Sumário  
 

APRESENTAÇÃO

 

Apesar de ter sido o titular da cadeira de Língua Portuguesa no período em que cursei a graduação de Letras (Português/Literatura) na Faculdade de Humanidades Pedro II, jamais tive o prazer de me encontrar com o Professor Rocha Lima, mesmo tendo sido representante dos alunos durante três anos e usado sua gramática como texto de base para os estudos gramaticais da língua portuguesa naquele curso.

Coincidências da vida!...

Encontrei-o, entretanto, agora, através de seus familiares e do conjunto de sua obra, coordenando o evento realizado em sua homenagem e organizando, com o apoio de seus descendentes, a edição de suas teses e de seus principais artigos dispersos.

Durante o XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia (de 23 a 27 de agosto de 2010), várias sessões foram dedicadas à homenagem do Prezado Mestre e Confrade da Academia Brasileira de Filologia, incluindo-se a sessão de abertura, uma sessão de lançamentos e autógrafos em que foram apresentadas três obras do autor lançadas exatamente nesse momento: a 48ª edição de sua Gramática Normativa da Língua Portuguesa (edição revista segundo o novo Acordo Ortográfico, pela Editora José Olympio), os Dispersos (pela Editora Botelho, patrocinados pelo CiFEFiL) e Teses de Rocha Lima (pela Editora Botelho, patrocinadas pela ABRAFIL). Quatro sessões de conferência (que ocorreram das dez às doze horas dos dias 24, 25, 26 e 27) dedicadas também ao homenageado, além de algumas sessões de palestras.

Na edição dos três estudos de nosso Mestre, Carlos Henrique da Rocha Lima – Através da “Oração aos Moços” (tentativa de interpretação estilística de Rui Barbosa, 1949) com que concorreu a uma das cadeiras de Português do Colégio Pedro II - Internato; Uma Preposição Portuguesa (aspectos do uso da preposição a na língua literária moderna, 1954), no concurso para uma das cadeiras de Português do Colégio Pedro II, com anotações para sua reedição em 1961, que infelizmente não foi realizada; e Subsídios para o Estudo da Partícula “E” em Algumas Construções da Língua Portuguesa (1975) –, fizemos algumas interferências formais, apenas no sentido de atualizar a ortografia, uniformizar a formatação e disponibilizá-la de acordo com as normas da ABNT, no que foi possível, sem descaracterizar o trabalho do autor.

Apesar de não haver qualquer interferência no conteúdo e no texto do autor, essas atualizações formais dão uma apresentação diferenciada aos trabalhos. Aqui se mostra simplesmente o que Rocha Lima pensava quando escreveu essas teses, mesmo se sabendo que ele produziu outros trabalhos, completando e atualizando algumas das reflexões iniciais, como se pode ver nos Dispersos e na bem conhecida Gramática Normativa da Língua Portuguesa, atualizada por ele em 1991 e, agora, revista e atualizada por Sônia Peçanha e Ângela Maria da Rocha Lima, segundo o novo Acordo Ortográfico.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer à família Rocha Lima pela concessão do direito de publicarmos essas tantas vezes referidas teses, entregando-nos os seus originais impressos (pelo menos uma delas em exemplar único disponível com a família), oportunizando-nos salvá-la de um possível desaparecimento definitivo. Agradecemos, especialmente, neste caso, à Professora Valentina da Rocha Lima e ao Professor Marcelo da Rocha Lima Diego, pelo acompanhamento bem próximo de todo esse processo de editoração e edição.

Agradecemos o apoio da Academia Brasileira de Filologia, que patrocina esta edição das Teses de Rocha Lima, e, especialmente a sua Diretoria Atual, na pessoa de seus Presidentes Antônio Martins de Araújo e Ricardo Stavola Cavaliere, assim como do Tesoureiro, José Mario Botelho, que assumiu sua responsabilidade editorial, concedendo-nos o selo da Editora Botelho, sem o qual teríamos dificuldades para efetuar legalmente o registro acadêmico dessa edição.

Muitas outras pessoas colaboraram para a realização dessa edição, e não poderíamos relacionar aqui todas elas, tais como digitadores (Fernanda, Viviane e Marcílio) e designer (Silvia) etc. Ficam, portanto, aqui, nossos agradecimentos a todos quantos colaboraram para que este trabalho estivesse disponível e preservado.

Rio de Janeiro, 23 de agosto de 2010.

José Pereira da Silva
pereira@filologia.org.br