Já não se .... como antigamente. As coisas modernas estão falsificadas; falta autenticidade nas coisas de hoje. "Já não se comem broas de fubá como antigamente!" (DL, 64) "Já não se pode mais andar como antigamente." (BL, 151)

 

JABUTICABA

Não vale a pena chupar a jabuticaba dos outros. O alheio procura o seu dono; o que é do homem o bicho não come. "Não vale a pena chupar a jabuticaba dos outros." (1316)

 

JEITINHO

Dar um jeitinho. Improvisar uma solução de última hora. "Espere um momento, que dou um jeitinho." (BL, 195)

 

JEITO

Dar-se um jeito. Dar um jeitinho. "O estatuto não permite, mas dá-se um jeito." (1110) Vide também (1156; 1450).

Do jeito que vão as coisas. Assim; desta maneira. " – É mesmo. Do jeito que vão as coisas temos de voltar ao suspensório." (BL, 101)

 

JOGADA

Entrar na jogada. Aceitar uma situação; participar de um negócio; entender. "Olhe, poeta, um conselho: não entre nessa jogada das cartas de Virgínia." (1461) "Desculpe ter custado um pouco a entrar na jogada." (1450) "Melhor você não dar uma de contestadora, e entrar na jogada." (DN, 133)Vide ainda (1431).

 

JOSÉ

E agora, José? Já decidiu? Qual é a tua, bicho? "E agora, José? Por bem ou por mal, vai dizer que horas são?" (DL, 66) ".... botou as mãos na cabeça: - E agora, José?" (1314) Vide também (1167)

 

JUDAS

Onde Judas perdeu as botas. Onde o vento faz a curva; cafundós do Judas; calcanhar do Judas; lugar pouco habitado e de difícil acesso. ".... contavam tudo tintim por tintim e iam comer o pão que o diabo amassou, lá onde Judas perdeu as botas." (1319)

 

JUIZ

Não haver mais juízes em Berlim. Só há justiça para alguns privilegiados; a justiça já não é garantida para todos. "Não há mais juízes em Berlim."(DL, 68)

 

LASCAR

Ser de lascar. Ser profundamente desagradável, ou irritante, ou decepcionante; ser dos diabos. "É de lascar. Essa não!" (1379) Vide também (DL, 63)

 

LATA

Levar a lata. Receber resposta negativa a um pedido de casamento. ".... pois isso evitava levar lata, ficar na pindaíba ou espichar a canela antes que Deus fosse servido."(1320)

 

LATIM

Perder o seu latim. Explicar para quem não irá entender; sacrificar-se inutilmente. "Mas quem escreveu, coitado! Esse perdeu o seu latim, como se diz."(1172)

 

LEITE

Defender o leite das crianças. Trabalhar; ganhar dinheiro; procurar garantir lucro. "Então continuo nesta de defender o leite das crianças...."(BL, 63) Vide ainda (BL, 61; bl, 61).

Esconder o leite. Ocultar alguma coisa; fingir que não sabe. "- Escondendo o leite, hem? Sabidão!" (DN, 14)

 

LELÉ

Lelé da cuca. Gira; doido; maluco. "Podia continuar toda vida neste papo, mas desconfio que o leitor já está me achando lelé da cuca."(1384)

 

LENÇO

Sem lenço e sem documento. Totalmente desprevenido; sem o mínimo conforto. ".... e sai por aí, sem lenço e sem documento, mandando brasa."(1352) "Sem destino. Sem lenço nem documento."(DL, 68)

 

LETRA

Tirar de letra. Resolver com muita facilidade um problema. "Os caras que têm ensino tiram de letra nas provas."(1400) "Se me contratarem eu tiro de letra." (BL, 42) Vide também (BL, 74).

 

LEVAR

O que é que eu levo nisso? Qual seria a minha recompensa? "O que é que eu levo nisso, me diga?"(DL, 66)

 

LIGAR

Nem te ligo. Demonstração de total desinteresse pelos acontecimentos. "Alguém braceja entre as ondas, desesperadamente. O salva-vidas, de costas para o mar, nem te ligo."(DN, 23) "O moço (pois ostentava barba e cabeleira amazônica, sinais indiscutíveis de mocidade, nem-te-ligo."(DN, 31)

 

LÍNGUA

Dobrar a língua. Ter mais respeito ou reverência. "Antigamente, os pirralhos dobravam a língua diante dos pais e se um esquecia...."(1320) "Dobre a língua antes de pronunciar o nome de Madame Elzevir." (BL, 216)

 

LINHA

Tirar uma linha. Chegar a alguma conclusão; reparar em uma pessoa. "Falecido não manda. – Pelos discursos a gente tira uma linha."(BL, 216)

 

LIRÓ

Todo liró ao copo d’água. Todo emperiquitado; todo enfeitado. "O verdadeiro smart calçava botina de botões para comparecer todo liró ao copo d’água, se bem que...."(1320)

 

LOCA

Por locas e bibocas. Por toda parte. "Que a alma do padrinho Padre Cícero te acompanhe por locais e bibocas do mundaréu...."(DL, 89)

 

LONA

Na última lona. Sem nenhum dinheiro; em petição de miséria. "É, esse está mesmo na última lona, e dói ver a lenta agonia de um ser tão gracioso, que viveu para cantar."(1234)

 

LUGAR

Ter seu lugar ao sol. Ter sua posição garantida. "Só? Não. Têm seu lugar ao sol a metalinguagem, o servomecanismo, as algias...."(1409)

LUZ

À luz da razão. Logicamente; racionalmente. "Além do mais, os conceitos estabelecidos lucrariam em ser revistos à luz da razão."(1407)

À luz do dia. Às claras; sem subterfúgios. "O fato de não produzir não é o mais grave, e tolera-se no asfalto e na praia, à luz do dia...."(BL, 86)

 

MACACO

Macacos me mordam. Espécie de juramento. "Macacos me mordam se estou pregando peta."(1320)

 

MAL

Não há mal que sempre dure. Todos os sofrimentos terão um fim. "Não há mal que semmpre dure." (DL, 68)

 

MANDAR

Mandar e não pedir. Ser autoritário. "Puxa, mas você é mesmo o Imperador Augusto em pessoa. Manda e não pede."(DL, 36)

 

MANTA

Passar manta. Lesar em negócios. "Encontravam alguém que lhes passava manta e azulava, dando às de Vila-Diogo."(1318)

 

MÃO

Abrir mão de. Desistir; não dar importância; abandonar. "Pode-se abrir mão da analogia ou da sugestão...."(1312) "Abro mão de direitos autorais, não da co-autoria."(1461) Vide também (1052).

Agüentar a mão. Ter paciência; ser tolerante. ".... enfim, que agüentasse a mão, mesmo que isso fosse uma tremenda mão-de-obra...."(DL, 139)

Botar a mão na consciência. Pensar bem antes de agir. ".... não desejava meter a mão em cumbuca, e exortou-me a botar a mão na consciência...."(DL, 139)

Botar a mão no fogo (por alguém). Defender os atos de determinada pessoa, responsabilizando-se por sua lisura; ter confiança cega em alguém. "Se porventura cair (não boto a mão no fogo por ele), a causa que os senhores peritos deverão pesquisar...."(1157)

Botar as mãos na cabeça. Achar-se se situação embaraçosa. ".... botou as mãos na cabeça: - E agora, José?"(1314)

Com uma mão atrás e outra adiante. Em estado de penúria; muito pobre. ".... para que os velhinhos não ficassem de mãos abanando, ou com uma mão atrás e outra adiante...."(DL, 139)

Dar as mãos à palmatória. Confessar-se vencido; convencer-se de erro. "Dei as mãos à palmatória. De fato, era eu quem iria cintilar na assembléia...."(DL, 139)

Ficar de mãos abanando. Ficar sem nada; ficar com as mãos vazias. ".... para que os velhinhos convidadores não ficassem de mãos abanando, ou com uma mão atrás e outra adiante...."(DL, 139)

Ficar na mão. Não conseguir o que esperava como certo; decepcionar com o resultado de um negócio; ficar sem nada. ".... não ficassem de mãos abanando, ou com uma mão atrás e outra adiante, ou ainda, para falar mais claramente, na mão."(DL, 139)

Meter a mão em cumbuca. Ser cauteloso; ser prudente; não arriscar; não se entregar a aventuras perigosas. "Alegou que para esse tipo de coisas tinha mão-de-pilão; além disso, não desejava meter a mão em cumbuca."(1319)

Sujar as mãos em alguém. Esbofetear; dar uns tapas; sentar a mão. "Não vou sujar minhas mãos em você."(DL, 68)

 

MÃO-BEIJADA

De mão-beijada. Sem receber pagamento. ".... que tivesse paciência e desse uma mãozinha, mesmo de mão-beijada, pois...."(DL, 139)

 

MÃO-DE-PILÃO

Ter mão-de-pilão. Ter mão pesada; ser rigoroso. "Alegou que para esse tipo de coisas tinha mão-de-pilão...."(DL, 139)

 

MÃO-DE-RODA

Ser uma mão-na-roda. Ser rápido; ser veloz. ".... que ela constituiria elemento essencial; que seu concurso seria verdadeira mão-na-roda...."(DL, 139)

 

MÃOZINHA

Dar uma mãozinha. Auxiliar; prestar um pequeno serviço; dar uma mão. ".... que tivesse paciência e desse uma mãozinha, mesmo de mão-beijada, pois...."(DL, 139)

 

MAPA

Sumir do mapa. Desaparecer; viajar para lugar ignorado. "Sumiu do mapa. Esses óculos!"(1341)

 

MARINHEIRO

Marinheiro de primeira viagem. Pessoa inexperiente. "Mas logo se verificava que as pessas assim descobertas eram, na realidade, a Cláusula Rebus Sic Stantibus, o Marinheiro de Primeira Viagem e o Cidadão Quase Acima de Qualquer Suspeita."(DL, 81)

 

MATO

Estar no mato sem cachorro. Ficar inteiramente desorientado, em face dos negócios fracassados ou dos planos frustados; fracassar; sofre grandes prejuízos. "Então ele está no mato sem cachorro – comentou um terceiro." (1268) "É, não tem saída, não. Estamos no mato sem cachorro." (1307) Vide também (1443)

 

MEIO

No meio está a virtude. Nem oito nem oitenta; evitem-se os extremos. "Eu acho que no meio está a virtude, como gostava de falar o vovô."(BL, 41)

 

MEMÓRIA

Se não me falha a memória. Salvo maior engano; parece-me que. "Parar é regra de ouro (se não me falha a memória)."(DL, 67)

 

MINHOCA

Tirar minhocas da cabeça. Esquecer certas idéias malucas ou certos planos perigosos; criar juízo. " – Vai tirar essas minhocas da cabeça dele?"(1399)

 

MISSA

Não saber da missa a metade. Desconhecer um assunto; estar mal informado. "Embora sem saber da missa a metade, os presunçosos queriam ensinar padre-nosso ao vigário...."(1319) "Não sabe da missa a metade." (DL, 68)

 

MOLE

Não ser mole. Ser difícil, ruim, desagradável ou complicado. "Eu vou de travesseiro, dormir no chão de pedra não é mole, hem?"(1440) Vide também (1436; 1302).

 

MONTANHA

Já que a montanha não vai até Maomé, Maomé vai à montanha. Se não for possível a realização de um milagre, façamos o que estiver ao nosso alcance, dentro de nossa limitação. "Já que a montanha não vai até Maomé (e quem sou eu para me comparar a Maomé), vou até a montanha."(DL, 38)

Obs. Cf. MAGALHÃES JÚNIRO, R. (s.d.) p. 198.

MULHER

Mulher feia não bebe mas paga. É uma dessas frases com que os camelôs se anunciam e anunciam suas mercadorias. ".... é de toda colidade, mulher feia não bebe mas paga."(1352)

Obs. A forma norma da frase é: Mulher (ou moça) bonita não paga mas também não leva. A paródia pretende castigar as mulheres feias, como se toda mulher tivesse que ser bonita, ou se feiúra fosse crime.

 

MUNDO

Virar o mundo abaixo. Ocorrer uma catástrofe, um mal irremediável, ou uma ventania, ou chuva forte, etc. "Tinham-se rompido umas telhar, e o mundo parecia vir abaixo, derretido em chuva."(1244)

 

MÚSICA

Dançar conforme a música. Adaptar-se à situação; mudar de comportamento ou até de objetivos. "Não mudo de alvo? Não danço conforme a música ou até sem ela e contra ela?"(DN, 99)

 

NADA

Antes de mais nada. Principalmente; em primeiro lugar. "A nova instituição se recomenda, antes de mais nada, pelo culto à memória de Gonçalves, hoje tão esquecido...."(1107) Vide também (DN, 119; DN, 115; 1157).

De nada. Mínimo ou insignificante. " – Um objeto de nada."(BL, 159)

De nada. Não há de quê; forma de responder a um agradecimento. "Mas agradecer de coração, isso eu poso. – De nada, ora essa."(BL, 98)

Não ser de nada. Não ter influência; ser uma nulidade; não ter mais força. "Não é de nada."(DL, 68) ".... pois o Guto não é de nada em matéia de religião, ele é de outra coisa muito diferente, você sabe qual é."(DL, 27)

 

NÃO

Por que não? Sim; é uma boa; é isso mesmo; exatamente. "Apelar para o Presidente Figueiredo, por que não?"(BL, 16)

 

NARIZ

Diante do nariz. Debaixo do nariz; diante de si; óbvio. "O homem guarda esta desconfiança a respeito de fatos ocorridos diante do seu nariz...." (1078)

Meter o nariz no que não é da conta (de alguém). Intrometer-se em assuntos alheios. " - Sem querer meter o nariz no que não é da minha conta, gostaria que também...."(1450)

 

NASCER

Nascer de novo. Escapar de um grande perigo; recuperar-se de um acidente. "No que eu nasci de novo e nunca mais vi o tipo."(DN, 7)

 

NAVIO

A ver navios. Não conseguir o que desejava; dar-se mal. "Antigamente, certos tipos faziam negócios e ficavam a ver navios...."(1319)

 

NEGÓCIO

Negócio de mãe. Coisa que não dá lucro; trabalho sem importância. "A velha trate de arranjá-los é negócio de mãe."(DN, 70)

Que negócio é esse? O que é isso? "Mas que negócio é esse de irmãozinho fotografados na praia....?" (DL, 27) Vide também (1419)

Se o negócio é esse. Se é assim; sendo desta maneira. "Se o negócio é esse, então tira o absinto e bota caninha."(DN, 51)

 

NINGUÉM

Pra ninguém botar defeito. De primeiríssima qualidade; perfeito. "Eu acho muito positivo esse nosso casamento, foi uma experiência pra ninguém botar defeito."(BL, 123)

 

NÍQUEL

Não compreender níquel. Não compreender patavinas; não compreender bulhufas; não compreender nada. "Ia retirar-se, sem que o Silva compreendesse níquel, mas voltou-se, e rapidamente desfolhou esta confidência...."(1111)

 

Dar nó até em pingo d’água. Ludibriar a todos; ser muito velhaco. " – Quer dizer que ele dá nó até em pingo d’água?"(BL, 75)

 

NOITE

À noite todos os gatos são pardos. À noite, as pequenas diferenças não se distinguem; é fácil ser enganado à noite. "Quem foi que verificou que à noite todos os gatos são pardos?"(DL, 65)

Cair a noite. Anoitecer. "Caíra a noite, e, descendo a Rua do Ouvidor, tínhamos em redor de nós...."(990)

 

NÓS

Aqui entre nós. Confidencialmente; discretamente. "- E depois, doutor, aqui entre nós: a senhora que vai conosco é esposa do ...."(1178) "Aqui entre nós: ela dá pelota?" (DL, 65)

 

NOSSO SENHOR

Até Nosso Senhor me fechar os olhos. Enquanto eu estiver vivo; até à morte. "Deixa pra lá, sem carteira vivi até hoje, sem ela vou viver até Nosso Senhor me fechar os olhos."(1447)

 

NOTA

Uma nota firme. Muito dinheiro. " – Mas você descolou uma nota firme naquela concorrência da ponte de São Luís Rei."(1429) Vide também (1438).

 

NUVEM

Cair das nuvens. Sofrer uma grande decepção. "Caí das nuvens lendo vosso relato do jantar chez Sempervírens."(BL, 23) Vide também (1320).

Passar em branca nuvem. Não ser lembrado; ficar despercebido. "Certos papais não apreciavam festa de aniversário, a data passava em brancas nuvens."(1312) Vide também (BL, 163).

Pôr nas nuvens. Elogiar; gabar; elevar aos cornos da Lua. "O Inácio também põe você nas nuvens."(DL, 75)

Ter lá suas nuvens. Duvidar; não estar seguro de. "Deus te ouça, meu filho. Mas tenho cá as minhas nuvens."(DN, 90)

 

OBRA

Por obra e graça de. Graças à ação ou à participação de. "Não podia deixar de reconhecer, entretanto, que se estabelecera o diálogo entre duas gerações, por obra e graça do ensino."(1248)

 

OLHO

Aos olhos de (alguém). Diante de; perante; na opinião de. "Santos doía-se de ser um objeto aos olhos de D. Laurinha."(1165) ".... e o que se chama vitória aparece aos olhos de todos com uma evidência corporal que dispensa a imolação física."(1091)

Aos olhos de hoje. Na opinião geral de hoje. "Esse Rei Congo e essa Rainha Ginga, decorativos, burlescos aos olhos de hoje, mas revestidos de profunda dignidade...."(977)

Bons olhos o vejam. Saudação a pessoa estimada que repressa. "Olalá! Bons olhos o vejam1"(DL, 64)

Botar no olho da rua. Despedir; expulsar; pôr no olho da rua. "E se o senhor me fizer mais uma, já sabe: boto-o no olho da rua."(DL, 67)

Entrar pelos olhos da cara. Saltar aos olhos; ser evidente. "A lei entra pelos olhos da cara do transeunte."(DL, 113)

Ficar de olho. Descuidar; estar ou ficar atento. ".... onde quer que estejas nascendo, fica de olho no futuro, presta atenção nas coisas...."(DN, 5)

Olhar com outros olhos. Observar com espírito desarmado; ver sem malícias. ".... eu diria que os moços convidam os pais e, por extensão, os homens e mulheres de gerações anteriores, a olhar com outros olhos a vida."(DN, 18)

Olho vivo! Cuidado! Atenção! "Olho vivo! Cavalo não desce escada!"(DL, 64)

Não pregar olho. Não dormir; ter insônia. "Hoje, não. Nem preguei olho." (DL, 68)

Que meus olhos já viram. Conhecido; existente. ".... onde hoje funciona o mais lindo museu que meus olhos já viram."(992)

 

ONÇA

Virar onça. Ficar furioso ou violento. "Embora sentido pena, e querendo ajudar, virava onça."(1308)

 

ONDA

Fazer onda. Criar problema. " – Meu bem, é melhor a gente não fazer onda."(1266)

Ir na onda. Enganar-se; deixar-se enganar; aderir sem pesar bem as conseqüências. "Mulher não vai na onda, só tem pena de aleijado e de velhinho."(1202) "Que fazer senão ir na onda?"(1379)

 

ORELHA

Abanar as orelhas. Discordar; não entender. "A todas essas interrogações, eu continuo abanando as orelhas e...."(OC, 585) "Se ele abanou orelhas diante da primeira advertência da nossa folha...."(996)

Coçar a orelha. Demonstrar má vontade; interpor dificuldade. ".... um gerente simpático, desses que não coçam a orelha quando a gente propõe uma reforma de títulos> "(BL, 73)

 

OSSO

São os ossos do barão. São os ossos do ofício; são problemas atinentes a uma atividade ou profissão. " – Que se há de fazer? São os ossos do barão."(1429)

 

OUTRA

Partir para outra. Dar por terminada uma tarefa ou uma etapa de uma atividade. "Por que, em vez disso, não parte para outra?"(BL, 47)

 

OUTRO

Como diria o outro. Como se supõe ou diz supor que alguém diria, se estivesse na mesma ou idêntica situação. "Não creia ainda em quem lhe diz alguma coisa, precedida de: "Como diria o outro.’ O outro não diria aquilo."(DL, 70)

Como diz o outro. Maneira de não assumir totalmente o que diz: "Tudo indica que o Outro é cúmplice de quem diz: Como diz o outro."

Como nenhum outro. Melhor que todos os outros. "No seio de uma gente.... como nenhuma outra, com as dores do mundo, no desejo de interpretá-las e leni-las?"(981)

Que é que os outros vão dizer? Frase denunciadora de inibição quanto à realização de uma tarefa; preocupação com a opinião pública. "Que é que os outros vão dizer? Mas os outros nunca dizem nada, apenas se receia que eles digam...."(1413)

 

Uma pá de. Uma grande quantidade. "Posso contar ao senhor uma pá de infâncias que eu tive, uma pá de vidas que eu vou levando."(1436)

 

PADRE-NOSSO

Desfiar padre-nossos. Rezar. "Ao pé do fogo quase extinto, siá Mariana desfia padre-nossos pelos defuntos...."(1062)

Ensinar padre-nosso ao vigário. Tentar explicar um assunto a quem já é perito nele. "Embora sem saber da missa a metade, os presunçosos queriam ensinar padre-nosso ao vigário, e com isso punham a mão em cumbuca."(1319)

 

PAGAR

Pagar e não bufar. Pagar sem reclamação; sujeitar-se a uma situação." Estou sim! Pague e não bufe!"(DL, 63)

 

PÁGINA

Fazer página virada. Esquecer; não dar importância mais. "Bastou que uma espevitada rebolasse na sua frente para você fazer de mim página virada."(DL, 26)

Revelar uma página de. Tornar pública uma parte de um segredo. ".... revelarei uma página – meia página, se tanto – da vida particular de Greta Garbo."(1075)

 

PAI

Tirar o pai da forca. Fazer alguma coisa de extremíssima urgência. "As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca, e não caíam de cavalo magro."(1318)

 

PALAVRA

Dar a palavra (a alguém). Permitir que fale. "Ou damos a palavra à Razão das Coisas, ou a assembléia será dominada pelo Caos Telúrico."(DL, 79)

Dizer duas palavras. Dizer umas palavrinhas; usar brevemente do direito de falar. "Fuja do cara que lhe pede licença para dizer só uma palavrinha ou, no máximo, duas palavras."(DL, 70)

Em duas palavras. Laconicamente; com brevidade na exposição. "O senhor recomendava ao menino: o essencial em duas palavras."(1282)

Em poucas palavras. Em duas palavras. "Elementar, caríssimo. Explico em poucas palavras."(DL, 12)

Palavra de honra. Dou minha palavra; empenho minha palavra. "Ele me faz falta, palavra de honra." (DL, 55)

Pedir a palavra. Pedir um tempo para falar, durante uma outra falação; pedir uma parte. ".... um convidado pediu a palavra, e tal foi a surpresa que ninguém se mexeu para recusá-la."(DN, 66)

 

PALETÓ

Abotoar o paletó. Morrer; ir visitar o Caju. "Perdeu 20 quilos com as obras. Quase abotoa o paletó."(1316)

 

PALHA

Não mover uma palha. Não fazer esforço nenhum; não fazer nada. "Você é íntimo do Daniel Filho e não quer mover uma palha em favor de uma pobre artista em potencial!"(BL, 43)

 

PALMATÓRIA

Ser palmatória do mundo. Pretender corrigir todos os erros da humanidade; ter a função de castigar os erros alheios. "Não sou a palmatória do mundo."(DL, 69)

 

PANO

Pano de fundo. Conjunto de acontecimentos sobre os quais se desenvolve uma ação. ".... uma chusma vaga de bandeirantes, emboabas e liberais revolucionários agitando-se sobre o pano de fundo...."(951)

 

PÃO

Comer o pão que o diabo amassou. Comer o que o diabo ajuntou; sofrer com dificuldades, trabalhos forçados, perseguições ou apertos financeiros. ".... contavam tudo tintim por tintim e iam comer o pão que o diabo amassou, lá onde Judas perdeu as botas."(1319)

Tirar o pão da boca de alguém. Apoderar-se do ganha-pão de outrem. " – Eu ia tirar o pão da boca de uma professora, se foi outra professora que em ensinou a ler?"(1400)

 

PÃO-PÃO

Pão-pão queijo-queijo. Sim-sim, não-não; tudo certo e definido; nada de subterfúgio. ".... na vida social, dizendo coisa com coisa e adotando o lema pão-pão queijo-queijo."(DL, 29)

 

PAPA

Não ter papas na língua. Ser muito franco ou desabusado; dizer sempre e claramente o que pensa. "Não ter papas na língua."(DL, 68)

 

PAPAI

O papai aqui. Eu (referindo-se a homem), " – E não venham dizer que o papai aqui é zureta, só porque...." (DL, 86)

Obs. Se for mulher, o sinônimo é a mamãe aqui. Tanto num caso como no outro, a expressão pretende se auto-valorizar, colocando em destaque, muitas vezes, a função sexual.

 

PAPEL

Fazer papel pança. Fazer feio; fazer papel ridículo. "Quem queria lá fazer papel pança?"(1320)

 

PAPO

Bater papo. Conversar ou falar despreocupadamente. "Eu tinha tristeza quando as colegas de minhas garotas iam estudar ou bater papo." (1337) Vide também (OC, 872).

Bater um papo. Conversar um pouco, despreocupadamente. "- Diga ao Vai-por-Mim que apareça aqui no São Sebastião para batermos um papo."(1339) Vide também (1450).

Levar um papo. Bater um papo. ".... lá na Escola Técnica, ela simpatizou comigo, a gente levou um papo, fiquei sabendo...." (1400) Vide também (1437).

Com o papo cheio de vento. Passando fome; desanimado. "Éramos bons poetas na circunstância tal, mas, já agora estamos com o papo cheio de vento...."(1013)

Papo fino. Assunto encerrado; basta de conversa. "Portaria nenhuma diz que o passageiro suado tem que viajar de pé. Papo findo, tá bom?"(DN, 33) Vide também (DN, 99).

 

PARADA

Ser uma parada. Ser um empreendimento difícil; ser uma situação embaraçosa. ".... o colega de escritório lhe garantiu que Palito Bol é uma parada."(DN, 155)

 

PARAFUSO

Não estar com os parafusos ajustados. Estar com a cabeça desatarrachada; estar com um parafuso a menos; estar louco. " – Vamos embora, frei Panta, que esse aí não está com os parafusos ajustados."(DL, 7)

 

PARTE

Deixar de partes. Deixar da aparentar inocência; abrir o jogo. " - Deixe de partes, vamos!" (1198)

Mandar praquela parte. Mandar para o inferno; mandar à puta que o pariu. "Quer dizer que a senhora está mandando meu presente praquela parte."(DL, 100)

 

PARTIDA

As sete partidas do mundo. Todo mundo. "Salvaterra, salvação de muita gente das sete paridas do mundo. (São sete?)." (BL, 173)

Obs. O número de sete se refere às sete massas continentais: África, Ámérica do Norte, América do Sul, Antártida, Ásia, Europa e Oceânia.

 

PARTIDO

Tirar partido de. Aproveitar de uma oportunidade ou posição vantajosa. " – Sem essa! Eu querer salvar o Vai-por-Mim, e o colega pensando em tirar partido da loucura dele!"(1339) Vide também (1143).

 

PASSAGEM

Diga-se de passagem. É bom que se diga. "O que me parece muito cortês de sua parte, diga-se de passagem."(DL, 15)

 

PASSAR

Passar para trás. Enganar. "Para me ver passada para trás sem a menor explicação...."(DL, 25)

 

PASSARINHO

Ver passarinho voar. Não ter o que fazer. "O moço de coração simples estavaà beira da estrada vendo passarinho voar."(1254)

 

PASSO

A dois passos. Perto. ".... chegamos a dois passos da Igreja; o que nos falta é o sentidmento de Deus."(1013) Vide também (1073; 985).

 

PATAVINA

Não entender patavina. Não entender nada. "Não entendi patavin."(DL, 68) Vide também (1320).

 

PATATI-PATATÁ

Ficar em patati-patatá. Ficar em conversa mole; não atingir nenhum objetivo prático. "Pensei que ele fosse dizer alguma novidade, e ficou nesse patati-patatá!"(1301)

 

PAU

Cair de pau em. Espancar. "A gente está acostumada com ele, sabe lidar com o bichinho, e cai de pau no lombo dele antes que ele ferre a gente...."(DL, 48) "A Selminha contou ao pessoal, o pessoal caiu de pau em cima do Bob, e exigiu dele a restituição de...."(BL, 145)

Dar por paus e por pedras. Ter vida muito acidentada; andar sofrendo pelo mundo afora. "Não pensem vocês aí de Minas, que sou um qualquer leviano e estou dando por paus e por pedras sem saber bem o que estou fazendo."(936)

Levar pau. Ser reprovado nos exames. "Porque vestibular enche, sobretudo quando a gente leva pau e começa a pensar, chateado, no vestibular ano que vem."(BL, 184)

Com quantos paus se faz uma canoa. O que alguém precisa de sabe. "Com quantos paus se faz uma canoa?"(DL, 64) "Algumas jogavam verde para colher maduro, e saboiam com quantos paus se faz uma canoa." (1318)

 

PAZ

Se queres a paz, prepara a guerra. Segurança é a melhor garantia de paz. "Se queres a paz, prepara a guerra."(DL, 66)

 

Ao pé do ouvido. Confidencialmente. "Dá a entender que sim, ao pé do ouvido...."(BL, 135) "Eu não sou jurista, dou meus palpites ao pé do ouvido."(1270) Vide também (1234).

Não arredar pé. Não se afastar. "Aí o meu eu tijucano, ele é de morte, não arreda pé da Rua General Roca, meu domicílio global...."(1436)

Botar o pé na estrada. Pôr-se a caminho. " – Mas antes de botar o pé na estrada, passe na casa de...."(DL,89)

Dar no pé. Fugir. " – Acho bom dar no pé – sussurrou um membro da comissão a outro."(1268) Vide também (1378; 1453; DN, 7).

De pé atrás. Cauteloso; prevenido. "O certo é que inspiravam confiança, ao contrário do que imagina o leitor, habituado a receber de pé atrás a visita de um desconhecido...."(1286)

Ficar nesse pé. Ficar desse modo; ficar assim. "Ficou tudo nesse pé, até dois dias depois, quando recebi o documento que...."(1098)

Não dar pé. Ser difícil. "No papel, em imagem, não dá pé."(1439) "Não dá pé. Lembra defunto." (DN, 74) Vide também (DN, 63; 1422).

Pegar pelo pé. Pegar de surpresa; enganar; ludibriar. ".... como fazem os políticos da situação (de qualquer situação) quando o repórter os pega pelo pé com uma provocada...."(BL, 180)

Pé rapado. Indivíduo de baixa classe ou sem recursos. ".... era um doutor de mula ruça, um pé rapado, que espiga!"(1320)

Sem pé nem cabeça. Coisa ilógica ou sem nexo. "Sem pé nem cabeça."(DL, 68)

 

PEÇA

Pregar peças. Armar uma peça; lograr; enganar. "Diverte-se em pregar peças ao dono e ao próximo...."(DN, 104)

 

PECADO

Dos meus pecados. Referência à pessoa por quem se preocupa. "Nunca mais pensei com raiva na tal crioula dos meus pecados."(1388)

Por mal de pecados. Por azar. ".... se pudesse deli-lo dos refolhos d’alma, onde, por mal de pecados, se tatuou inapagavelmente."(1062)

 

PEDRA

Atirar a primeira pedra. Acusar em primeiro lugar. "Quem tiver a mesma idade que eu tinha, e alimentar idênticas ambições, me atire a primeira pedra."(1459)

Não ficar pedra sobre pedra. Destruir; arrasar completamente. "Não ficará pedra sobre pedra."(DL, 68)

 

PEGAR

Pegar mal. Ser mal aceita uma atitude ou ação; ser mal recebida uma ação ou atitude. "Pessoal que saiu não pode dar as caras outra vez, pega mal."(BL, 216) Vide também (DL, 60).

 

PEITO

Meter os peitos. Atirar-se com coragem a uma empresa. " – Eu sei, e por isso meti os peitos."(DN, 25)

 

PEIXE

Não ter nada com o peixe. Não Ter nenhuma ligação com o caso. "E eu não tenho nada com o peixe, eu cumpro determinações do alto...." (DN, 80)

Vender o peixe. Cuidar de assunto do interesse pessoal; contar o que ouviu, sem nada alterar. "Não digo isto para vender o meu peixe."(DN, 175)

 

PELE

Salvar a pele. Evitar ser atingido por um perigo. ".... (me perdoe, mamãe, se desprezei os seus ensinamentos, mas era preciso salvar a pele de seu filhinho)." (DL, 119)

 

PELOTA

Dar pelota. Dar bola; demonstrar interesse; insinuar-se. "Não dá pelota para a hipótese da Terra virar poeira, se um cometa como este que não...."(1260)

 

PENA

A duras penas. Com muito trabalho, cansaço ou sacrifício. "Reconhecer que muitos livros comprados a duras penas...." (1159) Vide também (1171).

Vale a pena. Compensar um sacrifício. ".... mandaram a gente para uma casa de saúde em Botafogo, negócio alinhado, valeu a pena."(1156) Vide também (949; 999; 1011; 1183).

 

PENSAR

Não ser o que está pensando. Estar havendo um mal-entendido. "Não sou o que o senhor está pensando, cavalheiro."(DL, 68)

Obs. Esta é uma frase de situação. Referindo-se ao contexto ou à situação em que se dá um diálogo, esta frase pretende evitar que o interlocutor tenha o falante como uma outra categoria de pessoa, mais ou menos favorável.

 

PERDER

Não perder por esperar. Frase que pode dar uma esperança ou significar uma ameaça, conforme a situação do destinatário. "Você não perde por esperar.
"(DL, 68)

 

PÉROLA

Ser excelente. "Ela diz que sou uma pérola – mas barroca, isto é, imperfeita."(1309)

 

PERU

Sentir-se peru de natal. Verificar que seu destino certo é cruel. "É como a gente sentir-se peru de Natal. Engordado para... Não!"(1267/8)

 

PESTANA

Tirar uma pestana. Dormir; tirar um cochilo. "Numa terra em que há uma noite cada sete dias, em que ninguém consegue tirar uma pestana..."(OC, 874)

 

PETA

Pregar peta. Mentir. "Macacos me mordam se estou pregando peta."(1320)

 

PEZINHO

Dar no pezinho. Dar no pé rapidamente; fugir depressa. ".... mas se a chama de cobaia, vê nesse nome conotações ingratas, e dá no pezinho."(1373)

 

PINDAÍBA

Estar na pindaíba. Estar na embira; estar em dificuldades financeiras. ".... (ouço ainda a voz dos mais velhos: Estou numa pindaíba danada!)...."(BL, 51)

Ficar na pindaíba. Ter apertos financeiros; ficar sem dinheiro. ".... pois isso evitava de levar a lata, ficar na pindaíba ou espichar a canela antes que Deus fosse servido."(1320)

 

PINGA

Dar de pinga. Dar de quebra ou como agrado. "Daí se perder as estribeiras por uma tutaméia, um alcaide que o caixeiro nos impingia, dando de pinga um cascão de goiabada."(1320) "Vá lá, pode derrubar ainda umas três ou quatro, de pinga."(DN, 114)

 

PINGO

Pôr os pingos nos is. Deixar tudo esclarecido. "Não vou a encontro nenhum enquanto você não me responder esta carta, me tratando de Violeta e não de Violante, e pondo os pingos nos is, como dizia minha vó...." (DL, 23)

 

PINHAL

Nos pinhais da Azambuja. Lugar, casa ou repartição onde se perpetram muitas ladroeiras. "Nessa teia de enganos, não faltou quem achasse a seqüestrada, tanto nos Pinhais de Azambuja como na Casa de Orates, e ainda no Asilo Inviolável do Cidadão." (dl, 81)

 

PIRA

Dar pira. Sair; afastar-se. " – Rápido, pessoal, vamos dar o pira que isto aqui...."(DN, 113)

 

Pó de perlimpimpim. Pó dotado de propriedades ou virtudes mágicas; mezinha miraculosa. ".... melhor ainda, ter uma caixinha de pós de perlimpimpim, pois isso evitava de levar a lata, ficar na pindaíba ou ...."(1320)

Virar pó. Decompor-se; desaparecer. "E o que era poder no tempo virou pó. O que era riqueza nos abismos virou pó."(1274)

 

POMAR

Avançar em pomar alheio. Roubar ou usar indevidamente qualquer coisa ou propriedade alheia. "Que estava lá sabe que só executei umas coisinhas de minha lavra, pois não sou de avançar em pomar alheio..."(1340)

 

PONTA

Andar na ponta dos pés. Andar com muito cuidado, para não fazer barulho. "Andando na ponta dos pés, ou descalços, levamos tropeções no escuro, mas sendo por amor de Pedro, não tinha importância." (1258)

Com a ponta do pé. Grosseiramente; sem esmero de técnicas. "Porque a primeira Itabira, a Itabira do ouro, essa não tinha outra forma senão a que lhe traçaram, com a ponta do pé, os desbravadores...." (948)

De ponta a ponta. Do princípio ao fim; de cabo a rabo. "Esclareço a Teodorico que não leio de ponta a ponta, mas sempre abro ao acaso, leio uma página ou umas linhas...."(1172) Vide também (991).

Na ponta da língua. Bem decorado; bem sabido; sem vacilar. "Mas ele tem resposta na ponta da língua...."(1334) Vide também (BL, 184).

 

PONTA-CABEÇA

De ponta cabeça. De cabeça para baixo. ".... foi lançado na água, de ponta-cabeça, e até hoje não deu notícia."(OC, 831) Vide também (1239).

 

PONTEIRO

Acertar os ponteiros. Colocar os pontos nos is; chegar a um acordo ou a um entendimento. ".... se na hora de acertar os ponteiros você me vem com essa história de que amor não deve ser objeto de contrato...."(DL, 36)

 

PONTINHA

De pontinha (da orelha). Muito bom; de boa qualidade. ".... levar o polegar e o indicador da mão direita (salvo se for canhoto) ao lóbulo da orelha e exclamar: - É da pontinha!"(1410)

 

PONTO

Em ponto de bala. Em excelentes condições; bem treinado; pronto para entrar em atividade ou para ser utilizado. ".... o Orador Nato, que se preparava para incendiar o auditório com meia dúzia de Tropos de Retórica em ponto de bala."(DL, 80)

Entregar os pontos. Render-se; dar-se por vencido. "Isto é, podia. Eu é que entreguei os pontos."(1245)

Não dar ponto sem nó. Não meter prego sem estopa; ser interesseiro. "Não dá ponto sem nó."(DL, 68)

Ponto de vista. Opinião. "Do ponto de vista nacional, apraz-me colocar a poesia...." (1050) Vide também (BL, 110)

Ponto facultativo. Dia em que é facultativo o trabalho nas repartições públicas. "Estabelecido legalmente o feriado, sob a forma veludosa de ponto facultativo nas repartições...."(DL, 102)

Pôr ponto final em. encerrar; dar por encerrado. " – Acho melhor pôr ponto final nesta discussão – disse Lucrécia."(DL, 46)

 

PONTO-E-VÍRGULA

Não entender ponto-e-vírgula. Não entender vírgula, patavinas, bulhufas, nada. "A fila chegou ao guichê, o papo acabou, e eu não entendi ponto-e-vírgula do que os dois disseram."(DL, 73)

Obs. Esta forma da frase é uma modificação estilística da frase não entender vírgula, correspondente a um antiprovérbio.

 

PORTA

Bater à porta errada. Pedir alguma coisa a alguém que não tem condições de atender, por não ter competência para tal. " – E o namorado? – perguntei, desistindo de esclarecer que ela batera à porta errada."(BL, 42)

 

POSTO

Entregar os postas. Desistir. " Mais sem força, mais entregando os postos. O meu ordenado...."(1381)

 

POTE

Chover a potes. Chover torrencialmente. "Chovia, não direi que a potes, mas a bules de chá, e a moça disse que ia dar uma circulada por aí."(DN, 42) "Em janeiro clhoveu a potes na cidade, mas...."(1336)

 

POUCO

Dizer poucas e boas. Dizer malcriações ou desaforos. "Pois me dá depressa o chapéu para eu ir lá dizer poucas e boas!"(1219)

 

PRATO

Cuspir no prato em que comera. Não prezar os favores recebidos, tornando-se ingrato. "Não sou daqueles que cospem no prato em que comeram."(DL, 68) Vide também (1320).

Por em pratos limpos. Esclarecer. ".... depois de fintar e engambelar os coiós, e antes que se pusesse tudo em pratos limpos, ele abria o arco."(1320)

 

PRAZER

O prazer é todo meu. Resposta cortês a alguém que diz ter prazer em conhecer pessoalmente uma pessoa, ou em qualquer situação que se faz semelhante afirmação. "O senhor vai querer saber mais alguma coisa? Foi um prazer. - O prazer é todo meu."(BL, 213) "Oh, o prazer é todo meu."(DL, 75)

 

PRECISÃO

Não guasqueies sem precisão nem grites sem ocasião. Seja comedido, não se apressando nem criando confusão desnecessária; provérbio gaúcho que desaconselha precipitações ou pressa. " – Não guasqueies sem precisão nem grites sem ocasião, homem!"(1333)

Obs. Guasquear é fustigar com guasca ou outro açoite.

 

PREÇO

A preço de banana. Muito barato; a preço de galinha morta. "Prefigurei o leilão, as ilusórias cadeiras, o motor ilusionante, arrematados a preço de banana...."(DL, 83) "Um corretor ofereceu-me um apartamento supersensacional na Praça Saens Peña e outro, piramidal, na Estrada do Tumba, tudo a preço de banana-prata...." (DN, 14) Vide também (BL, 181).

O preço da liberdade é a eterna vigilância. Se deseja a paz, prepare-se para a guerra. "Não mate a árvore, pai, para que eu viva! O preço da liberdade é a eterna vigilância!"(DL, 63)

 

PREGO

Não meter prego em estopa. Ser prevenido; não fazer nada antes de verificar se o resultado será certo. "Não mete prego sem estopa."(DL, 68)

Obs. Segundo CABRAL, T. (1982) s.v., não meter prego em estopa é menos usada, mas é mais lógica e mais ajustada ao seu sentido.

 

PRIMAVERA

Completar primaveras. Fazer aniversário. "Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito."(1318)

 

PROVA

Até prova em contrário. Provisoriamente. " – Cale-se. Até prova em contrário, o senhor pode ser um criminoso."(DL, 110) Vide também (DL, 116).

 

QUALQUER

Não ser para qualquer um. Ser difícil. "A técnica de chorar, que não é para qualquer um?"(dl, 125)

 

QUANDO

De quando em quando. Uma vez ou outra. "De quando em quando, a mesa interrompia os trabalhos, para jogar peteca ou dar um mergulho."(1081)

 

QUÊ

Sem quê nem praquê. Sem motivo plausível; sem razão justa; por motivo fútil. "Sem quê nem praquê."(DL, 68).

 

QUERER

Quem quer que seja. Qualquer pessoa; nenhuma pessoa. "Não dá bola a cartões-postais. Ou a quem quer que seja."(DL, 91)

Quero ver, mas quero ver. Quero ver urgente e perfeitamente. ".... e quero ver, mas quero ver quem derruba minha casinha!"(1088)

 

QUESTÃO

Questão de ordem. Em assembléias deliberativas, aquela que versa sobre o encaminhamento dos trabalhos. "....o Equilíbrio Orçamentário e a Instrução Moral e Cívica levantavam questões de ordem e eram aparteados...." (DL, 79)

 

QUINHENTOS

Ser outros quinhentos. Coisa muito melhor ou muito diferente. "Mas o gc do Primeiro Ministro Chamberlain, da Grã-Bretanha, são outros quinhentos..."(DN, 105) "Talves não pudesse, mas isso eram outros quinhentos."(1266)

QUINTOS

Nos quintos dos infernos. Bem longe; em lugar bem ruim. " – Vá ser bonita assim nos quintos dos infernos, puxa!"(1079) ‘....’vá fazer calor assem nos quintos dos infernos’ e outras que tais...."(BL, 141)

RABICHO

Estar de rabicho. Estar apaixonado. "E a moçoila, que começava a nutrir xodó por ele, que estava de rabicho, caía das nuvens."(1320)

RABO

Bater com o rabo na cerca. Morrer. "... todo mundo acabava mesmo batendo com o rabo na cerca, ou simplesmente a bota, sem saber como descalá-la."(1321)

Olhar com o rabo do olho. Olhar disfarçadamente; olhar de esguelha. "Embaraçado, limitei-me a olhá-la com o rabo do olho, pois íamos no mesmo frescão...."(BL, 34)

Com o rabo entre as pernas. Acovardado; retraído; amedrontado; humilhado. "Saí de lá com o rabo entre as pernas e nunca mais entro em concurso nenhum neste Rio de Janeiro."(1401)

Pregar rabo em nambu. Fazer algo inútil; perder tempo com uma empreitada. "Não responda a ataques de quem não tem categoria literária: seria pregar rabo em nambu."(1184)

RAIMUNDO

Se eu me chamasse Raimundo. Se as coisas fossem diferentes; se a situação fosse outra. "....se eu me chamasse Raimundo, seria talvez a solução."(DL, 60)

RAPA

Rapa do tacho. O filho mais novo; o caçula. "A filha mais nova, nascida depois de longo intervalo, encantava-o: um dia, brincando com ela, esqueceu-se e chamou-a de netinha; era a ‘rapa do tacho’." (1212)

RARO

De raro em raro. Muito raramente; lá uma vez ou outra. "Brotam-lhe de raro em raro pensamentos lúbricos...."(910) Vide também (1198; 1199)

RECADO

Dar seu recado. Dar conta do recado; cumprir a contento sua obrigação; dizer o que devia ser dito ou fazer o que devia ser feito. "’O máximo’, ‘o maior’ deram seus recados."(1411)

REMÉDIO

Não ter outro remédio. Ser a única solução possível. "João não teve outro remédio senão declinar sua extinta importância...."(BL, 1970

RESTO

Aprender para o resto da vida. Aprender bem ou definitivamente. ".... eu ainda não tinha muita experiência de jacaré, facilitei, pronto: gurugutu, mas aprendi pro resto da vida...."(DL, 49) Vide também (DL, 23).

RETIRADA

Bater em retirada. Ir embora; desistir; fugir. "Espantado com a reação, o pseudofumante bate em retirada, a menos que...."(DL, 119)

RITMO

Em ritmo de tartaruga. Muito lento; sem a menor pressa. "Ultimamente, as coisas vêm mudando, umas em ritmo de tartaruga, outras em ritmo de cápsula espacial."(1422)

RUA

Na rua da amargura. Em difícil situação; em prolongada situação aflitiva. "O Diacho eram os filhos da Candinha: quem somava a candongas acabava na rua da amargura...."(1320)

Botar na rua. Expulsar; pôr no olho da rua. "Pra me botar na rua no dia seguinte e me procurar outra vez...."(DL, 23)

SABER

Eu é que sei? Não sei. " – Eu é que sei? Só posso dizer que a coisa está preta."(BL, 101)

Não sei onde estou que não. Ameaça de agressão, seguida da descrição da forma de agressão pretendida. "Não sei onde estou que não lhe quebro a cara."(DL, 68)

Não sei o quê. Forma de descartar a descrição ou nomeação de alguma coisa, principalmente ao final de uma série. "Mulher carioca exige coisas demais, desde geladeira a TV a cores, é um tal de cabeleireiro, de festas, de não sei o quê...."(DL, 60) Vide também (DN, 33)

Não saber o que dizer. Não estar seguro quanto à conveniência de se dizer ou ao que dizer. "Não sei o que diga."(DL, 68)

Obs. Há inúmeras formas variantes, em que se acrescenta uma palavra ou expressão à forma básica não sei o que, como os exemplos que se seguem: "Fica aí com essas milongas de Caetano, Gil e não sei que mais ...."(1365) "Inculpam-no de vacilação, timidez, frustação e não sei que outros pecados..."(998) "Se o banco falir, o carro enguiçar, a canoa virar, a vaca for pro brejo, nem sei o que será de nós, Madalena." (DL, 67)

O que sabe das coisas. Referência à pessoa entendida do assunto em questão. " – Tonerre de Dieu é assim – explicou o que sabia das coisas." (DN, 50) " – Ué, o senhor é o entrevistado, o que sabe das coisas."(DN, 98) Vide também (1382/3; 1461)

Quem sabe? Não sei; duvido; pode ser. "Quem sabe se mesmo à noite eu poderia tranqüilizá-la?"(1152) Vide também (951; 955; 1461).

Sabe como é? Entende? Sacumé? ".... e filho da gente, por mais que cresça e apareça, é sempre uma plantinha mimosa, sabe como é?"(DL, 50 "Padre mesmo, desses de batina, sacumé?" (1401) Vide também (1436; BL, 54)

Sabe com quem está falando? Forma de ameaça feita por pessoa que se julga uma autoridade. "Mas quem é você? Sabe com quem está falando?"(DL, 64)

Saber de experiência feito. A verdadeira sabedoria, que tem por fundamento a prática e não a teoria. "Durante o não, andou por Manguinhos e Butantã, trabalhou em laboratórios, adquiriu saber de experiências feito."(1372) Vide também (1232)

Sei lá. Não sei; duvido. "Essa gente é meio maluca, sei lá se elas levam mesmo o garoto para casa?"(1129) "Sabe lá que espécie de viúva é essa?"(DN, 172) Vide também (1209; 1437; DN, 15; DN, 33)

 

SABUGO

Até o sabugo da alma. Profundamente; muito bem. ".... pula feito macaco, está exausto até o sabugo da alma; entretanto, quando o sol se recolhe, ele não faz o mesmo."(1124)

 

SAGRADO

Por tudo quanto é sagrado. Por amor de Deus. ".... arregalando os olhos, suplicou-me, por tudo quanto fosse sagrado para mim, que não contasse a ninguém."(1076)

 

SAIR

Daqui não saio, daqui ninguém me tira. Ser intransigente numa posição; expressão do desejo de continuar numa posição vantajosa. ".... que o conduziu a uma pedreira, e lá faz greve de fome. De lá não sai, de lá ninguém o tira."(DL, 59)

 

SALAMALEQUE

Cheio de salamaleque. Cheio de mesuras exageradas ao cumprimentar as pessoas; cortesia exagerada. "Luva-de-Pelica, um todo cheio de salamaleques, perdera 15 e teve de voltar para Miracema."(1316)

 

SARDINHA

Tirar sardinha com mão de gato. Servir-se de terceiros para proveito próprio. ".... exortou-me a botar a mão na consciência: não estaria eu querendo tirar sardinha com mão de gato?"(DL, 139)

 

SEDE

Não vá com tanta sede ao pote. Calma; não deixe para a última hora o que pode ser evitado. "Não vá com tanta sede ao pote."(DL, 68)

SEGURO

O seguro morreu de velho. Segurança não se excede; é melhor prevenir do que curar. "Apenas a Marcha da História, em companhia da Pausa Para Meditação e do Seguro Morreu de Velho, se recolhera...."(DL, 82)

SER

Era só o que faltava. Só faltava essa. "Esqueci a pílula! Era só o que faltava!"(DL, 64)

Quem sou eu. Não tenho competência. " – Quem sou eu para decretar feriado, Zefa."(DL, 101)

Se eu fosse você. Em sua posição. "O problema é que se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Bom, se eu fosse você..."(DL, 66)

Ser e acontecer. Fazer vantagem; conseguir sucesso. "Há por aí uma planta chamada amor-por-um-dia, que não carece muito esforço para ser e acontecer, como doidivanas."(DL, 85)

Ser e não ser. Mais ou menos; não estar muito bem definido. " – É uma invenção nacionalista? - É e não é." (DN, 51) "V. Exa. Vai ser e não ser, qual novo Hamleto."(1097)

Ser ou não ser. Situação duvidosa, de indecisão. "Afinal de contas, a calçada é ou não é do povo?"(BL, 38)

SERAPIÃO

Comigo não, Serapião. Não me meta nesse negócio. "Caubi passava a mão na tresta, alisava-a, determinado: ‘Comigo não, Serapião’."(DL, 60)

SÉRIE

Fora de série. Extraordinário; incomparável. "... essas manhãs fora de série, que maio-junho dão de graça ao carioca, para compensá-lo dos vinagres da vida-cão."(DN, 153) Vide também (1411; DN, 153).

SÉRIO

Levar a sério. Dar crédito; acreditar em. "Como posso levar a sério um homem doidamente apaixonado por mim que...."(DL, 28) Vide também (DL, 25).

SERVIÇO

Não brincar em serviço. Levar a sério o que faz; considerar o objeto em questão em si mesmo. "Desça a serra e não brinque em serviço."(1347)

SEXO

Apurar o sexo dos anjos. Discutir sobre coisas óbvias; pesquisar a respeito de algo sobre que já se sabe tudo; tratar de problema inexistentes. "E o sexo dos anjos, já se apurou se tem?"(DL, 66)

SILVA

Da silva. É muito freqüente o emprego a expressão constituída de um adjetivo na forma diminutiva seguido de da silva, significando: inteiramente; totalmente; de todo. "Não é que o canário tinha ressuscitado, perdão, reluzia vivinho da silva, com uma fome danada?"(1234) "Já sei, quer me botar maluquinha da silva por você, com essa jogada...."(DL, 23) Vide também (1437).

SIM

Sim e não. Situação ambígua ou intermediária; nem contra nem a favor, muito antes pelo contrário. " – Sim e não. – Sim e não, como?"(BL, 42)

Pelo sim pelo não. Por não haver decisão ainda; em qualquer caso. "Pelo sim pelo não, estou tirando meu passaporte."(1397)

SINAL

Avançar o sinal. Desrespeitar o regulamento; atrever-se. "Só não trouxe Lucinéia consiego porque ele não é de avançar o sinal."(DL, 60)

Dar sinal de vida. Aparecer. "Você prometeu conversar comigo sobre nossos problemas e até agora não deu sinal de vida."(DL, 38)

SOCO

Ser um soco na cara. Ser decepcionante; ser extremamente desagradável. "Foi um soco na cara aquela foto. Roubei, não nego, essa prova terrível...." (DL, 27)

SOMBRA

De boa sombra. Simpaticamente; amavelmente. "A Paulo Bittencourt, que, no Correio da Manhã, recebeu de boa sombra estes escritos."(1073) Vide também (1014)

SOPA

Não deixar a sopa esfriar. Iniciar imediatamente; começar logo. "Vamos, governe já, governe logo, não deixe a sopa esfriar."(BL, 136)

SUSPIRO

Exalar o último suspiro. Morrer; entregar a alma ao Criador. "Foi aliás o que me recomendou meu pai, ao exalar o último suspiro...."(1325)

TÁBUA

Levar tábua. Ser rejeitado; receber resposta negativa a um pedido de casamento. "E se levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia."(1318)

TAL

E tal e coisa. E outras coisas; etc.; e coisa e tal; e mais alguma coisa, que não se precisa enumerar. ".... racionalizar todos os atos de nossa vida (e a do próximo) sob o critério exclusivo da eficiência, produtividade, rentabilidade e tal e coisa."(BL, 199) Vide também (DL, 10).

Que tal. Semelhante; idêntico. "Na impossibilidade de elucidar definitivamente dúvidas que tais, mas também...."(1010)

Que tal? Qual a sua opinião a respeito deste assunto? "Que tal a Liza Minelli, em Cabaret?"(1410)

Tal qual. Muito parecido; do mesmo modo; exatamente o mesmo, em sua essência. "A música permanecerá a mesma, tal qual Palestrina e Mozart a deixaram...."(CB, 53)

TAMANHO

Tamanho família. Muito grande; exagerado. " – O Neco é um sem-vergonha tamanho família."(DL, 15)

TEMPO

Cada coisa em seu tempo. Frase com que as pessoas são lembradas sobre as vantagens e conveniências de que haja ordem na execução das tarefas. "Cada coisa em seu tempo, e todo assunto, para ser bem considerado, deve ser decomposto em partes, ordenadamente."(BL, 30)

Cada coisa no seu tempo e lugar. Frase com que se exortam as pessoas a usarem o lugar adequado e o momento mais conveniente para executar suas tarefas. " – Cada coisa no seu tempo e lugar. Reforma não é revolução."(BL, 203)

Levar tempo. Demorar. "A página passou a interessar tão acentuadamente o Sr. Borges que ele levou tempo para dizer...."(1407) Vide também (BL, 204).

Matar o tempo. Provocar perda de tempo; passar o tempo. ".... citam Juvenal e Cícero e acabam discutindo para matar o tempo."(OC, 624) ".... à falta de atentados sangüinolentos a cometer, ele mata calmamente o tempo."(1415)

No tempo da vó da vó da nossa vó. Em tempo remotíssimo. "Isso nas ilhas do Pacífico, no tempo da vó da vó da nossa vó, mas aqui na Zona Sul, diante de...."(BL, 184)

Os tempos mudaram. Os tempos são outros; em novos tempos, são necessários novos métodos, novas técnicas. "É verdade que os tempos mudaram, do século III para cá."(DL, 105)

Obs. Camões, no século XVI, já escolhera este tema para um lindo soneto, que transcrevemos da edição de Joaquim Ferreira: "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,/ Muda-se o ser, muda-se a confiança;/ Todo o mundo é composto de mudança,/ Tomando sempre novas qualidades.// Continuamente vemos novidades,/ Diferentes em tudo da esperança;/ Do mal ficam as mágoas na lembrança,/ E do bem, se algum houve, as saudades.// O tempo cobre o chão de verde manto,/ Que já coberto foi de neve fria,/ E em mim converte em choro o doce canto.// E, afora este mudar-se cada dia,/ Outra mudança faz de mor espanto:/ Que não se muda já como soía." (FERREIRA, J. Sonetos de Camões, 3 ed. Porto, Domingos Barreira /s.d./ p. 97)

Rolaram os tempos. Depois de muito tempo. "Rolaram os tempos, e a muita insônia cívica devem ter assistido os pesados móveis..."(1092)

Sem tempo a perder. Sem se esforçar inutilmente; visando a aproveitar o tempo. "Sem tempo a perder, procurou o essencial; dosagem, e como preparar a isca."(BL, 15)

Tudo a eu tempo. Cada coisa no seu tempo; há tempo para tudo. " – Calma, tudo a seu tempo."(DN, 23)

TER

Não Ter de quê. Não há de quê; de nada; forma cort6es de responder a alguém que agradece alguma coisa. " – Falarei também a meu marido. Obrigada pela colaboração. – Não tem de quê." (BL, 30) Vide também (BL, 70)

Ter mais que fazer. Ter que fazer; Ter mais o que fazer; Ter o quer fazer; ser uma pessoa ocupada. "- Ah, mas agora sou eu que não penso em casamento. Tenho mais que fazer."(1191) Vide também (DL, 4)

Tenho para mim que. Suponho que; acho que; é minha opinião que. "Tenho para mim que aluzinha vermelha de Exu brilhava no farolete do carro...."(1071) Vide também (BL, 91).

TINTIM

Tintim por tintim. Detalhadamente; minuciosamente. ".... contavam tudo tintim por tintim e iam comer o pão que o diabo amassou, lá onde Judas perdeu as botas."(1319)

TINTURA

Ter uma tintura rala de. Conhecer superficialmente; saber um pouco de. "Se você tivesse uma tintura rala de latim e grego, em vez de passar pelas humanidades como motorista de ônibus pelo sinal vermelho...." (DL, 74)

TIRO

Ser tiro e queda. Ser eficiente; não falhar; ser como água no fogo. "Eu não experimentei, mas um amigo meu afiançou que é tiro e queda."(BL, 15)

TIRTE

Sem tirte nem guarte. Sem cerimônia; sem prévio aviso. "Às vezes, sem tirte nem guarte, aparecia um doutor pomada, todo cheio de nove horas...."(1320) Vide também (DL, 68)

TITIO

Não se esqueça aqui do titio. Lembre-se de mim. "Vá lá, pode derrubar ainda umas três ou quatro, de pinga. Mas não se esqueça aqui do titio, hem."(DN, 114)

Obs. Com a palavra papai e a palavra mamãe lembrariam o aspecto machista e feminista, respectivamente, titio ou titia lembra a idade madura e a relação afetiva. Em todos estes casos, os substantivos correspondem à primeira pessoa, ao falante.

TOCAR

Não me toques. Expressão de asco ou de melindres. "Não me toques."(DL, 67)

Tocar pra frente. Esquecer o passado; prosseguir. ‘assim, em plena floresta de exclamações, vai-se tocando pra frente."(1379)

TODAS

Estar em todas. Estar em evidência; ser o centro de atrações. ".... riram de mim, e agora, pelo que vejo, estou em todas."(DN, 134)

 

TONA

Voltar à tona. Reaparecer. "Insinuava o mesquinho desejo de voltar à tona, impelido pela lei geral." (1247) "Pois não é que o ex-marido voltava à toda, com seus sinais particulares, seu modo de falar, seu jeito de ser e viver?"(DL, 57)

TOQUE

A toque de caixa. Festivamente; apressadamente. "As eleições vêm aí a toque de caixa, e, depois delas, novas eleições."91097)

TRAMONTANA

Perder-se a tramontana. Desorientar-se; desgovernar-se; descontrolar-se; atarantar-se. "Era natural que com eles se perdesse a tramontana."(1319)

Obs. João Ribeiro afirma que "o norte para antigüidade era uma noção de pequena importância.... Como ficava para além dos montes, chamou-se em certo tempo tramontana, na língua dos pilotos genoveses e venezianos.... Daí a frase ‘perder a tramontana’, perder o norte, o rumo certo." Vide RIBEIRO, J. (1963) p. 62/3.

TRAPINHO

Separar os trapinhos. Largar-se, o casal; desquitar-se; divorciar-se. "Depois separamos nossos trapinhos e a vida continua." (BL, 123)

Obs. Juntar os trapinhos é a forma normal, que significa casar-se, ajuntar-se, viver maritalmente com alguém.

TRIPA

Fazer das tripas coração. Fazer todo o possível; fazer um grande esforço; dispor-se a enfrentar perigos e adversidades, desprezando situações humilhantes ou repugnantes. "Faça das tripas (há quem prefira das entranhas) coração, e, garanto, lá um dia será feliz."(1383)

TUDO

Ou tudo ou nada. Situação ou posição extremista; situação de extremo risco. ".... só para deixar passar o Chevrolet 54, mas Cyro foi irredutível: ou tudo ou nada."(1178)

Tudo como dantes, no quartel de Abrantes. Nada foi alterado. "A reforma não deve reformulara a forma. Deve confirmá-la. – Tudo como dantes, no quartel-de-abrantes?"(BL, 204)

Tudo virá a seu tempo. Tudo a seu tempo; cada coisa em seu tempo; não há motivos que justifiquem o atropelamento do tempo. "Mas para que tanta pressa? Tudo virá a seu tempo, e se não for agora, como foi em 1898...."(946)

TUGIR

Não tugir nem mugir. Não reclamar; calar. "Não tugiu nem mugiu."(DL, 68) "Não devia também se esquecer de lavar os pés, sem tugir nem mugir."(1320)

TUTAMÉIA

Por uma tutaméia. Por uma tuta-e-meia; por uma ninharia; por quase nada. "Daí se perder as estribeiras por uma tutaméia, um alcaide que o caixeiro nos impingia, dando de pinga um cascão de goiabada."(1320)

Obs. Compare o que diz João Ribeiro: RIBEIRO, J. (1960) p. 170 e FERREIRA, A.B.H. /s.d./ s.v.

UM

Se um não quer dois não brigam. Numa briga, ninguém tem toda a razão. "Pois é, se um não quer, dois não brigam."(DL, 66)

Um por todos, todos por um. União perfeita; completa integração de forças. "Assim, Touro, Virgem, Áries e Sagitário ficam inteiramente harmonizados, cada um na sua, por todos por um."(1406)

Dar uma de. Fingir-se; querer ser. "Marquinhos roubou a margarida, quis dar uma de poeta."(DN, 63) "Melhor você não dar uma de contestadora, e entrar na jogada."(DN, 133) Vide também (DN, 69)

Umas e outras. Algumas doses de bebida alcoólica. "Todas as noites, depois de ingerir uma e outras, sente necessidade de dizer-me pelo telefone palavras amáveis...."(1170)

USAR

Usar e abusar. Fazer uso excessivo; usar indevidamente. "Porém seu mau-humor nuca foi maior que o meu, que usei e abusei de seus serviços com impaciência...."(1244)

VACA

Aí é que a vaca foi pro brejo. Neste ponto é que vai tudo a perder. "No fim, está aí o neologismo, e aí o neologismo é que – desculpe a expressão, que não costumo usar, mas me deu vontade – aí é que a vaca vai pro brejo."(DN, 99) "Se o banco falir, o carro enguiçar, a canoa virar, a vaca for pro brejo, nem sei o que será de nós, Madalena."(DL, 67) "E se a vaca for pro brejo? (DL, 66)

VACA-FRIA

Voltar à vaca-fria. Retornar ao assunto principal duma conversa. "Mas voltando à vaca-fria: nenhuma esperança para as próximas vagas?"(1109)

VALER

Ser para valer. Não ser de brincadeiras; não temer as conseqüências. "O anúncio é pra valer ou não é?"(1243)

VER

A meu ver. Em minha opinião. "A meu ver, a insubmissão dos filhos aos pais é fenômeno que envolve..."(DN, 17) Vide também (1053; 1057).

Não Ter nada a ver. Não interessar; não ser da conta de. "Bem, este assunto é particular, os senhores e senhoras aqui presentes não têm nada a ver com isso."(BL, 61)

Não Ter nada que ver. Não Ter nada a ver; é outro assunto. ".... é uma imagem poética e daí isso não tem nada que ver com mineiro...."(BL, 53)

Quem te viu e quem te vê! Como estás diferente! Expressão usada ao se rever uma pesoa depois de muito tempo, já com idéias ou aspecto físico muito diferente. "Quem te viu e quem te vê! Átila, você é bárbaro!"(DL, 64)

VERDE

Jogar verde para colher maduro. Insinuar ou afirmar algo, conduzindo a conversa para determinado assunto, a fim de apurar o que tenciona saber; obter informações indiretamente. "Algumas jogavam verde para colher madruo, e saviam com quantos paus se faz uma canoa."(1318)

VÉSPERA

Ninguém morre na véspera. Nada acontece fora de seu tempo próprio; tudo tem seut empo. " – Não é bem com a morte dele, afinal ninguém morre na véspera, a hora é a hora."(BL, 216)

VEZ

Até outra vez. Despedida de quem pretende retornar; resposta a esta espedida. "Bom, tudo legal. Até outra vez." (DL, 56)

Cada vez mais. Progressivamente mais. "- Eu disse isso? Você esta cada vez mais por fora." (DL, 131) Vide também (DL, 73).

De uma vez por todas. Definitivamente. "Exijo que fique e resolva de uma vez por todas esta situação." (DL, 46)

De vez em quando. Freqüentemente. "De vez em quando eu tiro e contemplo esse casal embolado na areia da praia." (DL, 27)

Era uma vez. Terminava; tinha fim. "... 13 de maio, e era uma vez o cativeiro; 14 de julho, viva a queda da Bastilha!..." (1103)

Lá de vez em quando. Uma vez ou outra; periodicamete. "Os que... nos impacientavam lá de vez em quando..." (1105) Vide também (1155).

VIDA

Cuidar da vida que a morte é certa. Não é necessário cuidar da morte. "Todos têm que cuidar da vida que a morte é certa." (DL, 50)

E a vida continua. Nem por isso a vida se extingue. "Depois separamos nossos trapinhos e a vida continua." (BL, 123)

Ser da vida. Ser normal, natural ou comum. "Amigos me informam que o serviço costuma levar seis meses, e não por moleza dos oficiais. É da vida." (1175)

VILA-DIOGO

Dar às de Vila-Diogo. Fugir rapidamente. "Encontravam alguém que lhes passava manta e azulava, dando às de Vila-Diogo." (1318)

VIOLÃO

Comigo não, violão! Afaste-se, satanás! Comigo não, Serapião! "Do alto destas pirâmides, quarenta séculos vos contemplam! Comigo não, violão".

VIR

Isso não vem ao caso. Isso não interessa, neste caso. "... fica com pena da gente gastar o dinheiro com os livros de sua livraria. Mas isso não vem ao caso." (1430)

Não vem que não tem. Não se meta comigo. "Não tenho que lhe dar satisfação! Não vem que não tem!" (DL, 64)

VÍRGULA

Não entender vírgula. Não entender nada. "Em segundo lugar, não entendi nem uma vírgula de sua carta..." (DL. 22)

Não falar vírgula. Não falar nada. "Estas é que são as melhores figuras do elenco; não falam vírgula..." (1466)

VISITA

Não pagar nem visita. Ser péssimo pagador. "Ele não paga nem visita." (DL, 68)

VISTA

Perder de vista. Ficar muito distante; deixar de ser visto. "... que Saint-Hilaire observou, com as montanhas a se perderem de vista..."

VIVER

Vivendo e aprendendo. Quanto mais se vive mais se aprende. "Vivendo e aprendendo – concluiu Andréia, voltando à paz e à ventura de morar sozinha." (BL, 17) "Ilmo. colunista. Vivendo e aprendendo. Caí das nuvens lendo vosso relato..." (BL, 23)

VOLTA

Dar a volta por cima. Contornar um problema, superando-o. "Não costumo bancar o infeliz em amor. Sei perder e dar a volta por cima." (DL, 30)

Dar uma volta. Dar um passeio. "Vamos dar uma volta geral?" (DL, 72)

VOU-TE-CONTAR

Que vou-te-contar. Expressão enfática que se usa no meio de uma narrativa. "É uma taxa de desemprego que vou-te-contar." (BL, 103) "... que vou te contar." (1259) (Vide CONTAR)

XODÓ

Nutrir xodó (por alguém). Estar apaixonado; estar enamorado; ser amante de. "E a moçoila, que começava a nutrir xodó por ele, que estava mesmo de rabicho, caía das nuvens." (1320)

X.P.T.O.

X.P.T.O. London. Excelente; de ótima qualidade; XPTO. "... a casimira tinha que ser superior e mesmo X.P.T.O. London..." (1319) "Em tempos mais remotos, batizava-se deste modo o objeto da melhor qualidade: – É X.P.T.O. London." (1410)

ZERO

Estar a zero. Estar arruinado; estar a nenhum. "– Então estamos a zero. – Zerinho quilômetro." (DL, 86)

ZORRA

Ser uma zorra global. Ser uma grande confusão; ser uma confusão generalizada; ser uma zorra total. ".... senão de repente ele solta uma faixa de Billy Cohbam, e aí é uma zorra global, entende?" (DL, 95)

Ser uma zorra total. Ser uma zorra global. "Vocês sabem? Era uma zorra total."(DL, 86)

 

José Pereira da Silva

Rua Visconde de Niterói, 512/97

20941 – Rio de Janeiro -RJ

 

APÊNDICES:

1 – Antigamente I (PP, 1318-1319).

2 – Antigamente II (PP, 1320-1321).

3 – O Homem, Animal Exclamativo (DL, 63-64).

4 – O Homem, Animal que Pergunta (DL, 64-66).

5 – O Homem e suas negativas (DL, 67-69).

6 – Dizer e suas Conseqüências (DL, 69-70)

ANTIGAMENTE

I

ANTIGAMENTE, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas raimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alféres, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. E se levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia. As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca, e não caiam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro, e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que não impedia que, nesse entrementes, esse ou aquele embarcasse em canoa furada. Encontravam alguém que lhes passava manta e azulava, dando às de Vila Diogo. Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar a fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de altéia. Ou sonhavam em andar de aeroplano; os quais, de pouco siso, se metiam em camisa de onze varas, e até em calças pardas, não admira que dessem com os burros n’água.

Havia os que tomavam chá em criança, e, ao visitarem família de maior consideração, sabiam cuspir dentro da escarradeira. Se mandavam seus respeitos a alguém, o portador garantia-lhes: "Farei presente." Outros, ao cruzarem com um sacerdote, tiravam o chapéu, exclamando: "Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo"; ao que o Reverendíssimo correspondia: "Para sempre seja louvado." E os eruditos, se alguém espirrava – sinal de defluxo – eram impelidos a exortar: "Dominus tecum". Embora sem saber da missa a metade, os presunçosos queriam ensinar padre-nosso ao vigário, e com isso punham a mão em cumbuca. Era natural que com eles se perdesse a tramontana. A pessoa cheia de melindres ficava sentida com a desfeita que lhe faziam, quando, por exemplo, insinuavam que sem filho era artioso. Verdade seja que às vezes os meninos eram mesmo encanetados; chegavam a pitar escondido, atrás da igreja. As meninas, não: verdadeiros cromos, umas tetéias.

Antigamente, certos tipos faziam negócios e ficavam a ver navios: outros eram pegados com a boca na botija, contavam tudo tintim por tintim e iam comer o pão que o diabo amassou, lá onde Judas perdeu as botas. Uns raros amarravam cachorro com lingüiça. E alguns ouviam cantar o galo, mas não sabiam onde. As famílias faziam sortimento na venda, tinham conta no carniceiro e arrematavam qualquer quitanda que passasse à porta, desde que o moleque do tabuleiro, quase sempre um "cabrito", não tivesse catinga. Acolhiam com satisfação a visita do cometa que, andando por ceca e meca, trazia novidades de baixo, ou seja, da Corte do Rio de Janeiro. Ele vinha dar dois dedos de prosa e deixar de presente ao dono da casa um canivete roseofe. As donzelas punham carmim e chegavam à sacada para vê-lo apear do macho faceiro. Infelizmente, alguns eram mais do que velhacos: eram gradessíssimos tratantes.

Acontecia o indivíduo apanhar constipação; ficando perrengue, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à botica para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era phtysica, feia era o gálico. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos lombrigas, asthma os gatos; os homens portavam ceroulas, botinas e capa-de-goma, a casimira tinha de ser superior e mesmo X.P.T.O. London, não havia fotógrafos, mas retratistas, e os cristãos não morriam: descansavam.

Mas tudo isso era antigamente, isto é, outrora.

II

Antigamente, os pirralhos dobravam a língua diante dos pais, e se um se esquecia de arcar os dentes antes de cair nos braços de Morfeu, era capaz de entrar no couro. Não devia também se esquecer de lavar os pés, sem tugir nem mugir. Nada de bater na cacunda do padreinho, nem de debicar os mais velhos, pois levava tunda. Ainda cedinho, aguava as plantas, ia ao corte e logo voltava aos penates. Não ficava mangando na rua nem escapulia do mestre, mesmo que não entendesse patavina da instrução moral e cívica. O verdadeiro smart calçava botina de botões para comparecer todo liró ao copo d’água, se bem que no conveseote apenas lambiscasse, para evitar flatos. Os bilontras é que eram um precipício, jogando com pau de dois bicos, pelo que carecia muita cautela e caldo de galinha. O melhor era pôr as barbas de molho diante de um treteiro de topete; depois de findar e engambelar os coiós, e antes que se pusesse tudo em pratos limpos, ele abria o arco. O diacho eram os filhos da Candinha: a quem somava a candongas acabava na rua da amargura, lá encontrando, encafifada, muita gente na embira, que não tinha nem para matar o bicho; por exemplo, o mão-de-defunto.

Bom era ter costas quentes, dar as cartas com a faca e o queijo na mão; melhor ainda, Ter uma caixinha de pós de perlimpimpim, por isso evitava de levar a lata, ficar na pindaíba ou espichar a canela antes que Deus fosse servido. Qualquer um acabava enjerizado se lhe chegavam a urtiga ao nariz, ou se o faziam de gato-sapato. Mas que regalo, receber de graça, no dia-de-reis, um capado. Ganhar vidro de cheiro marca barbante, isso não: a mocinha dava o cavaco. As vezes, sem tirte nem guarte, aparecia um doutor pomada, todo cheio de nove horas; ia-se ver, debaixo da tanta farofa era um doutor de mula ruça, um pé rapado, que espiga. E a moçoila, que começava a nutrir xodó por ele, que estava mesmo de rabicho, caía das nuvens. Quem queria lá fazer papel de pança? Daí se perder as estribeiras por uma tataméia, um alcaide que o caixeiro nos impingia, dando de pinga um cascão de goiabada.

Em compensação, viver não era sangria desatada, e até Chico vir de baixo vosmecê podia provar uma abrideira que era o suco, ficando na chuva mesmo com tempo bom. Nào sendo pexote, e soltando arame, que vida supimpa a do degas. Macacos me mordam se estou pregando peta. E os tipos que havia: o pau-para-toda-obra, o vira-casaca (este cuspia no prato em que comera), o testa-de-ferro, o sabe-com-quem-está-falando, o sangue-de-barata, o Dr. Fiado que morreu ontem, o zé povinho, o biltre, o peralvilo, o salta-pocinhas, o alferes, a polaca, o passador de nota falsa, o mequetrefe, o safardana, o mari-vai-com-as-outras... Depois de mil peripécias, assim ou assado, todo mundo acabava mesmo batendo com o rabo na cerca, ou simplesmente a bota, sem saber como descalça-la.

Mas até aí morreu Neves, e não foi no Dia de São Nunca de tarde: foi vítima de pertinaz enfermidade que zombou de todos os recursos da ciência, e acreditam que a família nem sequer botou fumo no chapéu?

O HOMEM,

ANIMAL EXCLAMATIVO

AVE! SALVE! Viva! Sursum corda!

Alvíssaras, meu capitão!

Essa, não! Antes a morte! E eu que pensei que você fosse meu amigo!

Nunca! Jamais! Credo! Te arrenego! Vá para o diabo que o carregue! Raio que te parta! Deus é grande! Ô diabo, esqueci!

Salvo seja! Mas que beleza! Que tetéia! Que pancadão! Que pão! Que uva! Que coisa mais boba! Que gracinha!

Ah, você está querendo briga! Você não se emenda! Casaca! casaca! casaca!

Está na hora! Protesto! Agora é tarde! Tarde piaste! Que dor! Ai! Ui! Irra! Bofé! Minha santa Maria eterna! Este garoto é de morte! Nunca morrer assim! Num dia assim, de sol assim!

Corta! Desliga! Mas que calor! Que friu, meu tiu, na beira do riu! É demais! Socorro! Este país está à beira do abismo! É a vovozinha!

Fora! Fiau! Argh! Catrapus! Alto lá! Repita se é capaz! Rua! Volta, meu amorzinho, volta!

Feiosa! Tem gente! Socorro! Assim é demais! Grandessíssimo canalha! O senhor está me ofendendo! Estou sim! Pague e não bufe! Atenção, muita atenção! Vae victis! Pega ladrão!

Não mate a árvore, pai, para que eu viva! O preço da liberdade é a eterna vigilância! Pra frente, Brasil! Ou vai, ou racha!

Tome que o filho é seu! O passarinho do relógio está maluco! Não quero saber de nada! Cuidado! Puxa vida! Boa piada!

Do alto destas pirâmides, quarenta séculos vos contemplam! Comigo não, violão! Mea culpa! É de lascar! Da pontinha! Sossega, leão!

Putzgrila! Eia! Tá! Olá! Tá doido! Exijo mais repeito!

Chi! Ora bolas! Papagaio! Não pode! Pipocas! Olha o rapa! Não diga! Shazam! Michou os carburetos! Hélas!

Lotado! Não chateia! Te mato! Te adoro! Não admito! Até a próxima! Bom fim de semana, boas festas, bom tudo!

Não faltava mais nada! Eu bem que avisei! Não apoiado! Podia ser pior! Assim não vai! Desenvolvimento e segurança!

Cala a boca, Etelvina! Você é que é culpado! Eu nunca disse isso! Pois agora, tome! Filhinha, nunca vi essa mulher na minha vida! Sou uma besta! Comigo ninguém pode!

Uma esmolinha, pelo amor de Deus! Presente! Os que forem brasileiros me sigam! Ame-o ou deixe-o! Eu estava brincando!

Noutra não caio! Olho vivo! Cavalo não desce escada! Sou pequenino mas não sou burro! Que é isso, rapaz! Genial! Mamãe, papai deixou! Esqueci a pílula! Era só o que faltava!

Cretino é você! Olalá! Bons olhos o vejam! Nem me fale! O filme é uma droga! Que sarro! Comeu gambá errado!

Bravo! Assim é que é! Vou-me embora pra Pasárgada! Não quero saber mais de você! É baixo! Guerra é guerra!

Joga a chave! É mentira! Juro por alma de minha mãe! Vamos acabar com isso! Amanhã é outro dia! Que vergonha, meu Deus do céu! É o fim da picada! Sou filho do carbono e do amoníaco!

Caramba! Per la Madonna! Quem te viu e quem te vê! Átila, você é bárbaro! Peço a palavra! Paz e amor! A guerra acabou, eu devolvo o órfão a Saigon!

Ama com fé e orgulho a favela em que nasceste! Isto não está no script! Babau! Oxalá! Braço é braço! Boa bisca! Foi pras cucuias!

É o cúmulo! Isso aqui não é a casa da mãe da Joana! Dobre a língua! Vossa excelência é quem sabe! Já ganhou! Independência ou morte! Essa é boa! Coitado! Você é que é feliz! Acabou! Foi ele! Não tenho que lhe dar satisfação! Não vem que não tem!

Que tempos, meu caro senhor, que tempos! Já não se comem broas de fubá como antigamente!

O HOMEM,

ANIMAL QUE PERGUNTA

QUE HORAS SÃO? Mas quem é você? Sabe com quem está falando?

E daí? Por quem os sinos dobram? Que é a verdade? Há sinceridade nisso?

Com quantos paus se faz uma canoa? Mas você se emenda? Está pensando o quê? Aceita mais uma xícara?

Por que não me disse antes? Sabe da última? Quem ganhou? Qual o seu desodorante predileto? E a CIA, hem?

Esses camarões são frescos? O senhor é parente do falecido? Soou a hora da verdade? E que mais?

Fez sua declaração dentro do prazo? Dói muito? Afinal, quando é que vocês se casam? A que hora é o batizado? Passou na Alfândega sem bololô?

Qual nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? De que cor era o cavalo russo de Napoleão? Até quando abusarás da nossa paciência?

O senhor é que é o Epaminondas? És cristão? Que é ser cristão? Quando é que sai o pagamento?

Você é mais Brossard ou mais Portela? Será que via chover? Ia esquecendo o meu aniversário, né? Aqui que nós; ela dá pelota?

Seu signo é Leão, e você não aproveita hoje? Tem certeza que ele mora no Beco das Garrafas? Em que posso serví-lo? Por que ela vai sempre ao dentista a essa hora, mesmo nos feriados?

Me dá uma cópia da sua dieta, para eu experimentar? Como você faz, quando é assaltado? Quem tem medo do Imposto de Renda? Quem matou e quem mentiu nos crimes da Barra? Who’s who?

Desde quando eu tenho que lhe prestar contas da minha vida? Quando foi que o senhor percebeu que era andrógino? Se vier o divórcio, como é que você vai fazer pra casar de novo?

Você é surdo de nascença ou de rock? A reclassificação ainda vai demorar 50 anos, ou apenas mais 10? Que há de novo?

To be or not to be? Por que você não pareceu mais lá em casa? Esta briga é pública ou particular? Você jura que não está me traindo, jura? Chi lo sa?

Que é que eu vou fazer com tanto dinheiro? Qual o maior: César ou Alexandre, Gonçalves Dias ou Castro Alves? A senhorita está sentindo alguma coisa? E a moral da história, pode me dizer qual é, se não for imoral?

É seu este cachorrinho que acabou de fazer pipi na minha calça nova? Sabe que vai se arrepender de não ter comprado este apartamento a preço de banana-prata? Você sonha em preto e branco, ou tevê a cores?

O senhor se julga realizado, semi-realizado ou não-realizado? Kissenger vem ao Brasil antes ou depois de Frank Sinatra? O cavalheiro está namorando pra casar ou pra que é? Na sua opinião, o terceiro partido resolve, ou é melhor nenhum? À quoi bon?

Por que as coisas só melhoram amanhã ou depois de amanhã, e hoje é sempre hoje? Por que ninguém ri quando está com dor de barriga, por melhor que seja a piada? Quem foi que verificou que à noite todos os gatos são pardos? Você me ama, diz, você me ama de verdade ou é de mentirinha?

Por que ninguém mais se lembra de ir à Lua: preguiça? Afinal, quem é que descobriu o Brasil: Cabral ou as multinacionais? Debaixo de todo angu tem carne, ou só na classe A? Quem, se eu gritasse, me escutaria, entre as cortes angélicas? E o sexo dos anjos, já se apurou se tem?

Você não se enxerga? Você sabe se o Xavier já pediu demissão? Você está louco? O que é que levo nisso, me diga? E quando ele souberem? E se a vaca for pro brejo? Quem desconstantinoplorizará o arcebispo de Constantinopla, se?... Verdade que o Prefeito desistiu de alugar sede para a Prefeitura porque não agüenta pagar predial e taxas?

E agora, José? Por bem ou por mal, vai me dizer que horas são?

O HOME E SUAS NEGATIVAS

NÃO PODE. Não me diga. Não dá. Essa, não.

Não me toques. Não me deixes. Não te esqueças de mim. Não tem de quê.

Não vá com tanta sede ao pote. Não admito. Não estou aqui pra botar azeitona em empada de ninguém.

Hoje, não. Nem preguei olho. Não sei de que se trata. Não li e não gostei. Não vou com a cara dele.

Nada tenho a declarar. Não há verba. Não ficará pedra sobre pedra. Não entendi patavinas. Não sei onde estou que não lhe quebro a cara.

Nem aqui nem na China. Não fede nem cheira. Não dá ponto sem nó. Não pode com a uma gata pelo rabo. Não sabe da missa a metade.

Não tem papas na língua. Não mete prego sem estopa. Não é de nada. Não sou o que o senhor está pensando, cavalheiro.

Não me amole. Nem te ligo. Não quero saber e tenho raiva de quem sabe. Não dá para a saída. Nem me fale. Não atire.

Não tugiu nem mugiu. Não ata nem desata. Não quero saber de namoro na Barra da Tijuca. Não e não, já disse. Homem, nem sei o que diga. Nada, não. Não vá me dizer que ela é sua cunhada.

Nunca mais. Não sou daqueles que cospem no prato em que comeram. Não adianta você chorar. Não repita. Não penso noutra coisa. Não insista, por favor, seu Januário. Não há mal que sempre dure. Não há pressa. Você não perde por esperar. Não há mais juízes em Berlim.

Não matarás. Não cobiçarás a mulher do próximo. Não buzine. Não tenho que lhe pediz desculpas. Não comi nada até esta hora. Não estou gostando dessa história. Não queria aborrecê-lo, mas...

Não sei de que se trata. Não goste de ser incomodado. Nem contra nem a favor do divórcio, muito antes pelo contrário. Não vou sujar minhas mãos em você. Não bebe mais não, meu anjo. Não abuse do crediário, meu filho.

Tenho lá alguma coisa com isso. Não levo desaforo pra casa. Não bato em mulher. Nada de novo na frente ocidental. Nesse andar você não emplaca. Ele não nem visita.

Sem chus nem bus. Sem tirte nem guarte. Sem eira nem beira. Nem um pio. Nem carne nem peixe. Nem por pensamento, doutor. Nadinha, querido. Sem pé nem cabeça. Sem dizer água vai. Sem quê nem praquê. Não me provoque que eu digo tudo.

Sem destino. Sem lenço nem documento. Não deu outra coisa. Não é normal. Não está no gibi. Não é mole não. Nada pior do que um elefante não hora do jantar. Garçom, isso nunca foi sopa à la Sainte Meunière.

Não estou te reconhecendo hoje. Não dói na hora. Não estou lembrado. Já disse que não pago e não pago. Não há país no mundo igual a esse. Nem se compara. Nem tanto. Nunca me senti tão perto de Deus como naquela tarde no Corcovado.

Não há exemplo de tamanha bandalheira. Nesta casa eu não mando nada. Não posso contar por enquanto. Nunca se sabe o que elas estão tratando. Não me chamo Antônio, não sou casado e não moro em Niterói.

Não dá pra entender. Nem assim. Ali não boto mais os pés. Você não sabe quanto me custa. Santa não sou. Até que nem. Hoje não estou para brincadeiras. Não pedi nem pedirei demissão; não peço nada a ninguém.

Não pense que isso fica assim, não. Ringo não perdoa. Hoje não tem carta para a senhora. Proibido estacionar. Mas não espalha. Não sou palmatória do mundo. Proibido pisar no gramado. Proibido proibir.

Eu não tinha esse rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro. Não te fies do tempo nem da eternidade. Hippocrate dit oui, mais Galien dit non. Os não alinhados, a não-valia, a não-violência – esta última, valendo como sim à vida, ou nem isso.

DIZER E SUAS CONSEQÜÊNCIAS

MUITAS COISAS SE DIZEM, que não deviam ser ditas; muitas outras se calam, que não mereciam calar-se. As palavras são as mesmas, em um e outro caso; só a conveniência delas, na circunstância delas, na circunstância, é que varia. E na variação, fica o dito por não dito. A menos que o convicto (ou o teimoso) diga: "Digo e repito."

Também cabe referir aquelas coisas manifestadas com a ressalva: "Diga-se de passagem." Em geral, são as que não passam, as mais relevantes no discurso, e a matéria que parecia principal descolore em função do que parecia acessório.

Dizer, bendizer, maldizer, confundem-se na massa de sons. Tudo escapando da mesma boca, mas vozes diferentes atropelam-se nesse anunciar de juízos, interesses, paixões e estados de espírito que se desmentem uns aos outros. Contradizer-se é ainda uma solução para o conflito que nossos impulsos sucessivos travam por meio e à custa de palavras.

É tão incoerente essa trama verbal a desenvolver-se no tempo, que se procura dar-lhe nexo, apelando para fórmulas: "Como eu ia dizendo..." "O que é mesmo que eu estava dizendo?" O dizer de um precisa ser acionado pelo dizer do outro, e do acoplamento (linguagem espacial em curso) dos dizeres surge novo dizer, que é o anterior e é outro. De modo que ninguém diz propriamente o que diz, mas só o que lhe ocorre (se ocorre) dizer, ou lhe é soprado na ocasião. E pode acontecer que o companheiro, em vez de soprar uma dica, lance uma contradita, passando os dois a renhir em dize-tu direi-eu.

O gosto de dizer costuma chegar ao excesso de dizê-lo com os seus botões, como se os botões dialogassem conosco. Mas há quem diga que botão não só escuta, como também fala a quem tem ouvido capaz de ouvir e de entender botões.

Por que se dizem cobras e lagartos, e não se dizem rouxinóis e açucenas? Dizer maravilhas de alguém ou de alguma coisa não é o mesmo que dizer chocolates ou estrelas ou sonatas. O repertório da língua presta-se mais ao dizer contra que ao dizer a favor. O Zico disse horrores de você. O Zico não disse arco-íris de você. Disse as últimas, e você não reagiu?

O azul diz bem com a tua pele, minha querida: observação traqüilizadora para a mulher que está pensando em encomendar um vestido azul. Mais um vestido, amor? Bem, eu não queria dizer isto. Muito do que se diz em louvor disso ou daquilo, em confronto com a realidade, pode suscitar o bocejo em forma de frase: Não é lá para que digamos.

Fuja do cara que lhe pede licença para dizer só uma palavrinha ou, no máximo, duas palavras. Dirá 2 milhões, dirá até dizer: chega. Não creia ainda que quem lhe diz alguma coisa, precedida de: "Como diria o outro." O outro não diria aquilo. Mas sucede que o outro pode ter feito isso ou aquilo, sem dizer água-vai, e brota-nos a exclamação estupefata: "Quem diria, hem? O astolfo!"

Do diz-que-diz cumpre fugir às léguas, embora seja tão capitoso o "ouvi dizer que", pois nos permite ser indiscretos e nos exime de responsabilidade. Como seria imprudente, em outras eras, "dizer a alguma dama com alguém", pois seria o mesmo que culpá-la de mancebia com esse alguém, que podia ser, digamos, o comandante da praça: "Dir-se-ia que..." não teria a mesma origem montanhesa?

Entre o dizível e o indizível balança a criação do poeta, flutua o êxtase dos namorados. Dizer o que jamais soube ser dito, aspiração de manipulador de vocábulos, que talvez nem saiba dizer o sabido. Haverá algo a dizer, absolutamente inefável, que nem os anjos conseguissem exprimir nem os homens entender?

Em verdade, em verdade vos digo que hoje noa tenho nada a dizer. Dizendo esse nada, encerro aqui. Dictum, factum.

 

INΝCIO