A ERGOTOPONÍMIA AFRICANA EM MINAS GERAIS Marianna de Franco Gomes (UFMG)
A ESCOLA E A MORFOLOGIA: OS IMPACTOS DO
ENSINO DE CRUZAMENTOS VOCABULARES EM SALA DE AULA
Wallace Bezerra de
Carvalho (IFRJ)
Victor da Penha Miranda (UENF)
A ESTILÍSTICA NO PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL DA
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Fernando Rodrigues Peres (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
A FINITUDE DA EXISTÊNCIA HUMANA: A
METÁFORA EM “MEMÓRIAS DE EMÍLIA” Karla
de Mello Silva (UENF), Luiz Felipe Barbosa de
Souza (UENF), João
Carlos de Aquino Almeida (UENF) e Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat (UENF)
A FLEXÃO VERBAL NO ENSINO DE PORTUGUÊS: INTERAÇÃO
ENTRE GRAMÁTICA, TEXTO E DISCURSO Vítor de Moura Vivas (IFRJ) e Margareth Andrade Morais (IFRJ)
Franqueslane Ferreira
de Lima (UFNT) e Selma
Maria Abdalla Dias Barbosa (UFNT)
A FORMAÇÃO DO [NEM QUE] CONECTOR CONCESSIVO
NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA ANÁLISE CONSTRUCIONAL Maria Alice Linhares Costa (UESB), Valéria Viana Sousa (UESB) e Gessilene
Silveira Kanthack (UESB)
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
NO BRASIL E A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Andreia Cristina da Silva (UEG)
A GÊNESE DE MEMORIAL DE AIRES POR MEIO DO
EPISOLÁRIO E DA CRÍTICA LITERÁRIA Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF)
Joao Soares Rampi (UEMS) e Raul Silvestre Benitez Aguilera
(UEMS)
A GRAMÁTICA DE ERNESTO FARIA: PRONOMES Andressa
Coelho Froz (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
A “GRAMATIQUINHA” DE MÁRIO DE ANDRADE Márcia
Antonia Guedes Molina (UFMA)
Lécio Barbosa de Assis (UESB), Jorge Augusto Alves da Silva (UESB) e Vera
Pacheco (UESB)
A HABLAR POR LOS CODOS: PROJETO DE ENSINO Cláudia
Paulino de Lanis Patricio (UFES)
A IDENTIDADE LEXICAL DE CLÁUDIO, MINAS
GERAIS: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA Juraci da Silva Carmo (UFMG) e Aléxia Telles Duchowny (UFMG)
A IDENTIDADE
MUSICAL DE MATO GROSSO DO SUL NOS ESCRITOS DE MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA Suayne Kamilla Alves
Costa (UEMS), Aline Saddi
Chaves (UEMS) e Adriana Lúcia Escobar Chaves de Barros (UEMS)
A
IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM DA LÍNGUA
PORTUGUESA Marlene Soares Freire
Germano (UENF), Ester Portugal da
Silva Rocha (UENF), Mayara Xavier Vito Pezarino (UENF) e Veruska
Moss Simões dos Reis (UENF)
Alexandre
da Silva de Melo (UFT) e Katiane da
Silva Santos (UFT)
Rose Mary Souza de Souza (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)
A LEXEMÁTICA: ESTRUTURAÇÃO DO LÉXICO EM CAMPOS
LEXICAIS
Celina Márcia de
Souza Abbade (UNEB)
A LÍNGUA LATINA E A “ENEIDA”: UM MÉTODO DE ENSINO Fernanda de Oliveira Leite
Vieira de Castro (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
A LINGUAGEM DO FUTEBOL – UMA CAIXINHA DE SURPRESAS José Arnaldo
Guimarães Filho (ESEM) A
LITERATURA INFANTIL INDÍGENA COMO RECURSO DE CONTATO LITERÁRIO DE ALUNOS
INDÍGENAS Paulo
Fernando de Lucena Borges Ferreira
(UERR) e Thalita Almeida Segundo de Lucena Ferreira (UERR)
Ane
Novais Pires dos Santos (UESB), André
Lisboa Santos (UESB) e Maíra Avelar Miranda (UESB)
A MORFOLOGIA E SUAS INTERFACES: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO
Vítor de Moura Vivas (IFRJ)
Natalia
Brito Silva (UESB), Beatriz Graça
(UESB) e Maíra Avelar Miranda (UESB)
A NOÇÃO DE ETHOS EM ARISTÓTELES E MAINGUENEAU Sonia Gonçalves Batista Dias (UFMS) A ORIGEM DO ANTROPÔNIMO “BETIM” Jeander
Cristian da Silva (UFMG)
A PINTURA DAS RUAS: MATIZES CULTURAIS DE UMA CIDADE Karen
de Oliveira Miranda (UERJ)
A POLÊMICA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA EM
TWEETS DE CARLOS BOLSONARO Jéssica Gomes de Oliveira (CEFET-MG) e Denise de Souza Assis (CEFET-MG)
A RELEVÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM NÍVEL
SUPERIOR: UM OLHAR PARA A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Josiane Cristina Cardozo (UNIUBE)
A TOPONÍMIA URBANA DE ALAGOINHAS TRADIÇÃO
E MEMÓRIA LINGUÍSTICA RESUMO Edileuza Moura Candido da Silva (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)
A TRADUÇÃO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DO PORTUGUÊS
PARA LIBRAS Stefane Bianca Santos Silva de Jesus (UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira
(UNEB)
A TRANSPOSIÇÃO CINEMATOGRÁFICA DA OBRA LITERÁRIA DE VICTOR HUGO, “OS MISERÁVEIS” Waldir
Cezaretti de Freitas (UFMS) e Ramiro Giroldo (UFMS)
A VERSÃO FRANCESA DE AS
MIL E UMA NOITES, POR ANTOINE GALLAND
Daniel Padilha
Pacheco da Costa (UFU)
ABORDAGENS DIVERSIFICADAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Laura de Almeida (UESC)
ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL: LÍNGUA E
IDENTIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO DO SURDO Joicy de Souza Ribeiro Quitete (UENF)
AFINAL, QUE LUGAR É ESTE? O BECO DA
ENERGIA E A (RE)PRODUÇÃO DE SENTIDOS
Gilberto Nazareno
Telles Sobral (UNEB) ALGUNS ASPECTOS TOPONÍMICOS DO BAIRRO BEIRU/TANCREDO
NEVES Noádya Cristin Oliveira da Cruz (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)
ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM, PRESENTE
NOS MEMES ATUAIS Anni Gabriely Santos Alves (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)
ANÁLISE DE METÁFORAS SOBRE A MORTE POR COVID-19: ESTUDOS DE CASO EM
VITÓRIA DA CONQUISTA-BA Igor Andrade Santos (UESB), Vanessa Oliveira (UESB), Felipe Watarai (UESB) e Maíra Avelar Miranda (UESB)
ANÁLISE DE NARRATIVA DE MULHERES QUILOMBOLAS
DO NORTE DE MINAS GERAIS Laura Evangelista Batista de Jesus (IFNMG), Carla Miriã de Jesus Nunes (IFNMG) e Dayhane
Alves Escobar Ribeiro Paes (IFNMG)
ANÁLISE DO CONTO DE MARINA COLASANTI NUMA
PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: LITERATURA E GEOGRAFIA Franqueslane Ferreira de Lima (UFNT), Irenis Cesar da Silva (UFNT) e Núria Américo de Azevedo (UFT)
ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE APLICATIVOS PARA O
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO) e Lilia Aparecida Costa Gonçalves
(UNIGRANRIO)
Natércia Almeida Lacerda (UFRJ)
ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DA SEÇÃO “INTRODUÇÃO”
DE MONOGRAFIAS DA ÁREA DE LETRAS DA UFRRJ Millena Goes da Costa (UFRRJ) E Marli Hermenegilda Pereira (UFRRJ)
ARTES, AFECTOS E PERCEPTOS NAS VIVÊNCIAS SEMIÓTICAS
E AIÔNICAS DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT), Misleine Andrade Ferreira Peel
(UFT) e Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA)
AS CARTAS: UM PROJETO DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO
DA CIDADANIA Iara
Cristiane Leal da Silva (SEEDUC) e Flávia Zanutto (SEEDUC)
AS CONTRIBUIÇÕES DE GEOFFREY CHAUCER PARA A LITERATURA INGLESA MEDIEVAL João Bittencourt de Oliveira (UERJ)
AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DO FONEMA /S/ NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO
FUNDAMENTAL Vanessa
da Silva Braz (UESPI) e Lucirene da Silva Carvalho (UESPI)
ASPECTOS DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM
JUBIABÁ Luana Cristine da Silva (UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB)
ASSOCIANDO MÚSICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Laura de Almeida (UESC)
BREVES VIESES CONCEITUAIS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Leila Alves da Costa Monteiro (OAB-TO), Paulo Hernandes Gonçalves da Silva
(IFTO e UFT), Marcondes Coelho Feitoza (IFAM), Israel de Paula
Maia (IFTO), José James Torres da Silva (IFTO) e Taísa Resende de
Moraes Vieira (IFTO)
“CARAPANÔ: UM ESTUDO DO FALAR RORAIMENSE EM BOA VIST
Rainya Carvalho de Oliveira (UER)
CDS E CDOS EXPLICADOS PELAS NARRATIVAS DE LEWIS Evaneide
Silva Mendes (UNEB) e Thiago
Martins Caldas Prado (UNEB)
Thiago
Martins Caldas Prado (UNEB)
COMO ABORDAR OS VERBOS IRREGULARES EM SALA
DE AULA? Vítor
de Moura Vivas (IFRJ
COMPREENSÃO, MEMÓRIA E EMOÇÃO NO ATO DE
LER Maria de Fátima Mello (UFU)
COMUNICAÇÃO JUDICIAL: O USO DA LINGUAGEM PELO
OFICIAL DE JUSTIÇA E O ACESSO À INFORMAÇÃO Flávia Teixeira Silva Pires (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Manuela Chagas Manhães (UENF e UNESA), Victor Muniz Thomas (UNESA), Sulamita
Conceição Ribeiro de Oliveira (UENF) e Kaio Lucas Ritter Motta (UNESA) Cínthia Cardoso de Siqueira (USP), Marli Quadros Leite (USP) e Gonçalo
Fernandes (UTAD-Pt)
Ramiro Humberto Carlos Caggiano
Blanco (CEETEPS), Fabiana Meireles
de Oliveira (CEETEPS) e Yedda Alves Caggiano Blanco (CEETEPS)
CONTRIBUIÇÕES DA FONÉTICA E FONOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA
FLUÊNCIA LEITORA Alneci
do Rego Monteiro Morales (UEMS) e Adriana
Lúcia Barros (UEMS)
CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS NO ESPAÇO URBANO DA
CIDADE DO SALVADOR: A RUA CHILE Maiza Keelly Barbosa dos Santos (UNEB) e Gilberto Nazareno Telles Sobral
(UNEB)
CRÍTICA
FILOLÓGICA E MATERIALIDADE TEXTUAL NA DRAMATURGIA DE ILDÁSIO TAVARES Rosa Borges (UFBA)
CRUZAMENTO VOCABULAR –
A CRIATIVIDADE DO FALANTE Manoel Francisco Felismino Freires (UFRJ), Vitor Moura Vivas (IFRJ) e Wallace
Bezerra de Carvalho (IFRJ)
DIÁLOGOS ENTRE BERMAN E MACUNAÍMA Cesar
Christian Ferreira dos Santos (UFRGS)
DIDÁTICA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: A
IMPORTÂNCIA DE JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Uilian Mendes da Costa (UEMS) e Elza Sabino da Silva Bueno (UEMS)
DINO PRETI E OS PRESSUPOSTOS PARA UMA
ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA EM TEXTOS LITERÁRIOS Keila Vasconcelos Menezes (UFS) e Raquel Meister Ko Freitag (UFS)
Juliano Dumani (UVA) e Claudia
Cristina Mendes Giesel (UVA)
DISCURSO E CONSTITUIÇÃO DE EFEITOS DE
SENTIDO HOMOFÓBICOS EM PIADAS DE RENATO PIABA Ademario Jesus de
Carvalho (UNEB) e Gilberto
Nazareno Telles Sobral (UNEB)
Ana Paula Borges de Souza (UENF), Gilson Borges de Souza (UENF), Sabrina de Oliveira Borges (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
DO CONTO À DRAMATURGIA: PORQUE OXALÁ USA EKODIDÉ
E SEUS TRANSBORDAMENTOS Filismina Fernandes Saraiva (UNEB)
e Nerivaldo Alves Araújo (UNEB)
Tatiana Oliveira Costa Santos e Lise Mary Arruda Dourado (UNEB)
Thalita
da Silva dos Santos (UFSM) e Tatiana Keller (UFSM)
Tatiana
Keller (UFSM)
Leici
Landherr Moreira (UFSM) Eliana Correia Brandão Gonçalves (UFBA)
Vanessa
Gomes Teixeira Anachoreta (UP-Pt)
EDUCAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS Hugo Augusto Turaça
Leandro (UFMS) e Tais Turaça Arantes (UFRJ)
EDUCAÇÃO UBÍQUA: PRÁTICAS DOCENTES INOVADORAS PARA O ENSINO DE LI Claudia Pungartnik (UFSB) e Givanildo
Santos (UFSB)
Elaine
Cristina Medeiros Frossard (UESC)
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DOCENTES Robevaldo Correia dos Santos (UFBA) e Juanildes de Jesus Santos (UFBA)
Mariana
Rodrigues Ferreira Fantinelli (UEL)
e Edina
Regina Pugas Panichi (UEL)
Manuela Chagas Manhães (UENF e UNESA), Kaio Lucas Ritter Mota (UNESA),
Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira (UENF) e Victor Muniz Thomas
(UNESA)
Letícia
Maria de Jesus Monteiro (UEMS)
ESTÓRIAS E HISTÓRIAS DE UM AVÔ À SUA NETA: CORRESPONDÊNCIA DE JOÃO
GUIMARÃES ROSA A VERA Susanah Yoshimi Watanabe Romero (UEL)
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DE PERSUASÃO: ANÁLISE
DE MENSAGENS DE INFLUENCER NA REDE SOCIAL INSTAGRAM Isabel Maria Loureiro de Roboredo Seara (UAB-Pt) e Ana Cristina Lezinho Martins
(UAB-Pt)
ESTRATÉGIAS (HIPER)TEXTUAIS E(M) ENSINO DE
REDAÇÃO DO ENEM NO INSTAGRAM Ana Clara Benevides Lopes (UESB), Márcia Helena de Melo Pereira (UESB), Ana
Claudia Oliveira Azevedo (UESB) e Filipe Santos Guerra (UESB)
ESTUDOS DA MATERIALIDADE TEXTUAL PELA FILOLOGIA Rosa Borges (UFBA)
ESTUDOS DE LINGUAGENS: DO LÉXICO AO
DISCURSO Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)
EXPLORAÇÃO DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO
ACADÊMICA Roberta Santana
Barroso (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Ester Portugal da Silva Rocha (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de
Souza (UENF)
EUPHORIA E O IMPACTO DA TELEVISÃO NA SOCIEDADE Nathalia Peratelli Gazin (UEMS) e Neurivaldo Campos Pedroso Junior (UEMS)
FENÔMENOS FONÉTICOS NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Geisa Borges da Costa (UFBA)
GÊNERO NORMATIVO: ESTRUTURA POTENCIAL DE GÊNERO
– OPERADORES ARGUMENTATIVOS Nelia
Edna Miranda Batisti (UEL) e Edina Regina Pugas
Panichi (UEL)
Mario
Newman de Queiroz (UFFRJ)
Priscilla
Gevigi de Andrade Majoni (IFES) e Higor Soares Majoni (IFES)
Marta
Mascarenhas de Oliveira (UNEB), Eduardo Ferreira dos
Santos Almeida (UNEB) e Cristina
dos Santos Carvalho (UNEB)
INCENTIVO À LÍNGUA E À CULTURA NO ENSINO
MÉDIO INTEGRADO ATRAVÉS DA MÚSICA E TEATRO Emylle Marcela Mendes Rodrigues (IFNMG), Gabriel Freitas (IFNMG), Isadora de Melo Silva (IFNMG), Luís Gustavo da Cruz Nascimento
(IFNMG) e Caio Venancio Duarte Carvalho (IFNMG)
Manoela
Nunes de Jesus (UFBA) e Rosa
Borges dos Santos (UFBA)
INTRODUZINDO O ENSINO DE LÍNGUA E GRAMÁTICA ESPANHOLA COM MAFALDA Andréa
Railda Morais Martos (UEMS)
JORNAL ESCOLAR DO IFNMG, FOLHA PORTEIRINHA Ana Beatriz Rodrigues Santos (IFNMG), Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (IFNMG),
Caio Venancio Duarte Carvalho (IFNMG), Erick Natan Silveira
Lima (IFNMG), Eros Kauê Soares Costa (IFNMG) e Isaque Santos Silva
(IFNMG)
LETRAMENTO DIGITAL: ABORDANDO A VARIAÇÃO SOCIAL
NA MÍDIA INSTAGRAM Fernanda Kalliane Lopes Rocha Cesarino (UERN) e Joerberson Siqueira Tavares (UERN)
Luana
Senger Santos (UESC) e Laura de
Almeida (UESC)
LINGUAGEM NÃO BINÁRIA E O ENSINO DA GRAMÁTICA DA
LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DA NGB Deise Luci Pinto (UFF)
Eliane Souza Pereira (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)
LÍNGUAS AFRICANAS NO
BRASIL: UM REGISTRO DO QUIMBUNDO NO SÉCULO XVII
Diogo Souto Simões (UFMG)
Adriana Aparecida das Neves de Queiroz (UEA), Breno Guilherme Mendes Obando (UEA)
e Francisco Carlos da Silva Marinho (UEA)
MANUSCRITOS DE SENTENÇAS DO JURISTA JOSÉ CARLOS CAL GARCIA Roberto Lima Santos (UEL)
MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO
DA COMPETÊNCIA LEITORA DE ALUNOS DO 5º ANO Ademilson Pereira Ribeiro (UFRRJ)
MARCAÇÃO DIFERENCIAL DE AGENTE (DAM) EM LATIM CLÁSSICO Elder
Henrique Attala e Paiva (UFMG)
MARCAS DE CONSERVAÇÃO NUMA VARIEDADE RURAL
DO PORTUGUÊS BRASILEIRO Jodalmara Oliveira Rocha Teixeira (UESB), Jorge augusto Alves da Silva (UESB) e Marian
dos Santos Oliveira (UESB)
Janayne
Pereira de Oliveira (UFMS), Tabitha Molina
Monteiro (UFMS) e Uliane Fernandes (UFMS)
Andiara
Araujo Nascimento (UFBA)
MATERIALIDADE, TEXTO E CENSURA: LEITURA CRÍTICO-FILOLÓGICA DO TEXTO “A FORMIGUINHA PROFESSORA”,
DE LÚCIA DI SANCTIS Débora de Souza (UFBA)
MAUD GONNE’S IRISH
NATIONALIST WRITINGS 1895–1946, DUBLIN, IRISH ACADEMIC PRESS, 2004 Waldir
Cezaretti de Freitas (UFMS)
METÁFORA: UMA ANÁLISE DO VERBO “PROVAR” NO TWITTER
Mizilene
Kelly de Souza Bezerra (UFRN)
METAVERSO: REFLEXÕES ACERCA DA COGNIÇÃO E
LINGUAGEM NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA Moyana
Mariano Robles-Lessa (UENF), Marlene Soares Germano (UENF), Carlos José de Castro Costa (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de
Souza (UENF)
METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DE PRODUÇÃO
TEXTUAL: UMA AULA INTERDISCIPLINAR Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (IFNMG) e Caio Venâncio Duarte Carvalho (IFNMG)
MODERNISMO E ARISTOCRACIA: SEMANA DE ARTE MODERNA
E SEUS CONFLITOS DE CLASSE Anne Caroline de Morais Santos (UVA) e Maria Cristina de Oliveira Prates (UVA)
Olavo Ferreira Nunes (UENF), Lara Amorim D'Ávila Prottes (UENF), Sabrina de
Oliveira Borges (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
NADA NESTE LIVRO É VERDADEIRO: O CONTEXTO HISTÓRICO EM QUE CAMA DE GATO FOI ESCRITO Diane Nascimento de Oliveira (UNEB)
e Thiago Martins Caldas Prado (UNEB)
Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da Conceição (UFMG)
“O DIA EM QUE EXPLODIU MABATA-BATA”: UM
DIÁLOGO ENTRE MIA COUTO E SOL DE CARVALHO Anna
Paula Soares Lemos (UNIGRANRIO)
O DISCURSO HUMORÍSTICO: UM LUGAR DE
RESISTÊNCIA NA LÍNGUA Ivana Salum Acunha (UFRGS)
Lindomar Bento de Souza (UEMS) e Adriana Lucia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)
O ESTUDO DAS VARIAÇÕES REGIONAIS NO
CONTEXTO DIGITAL Claudia Maria Benício Barros (UERN) e Ivanisa Dias de Sales (UERN)
O GÊNERO DISCURSIVO "ZINE" E SUA RELAÇÃO COM
A HISTÓRIA, A CULTURA E A SOCIEDADE Lydiane Marques Coimbra (UEMS) O GÊNERO MÉDICO NA LITERATURA POLICIAL: UM
ESTUDO DAS NARRATIVAS DE MÉDICOS ESCRITORES
Anna Paula Soares Lemos (UNIGRANRIO)
O GÊNERO MEME NA AULA DE INGLÊS: PROVOCAÇÕES
DA LINGUÍSTICA COGNITIVA Caique
Souza Alves (UESB), Maíra Avelar (UESB), Anderson Alves Chaves (UESB) e Victor Lima dos Santos (UESB)
O
GOLPE DA VIDENTE: ANÁLISE DISCURSIVA E ATUALIZAÇÃO DOS EFEITOS DE SENTIDOS Patrícia
Rebouças Oliveira (UNEB) e Gilberto
Nazareno Telles Sobral (UNEB)
Viviane Carneiro Lacerda Meleep (UENF), Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Aline
de Souza Tinoco Gomes de Melo; (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENFB) O ITEM “-MENTE” NAS LÍNGUAS ROMÂNICAS Aléxia
Teles Duchowny (UFMG)
O JURIDIQUÊS SOB A PERSPECTIVA DISCURSIVA
E SOCIAL Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Viviane Carneiro Lacerda Meleep (UENF),
Aline de Souza Tinoco Gomes de Melo (UENF) e Rosalee Santos Crespo
Istoe (UENF)
O MOVIMENTO “PLAYING FOR CHANGE” E A
SOCIOLINGUÍSTICA: A MÚSICA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO Aline Souza Tinoco Gomes de Melo (UENF), Flávia Teixeira Silva Pires (UENF) e Karla
de Mello Silva (UENF)
O PAPEL DOS ESTUDOS SEMÂNTICOS NO ENSINO DE
LÍNGUA PORTUGUESA
Luciana Sanchez Mendes (UFF)
Manuela Chagas Manhães (UENF e UNESA), Sulamita Conceição Ribeiro de
Oliveira (UENF), Kaio Lucas Ritter Motta (UNESA) e Victor Muniz
Thomas (UNESA)
O RETRATO DA VIDA PRISIONAL: LINGUAGEM CRIPTOLÓGICA. UMA ANÁLISE
SOCIOLINGUÍSTICA Soraya
Meira Chaves (UESB), Jorge Augusto
Alves da Silva (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)
O TEATRO NAS PERIFERIAS DE SALVADOR NAS
DÉCADAS DE 1970 E 1980: UMA LEITURA DOS SUPORTES MATERIAIS Isabela Santos de Almeida (UFBA)
Rogério Nascimento
Bortolin (UEL)
O VERBO IR NAS CONSTRUÇÕES EM USO Milca Cerqueira Etinger Silva (UESC) e Valéria Viana Sousa (UESC)
Adriana Maria Teixeira (UFRRJ) e Marli Hermenegilda Pereira (UFRRJ)
Lise Mary Arruda Dourado (UNEB)
Mayara Xavier Vito Pezarino (UENF), Ester Portugal da Silva Rocha (UENF), Lorrane Estacio do Prado da Silva (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
OS DUPLOS NA ESTRUTURA SINTÁTICA DO LATIM CLÁSSICO: DUPLO ACUSATIVO
E DUPLO DATIVO Marcio
Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ
e UERJ) e Ivan Miranda Frias (UERJ) OS ESTUDOS LEXICAIS E SUAS DIVERSAS
VERTENTES: O QUE ESTAMOS FAZENDO NA BAHIA? Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)
Elisson
Ferreira Morato (UEMG)
OS PRONOMES DEMONSTRATIVOS NO LD DE PLE Dayana Bento de Souza (UFRN) e Wendell Pereira da Silva (UFRN)
PANDEMIA DE COVID-19 E OS DISCURSOS
PRODUZIDOS NAS MÍDIAS SOCIAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Alice Monteiro Tannus (UENF), Rosalee Crespo Istoe (UENF), Lidiane
Silva Torres (UENF) e Elizabeth da Conceição Carvalho Nunes (UENF)
Pedro
Renato Teixeira Baptista (UENF), Adriana Beatriz Levone
Affonso (UENF), Elizabeth
da Conceição Carvalho Nunes (UENF)
e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
PARA A HISTÓRIA DO PENSAMENTO LINGUÍSTICO NO BRASIL: O PERÍODO
MISSIONÁRIO QUINHENTISTA Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Peterson
Gonçalves Teixeira (UENF), Joel
de Sá Rosa (UENF), Fabiana Teixeira Ramos Tavares (UENF) e Crisostomo
Lima do Nascimento (UENF)
PIYA PIYA NAPÎRÎKÎTÎPÎ: POÉTICA INDÓGENA MAKUXI – BREVES CONSIDERAÇÕES
Sonyellen Fonseca Ferreira (UFF)
PORTUGUÊS
COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UM PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM CULTURALMENTE
SENSÍVEL Camila
Gusmão (UESC)
PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM
OLHAR INTERCULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO Gercleide Gomes da Silva Ferreira do Nascimento (UFRN)
Andreia Cristina da Silva (UEG)
PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ANALISAR A DESCORTESIA COMUNICATIVA Ramiro
Humberto Carlos Caggiano Blanco (CEETEPS), Fabiana Meireles de
Oliveira (CEETEPS) e Yedda
Alves Caggiano Blanco (CEETEPS)
PROTESTANTE, ECUMÊNICA E INCLUSIVA: UMA IGREJA EM TRÊS DETERMINAÇÕES DISCURSIVAS
Dilermando Moraes
Costa (UERJ)
Tairine Brito dos Santos Mendes (UNEB), Carla Severiano de Carvalho (UNEB) e Helena
Vieira Pabst (UNEB)
REFLEXÕES NO SALMO 23 SOB A PERSPECTIVA DA
TEXTUALIDADE E DISCURSIVIDADE DE MICHEL PÊCHEUX Raquel
Alves da Silva (UEMA) e Antonio Cilírio da
Silva Neto (UEMA)
REFLEXÕES SOBRE NORMA LINGUÍSTICA E VARIEDADES
POPULARES DO PORTUGUÊS DO BRASIL Geisa Borges da Costa (UFBA)
REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL
Ana Paula Lima Santos (UERJ)
REGULARIDADES E RECURSIVIDADES CRIATIVAS: GÊNESES TEXTUAIS
Edina Regina Pugas
Panichi (UEL)
Adriana
Beatriz Levone Affonso (UENF), Pedro Renato Teixeira
Baptista (UENF), Elizabeth
da Conceição Carvalho Nunes (UENF)
e Fernanda Castro Manhães (UENF)
RESQUÍCIOS DO ÍDICHE EM BELO HORIZONTE Laura Silva de
Andrade (UFMG) RETÓRICA NA GRÉCIA ANTIGA: CONTEXTO DE ORIGEM E QUESTIONAMENTOS Eduardo da Silva de Freitas (UFRJ)
REVISITANDO A CONSTRUÇÃO “AGORA”: UMA ABORDAGEM
CENTRADA NO USO Ramilda Viana Gomes da Silva (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)
SER OU NÃO SER: REPRESENTATIVIDADE
POLÍTICA DA PERSONAGEM CLAUDIUS, EM “HAMLET” Adelson Oliveira Mendes (UNEB) e Adriana Gomes (UNEB)
SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Geisa Borges da Costa (UFBA)
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO
COM TIRINHAS Rosa
Maria Aparecida Nechi Verceze (UNIR) SUMÁRIO DE CULPA OITOCENTISTA BAIANO: EDIÇÃO
SEMIDIPLOMÁTICA E SPECTOS CODICOLÓGICOS E PALEOGRÁFICOS Fabrício dos Santos Brandão (UFBA)
TEORIA SOCIOINTERACIONISTA E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES
PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO Henrique
Miguel de Lima Silva (UFPB) e Danielli
Cristina de Lima Silva (UFPB)
TEXTO DRAMATÚRGICO E GÊNESE INFINITA Livia Sprizão de Oliveira (UEL)
Amilca Maria de Lima Fernandes (UNEB)
UM PASSEIO PELA NATUREZA NOS PRIMEIROS ROMANCES MACHADIANOS Lucia Maria Moutinho
Ribeiro (UNIRIO)
UMA BREVE
ANÁLISE CRÍTICA DE TEXTOS DOS SÉCULOS XIII-XVI PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A
PERIODIZAÇÃO TRADICIONAL COM FOCO NA EMERGÊNCIA DE UM PORTUGUÊS PRÉ-MODERNO
UMA LÍNGUA, DUAS ORTOGRAFIAS: CONSIDERAÇÕES
SOBRE A ESCRITA EM A’UWE’MREME (LÍNGUA XAVANTE) Oscar Wa Raiwe Urebete (UFMT)
UMA ÓTICA DISCURSIVA SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO
NO COMBATE À VIOLÊNCIA Décio Dias dos Reis (IFTO), Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT), Edinho Benésio Santos (IFTO), Regina Dias Araújo (SEDUC-TO), Luís Alberto Libânio Lima (IFTO), Marcone Pereira da Silva (IFPA)
Eduardo
de Almeida Navarro (USP)
Luna Almeida Santana Silva (IFNMG), Maria Vitória Silva (IFNMG) e Dayhane
Alves Escobar Ribeiro Paes (IFNMG)
Carlos Wilson de Jesus Pedreira (SEEDUC) e Cristiane Namiuti (SEEDUC)
Lilia Aparecida Costa Gonçalves (UNIGRANRIO) E Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)
VALIDAÇÃO DE PESQUISA CARTOGRÁFICA EM ANÁLISE
DO DISCURSO: ALGUMAS QUESTÕES Bibiana
Wist de Campos (UERJ) e Juliano Azevedo (UERJ VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS E SUAS MUTABILIDADES HISTÓRICAS Nayra
de Paiva Oliveira (UNIOESTE) e Diego do Carmo (UNIOESTE)
VÊNUS E O IMPERIUM ROMANUM: UMA
LEITURA CULTURAL DA “ENEIDA” Marcella
Fernandes Oliveira Pereira (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
|