Cadernos do CNLF, Vol. XIX, Nº 09
Leitura e Interpretação de Textos

____ VOLUME COMPLETO ____

 

0.      APRESENTAÇÃO
José Pereira da Silva

1.      A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA LINGUAGEM MATEMÁTICA: METODOLOGIAS QUE PODEM SER USADAS NA SALA DE AULA
Nathália Ferreira dos Santos, Andréia Almeida Mendes e Lidiane Hott de Fúcio

2.      A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS COMO OBSTÁCULO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Luis Antonio Rodrigues Barbosa, Humberto Vinício Altino Filho, Lidiane Hott de Fúcio e Andréia Almeida Mendes

3.      ALUNOS DO PROEJA, PRODUÇÃO DA LEITURA E CÓDIGOS LINGUÍSTICOS: COMO SE DÁ ESSA RELAÇÃO?
Elane Kreile Manhães, Gerson Tavares do Carmo e Rozana Quintanilha Gomes Souza

4.      CANTANDO COM CHICO BUARQUE – FARTANDO-SE DE PÃO: A MÃO DO HOMEM EM VERSO E PROSA NA TERRA QUE GRITA E GEME, MAS SOBREVIVE COM OS IMPACTOS AMBIENTAIS
Moacir dos Santos da Silva, Ileana Celeste Fernández Franzoso, Milene Vargas da Silva Batista e Eliana Crispim Luquetti

5.      CONEXÃO E VISUALIZAÇÃO: ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA
Mario Ribeiro Morais, Márcio Araújo de Melo e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

6.      CRÔNICAS DO RIO DE JANEIRO NA FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR
Aira Suzana Ribeiro Martins e Renata Monteiro do Espírito Santo

7.      ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA
Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi, Daniela Balduino de Souza Vieira, Edda Maria Peixoto Barreto e Eliana Crispim França Luquetti

8.      GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA REFLEXÃO SOBRE A LEITURA NA ESCOLA
Aline de Azevedo Gaignoux

9.      LETRAMENTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
Núbia Régia de Almeida, Aldo Marcos Pereira Mesquita e Bruno Gomes Pereira

10.   LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFETIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Humberto Vinício Altino Filho, Lídia Maria Nazaré Alves e Andréia Almeida Mendes

11.   MANUSCRITO VOYNICH: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Moisés Rocha dos Santos, Márcia Antônia Guedes Molina e Marcelo Serrano Zanetti

12.   NEUROPLASTICIDADE E MATRIZES DA LINGUAGEM E PENSAMENTO: CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA POÉTICA
Mario Ribeiro Morais, Márcio Araújo de Melo e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

13.   O COMENTÁRIO DE TEXTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
Juliene Kely Zanardi

14.   O CONTO MARAVILHOSO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMADORES DE FORMADORES
Milene Vargas da Silva Batista, Joane Marieli Pereira Caetano e Eliana Crispim França Luquetti